IUM-CRC-CPOG - Trabalhos de Investigação Individual
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing IUM-CRC-CPOG - Trabalhos de Investigação Individual by Title
Now showing 1 - 10 of 394
Results Per Page
Sort Options
- À Procura de Excelência no Apoio à Missão da Força AéreaPublication . Aires, Jorge“À Procura de Excelência no apoio à Missão da Força Aérea Portuguesa (FAP)” é um trabalho de investigação que tem como ponto de partida a determinação do significado do termo Excelência no mundo da Administração, para inferir o entendimento que lhe deve ser dado quando se projecta o seu significado para a Instituição Militar. O desenvolvimento da investigação analisa conceitos e técnicas do domínio da Excelência da Gestão no mundo empresarial, contextualiza a sua aplicação na FAP aos Programas de execução da Lei de Programação Militar e responde à seguinte questão central: “A incorporação na Administração de Programas da FAP de práticas empresariais que relevam da Excelência da Gestão permitirá melhorias?” A resposta é positiva. O grau de melhoria depende da forma como forem geridos os Factores Críticos de Sucesso e adop-tadas as medidas sugeridas no domínio dos catalisadores de Excelência (o modelo de rela-cionamento da FAP com os Órgãos Centrais do Ministério da Defesa Nacional (MDN) e as medidas a adoptar na Administração da Logística da FAP). A Excelência identifica-se com o patamar mais elevado de realização da Qualidade. A sua procura tem de constituir um objectivo de Gestão estratégica das organizações e a sua prossecução nos vários elementos organizacionais carece de envolvimento por parte da Liderança ao mais alto nível. As práticas são diversas, a sua aplicação deve ser decidida caso a caso e todas apresentam a melhoria contínua como elemento estruturante. A pesquisa sugeriu um modelo para a procura da Excelência, que tem como alicer-ce a Liderança e reconhece a Melhoria Contínua e a Crescente Incorporação de Valor no cumprimento da Missão, como factores de sustentabilidade da Instituição. Este modelo faz das Pessoas, em quem o conhecimento começa por residir, o Processo – Central. Nesse processo, a promoção da Criatividade, enquanto Inovação materializada, é considerada como determinante na avaliação de desempenho para que os resultados sejam reconhecidos a quem para eles contribuiu. As Pessoas, organizadas na proximidade da acção ou contro-lando-a remotamente com recurso à tecnologia, e, empenhadas na execução das activida-des, que no Ciclo de Vida são imprescindíveis à operação dos meios, produzem resultados facilitados por uma Liderança que estimula a heterodoxia, mas vela pelo alinhamento dos Valores com os compromissos idiossincráticos da Instituição Militar. Abstract: “Looking for Excellence in Portuguese Air Force’s (PoAF) Mission support” is a research work that starts by looking into the use of the term Excellence in the world of Management and infers what should its meaning be when used in a Military Institution. This research reviews the world’s programs in promoting Excellence and Quality on pri-vate business and Public Administration, along with a review on concepts and techniques in the domain of Organizational Excellence and Criteria for Performance Excellence. This paper presents the understanding of the later in PoAF’s environment within the scope of Defense procurement of new weapon systems and major upgrade programs financed in long term plans. The central question raised is: “Will the adoption of Excellence Management Philosophy by PoAF’s Administra-tion allow performance improvements?” The answer is positive. The level of improvement is seen as a function of how the identified Critical Success Factors will be managed and to what extend the recommendations presented will be implemented. The identified enablers were, the cooperation model between the Ministry’s Central Departments and PoAF’s Or-ganization and the initiatives to be undertaken (within PoAF’s Logistics and Program Management, focus on lean and theory of constraints, and the use of information and communications technology) to facilitate management of logistics, for weapons systems near to operations, and for ground systems with national centralization of resources and management using remote availability monitoring and maintenance. Excellence is Quality at its best. Excellence’s goal is a standing one and must be embedded on Organization’s Strategic Management. All the Organizational components have to rely on top level management support to engage on an Excellence Roadmap. Best practices for Excellence performance are diverse. Its choice is case driven but all have in common continuous improvement. The research suggests an Excellence’s model based on systems theory using Lead-ership as a foundation for the three pillars, Programs, People and Organization looking for Results to meet strategic planning goals. Continuous improvement and increased Value Added on PoAF’s Mission accomplishment are seen as Institution sustainability factors. The fact the Knowledge dwells on People is the reason to consider Human Resources as the Central Process on this model. Innovation and Creativity leading to tangible Results is considered essential to individual’s performance. People’s Creativity is supported by a “out of the box” thinking environment and Leadership keeping Values aligned with PoAF’s core Values.
