Instituto Politécnico de Portalegre
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Instituto Politécnico de Portalegre by Title
Now showing 1 - 10 of 370
Results Per Page
Sort Options
- 1911/2011: um século de proteção de crianças e jovensPublication . Candeias, Marisa; Henriques, HelderA Lei de Proteção à Infância de 1911 colocou Portugal na vanguarda da proteção de crianças, distinguindo assim a criança, do adulto e o Direito Penal do Direito de Menores. Foi, com este diploma, instituída a primeira Tutoria de Infância, que mais tarde veio dar origem aos atuais Tribunais de Família e Menores e instituídas a Federação Nacional dos Amigos e Defensores das Crianças e os Refúgios. Se em 1911 e 1912, respetivamente, são instituídas as Tutorias em Lisboa e no Porto, o resto do país teve de aguardar pela lei de 1925, que regulamentou a expansão do sistema, concluída apenas no Estado Novo. A lei de Proteção à Infância apenas foi objeto de reforma aquando da publicação da Organização Tutelar de Menores (OTM), em 1962. De referir ainda a década de 90, como um importante marco na proteção de menores, através da Lei Tutelar Educativa e da Lei de Proteção de Crianças e Jovens em Perigo.
- Abarcando o presente, consolidando o futuro: a tecnologia educativa na saúdePublication . Arco, AntónioA tecnologia educativa possibilita a utilização de metodologias operativas dinâmicas, com a principal finalidade de fomentar a eficácia dos processos de formação, oferecendo uma gama de conhecimentos, coerentes e sólidos, sobre a forma de organizar os processos de ensinoaprendizagem, planear e elaborar ambientes e processos educativos, com o intuito de atingir os objectivos pedagógicos previamente definidos, aspectos que se podem aplicar na educação para a saúde, nomeadamente na saúde escolar. As políticas internacionais de promoção de saúde e a configuração dos próprios sistemas de saúde, tornam importante a análise das concepções subjacentes à tecnologia educativa, convergindo para a reflexão dos seus impactos na actualidade, enquanto peças centrais de dimensionamento das estratégias desenvolvidas no âmbito da saúde. Ampliando as possibilidades do acesso à informação, a sua utilização permite desenvolver estratégias que facultem não só o desenvolvimento de conhecimentos e competências, como a actualização e a capacitação dos indivíduos, englobando-o num processo de aprendizagem ao longo da vida, afirmando-se desta forma como uma importante linha de investigação a considerar
- About Hazing In Higher EducationPublication . Martins, Maria José D.; Bauer, Yvo Benjamin Raposo; Caldeira, Suzana Nunes; Mendes, Maria; Botelho, Susana Pinho; Silva, OsvaldoNot a year goes by that we don’t hear of another hazing scandal in a higher education institution. Many researchers took interest in this issue in order to understand its causes and consequences. They provided definitions and lead to prevent it. We found hazing in many social groups around the world, with different names, and under specific forms. This paper aims to better understand hazing and its actors, with a specific focus on hazing in higher education. We presented three definitions to offer several perspectives on hazing, and facilitate its apprehension. Our method was to analyze the relevant scientific literature with the intention of reflecting on its roots and representation among individuals. Results are an exposition of motivations from hazing's actors, recommendations about how to define it and how to prevent derivations. Our main conclusions assume hazing is usually depicted as a deviant behavior, but it would appear to be a norm. Also, its core purpose would be the progression from newcomer to a group member. A lack of structure or meaning could lead to its misuse and facilitate outrageous events. In higher education, hazing seems to be used as a tool to integrate freshmen in their new institutional world. Scandals including violence, sexual and alcohol abuse could be a symptom of something deeper from hazing's environment.
- A actividade empreendedora na fronteira Portugal-Espanha Alentejo-ExtremaduraPublication . Policarpo, Fernanda; Mogóllon, RicardoEste trabalho tem como objetivo o estudo da incidência do efeito fronteira na atividade empreendedora das regiões de fronteira Portugal-Espanha, especificamente, do Alentejo e da Extremadura. Sendo importante para o desenvolvimento regional e até nacional, o relacionamento entre as regiões de fronteira, pelo seu afastamento dos centros de poder e decisão, bem como dos centros de maior comercio, apresentam-se como regiões deprimidas. A envolvência territorial e as questões da proximidade tornam-se visíveis e pertinentes para uma melhor performance empresarial, logo interessa perceber se nestas regiões, as empresas estão cada vez mais a aproveitar sinergias resultantes da sua proximidade territorial ou se essa barreira representa algum afastamento. Partindo da questão de base se “O efeito fronteira constitui, ou não, um fator de entrave ao empreendedorismo nas regiões do Alentejo e Extremadura” procuramos entender o efeito fronteira no empreendedorismo do Alentejo e Extremadura analisando os fatores potenciadores e caracterizadores do empreendedorismo, e comparando as realidades nacionais e regionais. Utilizando os dados do relatório GEM e do relatório EUROACE, foi possível aferir as diferenças e semelhanças entre essas realidades.
