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“À Procura de Excelência no apoio à Missão da Força Aérea Portuguesa (FAP)” é um trabalho de investigação que tem como ponto de partida a determinação do significado do termo Excelência no mundo da Administração, para inferir o entendimento que lhe deve ser dado quando se projecta o seu significado para a Instituição Militar. O desenvolvimento da investigação analisa conceitos e técnicas do domínio da Excelência da Gestão no mundo empresarial, contextualiza a sua aplicação na FAP aos Programas de execução da Lei de Programação Militar e responde à seguinte questão central:
“A incorporação na Administração de Programas da FAP de práticas empresariais que relevam da Excelência da Gestão permitirá melhorias?” A resposta é positiva. O grau de melhoria depende da forma como forem geridos os Factores Críticos de Sucesso e adop-tadas as medidas sugeridas no domínio dos catalisadores de Excelência (o modelo de rela-cionamento da FAP com os Órgãos Centrais do Ministério da Defesa Nacional (MDN) e as medidas a adoptar na Administração da Logística da FAP).
A Excelência identifica-se com o patamar mais elevado de realização da Qualidade. A sua procura tem de constituir um objectivo de Gestão estratégica das organizações e a sua prossecução nos vários elementos organizacionais carece de envolvimento por parte da Liderança ao mais alto nível. As práticas são diversas, a sua aplicação deve ser decidida caso a caso e todas apresentam a melhoria contínua como elemento estruturante.
A pesquisa sugeriu um modelo para a procura da Excelência, que tem como alicer-ce a Liderança e reconhece a Melhoria Contínua e a Crescente Incorporação de Valor no cumprimento da Missão, como factores de sustentabilidade da Instituição. Este modelo faz das Pessoas, em quem o conhecimento começa por residir, o Processo – Central. Nesse processo, a promoção da Criatividade, enquanto Inovação materializada, é considerada como determinante na avaliação de desempenho para que os resultados sejam reconhecidos a quem para eles contribuiu. As Pessoas, organizadas na proximidade da acção ou contro-lando-a remotamente com recurso à tecnologia, e, empenhadas na execução das activida-des, que no Ciclo de Vida são imprescindíveis à operação dos meios, produzem resultados facilitados por uma Liderança que estimula a heterodoxia, mas vela pelo alinhamento dos Valores com os compromissos idiossincráticos da Instituição Militar. Abstract: “Looking for Excellence in Portuguese Air Force’s (PoAF) Mission support” is a research work that starts by looking into the use of the term Excellence in the world of Management and infers what should its meaning be when used in a Military Institution. This research reviews the world’s programs in promoting Excellence and Quality on pri-vate business and Public Administration, along with a review on concepts and techniques in the domain of Organizational Excellence and Criteria for Performance Excellence. This paper presents the understanding of the later in PoAF’s environment within the scope of Defense procurement of new weapon systems and major upgrade programs financed in long term plans. The central question raised is:
“Will the adoption of Excellence Management Philosophy by PoAF’s Administra-tion allow performance improvements?” The answer is positive. The level of improvement is seen as a function of how the identified Critical Success Factors will be managed and to what extend the recommendations presented will be implemented. The identified enablers were, the cooperation model between the Ministry’s Central Departments and PoAF’s Or-ganization and the initiatives to be undertaken (within PoAF’s Logistics and Program Management, focus on lean and theory of constraints, and the use of information and communications technology) to facilitate management of logistics, for weapons systems near to operations, and for ground systems with national centralization of resources and management using remote availability monitoring and maintenance.
Excellence is Quality at its best. Excellence’s goal is a standing one and must be embedded on Organization’s Strategic Management. All the Organizational components have to rely on top level management support to engage on an Excellence Roadmap. Best practices for Excellence performance are diverse. Its choice is case driven but all have in common continuous improvement.
The research suggests an Excellence’s model based on systems theory using Lead-ership as a foundation for the three pillars, Programs, People and Organization looking for Results to meet strategic planning goals. Continuous improvement and increased Value Added on PoAF’s Mission accomplishment are seen as Institution sustainability factors. The fact the Knowledge dwells on People is the reason to consider Human Resources as the Central Process on this model. Innovation and Creativity leading to tangible Results is considered essential to individual’s performance. People’s Creativity is supported by a “out of the box” thinking environment and Leadership keeping Values aligned with PoAF’s core Values.
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Keywords
Base Principal de operação Contrato emocional Criatividade Cultura organizacional Desempenho Eficiência Excelência Inovação Intangíveis Melhoria contínua Melhores práticas Métricas Modelos Procura da Excelência Qualidade Sustentabilidade Tangíveis Tríades Valores