- Accountability no ciclo de gestão das Forças ArmadasPublication . Canané, ManuelA accountability é hoje um tema central na Administração Pública, exigindo-se cada vez mais a gestão transparente dos dinheiros públicos e a responsabilização e prestação de contas sobre o mérito das decisões dos gestores públicos. Assim, o presente trabalho de investigação tem como objetivo analisar o processo de consolidação da accountability no ciclo de gestão das Forças Armadas. Para o efeito, partindo da contextualização teórica da accountability, a investigação abrangeu três áreas: a forma como o ordenamento jurídico vigente tem consagrado os princípios da accountability; a caracterização do ciclo de gestão das Forças Armadas no contexto desses princípios e a identificação de linhas de ação para reforçar este processo no ciclo de gestão das Forças Armadas. A estratégia de investigação utilizou uma abordagem do tipo qualitativa, de acordo com o raciocínio do tipo dedutivo, seguindo um desenho de pesquisa de estudo de caso. Como resultado da investigação, conclui-se que as atividades desenvolvidas no âmbito da gestão orçamental e financeira das Forças Armadas cumprem de forma abrangente os princípios subjacentes à accountability, verificando-se, no entanto, algumas vulnerabilidades que importa mitigar, relativamente às quais são apresentadas potenciais linhas de ação Abstract: Nowadays accountability is a central issue in Public Administration, requiring increasingly more transparency in the management of public money, responsibility and accountability on the merits of public managers' decisions. Thus, the present research aims to analyze the process of accountability consolidating in the management cycle of the Armed Forces. For this purpose, starting from the theoretical contextualization of accountability, the investigation covered three areas: how the current legal system has enshrined the principles of accountability; the characterization of the management cycle of the Armed Forces in the context of these principles and the identification of lines of action to reinforce this process in the management cycle of the Armed Forces. The research strategy used a qualitative approach, according to the reasoning of the deductive type, following a case study research design. As a result of the investigation, it is concluded that the activities carried out within the scope of budgetary and financial management by the Armed Forces comply comprehensively with the underlying principles of accountability, nevertheless presenting some vulnerabilities that must be mitigated, to which they are presented potential lines of action.
- A actividade do Sistema de Instrução orientada para a operacionalização da Força Operacional Permanente do ExércitoPublication . Duarte, EmílioO actual ambiente internacional, caracterizado por grande imprevisibilidade e complexidade, coloca às Forças Armadas dos países ocidentais em geral e às suas Forças Terrestres em particular, enormes desafios nas áreas da segurança e da defesa. Neste contexto, as Forças Armadas Portuguesas vêm procurando modernizar-se, adquirindo capacidades que lhes permitam actuar em quaisquer cenários de conflito no quadro das alianças militares que Portugal integra. Consequentemente, o Exército está também a fazer um esforço de modernização, com o objectivo de se adaptar aos novos paradigmas de actuação, transformando a sua componente operacional de forma a torná-la projectável e capaz de satisfazer elevados níveis de prontidão e de participar em operações conjuntas e combinadas. Para se alcançar este desiderato é imprescindível que sejam atribuídos os recursos materiais, humanos e financeiros indispensáveis à constituição efectiva daquelas capacidades. Contudo, porque não basta possuir os meios, importa ministrar aos militares que os operam a formação adequada e proporcionar às Unidades que os empregam a realização do treino operacional, conducente à satisfação dos padrões de certificação internacional estabelecidos. No presente estudo procedeu-se ao levantamento das missões e tarefas específicas do Exército, dos seus níveis de ambição e objectivos de força, para deduzir quais são as responsabilidades e incumbências que estão atribuídas à sua componente operacional. Após a identificação dos desafios que se colocam à Força Operacional Permanente do Exército, antecipou-se as necessidades de formação e de treino que deles decorrem. Perante o quadro de necessidades identificadas, avaliou-se qual é a capacidade de resposta que as componentes de formação e de treino do Sistema de Instrução do Exército podem proporcionar. Pela análise das soluções que o Sistema de Instrução pode propiciar, face às necessidades identificadas, procurou-se avaliar a eficiência e a eficácia dos modelos existentes, sugerindo, nos casos em que se considerou adequado, a implementação dos ajustamentos considerados recomendáveis, numa perspectiva de melhor poder preparar a Força Operacional Permanente do