Browsing by Issue Date, starting with "2024-03-01"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Estudo sobre as características de povoamentos de Pinus pinaster, em três baldios do distrito de Viseu, após a ocorrência de agentes de distúrbioPublication . Santos, Catarina Alexandra Simões dos; Gonzalez, Raúl SalasO pinheiro-bravo é a espécie resinosa mais abundante em Portugal, tendo um papel importante a nível socioeconómico, bem como as suas características ecológicas foram decisivas para a história da paisagem portuguesa, mas com a recorrência de incêndios, sensibilidade às pragas e doenças e múltiplas atividades florestais praticadas nesta espécie, faz com que estes povoamentos venham a diminuir. Este trabalho pretende avaliar a perdas de volume que os povoamentos de pinheiro-bravo podem sofrer, devido à presença de pragas e doenças que levam ao corte sanitário e as atividades florestais, nomeadamente a resinagem.Este estudo realizou-se em três baldios, nomeadamente o baldio do Cercal localizado em Oliveira de Frades, o baldio de Igarei localizado em Vouzela e o baldio de Várzea de Calde localizado em Viseu, cujo povoamento principal é de pinheiro-bravo. Nestas áreas de estudo foi realizado o inventário florestal, dando um total de 27 parcelas inventariadas. Para visualizar as perdas de volume nos povoamentos de pinheiro-bravo recorreu-se aos dados do 6º Inventário Florestal Nacional, como dados de referência, onde foram retirados os dados cujo códigos eram referentes ao estado sanitário e feridas de resinagem.Com os dados de referência e os dados das áreas de estudo analisados foi realizada uma comparação entre eles para verificar as perdas de volume, biomassa e carbono e a maneira a quantificar como as pragas e doenças e a atividade de resinagem, podem induzir essas perdas em volume nos povoamentos de pinheiro-bravo
- Implementação de dashboard de KPI’s de manutenção na fábrica da Siemens GamesaPublication . Sério, Ivo Rafael Parada; Farinha, José Manuel Torres; Raposo, Hugo David NogueiraO presente trabalho integra a unidade curricular Dissertação/Projeto/Estágio do Mestrado em Engenharia e Gestão de Ativos Físicos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, desenvolvido em ambiente empresarial na Siemens Gamesa Renewable Energy Blades, empresa que produz pás para turbinas eólicas.Hoje em dia existe a necessidade de as empresas serem cada vez mais competitivas e eficientes, dado que isto exige um conhecimento e controlo rigorosos das suas atividades. A aplicação de melhoria contínua nos diferentes processos e departamentos da organização permite otimizar a realização de operações, reduzir tempos de produção, redução de custos em materiais e mão de obra, criar melhores condições de trabalho para os colaboradores, com o objetivo de manter ou melhorar a qualidade dos produtos.A presente dissertação tem como objetivo implementar um dashboard de indicadores de desempenho de manutenção da fábrica, com o objetivo de diminuir as intervenções de ordem corretiva, aumentar a disponibilidade dos equipamentos e fazer um acompanhamento mais rigoroso do parque de equipamentos.Na primeira fase do projeto foram analisados os equipamentos a estudar e classificados de acordo com o seu grau de criticidade considerando fatores relativos à sua utilização e manutenção. A classificação dos equipamentos permite distinguir os que causam maior impacto na produção, que colocam em causa a qualidade do produto final, a sua frequência de falhas, os tempos e custos que resultam da sua indisponibilidade. A segunda fase do projeto consistiu em retirar dados de fucionamento e histórico de manutenções efetuadas a cada equipamento. A terceira fase do projeto consistiu na implementação de indicadores para monitorização do estado dos equipamentos. Esses indicadores são transversais aos equipamentos estudados, os quais: MTBF (Mean Time Between Failures), MTTR (Mean Time to Repair), Disponibilidade, Taxa de avarias, Taxa horas homem de manutenção corretiva e preventiva.Os indicadores mencionados facilitam a definição de objetivos e planeamento de estratégias a aplicar pela gestão, levando à redução do número de paragens não programadas e consequentemente à redução dos tempos de indisponibilidade, aumentando a disponibilidade operacional do equipamento e a eficiência operacionais.
