IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
URI permanente desta comunidade:
O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais alunos forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como CET's – Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. O instituto académico faz parte da rede Talent que concentra a maioria da sua oferta formativa na área das indústrias criativas.
Breve descrição:
Ao longo das últimas quatro décadas, o IADE tem sido uma referência enquanto escola que desperta a criatividade, o talento e a liderança nos seus alunos. Procuramos induzir nos estudantes a ideia de não desistirem, estimulando-os a testarem o seu talento, a procurarem sempre o sucesso e a aceitarem o risco como fonte de inspiração, para que se tornem sempre melhores, quer na sua vida profissional e futura integração no mercado, quer ao nível pessoal.
O IADE foi criado em 1969 com o nome de Instituto de Arte e Decoração, e foi pioneiro do ensino de Design em Portugal. Em 2012, o IADE conquistou o estatuto de Instituto Universitário. O Conselho de Ministros aprovou um Diploma que reconhece o interesse público do IADE, atribuindo-lhe esse título, possibilitando assim que o Instituto desenhasse um moderno programa de Doutoramento em Design, que assenta em eixos como criatividade e internacionalização. O objetivo é o de posicionar esta formação como uma das opções de topo a nível mundial. É atualmente a maior e mais antiga instituição de ensino superior de design em Portugal, contando ainda com cursos nas áreas de marketing, publicidade e fotografia.
www.iade.ptNavegar
Percorrer IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário por título
Resultados por página
Opções de ordenação
- 1.52: uma percepção pessoal do espaçoPublication . Silvestre, Ângela; Riobom, LourdesO projecto fotográfico 1.52, uma percepção pessoal do espaço, pretende mostrar como a dimensão do corpo influencia a percepção do espaço envolvente. Através da perspectiva da autora em relação às situações do quotidiano, do enquadramento provocado nas fotografias, pretende-se demonstrar a percepção do espaço de quem mede 1,52m e de que modo esta é influenciada pelo tamanho do corpo. No mundo moderno em que as medidas standard predominam na sociedade, o objectivo deste projecto é questionar essas medidas, as normas e a 'standardização do mundo globalizado', mostrando o que os olhos da autora vêm através de registos fotográficos.
- 5 sentidos da marca: branding multissensorial como ferramenta de gestão do design e comunicação: estudo de caso Nivea e DovePublication . Almeida, Monique Gasparelli Bravo de; Gancho, SaraA falta de vínculo entre marca e consumidor atesta a irrelevância de demasiadas empresas. Ao não existir um despertar multissensorial em determinada experiência, ela torna-se efêmera. Clientes procuram sentir-se especiais, portanto, a experiência entre eles e a marca deve ir além do ordinário. Quando nossos sentidos são aflorados, o desejo e a vontade de retornar para consumir algum produto ou serviço é novamente despertado. O design pensado e desenvolvido para o branding multissensorial fará com que os indivíduos desfrutem profundamente daquele momento e se emocionem. Isto provocará uma memorização consciente e inconsciente no consumidor, podendo resultar em uma identificação da marca junto ao seu público, agregando valor a mesma. Esta dissertação tem por finalidade instigar a criatividade e inspirar leitores a valorizar o design dos sentidos em suas criações. Serão investigados métodos que buscam ativar mais sentidos ao mesmo tempo, a fim de maximizar as experiências. O projeto é relevante para empresas que buscam por uma sintonia maior com seu público-alvo. Além disso, é útil para profissionais, estudantes e curiosos sobre o tema, especialmente para aqueles que atuam nas áreas do Design, Marketing, Publicidade e Comunicação Multimídia.
