AM - EPG - H - História
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- Academia Militar - Uma Escola de Formação de Líderes para o Século XXIPublication . Azevedo, SusiA investigação tem como objectivo identificar os comportamentos de liderança mais importantes para a formação global como oficial e para o desempenho dos oficiais subalternos. Posteriormente, procura-se avaliar face a estes comportamentos o grau de desenvolvimento dos alunos do primeiro, quarto e quinto ano. Finalmente, por forma a estudar o contexto de aprendizagem em que se desenvolvem estes comportamentos, avaliou-se a motivação dos alunos e a sua satisfação face ao clima de aprendizagem. Responderam ao Managerial Practices Survey de Yukl (questionário) uma amostra de indivíduos constituída por 413 indivíduos, entre osquais cadetes do primeiro e quarto ano, aspirantes, oficiais instrutores e professores civis. Verifica-se que a taxonomia estudada é importante para avaliar o desenvolvimento dos comportamentos de liderança essenciais à formação de líderes na Academia Militar. Além disso, verifica-se que o clima de aprendizagem, a motivação para a aprendizagem e a satisfação contribuem para o desenvolvimento dos comportamentos de liderança.
- Aplicação de Metodologia “Reliability Centered Maintenance 3” (RCM3) ao sistema de refrigeração do sistema de armas Pandur II 8x8Publication . Silva, Filipe; Chambel, Énio R.; Infante, VirgíniaA evolução do paradigma da manutenção ao longo do tempo originou várias mudanças, tanto nas tarefas de manutenção realizadas como nos objetivos da manutenção e gestão de ativos, assumindo-se como uma área de interesse fundamental para as organizações. No caso específico do Exército Português, o processo de modernização gradual que atravessa, resultou no aumento da complexidade dos equipamentos à sua disposição, colocando novos desafios à manutenção, sempre com o objetivo de atingir a prontidão e o nível de custos adequado. Neste estudo, a metodologia de manutenção RCM3 foi aplicada ao sistema de arrefecimento das Pandur II 8x8. Esta metodologia centra-se na fiabilidade do equipamento e permite identificar e avaliar os riscos associados aos modos de falha apresentados, bem como desenvolver estratégias para gerir e minimizar estes riscos. Foi efetuada uma análise funcional do sistema estudado, seguida de uma análise dos modos de falha e efeitos, e de uma análise de risco. As respetivas ações de mitigação foram propostas de acordo com o processo de decisão RCM3 e foram comparadas com o plano de manutenção existente, retirando ilações acerca da sua adequação, da robustez do sistema estudado, e das lacunas existentes no processo de gestão de manutenção das Pandur II
- Avaliação das Componentes de Controlo Interno da auditoria Interna. Estudo Caso: Exército Português.Publication . GONÇALVES DE CAMPOS, ALEXANDRE ANTÓNIO; Saraiva, Artur Manuel VieiraA presente investigação está subordinada ao tema “O emprego de binómios cinotécnicos em missões de busca e salvamento no âmbito do apoio militar de emergência. O caso do Exército Português”. Perante o intuito da investigação, foi definido como objetivo geral “Aferir quais são os aspetos a desenvolver para que seja possível criar a capacidade de busca e salvamento com recurso aos binómios cinotécnicos no Exército Português, aferindo as suas vantagens e inconvenientes neste processo”. De modo a ir de encontro ao objetivo geral, foi empregue como método científico o método dedutivo. A valência da busca e salvamento já tem provas dadas ao nível das Foças de Segurança, que é o caso da Guarda Nacional Republicana e da Polícia de Segurança Pública, e nas demais entidades civis, que para o caso serve o Regimento de Sapadores de Bombeiros de Lsiboa a Associação de Resgate Cinotécnico e a K9H- Corpo de Intervenção de Proteção e Socorro. Tal facto mostra que esta capacidade também é passível de ser desenvolvida no Exército (que atualmente não possui capacidade cinotécnica vocacionada para missões de busca e salvamento), nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2, que de facto já conta com historial em atividade cinotécnica. O trabalho de investigação está organizado em cinco capítulos, em que se inicia com um breve enquadramento teórico, de modo a dar a conhecer alguns conceitos e mostrar o estado atual da busca e salvamento em entidades com capacidade cinotécnica. Após uma análise às mesmas identificou-se as potencialidades e vulnerabilidades do modo como estas têm desenvolvida a questão da busca e salvamento com binómios cinotécnicos vocacionada para atuar sob o âmbito da proteção civil. No final é proposto um modelo que serve de apoio a que se desenvolva esta capacidade no Exército. As principais conclusões assentam na premissa que existem muitas lacunas e obstáculos ao desenvolvimento desta capacidade no Exército, nomeadamente no Regimento de Lanceiros n.º 2 e tendo em vista o seu desenvolvimento, é necessário que sejam ultrapassadas. As mais determinantes são a não existência de um programa de certificação de binómios a nível nacional e a questão da limitação a nível de pessoal, dado que se traduzem em sérios entraves ao desenvolvimento da capacidade suprarreferida.
- CARACTERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DE LIDERANÇA DOS CADETES ALUNOS DA ACADEMIA MILITARPublication . Montez, João Paulo de Jesus; Rouco, José Carlos DiasO presente trabalho de investigação subordinado ao tema: “Caracterização das Competências de Liderança dos Cadetes Alunos da Academia Militar”, tem como objetivo a identificação do nível de proficiência das referidas competências dos cadetes alunos da Academia Militar (AM), que frequentaram o primeiro e quarto ano (ano letivo de 2016/17) e o segundo e o quinto ano no seguinte ano letivo. É por este motivo um estudo longitudinal, com base em modelos de competências e de boas práticas de liderança. O presente trabalho de investigação encontra-se estruturalmente dividido em quatro partes. A primeira parte, por ser teórica, apresenta o enquadramento conceptual, no qual são explorados os principais conceitos relacionados com o tema. De índole prática a segunda parte elenca o método de pesquisa utilizado. A terceira apresenta os resultados e a quarta e última apresenta a discussão de resultados e respetiva conclusão. Este trabalho partiu de uma investigação aplicada, através do método descritivo para identificar variáveis e inventariar factos. Foi elaborado tendo por base a lógica de investigação hipotético-dedutivo, em que foram redigidas hipóteses as quais se procuraram testar e validar. Para a técnica de recolha de dados foi aplicado o questionário de Competências de Liderança (Rouco, 2016), apontado como o modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar para o Exército Português. O mesmo é constituído por 81 questões e 5 níveis de resposta (Discordo totalmente a Concordo totalmente), por força da aplicação de uma escala de Likert. A estas questões estão associadas 27 competências de liderança, integradas em quatro domínios, permitindo reconhecer, identificar e medir a perceção relativamente às mesmas de 117 Cadetes alunos e 148 Tenentes, que constituem uma amostra total de 265 indivíduos. À mesma amostra foi simultaneamente aplicado um questionário sobre o inventário de práticas de liderança de Kouzes e Posner (2003), que se baseia num modelo de cinco práticas de liderança exemplar. Constituído por 30 questões e 5 níveis de resposta (Nunca a Sempre) alberga algumas perguntas sobre a posição relativa no curso derivada da classificação individual e ainda de carácter sociodemográfico. Posteriormente à análise dos questionários, os dados foram inseridos na aplicação IBM Statistical Package for Social Sciences (SPSS - versão 22), originando uma base de dados para tratamento estatístico e posterior análise de resultados. Como principal resultado sublinha-se que com o evoluir dos anos de formação as respostas dos cadetes alunos foram sendo mais significativas e vincadas, identificando igualmente diferenças relevantes na perceção dos cadetes alunos não só ao nível das competências de liderança (destacando-se pela positiva a competência de liderança “Consideração” e pela negativa a “Liderança por delegação”), bem como das práticas de liderança exemplar (sendo a prática mais utilizada a “Encorajar uma dedicação” e em sentido oposto, a menos utilizada, a prática de liderança “Capacitar os outros para agir”). Concluindo assim, que em todos os domínios os alunos estão mais aptos ao adquirirem mais competências académicas e profissionais, revelando uma maior autoconfiança no desempenho das suas tarefas no caminho da excelência, fundamental no desempenho de funções como futuros comandantes.
- CARATERIZAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS E ESTILOS DE LIDERANÇA: ESTUDO DE CASO SOBRE UMA SOCIEDADE DE ADVOGADOS PORTUGUESAPublication . Nobre Gregório , Jorge Manuel Pontes; Dias Rouco, Tenente-Coronel (Doutor) José CarlosA presente investigação visa identificar e caraterizar as competências e estilos de liderança que estão relacionados com o esforço extraordinário e a satisfação em contexto organizacional dos Advogados, através de um estudo de caso da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Para alcançar os objetivos desta investigação utilizou-se o método quantitativo, através da aplicação de um questionário de competências e estilos de liderança (Rouco, 2012) e um questionário do esforço extraordinário e satisfação (Rouco, 2012, adaptado de Avolio & Bass, 2004) a 50 Advogados de diferentes categorias da Sociedade de Advogados Vieira de Almeida. Da análise e discussão dos resultados concluiu-se que as ações, atitudes e comportamentos associados às competências e estilos de liderança em estudo dos advogados estão todos relacionados com maior ou menor intensidade com o esforço extraordinário; e com exceção da assertividade, gestão de conflitos, reconhecimento e feedback positivo, transparência, proatividade, liderança participativa e liderança por delegação todas a outras que constituem o modelo adaptado também estão relacionados com a satisfação. As competências preditoras do esforço extraordinário são a autoconfiança e a orientação para a tarefa, e para a satisfação são as competências autoconfiança e abertura à multiculturalidade. Por último, o estilo de liderança praticado pelos advogados é o participativo.