Exército para o desempenho das suas missões e tarefas. Abstract: The present international background, characterised by great unexpectedness and complexity, is immensely challenging for the Armed Forces of the western countries in general and specifically for their Terrestrial Forces in the areas of Security and Defence. In this context the Portuguese Armed Forces have been trying to modernize, acquiring skills that will enable them to act in any scenery of conflict within the military alliances that Portugal integrates. Consequently, the Army has also made an effort of modernization aiming to adapt to the new action paradigms, transforming its operational component so as to make it deployable and able to satisfy high levels of readiness and to participate in joint and combined operations. To reach this desideratum it is necessary to provide the material, human and financial resources, indispensable to the effective constitution of those capacities. However and because it is not enough to have the means, it is of capital importance to give the soldiers who carry them out the adequate formation and to offer the Unities that employ them the realisation of operational training, conducive to the satisfaction of the established standards of international certification. In the present work we surveyed the Army’s missions and specific tasks, its ambition levels and force goals, to deduce the responsibilities and duties that are attached to its operational component. After identifying the challenges of the Army’s Permanent Operational Force we anticipated the needs of formation and training that they impose. Bearing in mind the identified necessities, we assessed the capacity of response that the components of formation and training of the Army’s Instruction System can provide. According to the analysis of the possible solutions we tried to evaluate the efficiency and the effectiveness of the existent models, suggesting, when appropriate, the implementation of the adjustments considered recommended, with the purpose of better preparing the Army’s Permanent Operational Force for the discharge of its missions and tasks.
- Adaptação de infra-estruturas para novos sistemas de armasPublication . Brito, HelderEste trabalho foca essencialmente a problemática do planeamento de infraestruturas para novos sistemas de armas na Força Aérea e a necessidade, cada vez mais premente, de coordenação transversal na preparação dos programas de investimento, inscritos na Lei de Programação Militar. A partir do conhecimento do enquadramento actual do planeamento, programação, execução e controlo das infra-estruturas na Força Aérea, são identificadas as suas carências e ou limitações para se definirem as características a satisfazer num modelo de procedimentos que harmonize a adaptação e ou construção de novas infra-estruturas com os requisitos operacionais, para novos sistemas de armas. Este modelo de procedimentos de planeamento de infra-estruturas, designado por SND – Sumário de Necessidades e Disponibilidades, que se poderá considerar uma ferramenta muito importante, tanto a nível do Poder Político como do Poder Militar, para qualquer dos Ramos, é depois desenvolvido em termos teóricos. Por fim, aplicado esse modelo à Força Aérea e demonstrada a sua validade, é proposta a sua implementação como ferramenta de planeamento de infra-estruturas para novos sistemas de armas.
- Adequação estratégica da GNR às novas ameaças e riscos de segurança internaPublication . Machado, Paulo Daniel DuarteO crime internacional grave e organizado pela sua natureza transnacional, flexibilidade, capacidade de adaptação e impacto negativo significativo na sociedade e economia, assume-se como um desafio substancial para a segurança interna, sendo o seu combate, dificultado pela sua estrutura complexa e hierárquica e pelo uso de tecnologias avançadas que evitam a sua deteção e investigação pelas autoridades policiais. O objeto de estudo desta investigação focou-se na compreensão de como a GNR poderia intervir estrategicamente, no domínio das ameaças da criminalidade internacional grave e organizada. Para tal, o método de investigação usado foi o raciocínio indutivo, apoiado numa estratégia de investigação qualitativa, num estudo de caso, na análise documental e nos dados recolhidos, em entrevistas realizadas a peritos internos da GNR e a peritos externos com conhecimentos especializados, experiências profissionais relevantes e investigações desenvolvidas. Nesta investigação, demostrou-se a necessidade de melhoria das análises criminais existentes, designadamente a nível nacional, tendo sido possível identificar um conjunto de oportunidades e desafios no âmbito da aplicabilidade do quadro de intervenção estratégico, e também formulados objetivos estratégicos de natureza genética, estrutural e operacional de combate a esta criminalidade organizada, concluindo-se, com a apresentação de propostas de alinhamento estratégico com a Estratégia da Guarda 2025.
- O Adido de Defesa na sua função diplomática e de apoio à política de Defesa NacionalPublication . Pereira, David Augusto de AlmeidaHistoricamente, o Adido de Defesa (AD) tem assumido um papel relevante na Política de Defesa Nacional (PND), integrando o mais importante instrumento da política internacional do Estado, a diplomacia. Complementarmente, e porque as mudanças verificadas mundialmente nas últimas décadas nos sistemas político, diplomático e militar – e que originaram alterações na documentação estruturante da Defesa Nacional –, nem sempre foram refletidas no normativo enquadrador do AD, foi objetivo deste estudo propor contributos para otimizar o papel estratégico do AD na sua função diplomática e de apoio à PDN. Alicerçado num raciocínio indutivo, associado a uma estratégia qualitativa e a um desenho de pesquisa do tipo estudo de caso, analisaram-se as entrevistas conduzidas a 27 especialistas (nove decisores políticos e militares; 12 AD Nacionais, e seis AD Estrangeiros, todos acreditados e residentes em Lisboa). Desta investigação, concluiu-se que: o AD é um dos instrumentos principais da Ação Externa do Estado Português, devendo continuar a depender hierarquicamente do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas nas ações de representação, mas funcionalmente da Direção-Geral de Política de Defesa Nacional; é necessário rever o seu dispositivo, e os processos de seleção e formação, incluindo a diplomacia económica; o atual posto poderá alterar-se, em casos excecionais.
- Os Adidos de Defesa: diplomacia económica e necessidades das Forças ArmadasPublication . Silva, PauloO fim da Guerra Fria proporcionou um novo ambiente de segurança e uma abordagem mais abrangente à cooperação de natureza militar entre Estados. Nos últimos anos, essa cooperação evoluiu passando a designar-se cooperação de defesa, juntando atores militares e não-militares, e abrangendo novos domínios, tal como a economia de defesa. O adido de defesa, enquanto representante das suas Forças Armadas, integrado da missão diplomática que representa o seu país no estrangeiro, é igualmente o representante de toda a estrutura de defesa, sendo, por isso, chamado a desenvolver também atividades não militares, tal como a promoção no estrangeiro da Base Tecnológica e Industrial de Defesa dos seu país. A definição da rede de adidos de defesa terá, pois, de se enquadrar nas orientações políticas e estratégicas da defesa, e procurar responder quer às novas, quer às tradiciobais necessidades das Forças Armadas associadas à cooperação militar e de defesa. Assim, analisou-se o atual dispositivo de adidos de defesa nacional, constituído por 15 adidos residentes os quais acumulam outros 24 países na condição de adidos não residentes. Como resultado da investigação, apresentam-se contributos para tornar o dispositivo de adidos mais equilibrado e otimizado. Abstract: The end of the Cold War provided a new security environment and a more comprehensive approach to military cooperation between states. In recent years, such cooperation has evolved into defense cooperation, bringing together military and new nonmilitary actors, and covering new areas such as defense economy. The defense attaché, as a representative of his Armed Forces, integrated in the diplomatic mission that represents his country abroad, is also the representative of the entire defense structure of his country. Likewise, he is called upon to develop non-military activities, such as the promotion abroad of his country's Defense Technology and Industrial Base. The definition of the network of defense attachés will therefore have to fit into the political and strategic guidelines of defense and seek to respond to the traditional needs of the Armed Forces associated with military and defense cooperation with other countries. Thus, the current national attachés network system was analyzed, consisting of 15 resident attachés who accumulate 24 other countries as non-resident attachés. As a result of the research, contributions are made to make the attaches network system more balanced and optimized.
- A administração dos recursos humanos afetos à saúde militar. Novos desafios para uma gestão globalPublication . Ribeiro, LuísAs Forças Armadas necessitam de um Sistema de Saúde Militar bem organizado e estruturado, capaz de utilizar os meios adequados para dar resposta às solicitações. Atentas as especificidades dos recursos humanos da área da saúde, facilmente se entende a relevância do seu emprego adequado. Neste trabalho de investigação foi utilizado o método hipotético-dedutivo, com recurso à observação documental e à pesquisa bibliográfica, complementadas com entrevistas dirigidas a interlocutores com responsabilidade na gestão de recursos humanos. Verificou-se que a atual gestão dos recursos humanos afetos à Saúde Militar, se carateriza por vulnerabilidades que prejudicam o uso adequado desses recursos, de forma a assegurar as missões da Saúde Militar, nas vertentes assistencial e operacional. Analisados os modelos em vigor noutros países da Organização do Tratado do Atlântico Norte, em todos se evidenciou uma estrutura organizativa conjunta da Saúde Militar. Constatou-se a necessidade de uma articulação mais efetiva e eficaz entre as estruturas integrantes do Sistema de Saúde Militar na avaliação conjunta das necessidades e na gestão dos recursos humanos. A mudança em curso na Saúde Militar representa a oportunidade de, à luz das alterações encetadas noutros países, se constituir como um desafio conducente a uma gestão otimizada de recursos humanos nesta área. Abstract: The Armed Forces need a well organized and structured Military Health System, capable of using the appropriate means to respond to requests. Given the specificities of human resources in the health area, the relevance of their adequate employment is easily understood. In this research the hypothetical-deductive method was employed, using documentary observation and bibliographical research, complemented with interviews directed to interlocutors with responsibility in the management of human resources. It was verified that the current management of human resources related to Military Health is characterized by vulnerabilities that hinder the adequate use of these resources, in order to ensure the missions of Military Health, in the Hospital care and operational area. Analyzing the models employed in other countries of the North Atlantic Treaty Organization all showed a joint organizational structure of Military Health. The need for a more effective articulation between the structures integrating the Military Health System in the joint assessment of needs and in the management of human resources was verified. The ongoing change in Military Health represents the opportunity, in the context of the changes undertaken in other countries, to consolidate a challenge leading to an optimized management of human resources in this area.