- Melhoria contínua de processos na gestão de ferramentaria da Pecol AutomotivePublication . Cabral, Tiago Filipe da Silva; Martinho, José Luís FerreiraNos dias de hoje, o mundo empresarial é cada vez mais competitivo, sendo que as empresas precisam de ser flexíveis e evoluírem constantemente para prosperarem. Deste modo, a melhoria contínua de processos é uma ferramenta fundamental para o sucesso das organizações que pretendem destacar-se.O estágio descrito neste relatório foi desenvolvido em contexto industrial no departamento de ferramentaria, na Pecol Automotive, sediada em Águeda. Este departamento é o responsável pela preparação de todas as ferramentas que vão ser alocadas à produção. Durante o período de estágio, foram aplicadas medidas que tinham como principal objetivo a eliminação de desperdício, aumento do ciclo de vida de ferramentas, um maior controlo e rastreabilidade de stocks e o aumento da produtividade de um departamento crucial para a produção.Em primeiro lugar, foi feita uma análise e diagnóstico da situação inicial, identificando os principais problemas afetos ao departamento, para depois ser feito um planeamento das melhorias a serem aplicadas. A segunda fase passou pela aplicação das melhorias planeadas anteriormente, entre elas a rentabilização de ferramentas consideradas obsoletas, a implementação de um armazém automático e a aplicação de uma gama operatória no setor da produção de ferramentas. Numa terceira fase, foi efetuada uma avaliação e acompanhamento das melhorias.Com as medidas aplicadas, pretende-se renovar ciclos de vida de ferramentas sem perspetivas de reutilização, ter um maior controlo sobre os movimentos de stock e ter uma maior rastreabilidade das ferramentas produzidas internamente. Deste modo, espera-se uma maior organização do departamento e uma maior produtividade do mesmo, prolongando o ciclo de vida das ferramentas.
- Perfil sensorial 2: a criança dos 7 aos 35 meses: contributo para a consistência interna, validade de construto e discriminativa na população portuguesaPublication . Cabral, Maria João; Pinto, ÉliaIntrodução: Os problemas de processamento sensorial manifestam-se através de diversos sintomas, com diferentes níveis de impacto na participação ocupacional. Permanece a necessidade da seleção e validação de instrumentos de avaliação para orientar a prática (Pfeiffer et al., 2018). O Toddler Sensory Profile 2 é um instrumento original de Winnie Dunn (2014), foi traduzido para o português europeu pela Mestre Joana Alves (2022) e passou a designar-se “Perfil Sensorial 2: A criança dos 7 aos 35 meses”. Objetivos: Estudar a consistência interna, a validade de construto e a validade discriminativa do instrumento. Método: Consiste num estudo metodológico cuja amostra, selecionada através de um processo de amostragem não probabilístico por redes e por conveniência, é constituída por 234 crianças dos sete aos 35 meses. Recorreu-se ao “Perfil Sensorial 2: A criança dos 7 aos 35 meses” e a um questionário sociodemográfico. O tratamento estatístico dos dados foi efetuado através do software Statistical Package for the Social Sciences versão 28.0. Resultados: A amostra foi distribuída por 3 grupos (neurotípicas, com perturbação do desenvolvimento e com outras condições), de acordo com as suas características. O Alpha de Cronbach do instrumento, incluindo os 54 itens, foi de a=0,92. Na Análise Fatorial Confirmatória obtiveram-se, quer para as sete secções, quer para os quatro quadrantes várias medidas de ajustamento boas e aceitáveis. Na validade discriminativa, através da Multivariate Analysis of Variance verificaram-se diferenças entre as crianças neurotípicas e as crianças com perturbação do desenvolvimento em cinco das sete secções sensoriais e comportamentais. Alguns resultados das crianças neurotípicas aproximaram-se dos resultados das crianças com perturbação do desenvolvimento. Conclusão: Os valores demonstraram uma boa consistência interna do instrumento. Confirmou-se a estrutura do instrumento, considerando-se adequada a utilização da estrutura original da escala, na população portuguesa. No estudo entre crianças neurotípicas e crianças com perturbação do desenvolvimento, verificaram-se diferenças em cinco das sete secções sensoriais e comportamentais, no entanto, os grupos demonstraram poucas diferenças entre si ao nível dos quadrantes. O estudo permitiu um avanço significativo na validação do instrumento para que seja utilizado na prática dos terapeutas ocupacionais de uma forma credível, em Portugal.
