Instituto Politécnico de Portalegre
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- A "casinha das bonecas" e a matemáticaPublication . Marchão, Amélia; Garcia, Ana MariaFalar de Matemática no jardim de infância é falar de toda uma ligação profunda que existe e que se cria entre o espaço, materiais utilizados, criatividade da criança e do educador, que parece difícil segmentar e compartimentar numa abordagem com momentos e espaços específicos.
- Sobre o "património rural": contributos para a clarificação de um conceitoPublication . Alves, João EmílioÉ objectivo central deste texto discutir, num plano essencialmente teórico, o conceito de «património rural». Para tal, parte-se de uma abordagem genérica sobre o património num sentido mais amplo, para depois, gradualmente, identificar e analisar as dimensões e indicadores, com tradução empírica, subjacentes àquele conceito. Termina-se esta reflexão tentando perceber e discutir o lugar que o património rural – de acordo com a amplitude conceptual que tentamos aqui demonstrar – ocupa no âmbito de processos de desenvolvimento local, em particular naqueles que tendem a operacionaliza-lo enquanto recurso turístico, favorável às economias rurais
- Physical appearance and intimate friendship in adolescence: A study using a portuguese college student samplePublication . Cordeiro, RaulA group of students enrolled in the 12th year of education was asked to answer a direct application questionnaire containing the following measures: Intimate Friendship Scale (IFS)(Sharabany, 1994), The Self-Perception Profile for College Students (Neemann & Harter,1986) adapted for the Portuguese population (Ribeiro, 1994) and Family Social Notation -Adapted Graffar, adapted from the original (Graffar, 1956). The values of Intimate Friendship were found to be higher for girls and the values of Perception of Physical Appearance were higher for boys.
- Aparência física e amizade íntima na adolescência: estudo num contexto pré-universitárioPublication . Cordeiro, RaulAlguns dos aspectos mais importantes, e que hoje ganham maior realce nos estudos sobre a adolescência, são o desenvolvimento da capacidade para o estabelecimento de relações de intimidade e a percepção sobre o auto-conceito. Este estudo procura dar um contributo para a reflexão e compreensão destes aspectos, tão importantes para o desenvolvimento, na adolescência.
- O planeamento de um programa de intervenção com adolescentesPublication . Cordeiro, RaulÉ no âmbito dos cuidados de saúde primários que se colocam os principais desafios quando pensamos em planear programas de intervenção com populações adolescentes. Actores diversos, como os próprios adolescentes, pais e educadores, desempenham um papel único e diferente nas respostas sociais e familiares que devem ser dadas nesta etapa de desenvolvimento. É hoje reconhecido que há que diversificar as estratégias de comunicação utilizadas em programas de prevenção ou de intervenção com adolescentes, colocando aos profissionais de saúde desafios novos e renovados que permitam êxitos e ganhos em saúde junto da população adolescente. Na definição das estratégias a adoptar na programação de intervenções de saúde junto de populações adolescentes nunca poderemos deixar de considerar três contextos: familiar, social e escolar. Nas estratégias concretas a adoptar há que escolher as que mais se adequam ao modo de vida e à forma preferencial de recepção de informação dos adolescentes de hoje, considerando naturalmente as tecnologias de informação como meio preferido de disseminação de informação.
- Violência interpessoal e maus-tratos entre pares, em contexto escolarPublication . Martins, Maria José D.Neste artigo efectua-se uma revisão de literatura e uma reflexão teórica sobre o problema da violência interpessoal e, em particular, sobre a questão dos maus-tratos entre pares, em contexto escolar. Sistematizam-se e discutem-se alguns dos principais conceitos, dados empíricos e abordagens teóricas sobre o fenómeno e finaliza-se com um conjunto de sugestões relativamente às estratégias que têm sido utilizadas ou podem vir a ser utilizados pelas escolas e pelos profissionais que nela trabalham, com vista à prevenção e/ou intervenção eficazes perante a ocorrência deste tipo de fenómeno.
