AM - CM - CHCM - Comportamento Humano em Contexto Militar
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- Academia Militar - Uma Escola de Formação de Líderes para o Século XXIPublication . Azevedo, SusiA investigação tem como objectivo identificar os comportamentos de liderança mais importantes para a formação global como oficial e para o desempenho dos oficiais subalternos. Posteriormente, procura-se avaliar face a estes comportamentos o grau de desenvolvimento dos alunos do primeiro, quarto e quinto ano. Finalmente, por forma a estudar o contexto de aprendizagem em que se desenvolvem estes comportamentos, avaliou-se a motivação dos alunos e a sua satisfação face ao clima de aprendizagem. Responderam ao Managerial Practices Survey de Yukl (questionário) uma amostra de indivíduos constituída por 413 indivíduos, entre osquais cadetes do primeiro e quarto ano, aspirantes, oficiais instrutores e professores civis. Verifica-se que a taxonomia estudada é importante para avaliar o desenvolvimento dos comportamentos de liderança essenciais à formação de líderes na Academia Militar. Além disso, verifica-se que o clima de aprendizagem, a motivação para a aprendizagem e a satisfação contribuem para o desenvolvimento dos comportamentos de liderança.
- Caracterização da Liderança e Coesão nas Subunidades de ArtilhariaPublication . Santos, DanielaO presente trabalho estudou a relação entre os comportamentos de liderança – ação de comando dos comandantes das subunidades de Artilharia de escalão Bateria e os aspetos da coesão. Para o estudo foi aplicado o Questionário de Competências de Liderança com seisdimensões da liderança: orientação para a missão pelo exemplo; tomada de decisão e planeamento; visão e ambiente externo e interno; coesão, trabalho de equipa e cooperação; gestão de conflitos pela transparência e liderança participativa e envolvimento, e o Questionário do Ambiente no Grupo, nos seus quatro aspetos: integração no grupo em relação à tarefa, integração no grupo em relação aos aspetos sociais, atração individual para o grupo em relação à tarefa e atração individual para o grupo em relação aos aspetos sociais. Com base nos dados das respostas dadas por 37 oficiais, 89 sargentos e 267 praças, foram efetuadas correlações de Pearson entre as seis dimensões da liderança e os quatro aspetos de coesão para determinar o grau de correlação entre as variáveis. Os comandantes consideram que têm comportamentos com valores médios mais elevados em todas as variáveis em estudo. De uma forma geral os subordinados valorizam nos seus comandantes a capacidade para executar o trabalho com eficácia, transmitir a vontade para cumprir a missão e a frontalidade. Os subordinados das subunidades de Artilharia Antiaérea sentem maiores níveis de coesão e percecionam de forma significativamente diferente o aspeto da coesão integração no grupo em relação aos aspetos sociais em relação aos subordinados das subunidades de Artilharia de Campanha. Os comportamentos dos comandantes das subunidades de Artilharia de Campanha nas várias dimensões da liderança contribuem com valores mais elevados no aspeto integração no grupo em relação à tarefa. O aspeto integração no grupo em relação à tarefa é o que mais contribui para a eficácia e satisfação. De uma forma geral a ação dos comandantes, nomeadamente as dimensões de liderança em estudo, quer nas subunidades de Artilharia de Campanha, quer nas subunidades de Artilharia Antiaérea não promovem a coesão e têm um efeito contrário, com exceção para a integração no grupo em relação à tarefa onde todas as dimensões têm uma forte correlação positiva. Dos resultados conclui-se que os subordinados não se sentem atraídos individualmente para o grupo em relação à tarefa e aos aspetos sociais e não se sentem integrados do ponto de vista social. Por outro lado sentem-se integrados no grupo em relação ao cumprimento da missão.
