ISEC - Trabalhos de Projeto | Relatórios de Estágio | Projetos de Investigação
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- Abordagem Lean à gestão da manutenção e energia de uma indústria de bebidas : caso prático Sumol+CompalPublication . Silva, Miguel Duarte Ferreira Antunes da; Farinha, José Manuel TorresA presente monografia centra-se na introdução de melhorias, baseadas em filosofia Lean, numa indústria de bebidas, nos sectores do stock de peças-de-reserva e da energia. Para o efeito procedeu-se a uma auditoria ao estado da manutenção, bem como a uma auditoria aos consumos energéticos da organização. No passo seguinte procedeu-se à alteração das metodologias de manutenção e, em particular, do stock de peças-de-reserva, tendo sempre subjacente a filosofia Lean. Da mesma forma, após a caracterização das principais perdas energéticas, e tendo em consideração que a filosofia Lean se foca na eliminação dos desperdícios e na melhoria da eficiência dos processos, aplicou-se essa mesma visão à gestão de energia, pois são exactamente os desperdícios que se pretendem eliminar, bem como melhorar a eficiência dos processos energéticos. São avaliados detalhadamente todos os grandes sistemas energéticos da unidade fabril e identificadas as suas fontes de desperdício. São comparadas as práticas e sistemas existentes com as melhores práticas energéticas conhecidas. Finalmente, os desperdícios são quantificados e objecto de análise financeira.
- Abordagem Lean a uma oficina mecânica caso prático : transportes Cascão e Manuela, Lda.Publication . Cascão, Pedro Daniel Vieira; Farinha, José Manuel TorresO presente trabalho centra-se na implementação de uma abordagem Lean no departamento de manutenção de uma empresa na área dos transportes. Esta empresa dedica-se ao serviço internacional de transporte de viaturas. Este departamento é responsável por garantir que toda a frota da empresa se encontra em bom estado de conservação e em condições de executar o seu trabalho de uma forma eficiente. Em primeiro lugar, foi realizada uma pesquisa teórica, para que todas as alterações que fossem efetuadas, fossem suportadas em casos de estudo de sucesso, e representassem uma melhoria para a empresa e ainda que estas fossem bem fundamentadas. Posteriormente, foi realizada uma análise para que se pudessem compreender as prioridades de melhoria dentro deste departamento. Após a análise das possíveis melhorias, procedeu-se à implementação da ferramenta 5S, para que fosse possível reestruturar a organização bem como todos os processos, tais como o armazém de ferramentas e de peças de reserva, tendo sempre subjacente a filosofia Lean. Por fim, efetuou-se a reanálise das decisões tomadas, verificando as melhorias que resultaram das alterações e quais os projetos que, seguindo este pensamento, poderiam advir no futuro para que a empresa possa prosseguir com uma base de trabalho de melhoria contínua ao longo do tempo.
- Uma abordagem Lean às vertentes de logística, manutenção e produção na MEGATECH Industries Marinha GrandePublication . Nobre, Rodrigo Marques; Farinha, José Manuel TorresA presente monografia descreve o estágio curricular do autor, numa empresa de injeção de plásticos, que pratica uma gestão baseada na filosofia Lean. O estágio contou com a passagem do autor pelos sectores de Manutenção, Logística e Produção. O estágio teve como objetivo obter um conhecimento mais profundo da indústria da Injeção de Plásticos, a qual é muito relevante na zona da Marinha Grande, assim como a cultura, os métodos de trabalho, a filosofia e as ferramentas teóricas aplicadas em contexto real. O estágio iniciou-se no departamento de manutenção, com foco no armazém de peças de reserva. A fase seguinte foi na vertente da Logística, nomeadamente no armazém de Matérias Primas, visando a elaboração e aplicação de melhorias, no âmbito da ferramenta 5S. A última fase, correspondeu à realização de um estudo para o mais recente setor de produção da fábrica, referente aos problemas encontrados e às oportunidades de melhoria. No âmbito do estágio o autor também fez várias ações de formação, oferecidas pela empresa, o que demonstra a confiança da empresa no trabalho desenvolvido. Tratou-se de um estágio muito produtivo, que permitiu obter um conhecimento alargado de vários setores da empresa, proporcionando uma experiência muito rica nesta vertente industrial, potenciando uma fácil introdução futura no mercado de trabalho.