- Desenvolvimento sociomoral, ética profissional e educação para a cidadania ao longo do ciclo de vidaPublication . Martins, Maria José D.A educação para a cidadania ao longo do ciclo de vida constitui uma preocupação da sociedade contemporânea, estando mesmo consagrada nas recomendações do Conselho da Europa. O objectivo desta comunicação é demonstrar que a operacionalização desta recomendação deverá privilegiar estratégias de promoção do desenvolvimento sociomoral, comparativamente a estratégias de mera doutrinação ou de clarificação de valores. A utilização dessa abordagem deverá ser privilegiada em qualquer etapa do ciclo de vida, uma vez que se considera não existir uma ruptura conceptual entre as estratégias utilizadas com crianças e adolescentes e as estratégias utilizadas com adultos, deverão efectuar-se apenas algumas adaptações de conteúdo, relacionadas com as experiências pessoais e profissionais próprias da vida adulta. Assim, revêem-se algumas das principais teorias do desenvolvimento sociomoral, integrando os contributos quer das teorias que enfatizam aspectos cognitivos, quer das teorias que salientam aspectos afectivos e emocionais, com vista a delinear as estratégias pedagógicas mais adequadas para se efectuar uma educação para a cidadania ao longo de todo o ciclo de vida. Apresentam-se alguns dados exploratórios relativos a dilemas morais relatados por estudantes do 1º ano de Serviço Social, diferenciando-se os relatos dos estudantes com e sem experiência profissional. Os relatos dos estudantes com experiência profissional parecem indicar que a experiência profissional constitui um importante contexto de resolução de conflitos e exercício de cidadania. As estratégias pedagógicas baseadas na promoção do desenvolvimento sociomoral são discutidas como as mais adequadas para a promoção de uma cidadania democrática e participativa.
- Relação texto-imagem no livro para crianças: uma leitura de Bernardo Faz Birra e de Quando a Mãe Grita…Publication . Mendes, TeresaO presente artigo procura problematizar as dimensões e a funcionalidade da ilustração nos livros de potencial recepção infantil, equacionando a sua relevância na educação estética da criança (pré)leitora. Partindo da apreciação dos álbuns Bernardo Faz Birra, de Hiawyn Oram, e Quando a Mãe Grita …, de Jutta Bauer, pretende-se demonstrar que a ilustração não é, não pode ser, uma mera reprodução ou explicação do legível.
- Corpo, identidade e desejo na literatura para jovensPublication . Mendes, TeresaA problematização da identidade tem merecido, nos últimos anos, uma reflexão alargada, em diferentes áreas do saber, nomeadamente no âmbito dos estudos literários e culturais. No caso específico da literatura portuguesa contemporânea de potencial recepção juvenil, a questão coloca-se de forma assaz pertinente, uma vez que as personagens (pré) adolescentes que povoam os diversos universos textuais, na maioria femininas, se debatem internamente com problemas existenciais e psicoemotivos decorrentes da fase de crescimento em que se encontram, sendo que, na busca incessante de si e da sua identidade, a questão da corporalidade e do desejo se institui como um aspecto estruturante (e problemático) para o ser em construção. Deste modo, e partindo da relação intersistémica entre corpo e identidade, pretende-se, com a presente comunicação, proceder à análise das diversas formas de representação literária da corporalidade na literatura contemporânea de potencial recepção juvenil.
- Literatura para Jovens: o Palco do EuPublication . Mendes, TeresaA literatura portuguesa contemporânea de potencial recepção juvenil tematiza multifuncionalmente as questões relacionadas com a comunicação interpessoal e intergeracional a vários níveis: por um lado, demonstrando que nem sempre o diálogo entre gerações é possível e/ou significativo, gerando situações de incomunicabilidade por vezes irreparáveis; por outro, sublinhando que a inoperância da palavra provoca nos sujeitos adolescentes naturais movimentos de retracção e silenciamento, responsáveis em parte pelo percurso de deambulação no interior de si mesmos em busca da sua identidade e de uma maior consciencialização do seu existir. Na realidade, as vozes plurais de um sujeito adolescente arquetípico, frequentemente configurado como um eu exemplar, atravessam os universos textuais dando conta das suas inquietações de ordem existencial, psico-emotiva e relacional, instituindo-se o recurso à primeira pessoa como estratégia discursiva e enunciativa preferencial. Nos seus discursos introspectivos, as personagens narrativizam a problemática da constituição do sujeito como ser oscilante e dramático, plasmando na superfície textual os meandros da sua interioridade. Nesse sentido, o presente estudo pretende colocar em evidência as estratégias narrativas e textuais encontradas para dar voz a esse sujeito adolescente, maioritariamente feminino, que, no caso português, as narrativas literárias de potencial recepção adolescente e juvenil configuram.