- Acompanhamento do processo de construção e ensaio de um molde na SF MoldesPublication . Silva, Daniel Tavares da; Ferreira, Pedro Miguel SoaresO crescimento da utilização de materiais poliméricos para o fabrico de componentes na indústria automóvel a que assistimos nos últimos anos, fundamentado pela necessidade de substituição de componentes metálicos para a redução de peso dos automóveis, proporcionou o aumento da utilização do processo de injeção, devido à elevada eficiência que este processo nos oferece. O processo de injeção consiste na plasticização e enchimento rápido de um material polimérico para o interior de um molde metálico, seguido de um tempo de arrefecimento e posterior remoção das peças. A qualidade do produto, a capacidade produtiva elevada, a repetibilidade do processo e o baixo desperdício tornam-no num processo de fabrico atrativo para a indústria automóvel, além do seu baixo custo em relação a processos alternativos. O crescimento do processo de injeção criou várias oportunidades para a indústria em geral. A indústria de moldes foi uma das mais beneficiadas, devido à procura do mercado para construir novos moldes para oferecer resposta ao crescimento da utilização de materiais poliméricos. Um molde é uma ferramenta composta no mínimo por duas placas, macho e cavidade, tem como função produzir peças sempre com o mesmo formato e dimensões, resultado do preenchimento do espaço vazio entre o macho e a cavidade. O plano de partição do molde permite a abertura e o fecho do mesmo para remover a peça pelo acionamento de sistemas mecânicos. O principal foco do trabalho desenvolvido durante o estágio foi o acompanhamento do processo construtivo e de ensaios de moldes para injeção de termoplásticos para a indústria automóvel. Para demonstrar as várias etapas do processo de fabrico de um molde para injeção de termoplásticos na SF Moldes, foi realizado e documentado neste relatório o acompanhamento do fabrico de um molde para uma peça polimérica de um pilar C de um automóvel. O fabrico de um molde nasce no projeto mecânico e, posteriormente, é implementado através da utilização de diversos processos de fabrico, nomeadamente maquinação. Após o fabrico e a encomenda dos componentes para a construção do molde, procede-se a montagem e o ajuste dos componentes do molde seguindo o seu projeto mecânico. Por fim, nos ensaios realizados na máquina de injeção, observaram-se algumas falhas no funcionamento do molde em estudo, as quais foram analisadas. Após a identificação das falhas durante os ensaios, foram apresentadas medidas corretivas para corrigir as falhas de funcionamento do molde. Também durante esta fase foram realizados testes de funcionamento de molde e estabeleceu-se a janela do processo de injeção para as peças poliméricas do molde em estudo. Após as verificações de funcionamento, a correção de todas as falhas identificadas e a janela de processo estabelecida, o molde foi enviado para o cliente.
- Segurança do doente crítico portador de cateter venoso periféricoPublication . Santos, Luís Miguel Barrambana; Marques, MariaA permanente evolução da sociedade estabelece constantemente novos parâmetros de exigência perante as instituições que a compõem. Isso requer que os enfermeiros evoluam no contexto da sua prática, adquirindo e aperfeiçoando conhecimentos e competências, que lhes permitam prestar um cuidado de excelência. A Pessoa em Situação Crítica encontra-se numa posição de fragilidade, o enfermeiro especialista tem um papel preponderante na prestação de cuidados de enfermagem baseados na evidência científica a estas pessoas. Inserido no Mestrado em Enfermagem, na área da pessoa em situação crítica, surge o presente relatório, no qual se analisam as atividades desenvolvidas ao longo do Estágio Final, de modo a desenvolver e adquirir as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em Enfermagem na Pessoa em Situação Crítica e do grau de Mestre em Enfermagem. Com base na metodologia de trabalho de projeto foi delineada a Intervenção Profissional Major, relativa à segurança da pessoa em situação crítica com cateter venoso periférico, através da qual foram desenvolvidas as competências de enfermeiro especialista e Mestre, tendo por objetivo identificar práticas inadequadas e uniformizar os cuidados de enfermagem prestados, tendo por base a mais recente evidência científica. Os resultados das atividades desenvolvidas foram alvo de reflexão, verificando-se que houve ganhos em termos de segurança para o utente em situação crítica e na qualidade dos cuidados de saúde, tendo os objectivos sido atingidos