- Acupuntura urbana como estratégia de revitalização do espaço rural: o caso de estudo do nordeste algarvioPublication . Loures, LuísAs aldeias do Algarve desde cedo se afirmaram como lugares privilegiados de interacção de valores, possuindo no seu património natural e construído, na sua história e na sua cultura, um potencial capaz de criar dinâmicas na paisagem rural e no território. Esta riqueza cultural, económica e social atravessa, contudo, dificuldades resultantes de um modelo de desenvolvimento que desfavorece estes espaços e tende a inviabilizar os sistemas produtivos tradicionais, promovendo uma visível redução dos dinamismos sócio-demográficos e económicos no interior da região. Neste contexto, várias têm sido as medidas e programas propostos nas últimas décadas como objectivo de revitalizar estes espaços através da implementação de políticas activas de qualificação do urbanismo rural e de dinamização económica, social e cultural, que permitam garantir a qualidade de vida das populações, preservando os seus valores e reabilitando, quer as actividades produtivas tradicionais, quer outras compatíveis que possam valorizar a vida da aldeia. No presente artigo aborda-se o “Programa de Revitalização das Aldeias do Algarve” com o objectivo de evidenciar como, a partir da aplicação de um conjunto de acções pontuais e concertadas sobre o território, é possível afirmar as aldeias como espaços onde se pode viver melhor e beneficiar de um padrão residencial de qualidade.
- Agressão, vitimação e emoções na adolescência, em contexto escolar e de lazerPublication . Martins, Maria José D.Este estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal; comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08 numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos.
- An Algorithm to Minimize Energy Consumption and Elapsed Time for IoT Workloads in a Hybrid ArchitecturePublication . Anjos, Julio; Gross, João L. G.; Kassiano; Villarrubia Gonzalez, Gabriel; LEITHARDT, VALDERI; Resin Geyer, Claudio Fernando
- Ambient Intelligence Based on IoT for Assisting People with Alzheimer s Disease Through Context HistoriesPublication . Machado, Savanna Denega; Tavares, João; Martins, Márcio Garcia; Barbosa, Jorge; González, Gabriel Villarrubia; LEITHARDT, VALDERI
- Análise dos artigos de revisão bibliográfica no tema de logística inversaPublication . Varadinov, Maria JoséA logística inversa é uma linha de investigação que tem recebido atenção especial por parte do mundo académico no estudo da cadeia de abastecimento. Desta forma, nos últimos anos publicaram-se diferentes trabalhos de recompilação bibliográfica sobre esta matéria, de diferentes perspectivas, nos quais se revê a evolução do conceito de logística inversa e se apontam os desafios mais importantes que se enfrentam. Este trabalho pretende realizar uma revisão das características principais das ditas recompilações bibliográficas, realçando os seus pontos em comum, as suas principais diferenças e identificando linhas de trabalho que devem ser abordadas para consolidar esta linha de investigação no âmbito da gestão integrada da cadeia de abastecimento.
- Análisis estructural de una versión breve de la Trait Meta-Mood Scale en adolescentes peruanosPublication . Dominguez-Lara, Sergio; Peceros-Pinto, Benigno; Valente, Sabina; Lourenço, Abílio Afonso; Flores-Cataño, Katioska RocíoLa inteligencia emocional es un aspecto clave para lograr interacciones saludables en el contexto educativo, por lo que su evaluación con fines de mejora es importante. El Trait Meta-Mood Scale (TMMS) es uno de los instrumentos más usados para evaluar la inteligencia emocional, pero no existen suficientes estudios en Latinoamérica que aborden sus propiedades psicométricas. Entonces, el objetivo de este estudio fue analizar la estructura interna (análisis factorial e invarianza de medición) de la TMMS en adolescentes peruanos, y obtener una versión breve. El estudio fue instrumental y se evaluó 492 adolescentes (52% hombres; Rangoedad = 12–17; Medad = 12.468; DTedad = 1.503) del primer al quinto grado de Educación Secundaria, procedentes de un colegio de Lima Metropolitana. Se analizaron tres modelos de medición: modelo original de tres factores, modelo bifactor, y modelo bifactor S-1. La invarianza de medición se analizó con un análisis factorial de grupo múltiple. El modelo de tres factores obtuvo mejor respaldo psicométrico y fue invariante según sexo y edad. Posteriormente, se obtuvo una versión breve de la TMMS de 12 ítems (TMMS-12) considerando diversos criterios (carga factorial y simplicidad factorial, entre otros), la cual tuvo evidencia psicométrica favorable: equivalencia empírica con la TMMS, estructura interna bien definida, y coeficientes de fiabilidad adecuados. Se concluye que la TMMS-12 presenta evidencia psicométrica favorable.