- Caracterização da tomada de decisão num Batalhão de Infantaria nas Operações de Apoio à PazPublication . Martins, JoséDurante as missões em Teatros de Operações estrangeiros que Portugal participa, muitas vezes surgem situações que não estavam planeadas e que os comandantes são obrigados a decidir num curto espaço de tempo. O presente trabalho de investigação aplicada, seguidamente apresentado e subordinado ao tema “Caracterização da tomada de decisão das forças nacionais destacadas: estudo de caso Comandos” incide na forma como os comandantes dos vários escalões pensam e organizam as suas ideias antes de tomar uma decisão inopinada. Através desta pesquisa procurou-se verificar se existem semelhanças no processo de tomada de decisão aos vários escalões de comando, principalmente quanto ao estilo de liderança e aos modelos de tomada de decisão que cada comandante adopta neste tipo de situações. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica, em publicações que abordavam o tema deste trabalho, e de seguida foi feita uma pesquisa de campo de natureza qualitativa, onde foram aplicadas entrevistas a oficiais que participaram na missão no Afeganistão, com o intuito de se analisar os modelos de tomada de decisão que estes perfilhavam antes de tomar decisões não-programadas. Deste estudo concluiu-se que os processos de tomada de decisão não-programada aos vários escalões é diferenciada pois a importância das decisões que estão albergadas a cada escalão é diferente e consoante aumenta o escalão mais difíceis são as decisões que têm de ser tomadas o que implica um maior planeamento e essas decisões reportam uma maior influência a toda a força. Dentro do mesmo escalão os modelos de tomada de decisão são muito semelhantes demonstrando que o tempo disponível e o tipo de decisões que são características dos vários escalões têm uma grande preponderância.
- Caracterização do líder emergente: Estudo de casos da dinâmica de grupo em cursos de Liderança na Academia MilitarPublication . Guimarães, PedroO presente estudo identifica e caracteriza os fatores que fazem emergir um líder num grupo pequeno e informal e aperfeiçoa o instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar portuguesa. O instrumento de diagnóstico da liderança emergente usado pela Academia Militar é composto por 21 variáveis de comportamento de liderança, tendo sido testado em 100 provas de situação. Após a análise dos dados coligidos, foi avaliado a eficiência do instrumento e desenvolvido uma ferramenta otimizada, composta por apenas 11 variáveis. Esta nova ferramenta foi testada em 47 provas de situação adicionais, dando origem a uma nova base de dados. Uma das conclusões mais importantes, é que o novo instrumento de diagnóstico reduziu a discrepância entre a avaliação quantitativa e a qualitativa da liderança (a diferença passou de 23% para 11%), mostrando uma potencial evolução na precisão. Este facto sugere que uma redução do número de comportamentos a monitorizar, aumenta a precisão da avaliação em provas de situação e contribui para um decréscimo de erros, distorções e enviesamentos na observação. A análise dos resultados obtidos sugere, também, que existem três comportamentos de que predizem a liderança emergente: o planeamento e controlo, a ascendência e a motivação.
- Caraterização do Processo de Formação da Capacidade de Decisão em Situações de Stresse dos Cadetes da Academia MilitarPublication . Anjos, RuiA Academia Militar, como Estabelecimento de Ensino Superior Público Militar, tem a responsabilidade de formar oficiais do Exército e da Guarda Nacional Republicana. Como futuros líderes e comandantes de homens, os alunos da Academia Militar têm de ser capazes de tomar decisões mesmo sob stresse. Se for tido em conta que este afeta a tomada de decisão, é necessário que a Academia Militar dê ferramentas aos seus alunos para que estes consigam geri-lo de forma a que este não afete negativamente a tomada de decisão. O presente estudo tem como objetivo caraterizar o processo de formação da capacidade de decisão em situações de stresse, nos cadetes da Academia Militar. Durante a investigação utilizou-se a entrevista para a obtenção dos dados necessários. Estas foram realizadas a Oficiais, atualmente integrados na formação ministrada na Academia Militar em diferentes áreas diretamente ligadas à formação dos cadetes. As áreas correspondentes abrangem o comando das companhias de alunos, o grupo disciplinar de educação física e desportos, o grupo de formação geral militar e a direção de ensino. Após a recolha de dados, o que mais sobressaiu foi o facto de o ambiente criado a nível de rigor, disciplina e constante pressão induzida nos alunos, ser um dos aspetos que contribui para aquisição da capacidade de decisão em situações de stresse. Foi ainda possível verificar que o grupo disciplinar de educação física e desportos e o grupo de formação geral militar, são as áreas de formação que mais contribuem para a aquisição desta capacidade. Concluiu-se que a formação ocorre através da melhoria das qualidades individuais, da utilização de técnicas de inoculação de stresse, e por último, através do treino de informação.
- Competências dos Oficiais subalternos de Administração MilitarPublication . Massavanhane, ManuelO presente Trabalho de Investigação Aplicada encontra-se alicerçado na questão central “Quais as competências chave que caracterizam os diversos cargos desempenhados pelos oficiais subalternos de AdMil de modo a atingirem os desempenhos esperados pelo Exército?”. Os objetivos definidos passam por identificar as competências do oficial do subalterno de Administração Militar, por forma a verificar as hipóteses formuladas a partir das questões derivadas levantadas, tendo como objetivo último responder à questão fundamental ou central. A metodologia utilizada para a realização do trabalho alicerçou-se essencialmente em dois métodos científicos, nomeadamente o método qualitativo para as entrevistas e o método descritivo para as os inquéritos por questionário, tendo sido seguidos os passos recomendados por autores como Quivy (1998) e Fortin (2009) para a pesquisabibliográfica e documental. As entrevistas incidiram sobre 10 elementos da população alvo e os inquéritos em 37 elementos, sendo que a população alvo foi facilmente definida pela lista de antiguidades dos oficiais subalternos de Administração Militar. Concluímos que o oficial subalterno de Administração Militar possui um vasto leque de competências críticas e fundamentais de acordo com os domínios de competências identificados que lhe permitem cumprir as suas funções de acordo com as suas obrigações. Identificadas as competências-chave e comuns ao subalterno de Administração Militar que constituía uma hipótese, foi confirmada a segunda hipótese que consistiu na confirmação de diferenças significativas entre as competências nas áreas funcionais do subalterno de Administração Militar.
- Comportamentos de liderança na gestão de conflitos em equipas de trabalhoPublication . Taveira, Miguel Carlos dos Santos; Rosinha, António José EstevesO trabalho de equipa tem assumido ultimamente um papel relevante no funcionamento das organizações com o intuito de melhorar não só o desempenho dos membros, mas também como meio de atenuar possíveis conflitos laborais que possam surgir na equipa. Daí a importância do estudo dos conflitos nas equipas de trabalho, com o propósito de minimizar possíveis confrontos que possam destabilizar o funcionamento das equipas. O que nem sempre é fácil, dado que são vários os factores que contribuem para o conflito, desde o ambiente organizacional à atitude dos membros da equipa. O conflito é tido como sinónimo de fragmentação ou desestabilização, mas também pode ajudar no desenvolvimento da equipa pela adopção de novas ideias e métodos que melhorem o funcionamento da mesma. Daí que esta investigação proponha a estudar e analisar casos realizados noutros países e aplica-los no nosso país de modo a perceber como são as relações entre colaboradores e chefias e de que maneira pode contribuir para um ambiente mais activo e menos conflituoso. No qual participaram sessenta e um indivíduos de várias organizações e instituições privadas de diversas áreas. O qual foram aplicadas as escalas de Alpha de Cronbach a partir dos estudos realizados por Sarin e O’Connor (2009) e de Dreu, Envers, Beersma, Kluwer e Nauta (2001). Os resultados obtidos desta investigação mostram um bom relacionamento com o comportamento dos estilos de liderança com a gestão de conflitos. O que significa que existe no corpo organizacional equipas que se comprometem a resolver os problemas sem que haja qualquer fricção ou fragmentação por parte dos membros. Também permitiu tirar ilações relevantes contribuem para o melhor funcionamento das equipas nas organizações. Podendo até serem aplicadas no meio militar na gestão e resolução de conflitos em equipas.
