Repository logo
 
Publication

As atitudes dos professores de educação física face à inclusão nas aulas de educação física

dc.contributor.authorFilipe, Susana Raquel Branco Mónica
dc.date.accessioned2012-12-14T11:22:53Z
dc.date.available2012-12-14T11:22:53Z
dc.date.issued2012-11
dc.description.abstractO estudo realizado teve como objetivo avaliar as atitudes dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas aulas de Educação Física (EF). Pretendeu-se saber a opinião dos docentes acerca da sua formação em Educação Especial, em que condições pedagógicas e materiais trabalham com os alunos e quais os procedimentos que adotam para que estes alunos superem dentro do possível as necessidades educativas especiais que apresentam. Foi aplicado um questionário aos professores de Educação Física tendo-se recolhido uma amostra de N = 115. O estudo permitiu chegar às seguintes conclusões: As atitudes dos Professores de EF com mais experiência são menos favoráveis face à inclusão de alunos com NEE em turmas de ensino regular comparativamente aos Professores com menos tempo de serviço docente. Quanto mais o docente perceciona que precisa de mais estudo e formação para se sentir mais à vontade para ensinar EF, em simultâneo, a alunos com e sem NEE, mais favoráveis são as atitudes face à inclusão de alunos com NEE nas aulas de EF. Os alunos com NEE desenvolvem mais facilmente as suas capacidades com um apoio individualizado, aprendem mais facilmente habilidades motoras com o ensino inclusivo e existem vantagens para todos na inclusão dos alunos com NEE no Ensino Regular. Quanto às atitudes face aos apoios são menos favoráveis, devido à inexistência de serviços adequados disponíveis para apoiar (Professores de Educação Especial, Terapeutas, Psicólogos e Assistentes Operacionais com formação) e recursos/ materiais específicos e disponíveis para que possa trabalhar com alunos com NEE. Os docentes possuem atitudes favoráveis relativamente à pretensão de frequentar ações de formação para os quatro tipos de NEE.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/3489
dc.language.isoporpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectIntegração escolarpor
dc.titleAs atitudes dos professores de educação física face à inclusão nas aulas de educação físicapor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
SusanaFilipe.pdf
Size:
1.16 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: