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Authors
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Abstract(s)
Este estudo teve como objectivos: comparar as experiências de agressão e/ou
de vitimação que ocorrem na escola com aquelas que ocorrem no contexto de tempos
livres e actividades de lazer, fora do contexto escolar, em duas regiões de Portugal;
comparar as frequências dessas experiências no ano de 00/01 com as do ano 07/08
numa mesma escola; compreender o papel que as emoções desempenham
associadas às condições de vítima e de agressor. Utilizámos um questionário de
comportamentos referidos pelo próprio (auto-relato) para avaliar a agressão e a
vitimação e um questionário de competência emocional para avaliar as emoções, em
particular: a competência: para perceber e compreender emoções nos outros, para
exprimir e nomear emoções, e para regular e gerir as suas próprias emoções. Os
resultados enfatizam que as experiências de agressão e vitimação são mais
frequentes na escola que nos tempos livres, sobretudo no que respeita às suas formas
menos graves; que as vítimas parecem ter mais dificuldade em regular e gerir as
emoções que os agressores e os não envolvidos; e que os agressores não se
diferenciam dos não envolvidos no que respeita às várias dimensões da competência
emocional avaliadas. Este tópico deverá ser objecto de mais estudos dada a
popularidade que a educação emocional tem vindo a ter nos últimos anos.
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Keywords
agressão vitimação emoções escola e lazer
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