- Conhecimento tácitoPublication . Rosinha, António Palma
- O contrato psicológico e o engagement dos militares da Marinha PortuguesaPublication . Gordo, Lia Margarida Duarte; Soares, Maria Eduarda Mariano Agostinho; Rouco, José Carlos DiasO presente estudo teve como objetivo analisar as perceções dos militares da Marinha Portuguesa em relação ao seu Engagement no trabalho e em relação ao cumprimento do Contrato Psicológico. Colocou-se assim uma questão exploratória: Quais as relações que se estabelecem entre as perceções do cumprimento do Contrato Psicológico e as dimensões do Engagement no contexto da Marinha Portuguesa? Enquanto o Engagement foi analisado em três dimensões sendo elas a dedicação a absorção e o vigor, o Contrato Psicológico foi analisado em sete dimensões de cumprimento por parte do funcionário, cinco dimensões de cumprimento por parte da organização e três dimensões relativas à relação da organização com o funcionário. Estas dimensões do Contrato Psicológico podem agrupar-se em quatro tipos de contrato: o “Relacional”, o “Transacional”, o ”Transitório” e o “Equilibrado”. Os resultados revelam que os militares têm perceções positivas no que diz respeito ao cumprimento das dimensões do Contrato Psicológico por parte deles próprios. No entanto, o mesmo não acontece no que diz respeito às perceções sobre cumprimento de dimensões do Contrato Psicológico por parte da Marinha e às perceções sobre a relação que a Marinha tem com os seus funcionários. A análise das médias por tipos de contrato revelou um destaque para o “Contrato Transitório”, composto pelas dimensões “Falta de Confiança”, “Incerteza” e “Desgaste”. Relativamente às dimensões do Engagement percebemos que, tanto em termos globais como nas suas três dimensões, as perceções revelam-se muito positivas. Ao analisar a perceção do Engagement em diferentes grupos da Marinha, constata-mos que não se verificam diferenças entre homens e mulheres e que as perceções têm uma média significativamente mais alta no caso dos militares com menos de ≤31 anos, militares casados e no posto de Sargento. A relação entre o Engagement e o Contrato Psicológico foi analisada através da técnica da regressão linear onde foram obtidos resultados bastante positivos na relação entre estes dois fatores.
- O contributo das operações psicológicas em apoio às forças presentes no teatro de operações do AfeganistãoPublication . Raínho, CarlosO presente Trabalho de Investigação Aplicada, enquadra-se na temática das Operações Psicológicas no qual é apresentado o tema, “O contributo das operações psicológicas em apoio às forças presentes no teatro de operações do Afeganistão”. Este trabalho tem, como objetivo principal demonstrar, de que forma é que as Operações Psicológicas têm contribuído, no cumprimento da missão por parte da International Security Assistance Force no Afeganistão. Para tal, este trabalho encontra-se dividido em duas partes. Na primeira parte, é realizado um enquadramento teórico, no qual se pretende produzir uma descrição acerca das Operações Psicológicas, do Afeganistão, e da Internacional Security Assistance Force. Na segunda parte, surge então o Trabalho de Campo, no qual através de entrevistas, a Oficiais do Exército Português que desempenharam funções, no âmbito das Operações Psicológicas no Afeganistão, procurámos verificar, quais é que têm sido as suas limitações, e, de que forma têm contribuído as Operações Psicológicas, no cumprimento da missão da International Security Assistance Force. Relativamente à metodologia, utilizada na elaboração do trabalho, foi utilizada a análise de artigos científicos e de documentos oficiais que se dirigiam à temática, de modo a realizar um enquadramento conceptual. Foram realizadas também entrevistas por forma a obter dados importantes, para que conseguíssemos elaborar as nossas conclusões. Com o aproximar do final, deste trabalho, começamos a verificar que as Operações Psicológicas, são uma ótima ferramenta que o comandante tem ao seu dispor, para fazer face às adversidades dos atuais teatros de operações, concluindo ainda que estas têm contribuído, através do desempenho da sua função no Teatro de Operações do Afeganistão.
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