- As Competências de Liderança das Oficiais da Força Aérea PortuguesaPublication . Monteiro , Vera Lúcia Caldeira; Soares, Maria EduardaO conceito de liderança sempre esteve ligado às Forças Armadas, onde tradicionalmente as funções de liderança são atribuídas ao Oficial. Na medida que as mulheres se têm vindo a notar no contexto militar, o estudo do género nas questões de liderança assume um papel cada vez mais relevante. O presente projeto de investigação, tem o objetivo de verificar o perfil de liderança e as competências associadas às Oficiais da Força Aérea. Neste estudo aplicou-se um questionário de estilos de liderança e competências associadas à liderança a 310 Oficiais, obtendo-se uma amostra de 62 Oficiais. Os resultados obtidos permitiram verificar que os estilos de liderança que as Oficiais da Força Aérea consideram como mais característicos no desempenho das suas funções, são a liderança participativa/democrática, seguido da orientação para as pessoas e da orientação para a tarefa. O estilo de liderança menos característico é claramente a liderança diretiva. Encontram-se diferenças significativas para a liderança participativa e a orientação para a tarefa em subgrupos da amostra. Para a liderança participativa, quanto mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Para a orientação para a tarefa, quanto maior a idade, maior tempo de serviço e mais elevado o posto, mais elevada a média deste estilo de liderança. Também se verifica que as oficiais solteiras e em regime de contrato têm médias significativamente inferiores, respetivamente, às oficiais com outros estados civis e que fazem parte dos quadros permanentes. Através da regressão stepwise procurou-se identificar quais as competências com maior poder preditivo dos estilos de liderança. No modelo que tem como variável dependente a liderança participativa, são retidas três variáveis - trabalho em equipa, empatia e tomar decisões - que explicam 59,3% da variância. Para a liderança por delegação, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e autoconfiança - que explicam 21,2% da variância. Para a orientação para as pessoas, são retidas três variáveis - otimismo e entusiasmo, trabalho em equipa e empatia - que explicam 59,3% da variância. Para a orientação para a tarefa, são retidas duas variáveis - trabalho em equipa e tomar decisões - que explicam 62,8% da variância.
- O Curso de Formação Inicial de Bombeiro Sapador e o Nível de Proficiência das Competências de Liderança nos EstagiáriosPublication . Carolino, João Luís Tavares; Rouco, José Carlos Dias
- Detecc¸ao de Intrus ˜ oes por Monitorizac¸ ˜ ao do ˜ Comportamento atraves de Mudanc¸as de ´ ClustersPublication . Fernandes, Tiago; Dias, Luís; Correia, MiguelO presente trabalho apresenta uma abordagem de detecc¸ao de intrus ˜ ao que assinala a actividade maliciosa sem ˜ conhecimento previo sobre ataques ou sem dados de treino. A ´ abordagem Cluster Change-Based Intrusion Detection (C2BID) detecta intrusoes atrav ˜ es da monitorizac¸ ´ ao do comportamento de ˜ maquinas (servidores, computares ou outros elementos de uma ´ rede de computadores). Para esse efeito, o C2BID define e extrai caracter´ısticas da rede, agrega maquinas com comportamento ´ semelhante utilizando o clustering, e analisa depois como as maquinas se movem entre ´ clusters ao longo de um per´ıodo de tempo. Isto contrasta com os trabalhos anteriores na area que ´ param na etapa de clustering. Avaliamos experimentalmente este sistema com um conjunto de dados de avaliac¸ao (artificiais) e um ˜ conjunto de dados do reais, obtendo melhor F-Score do que as soluc¸oes anteriores
- O EFEITO DA AVALIAÇÃO CURRICULAR NA PERCEÇÃO DE JUSTIÇA DOS POLÍCIASPublication . Silva, David de Almeida; Pissarra, Professor Doutor JoãoA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
- O efeito da avaliação curricular na perceção de justiça dos políciasPublication . DAVID DE ALMEIDA SILVA, DAVID; Pissarra, João José da SilvaA avaliação curricular (AC) é o instrumento que ordena os candidatos aquando das promoções na PSP. A sua aplicação é um tema em discussão e um fator influente na perceção da justiça. O nosso trabalho discute o papel da AC e dos seus componentes na construção da perceção da justiça. Realizámos um estudo de natureza quantitativa, no qual participaram 3 803 Polícias de todos os postos, com uma antiguidade média de 20 anos de serviço, distribuídos por todas as capitais de distrito portuguesas e ainda 201 participantes oriundos das ilhas. A idade média da amostra é 42 anos. Os resultados indicam que os Polícias detêm insuficiente informação sobre a AC e que a AC é um fator influente na perceção global da justiça sendo os louvores um fator moderador desta relação na justiça interpessoal e informacional, enquanto a antiguidade modera negativamente, de forma robusta, a justiça distributiva. Da análise dos resultados é notória a implicação prática da atribuição dos louvores, e da necessidade de reflexão sobre a gestão das carreiras de Agente e de Chefe de Polícia. O instrumento de avaliação em vigor carece de adaptação de modo a que não se verifiquem comparações inadequadas nos scores alcançados na AC pelos diferentes candidatos.
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