Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-02"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- Acompanhamento e intervenção no âmbito do projeto UVAR BoxPublication . Calçada, André Gomes; Simões, Anabela BorgesNo contexto da mobilidade urbana, a União Europeia tem vindo a desenvolver vários projetos focados na sua melhoria. Cada vez mais, as cidades europeias têm vindo a implementar restrições de acesso a zonas urbanas, servindo objetivos tais como a melhoria da qualidade do ar e das condições climáticas, a qualidade de vida dos cidadãos, ou a redução do tráfego. O projeto UVAR Box (MOVE/B4/SER/2019-498/SI2.832125) alinha-se com estes objetivos e incide sobre a digitalização e harmonização de dados associados a estes tipos de restrições, a que chamamos UVARs (Urban Vehicle Access Regulations). O estágio está inserido no âmbito deste projeto e teve como objetivos iniciais o estudo do estado da arte sobre os UVARs e conceitos e iniciativas no âmbito da mobilidade, tais como standards aplicáveis para a troca de informação de dados de tráfego. Os objetivos compreenderam, ainda, a colaboração e apoio no desenvolvimento de uma ferramenta de digitalização e standardização de dados UVARs, a UVAR Box Tool e os seus respetivos testes funcionais e testes de aceitação. Apesar de incompatibilidades temporais não terem permitido a participação no desenvolvimento da ferramenta desde o seu início, foram realizadas melhorias à mesma após o lançamento da sua primeira versão em fevereiro de 2022. Estas melhorias tiveram por base o feedback dos utilizadores, que eram na altura, os membros do consórcio do projeto UVAR Box. O estagiário deu ainda apoio à organização de um hackathon com o objetivo de valorizar a importância dos dados UVAR. No desenvolvimento deste evento, foi necessário identificar, planear, e executar todas as fases a ele associadas. Uma das principais tarefas do estágio incidiu no estudo da base de dados CLARS (Charging, Low emission zones, other Access Regulation Schemes) [1] que consiste numa plataforma com informação sobre UVARs a nível europeu, disponível para leitura e consulta por parte dos cidadãos. Neste estudo, explorou se a viabilidade da utilização dos seus dados (não harmonizados ou machine readable) caso estes fossem necessários para atingir os objetivos de digitalização de UVARs propostos pelo projeto. A digitalização de UVARs ativos no município de Lisboa através da UVAR Box Tool fez também parte das atividades efetuadas.
- Aplicações de automação na indústria de cerâmicaPublication . Mendes, João Pedro Godinho; Ferreira, Nuno Miguel Fonseca; Santos, Vítor Daniel Neto dosO presente relatório surge com o objetivo de apresentar o Estágio Curricular desenvolvido no Centro Tecnológico de Cerâmica e Vidro (CTCV), a fim de obtenção do grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica com especialização em Automação e Comunicações em Sistemas Industriais. Apresenta vários sistemas, criados para a inserção da automação na indústria de cerâmica, desde processos de vidragem por mergulho, a inspeção autónoma na tarefa de localização automática e a avaliação de defeitos na superfície de peças cerâmicas. Consta de uma explicação/apresentação do processo de automação, que recorre a sistemas robóticos, inteligência artificial, redes de comunicação, entre outros, criando processos mais autónomos e menos dependentes de mão de obra. A inclusão da automação tem um papel fundamental, uma vez que utiliza um conjunto de técnicas destinadas a tornar automática a realização de tarefas.
- Fleet data integrationPublication . Neves, João Miguel Pedrosa; Costa, João Pedro Matos daExistem soluções no mercado na logística de transportes com veículos pesados de mercadoria que realizam o planeamento de uma rota, com partida de um local de origem, num determinado horário, para um determinado destino. Estas soluções convencionais calculam as rotas e os respetivos tempos de viagem, no entanto usualmente não tomam em consideração informação relevante, tal como a orografia e as condições climatéricas, que impactam o planeamento da rota prevista e o cálculo do tempo previsto da viagem, particularmente no que concerne a viagens de veículos pesados de mercadorias. Esta tese propõe uma solução flexível que permite, através da integração de uma solução de planeamento de viagens, com sistemas que disponibilizam informação climatérica e de orografia, tomar em consideração estes fatores que influenciam o decorrer de uma viagem, de modo a apresentar estimativas de duração das viagens mais próximas das reais, e assim reduzir os atrasos relativamente à duração prevista das viagens. Para o planeamento de uma viagem, o protótipo desenvolvido começa pelo planeamento da rota e do cálculo da duração prevista da viagem. Esta rota é então segmentada em vários pontos, equidistantes por distância ou por tempo decorrido, sendo posteriormente calculada a criticidade derivado das condições climatéricas e orográficas em cada ponto, e consequentemente calculado o atraso causado pelo impacto da criticidade de cada ponto no decorrer da viagem. Em presença de condições adversas, são identificados os locais afetados e recalculado o seu impacto na duração da viagem. Quando este impacto é significativo, acima de um determinado limiar, ou quando algum dos locais da viagem se torna intransitável, derivado das condições climatéricas, é proposta uma rota alternativa se esta for mais rápida. Este comportamento esperado foi validado, através dos dados de viagens históricas efetuadas, no que concerne tanto aos aspetos climatéricos como aos orográficos.
- Analysis of Adaptive Algorithms Based on Least Mean Square Applied to Hand Tremor Suppression ControlPublication . Alves Araujo, Rafael Silfarney; Tironi, Jéssica Cristina; D. Parreira, Wemerson; Coelho Borges, Renata; Ruiz Juan, Francisco; LEITHARDT, VALDERIThe increase in life expectancy, according to the World Health Organization, is a fact, and with it rises the incidence of age-related neurodegenerative diseases. The most recurrent symptoms are those associated with tremors resulting from Parkinson’s disease (PD) or essential tremors (ETs). The main alternatives for the treatment of these patients are medication and surgical intervention, which sometimes have restrictions and side effects. Through computer simulations in Matlab software, this work investigates the performance of adaptive algorithms based on least mean squares (LMS) to suppress tremors in upper limbs, especially in the hands. The signals resulting from pathological hand tremors, related to PD, present components at frequencies that vary between 3 Hz and 6 Hz, with the more significant energy present in the fundamental and second harmonics, while physiological hand tremors, referred to ET, vary between 4 Hz and 12 Hz. We simulated and used these signals as reference signals in adaptive algorithms, filtered-x least mean square (Fx-LMS), filtered-x normalized least mean square (Fx-NLMS), and a hybrid Fx-LMS–NLMS purpose. Our results showed that the vibration control provided by the Fx-LMS–LMS algorithm is the most suitable for physiological tremors. For pathological tremors, we used a proposed algorithm with a filtered sinusoidal input signal, Fsinx-LMS, which presented the best results in this specific case.
