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- Explorar padrões e sequências: a construção do pensamento algébrico no 5.º anoPublication . Oliveira, Mariana Mendes; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-O Relatório Final resulta de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, realizada numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação teve como principal objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos alunos. Além disso, o documento apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o estágio realizado no 2.º CEB, destacando o seu impacto no crescimento pessoal e profissional da futura professora. Dessa forma, o Relatório Final organiza-se em duas partes fundamentais: a Contextualização e Análise do Contexto de Estágio em 2.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo foi norteado pela seguinte questão: De que forma a utilização de tarefas envolvendo situações problemáticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos do 5.º ano de escolaridade? A relevância do Pensamento Algébrico reside no facto de ser essencial para uma aprendizagem mais sólida e integrada da Matemática. Para responder a essa questão, foram traçados os seguintes objetivos: Conceber e implementar tarefas que integrem situações problemáticas relacionadas ao pensamento algébrico; Analisar as produções dos alunos, identificando conceitos e processos associados ao pensamento algébrico; Examinar as estratégias de resolução de problemas adotadas pelos alunos, evidenciando conexões matemáticas e criatividade; Identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na resolução de tarefas voltadas ao pensamento algébrico. As tarefas propostas aos alunos revelaram a presença de conexões internas e externas no domínio da matemática, promovendo múltiplas aprendizagens. Em suma, o estudo contribui para aprofundar a compreensão sobre como atividades bem estruturadas podem potencializar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e enriquecer a prática pedagógica na disciplina de Matemática.
- Práticas coercivas em pessoas internadas numa unidade de psiquiatria de agudos: Um estudo retrospetivoPublication . Cristina Isabel Brito Marques Gonçalves; Lourenço, TâniaIntrodução: As medidas coercivas são uma preocupação a nível mundial, a definição de coerção é complexa pelo fato de várias intervenções estarem associadas à mesma. Pode-se referenciar como aplicação de força ou ameaça de forma a persuadir a pessoa para fazer algo, e na a aplicação de medidas que recorrem ao uso da força, exclusão e restrição, das quais se destaca a contensão mecânica e isolamento ambiental. Objetivo Geral: Identificar a prática de medidas coercivas, especificamente a contenção mecânica e o isolamento ambiental, numa unidade de psiquiatria de agudos para adultos. Metodologia: Estudo retrospetivo realizado numa unidade de psiquiatria de agudos masculina em Portugal. Os dados colhidos correspondem ao período de 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, tendo sido obtidos a partir dos registos dos utentes que foram submetidos a intervenções de contenção mecânica e/ou isolamento ambiental durante esse período. Os dados analisados incluíram idade, diagnóstico psiquiátrico, estado civil, escolaridade, nacionalidade, condição de admissão no internamento, tipo de medida coerciva (contenção mecânica, isolamento), número e duração dos episódios coercivos, motivos da coerção, hora do evento, registos dos diferentes profissionais de saúde. Este estudo obteve o parecer favorável da Comissão de Ética da Instituição onde foi realizado o estudo. Resultados: Durante este período, registaram-se 563 internamentos na unidade do estudo, sendo que 171 indivíduos (30,37%) foram submetidos a 407 contenções mecânicas e/ou isolamentos. Destas medidas, 140 correspondem à contenção mecânica (34,4%), e 269 correspondem ao isolamento (66,2%). Cerca de 46,78% dos utentes submetidos a alguma das medidas tinha idade compreendida entre 18 e 39 anos, e 34,49% tinha como diagnóstico médico transtorno mental e comportamental devido ao uso de substâncias psicoativas/ álcool. Durante esse período, os pacientes foram submetidos à contenção mecânica por uma média de 4,63 (+3,05) turnos e ao isolamento por uma média de 9,00 (+14,12) turnos. Os principais motivos para a aplicação dessas medidas foram o comportamento desorganizado (26,78%) e o risco de fuga (14,99%). Em nenhuma das 407 medidas foi registado o uso de briefing. Conclusão: O estudo evidenciou a utilização da contenção mecânica e do isolamento, sendo mais predominante em jovens adultos com transtornos relacionados ao uso de substâncias. A duração das medidas e ausência de briefing registado sugere a necessidade de aprimorar protocolos de intervenção. Esses resultados podem contribuir para melhorar a qualidade dos cuidados de enfermagem prestados a utentes nos serviços de psiquiatria de agudos.