- “Quick Sequential Organ Failure Assessment" e "Sequential Organ Failure Assessment with lactate", em cães em unidade de cuidados intensivosPublication . Gomes, Paula Rute Rodrigues; Dotti, Luisa; Costa, LinaUma pontuação qSOFA (quick Sequencial Organ Failure Assessment) superior ou igual a dois pontos aumenta a probabilidade de cães morrerem ou serem eutanasiados em comparação com cães com uma pontuação inferior, no entanto a escala apresenta baixa sensibilidade na deteção precoce de pacientes críticos. A combinação das três variáveis do qSOFA, juntamente com a concentração plasmática de lactato (LqSOFA) melhora significativamente a capacidade de identificação de pacientes em risco. Os objetivos do estudo foram aplicar e comparar as escalas qSOFA e LqSOFA em pacientes hospitalizados na UCI, de forma a verificar a sua utilidade prognóstica. Para a aplicação da escala qSOFA foram utilizados os critérios: frequência respiratória ≥22rpm, pressão arterial sistólica ≤100mmHg e alteração do estado mental. Para a escala LqSOFA adicionou-se a escala qSOFA um ponto, para níveis de lactato ≥3mmol/L. As medições foram realizadas na admissão (T0), 24h (T24) e 48h (T48) após a admissão dos cães. Conclui-se que a adição do lactato à escala qSOFA aumentou a sua sensibilidade em 20% em T0 e em 33,7% em T48, mas diminuiu a especificidade. Entre T0 e T24, 25% dos animais que diminuíram a sua pontuação sobreviveram e 17% dos animais que aumentaram vieram a óbito. A escala LqSOFA foi mais útil na previsão da mortalidade quando avaliada em T24 (AUC=0,707) ou quando utilizada a média das pontuações obtidas ao longo das 48 horas (AUC=0,822). A escala qSOFA e LqSOFA apresentam a mesma sensibilidade na identificação de pacientes séptico em T0 (75%). Os critérios SIRS estiveram presentes em 86,5% dos pacientes críticos, mas demonstraram baixa especificidade 18,5%, além disso a capacidade de prever mortalidade hospitalar (AUC=0,507) foi inferior às escalas LqSOFA (AUC=0,604) e qSOFA (AUC=0,533). As escalas têm utilidade clínica, no entanto não devem ser usadas como uma ferramenta única no processo de tomada de decisão.
- Estudo Comparativo entre a Estimulação Magnética Periférica Repetitiva e a Eletroestimulação Funcional em Cães com Lesão ToracolombarPublication . Oliveira, Ana Catarina Ribeiro; Martins, Ângela; Quintas, HelderAs lesões toracolombares da medula espinhal, podem ser classificadas como completas, em cães sem sensibilidade à dor profunda (DPN) ou incompletas, em cães com sensibilidade à dor profunda (DPP) e, a sua reabilitação, depende de protocolos de neurorreabilitação intensiva (INR). Para tal, devem ser desenvolvidas modalidades que promovam a contração muscular (MC) e a capacidade interneural (INC), sem presença de dor. Os objetivos do presente estudo observacional prospetivo, foram avaliar a capacidade de tolerância e segurança da electroestimulação funcional (FES) e da estimulação magnética periférica repetitiva (RPMS), compará-las segundo MC, INC e presença de dor e correlacioná-las com doentes DPP e DPN. 53 cães, foram admitidos à consulta de INR e submetidos, no 3o dia em ambiente controlado, à modalidade FES num dos membros, seguida da RPMS, após o término da FES, no membro contralateral. Foram efetuadas 106 observações, com discordância interobservadores de 11%, das quais, 38 relativas ao grupo A, cães DPP (GA) e 68 ao grupo B, cães DPN (GB). Na avaliação da MC, a FES obteve maior prevalência nos tratamentos com MC>10 segundos, e diferença significativa de p=0.002, entre as duas modalidades. Na avaliação INC, o movimento do membro contralateral, teve prevalência de 40.6% na FES e 19.8% na RPMS e o movimento da cauda, teve prevalência de 33.9% na FES e 9.4% na RPMS (p<0.001), com maior evidência no GB (p<0.001). Em relação à presença de dor, foram observadas vocalizações em 3 doentes na FES e 1 na RPMS (p=0.006), todas pertencentes a GA, e movimento de virar a cabeça, em 8 observações na FES e 1 na RPMS (p=0.012). Em conclusão, FES e RPMS, são modalidades seguras e toleráveis, tendo sido a FES, mais efetiva quanto à MC e INC, mas associada à presença de dor e, a RPMS, eleita no bem- estar animal.
- "Brincar com as palavras: O desenvolvimento morfológico e fonológico na Educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico."Publication . Matos, Cátia; Pinto, Débora; Farinho, Paula; Ribeiros, Inês