- Administração e Criação de Valor na Gestão PúblicaPublication . Gonçalves, AntónioO presente trabalho, subordinado ao tema “Administração e Criação de Valor na Gestão Pública. A Defesa Nacional como um Bem Público”, foi conduzido segundo uma estratégia de investigação qualitativa, com base no método de raciocínio hipotéticodedutivo, seguindo um desenho de pesquisa de estudo de caso. Assim, a partir do script do trabalho, de alguma leitura preliminar e de entrevistas exploratórias, foi definido um Objetivo Geral: “Avaliar a perceção nas Forças Armadas que a Defesa Nacional é um Bem Público”. De modo a facilitar a investigação, a dar-lhe um fio condutor e a emprestar-lhe a ordem e o rigor indispensáveis, optou-se por organizá-la em torno de três Questões Derivadas, definidas a partir da Questão Central: “Em que medida a Defesa Nacional é encarada como um Bem Público pelas próprias Forças Armadas?”. Foi então possível, com o recurso a bibliografia diversa, entrevistas semiestruturadas e inquéritos SWOT, concluir que a Defesa Nacional, cujas características a classificam com um Bem Público puro, não pode ser entendida pelo Decisor Público como uma necessidade menor e, no que concerne aos seus Gestores Públicos, deverá ser assumida, sem qualquer dúvida, como um Bem Público gerador de Valor Público. Abstract: This work, entitled "Management and Value Creation in Public Administration. National Defense as a Public Good", was conducted using a qualitative-research strategy based on the hypothetical-deductive method, and it followed a case study research design. As such, accounting for the script work, preliminary readings, and exploratory interviews, a General Objective was set: "To evaluate the perception in the Armed Forces of National Defence as a Public Good." So as to facilitate the investigation and lend it the necessary rigor and consistency, this work was structured around three different Derived Questions that were defined by the work's Central Question: "To what degree is the National Defence portrayed as a Public Good by the Armed Forces?". Consequently, and by resorting to a varied bibliography, as well as semi structured interviews and SWOT surveys, it was possible to conclude that the National Defence, whose characteristics classify it as a pure Public Good, should not be subdued and treated as a minor necessity by Policy Makers. Instead, particularly in matters that concern Public Managers, National Defence needs to be perceived as a Public Good that generates Public Value.
- Administração patrimonial e financeira nas Forças ArmadasPublication . Torrado, Aquilino José AntónioEm Portugal, a partir de 1990, desencadearam-se reformas na contabilidade pública dada a necessidade de informação credível e apropriada para a tomada de decisões. Posteriormente, a crise financeira iniciada em 2010 associada ao reconhecimento e à aceitação das normas internacionais de contabilidade, conduziu à publicação, em 2015, do Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas. Decorridos dois anos após a implementação, a investigação científica é ainda escassa e desconhece-se o seu impacto, em especial no contexto da organização militar. Adotando uma estratégia qualitativa, um raciocínio indutivo e um desenho de pesquisa estudo de caso, esta investigação analisa oportunidades de otimização nos domínios da estrutura organizativa, da especificidade dos cargos e das qualificações da Administração Patrimonial e Financeira nas Forças Armadas, face às exigências deste referencial contabilístico. Os resultados da investigação sugerem para os serviços complexos e dispersos a adoção de uma estrutura organizativa tendencialmente centralizada, a constituição de núcleos especializados e a integração da contabilidade orçamental e financeira na mesma área de responsabilidade. A presente investigação permite identificar os requisitos que materializam o quadro referencial do modelo de estrutura organizativa para os Ramos das Forças Armadas, contribuindo para uma melhor resposta às exigências colocadas por este referencial.