Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.16 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O estudo realizado teve como objetivo avaliar as atitudes dos professores de Educação
Física face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas aulas
de Educação Física (EF). Pretendeu-se saber a opinião dos docentes acerca da sua
formação em Educação Especial, em que condições pedagógicas e materiais trabalham
com os alunos e quais os procedimentos que adotam para que estes alunos superem dentro
do possível as necessidades educativas especiais que apresentam.
Foi aplicado um questionário aos professores de Educação Física tendo-se recolhido uma
amostra de N = 115. O estudo permitiu chegar às seguintes conclusões:
As atitudes dos Professores de EF com mais experiência são menos favoráveis face à
inclusão de alunos com NEE em turmas de ensino regular comparativamente aos
Professores com menos tempo de serviço docente.
Quanto mais o docente perceciona que precisa de mais estudo e formação para se sentir
mais à vontade para ensinar EF, em simultâneo, a alunos com e sem NEE, mais favoráveis
são as atitudes face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de EF.
Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio
individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e
existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no Ensino Regular.
Quanto às atitudes face aos apoios são menos favoráveis, devido à inexistência de serviços
adequados disponíveis para apoiar (Professores de Educação Especial, Terapeutas,
Psicólogos e Assistentes Operacionais com formação) e recursos/ materiais específicos e
disponíveis para que possa trabalhar com alunos com NEE.
Os docentes possuem atitudes favoráveis relativamente à pretensão de frequentar ações de
formação para os quatro tipos de NEE.
Description
Keywords
Necessidades educativas especiais Educação física Integração escolar