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- Explorar padrões e sequências: a construção do pensamento algébrico no 5.º anoPublication . Oliveira, Mariana Mendes; Santiago, Ana Elisa Esteves, 1978-; Gonçalves, Armando Duarte da Silva, 1956-O Relatório Final resulta de uma investigação de caráter qualitativo, descritivo e interpretativo, realizada numa turma do 5.º ano do 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), no âmbito da unidade curricular de Prática Educativa II, parte integrante do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e Matemática e Ciências Naturais no 2.º CEB. A investigação teve como principal objetivo promover o desenvolvimento do Pensamento Algébrico nos alunos. Além disso, o documento apresenta uma reflexão crítica e fundamentada sobre o estágio realizado no 2.º CEB, destacando o seu impacto no crescimento pessoal e profissional da futura professora. Dessa forma, o Relatório Final organiza-se em duas partes fundamentais: a Contextualização e Análise do Contexto de Estágio em 2.º CEB e a Componente Investigativa. Na Componente Investigativa, o estudo foi norteado pela seguinte questão: De que forma a utilização de tarefas envolvendo situações problemáticas pode contribuir para o desenvolvimento do pensamento algébrico nos alunos do 5.º ano de escolaridade? A relevância do Pensamento Algébrico reside no facto de ser essencial para uma aprendizagem mais sólida e integrada da Matemática. Para responder a essa questão, foram traçados os seguintes objetivos: Conceber e implementar tarefas que integrem situações problemáticas relacionadas ao pensamento algébrico; Analisar as produções dos alunos, identificando conceitos e processos associados ao pensamento algébrico; Examinar as estratégias de resolução de problemas adotadas pelos alunos, evidenciando conexões matemáticas e criatividade; Identificar as dificuldades enfrentadas pelos alunos na resolução de tarefas voltadas ao pensamento algébrico. As tarefas propostas aos alunos revelaram a presença de conexões internas e externas no domínio da matemática, promovendo múltiplas aprendizagens. Em suma, o estudo contribui para aprofundar a compreensão sobre como atividades bem estruturadas podem potencializar o desenvolvimento do Pensamento Algébrico e enriquecer a prática pedagógica na disciplina de Matemática.