- Acabamento de superfícies na rectificação de metal duro em punções para prensagem de póPublication . Morais, Filipe André dos Santos; Ferreira, Pedro Miguel SoaresA rectificação de superfícies é um processo de fabrico utilizado em situações onde a exigência do nível de acabamento seja superior e as tolerâncias apertadas. A necessidade de obter superfícies com rugosidades muito baixas, de acabamento muito fino, surge do carácter imprescindível de reduzir ao máximo o atrito entre as partes ou componentes de um sistema com movimento relativo entre eles. Em diversas realidades da indústria a rectificação apresentase como uma operação que ocorre após múltiplas outras e é necessária muita atenção para não haver acumulação de custos derivados de uma má execução. A par do rigor da execução, as tolerâncias encontradas para o acabamento apresentam igualmente um grau de exigência elevado. A rectificação de punções para a prensagem de pó – para obtenção de pastilhas de metal duro – é um processo com esta ordem de exigência. As superfícies de contacto das ferramentas de prensagem com o pó – punção inferior e superior, matriz e vareta móvel – têm influência directa no desgaste, vida útil e tempos de ciclo durante a utilização das mesmas. Esse efeito vai reflectir-se no menor ou maior custo de produção e manutenção da mesma. Desta forma, torna-se importante analisar e estudar os parâmetros e características do processo de rectificação e os respectivos níveis de acabamento, através da rugosidade, obtidos nas superfícies maquinadas. O presente relatório de estágio visou, desta forma, avaliar a variação do acabamento das superfícies dos punções em função de alguns parâmetros de maquinagem. A avaliação realizou-se primordialmente através da análise da rugosidade superficial dos punções maquinados
- Ações para melhoria do processo produtivo de uma fábrica de MDFPublication . Lopes, Cláudia Patrícia Soares; Malça, Cândida Maria dos Santos PereiraO Mestrado em Equipamentos e Sistemas Mecânicos contempla, opcionalmente, a execução de um estágio curricular com o objetivo de aprofundar a formação do aluno em contexto de trabalho através da sua integração nas atividades de uma unidade fabril. Neste caso particular, a autora deste relatório foi integrada na equipa de manutenção e de apoio à melhoria do processo produtivo da Fábrica LUSO FINSA. A LUSO FINSA pertence ao grupo empresarial espanhol FINSA – Financiera Maderera dedicada fundamentalmente à produção de painéis MDF. A produção de MDF é um processo complexo e repleto de enormes desafios que decorrem da elevada exigência de qualidade imposta pelos mercados e do cumprimento de parâmetros tradicionais e inovadores que caracterizam e justificam a contínua procura deste tipo de material. A resistência à compressão, à flexão ou as características ignifugantes ou hidrófugas, além de, claro, as características estéticas, atribuídas pelo acréscimo de componentes que conferem valor acrescentado aos painéis, constituem fatores de exigência em todo o processo produtivo. As exigências no fabrico deste tipo de produto colocam-se não só ao nível da qualidade da matéria-prima utilizada mas também em termos do funcionamento adequado de toda a linha de produção, revestindo-se de particular importância a manutenção de todos os equipamentos mecânicos. Neste contexto, e dadas as condições de funcionamento adversas a que operam, os equipamentos requerem frequentes e dispendiosas intervenções de manutenção. A manutenção assume, desta forma, um papel determinante na operacionalidade dos equipamentos utilizados nos processos produtivos. Não menos importante é a apresentação de soluções que contribuam para melhorar as intervenções de manutenção de modo a incrementar as condições da instalação fabril e, consequentemente, o processo produtivo. Estes propósitos encontram-se refletidos ao longo deste relatório.
- Acompanhamento do processo de construção e ensaio de um molde na SF MoldesPublication . Silva, Daniel Tavares da; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO crescimento da utilização de materiais poliméricos para o fabrico de componentes na indústria automóvel a que assistimos nos últimos anos, fundamentado pela necessidade de substituição de componentes metálicos para a redução de peso dos automóveis, proporcionou o aumento da utilização do processo de injeção, devido à elevada eficiência que este processo nos oferece. O processo de injeção consiste na plasticização e enchimento rápido de um material polimérico para o interior de um molde metálico, seguido de um tempo de arrefecimento e posterior remoção das peças. A qualidade do produto, a capacidade produtiva elevada, a repetibilidade do processo e o baixo desperdício tornam-no num processo de fabrico atrativo para a indústria automóvel, além do seu baixo custo em relação a processos alternativos. O crescimento do processo de injeção criou várias oportunidades para a indústria em geral. A indústria de moldes foi uma das mais beneficiadas, devido à procura do mercado para construir novos moldes para oferecer resposta ao crescimento da utilização de materiais poliméricos. Um molde é uma ferramenta composta no mínimo por duas placas, macho e cavidade, tem como função produzir peças sempre com o mesmo formato e dimensões, resultado do preenchimento do espaço vazio entre o macho e a cavidade. O plano de partição do molde permite a abertura e o fecho do mesmo para remover a peça pelo acionamento de sistemas mecânicos. O principal foco do trabalho desenvolvido durante o estágio foi o acompanhamento do processo construtivo e de ensaios de moldes para injeção de termoplásticos para a indústria automóvel. Para demonstrar as várias etapas do processo de fabrico de um molde para injeção de termoplásticos na SF Moldes, foi realizado e documentado neste relatório o acompanhamento do fabrico de um molde para uma peça polimérica de um pilar C de um automóvel. O fabrico de um molde nasce no projeto mecânico e, posteriormente, é implementado através da utilização de diversos processos de fabrico, nomeadamente maquinação. Após o fabrico e a encomenda dos componentes para a construção do molde, procede-se a montagem e o ajuste dos componentes do molde seguindo o seu projeto mecânico. Por fim, nos ensaios realizados na máquina de injeção, observaram-se algumas falhas no funcionamento do molde em estudo, as quais foram analisadas. Após a identificação das falhas durante os ensaios, foram apresentadas medidas corretivas para corrigir as falhas de funcionamento do molde. Também durante esta fase foram realizados testes de funcionamento de molde e estabeleceu-se a janela do processo de injeção para as peças poliméricas do molde em estudo. Após as verificações de funcionamento, a correção de todas as falhas identificadas e a janela de processo estabelecida, o molde foi enviado para o cliente.
- Acompanhamento do processo de montagem e teste de um molde na empresa SOCEMPublication . Ferreira, João António Rua; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO presente trabalho tem como objetivo acompanhar o processo de montagem e teste de um molde de injeção plástica desenvolvido na empresa SOCEM. Todo este trabalho foi desenvolvido numa empresa relacionada com a produção de moldes de injeção para, maioritariamente, a indústria automóvel tanto a nível nacional, como a nível internacional. De modo a permitir uma melhor compreensão do trabalho para aqueles que não trabalham na indústria de moldes, é efetuada uma apresentação inicial dos moldes, desde conceitos a tipos de moldes e entre outros. No decorrer deste trabalho todo o processo produtivo de um molde é analisado e acompanhado, passando inicialmente por uma fase de projeto do molde, de maquinação, de bancada e teste do molde. O processo de bancada e teste de moldes cumprem com os objetivos impostos e garantem uma aprendizagem bastante superior na área. Na parte final deste trabalho, são apresentados todos os problemas encontrados no molde através do seu teste, assim como as respetivas soluções para que esses problemas não existam.
- Acompanhamento do processo produtivo e estudo da fase de projeto numa indústria de fabrico de moldesPublication . Costa, Rafael Marques; Carrapichano, João Miguel MaiaEste relatório tem como objetivo dar a conhecer o trabalho desenvolvido no âmbito do Mestrado em Engenharia Mecânica, no decorrer do estágio curricular realizado na Empresa MOLDIT – Indústria de Moldes, S.A. A Moldit é uma das empresas pertencentes ao Grupo DURIT, e é especializada no desenvolvimento e fabrico de moldes e na produção de elementos plásticos. O presente trabalho consistiu no conhecimento do programa de desenho assistido por computador (CAD) utilizado pela Moldit e adaptação às suas funcionalidades, seguindo-se o acompanhamento do desenvolvimento de alguns dos moldes elaborados na empresa durante o período de estágio. Essencialmente, pretendeu-se desenvolver conhecimento a um nível geral acerca do funcionamento de toda a fábrica, desde as operações de produção à base de engenharia na sala de projeto, começando por pequenos exercícios (tutoriais) realizados no programa utilizado pela empresa – NX – de modo a conhecer o seu funcionamento. Ao longo do tempo, aprofundou-se a perceção de todo o processo envolvente relativo ao molde e desenvolveu-se capacidade para desempenhar determinadas tarefas, nomeadamente, a realização das listagens de materiais relativos aos componentes dos moldes no decorrer de encomendas, para auxílio à produção e para o próprio controlo de toda a sua estrutura (de forma a conhecer a lista completa de materiais e a quantidade existente), e a reprodução de vistas 2D de várias peças constituintes do molde e a realização da respetiva cotação (detalhes). No geral, contribuiu-se ao nível do processo pré-produtivo, dando suporte na elaboração do desenho técnico de projeto, e aumentou-se bastante a perceção de toda a fase de projeto existente antes da produção efetiva dos moldes.