- 9º ano, Educação Visual, Ser protagonista: relatório de estágio: ensino das artes visuais no 3º ciclo do ensino básico e no ensino secundário na Escola Salesiana de ManiquePublication . Guimarães, Maria Teresa; Côrte-Real, Eduardo; Simões, Ana MariaA elaboração do presente Relatório de Estágio surge no âmbito do estágio curricular, previsto para a conclusão do Mestrado em Ensino de Artes Visuais para o 3º Ciclo do Ensino Básico e Secundário, realizado na Escola Salesiana de Manique na disciplina de Educação Visual, na turma A do 9º ano. O relatório está estruturado em três partes, nas quais se apresenta a caraterização da Escola e Turma, o Enquadramento da Disciplina de Educação Visual e o Desenvolvimento da Unidade Didática Três. A primeira parte deste documento centra-se na contextualização e caraterização da Escola Salesiana de Manique e da Turma A, do 9º ano. A segunda parte enquadra a disciplina leccionada - Educação Visual, 9º ano - no contexto educativo português, analisando o seu sistema educativo e a sua organização curricular, assim como a organização curricular da própria disciplina, e uma reflexão sobre o seu significado. Na terceira parte é abordado o processo de Ensino e Aprendizagem desenvolvido na Unidade Didática Três, sendo apresentada em primeiro lugar a sua planificação e calendarização, e posteriormente descrito o seu processo que foi dividido em duas fases, a primeira referente ao estudo da Figura Humana e a segunda a um Projeto Final de Ciclo. Nesta terceira parte foi ainda analisado o processo de avaliação e abordadas as atividades de complemento curricular realizadas no âmbito da unidade didática.
- A ação do design na conceção de mobiliário dinâmico: Proposta de mobiliário funcional, para apoio de tarefas domésticasPublication . Pereira, Simão Pedro Real; Santos, Vasco Alexandre Milne dosEsta dissertação analisa o papel do mobiliário dinâmico e multifuncional na melhoria da qualidade de vida em habitações urbanas de pequena dimensão, respondendo ao aumento da densificação populacional e à consequente redução do espaço habitacional. Com base numa revisão crítica do estado da arte, que abrangeu temáticas como o nomadismo contemporâneo, o impacto da pandemia na redefinição dos espaços domésticos, a ergonomia, a sustentabilidade e a evolução histórica do mobiliário, foi possível identificar tendências, lacunas e boas práticas que sustentam a necessidade de soluções adaptáveis e centradas no utilizador. A investigação seguiu uma metodologia mista (qualitativa e quantitativa), inspirada no modelo proposto por Hanington e Martin em The Universal Methods of Design. Foram aplicadas, entre outras, as seguintes metodologias: Revisão da Literatura (estudo sistemático de fontes teóricas para contextualizar o problema), Inquérito por Questionário (aplicação de questionários a utilizadores para recolha de dados quantitativos e qualitativos), Moodboard (ferramenta visual utilizada para consolidar referências estéticas e conceptuais do projeto) e Avaliação Heurística (Avaliação do projeto por especialistas, com base em princípios de usabilidade, para identificar falhas e oportunidades de melhoria.). A fase exploratória revelou dificuldades recorrentes na funcionalidade doméstica, com foco na área da cozinha. Com base nestes dados, foi concebido um projeto de mobiliário composto por três módulos integrados, ajustados a uma cozinha padrão de 6 m² (mínimo legal em Portugal). A proposta foi avaliada por seis especialistas em design e produção de mobiliário, com base em critérios definidos previamente: funcionalidade, ergonomia, adaptabilidade, simplicidade de uso, viabilidade técnica e eficiência produtiva. O feedback obtido confirmou a relevância e aplicabilidade prática do projeto, reforçando a hipótese de que o mobiliário dinâmico pode aumentar significativamente a funcionalidade e o conforto em habitações compactas. Esta dissertação contribui, assim, com uma abordagem metodológica replicável e com propostas de design inovadoras e aplicáveis, abrindo perspetivas para futuras investigações e soluções no âmbito do design de produto para espaços reduzidos.