- Acompanhamento e intervenção no âmbito do projeto UVAR BoxPublication . Calçada, André Gomes; Simões, Anabela BorgesNo contexto da mobilidade urbana, a União Europeia tem vindo a desenvolver vários projetos focados na sua melhoria. Cada vez mais, as cidades europeias têm vindo a implementar restrições de acesso a zonas urbanas, servindo objetivos tais como a melhoria da qualidade do ar e das condições climáticas, a qualidade de vida dos cidadãos, ou a redução do tráfego. O projeto UVAR Box (MOVE/B4/SER/2019-498/SI2.832125) alinha-se com estes objetivos e incide sobre a digitalização e harmonização de dados associados a estes tipos de restrições, a que chamamos UVARs (Urban Vehicle Access Regulations). O estágio está inserido no âmbito deste projeto e teve como objetivos iniciais o estudo do estado da arte sobre os UVARs e conceitos e iniciativas no âmbito da mobilidade, tais como standards aplicáveis para a troca de informação de dados de tráfego. Os objetivos compreenderam, ainda, a colaboração e apoio no desenvolvimento de uma ferramenta de digitalização e standardização de dados UVARs, a UVAR Box Tool e os seus respetivos testes funcionais e testes de aceitação. Apesar de incompatibilidades temporais não terem permitido a participação no desenvolvimento da ferramenta desde o seu início, foram realizadas melhorias à mesma após o lançamento da sua primeira versão em fevereiro de 2022. Estas melhorias tiveram por base o feedback dos utilizadores, que eram na altura, os membros do consórcio do projeto UVAR Box. O estagiário deu ainda apoio à organização de um hackathon com o objetivo de valorizar a importância dos dados UVAR. No desenvolvimento deste evento, foi necessário identificar, planear, e executar todas as fases a ele associadas. Uma das principais tarefas do estágio incidiu no estudo da base de dados CLARS (Charging, Low emission zones, other Access Regulation Schemes) [1] que consiste numa plataforma com informação sobre UVARs a nível europeu, disponível para leitura e consulta por parte dos cidadãos. Neste estudo, explorou se a viabilidade da utilização dos seus dados (não harmonizados ou machine readable) caso estes fossem necessários para atingir os objetivos de digitalização de UVARs propostos pelo projeto. A digitalização de UVARs ativos no município de Lisboa através da UVAR Box Tool fez também parte das atividades efetuadas.
- Ad Hoc Wireless Network for Long Range ApplicationsPublication . Ferreira, João Rafael Craveiro; Agreira, Cristina Isabel Ferreira Figueiras Faustino; Amaro, José Pedro de Matos NogueiraThe Long Range (LoRa) technology has been gaining popularity, becoming one of the most promising and frequently used technologies among Low Power Wide Area Networks (LPWANs). Highly compatible with Internet of Things (IoT) applications, LoRa enables long-range communications, albeit with low transmission rates and duty cycle constraints. Despite all this enthusiasm, challenges persist in LoRa networks, especially in terms of coverage, with the occurrence of problematic areas where communications are inconsistent, often referred to as shadow zones. The reasons are diverse, ranging from the urban propagation environment, physical obstruction to the network base station, or locations with significant electromagnetic attenuation, among others. In this context, this project focused on designing an Ad Hoc protocol integrated with the LoRaWAN network to perfect communication in unstable scenarios. This protocol was designed for non-mobile devices that rely exclusively on LoRa technology for communication. The Ad Hoc LoRa approach aims to address small areas with unstable connectivity by transforming unstable nodes into Slave devices that connect to relay nodes called Masters, resulting in the formation of two-hop communication trees. The test results reveal the effectiveness of the Ad Hoc LoRa protocol in optimizing network coverage and improving the success rates of transmitted messages. Furthermore, the results suggest that the protocol may offer superior energy efficiency compared to direct transmissions to LoRaWAN base stations.