- A burocracia no Design em Portugal: A linguagem que polui os estúdiosPublication . Roquete, João Maria Lourenço; Machado, Maria Joana de Oliveira Vilela da SilvaEsta dissertação investiga a comunicação dos estúdios de design em Portugal, analisando potenciais padrões de linguagem poluídos por jargões e influências do Design Thinking e do neoliberalismo, tal como discutido por Rodirgo Ramirez. O estudo, desenvolvido no seio da UNIDCOM e FCT, visa compreender como estas tendências afetam a identidade do design português, combinando uma análise histórica com uma avaliação contemporânea do ecossistema e mercado do design português. O estudo procurar identificar padrões linguísticos nas estratégias discursivas, pretendendo apurar se há poluição burocrática na comunicação, ligando-a aos contextos socioeconómicos e à falta de um órgão central do Design Português. Além de mapear o estado atual do mercado, o estudo procura ainda alertar para o uso de poluentes textuais por parte dos designers que acabam por manchar a área e a necessidade de maior clareza na autorrepresentação dos designers. As limitações incluem a amostra reduzida e a natureza observacional, mas os insights oferecem bases para futuras discussões sobre ética e eficácia comunicativa no design português.
- A comunicação visual das marcas de moda de luxo no Metaverso: a perceção de exclusividade e a experiência do consumidorPublication . Mudava, Larisa-Maria; Mendes, António Manuel CamposEsta investigação analisa de que maneira a comunicação visual das marcas de moda de luxo no Metaverso influencia a perceção de exclusividade, considerando a perspetiva do consumidor. Nesta nova era digital imersiva, o estudo procura compreender quais são os elementos da comunicação visual que contribuem para reforçar o prestígio da marca. Foi aplicada uma metodologia mista, utilizando uma análise qualitativa e uma análise quantitativa. Para a análise qualitativa, foi aplicado um quadro de comparação entre três marcas de renome: Gucci, Saint Laurent e Louis Vuitton, de modo a criar padrões que refletissem as abordagens utilizadas por cada uma. Para a análise quantitativa, recorreuse à aplicação de um questionário, para avaliar a perceção de exclusividade no Metaverso, aos olhos do consumidor. Os resultados mostraram que a perceção de exclusividade é mais evidente nos ambientes seletivos e controlados, destacando a relevância de estratégias de comunicação visual focadas na imersividade do ambiente digital.
- À conversa com o Tuco: um talk-show apresentado por um cão – entre a animação stop-motion e o realPublication . Martins, Maria Inês Peixoto; Pinto, António GorgelO presente projeto de mestrado está relacionado com um talk-show informativo e de humor com foco no tema do comportamento canino. Apresentado por um cão animado em stop-motion, à conversa com especialistas na área canina. Esta iniciativa busca explorar a melhor maneira de discutir um tema amplamente debatido, mas que muitas vezes atinge apenas aqueles já interessados. Pretende alcançar e educar um público mais amplo, prevenindo o abandono e os maus-tratos aos animais. Para tornar o tema mais atraente e acessível, o projeto utiliza uma abordagem dinâmica que mistura animação stop-motion com cenários e pessoas reais, oferecendo também uma perspetiva peculiar – a partir dos olhos de um cão. Esta visão é pouco conhecida pelo público geral e tem o potencial de criar uma conexão mais profunda e empática com os animais. O objetivo central é promover a reflexão, aprendizagem e empatia pelos cães. A metodologia inclui investigação exploratória e técnicas de produção audiovisual e stop-motion. O planeamento envolve a conceção dos episódios, incluindo a criação do apresentador animado, desenvolvimento de moodboard, mockups do cenário, logotipo e storyboards, assegurando uma apresentação visualmente cativante e educativa.
- A cosmética sustentável e a forma como esta influencia o comportamento dos consumidores da Geração ZPublication . Ribeiro, Vanessa Filipa Guimarães; Miguel, Luís Pedro da Rocha"A crescente consciencialização ambiental e social por parte dos consumidores tem impulsionado a procura por produtos sustentáveis, particularmente no setor da cosmética. Esta dissertação tem como objetivo principal compreender de que forma a cosmética sustentável influência o comportamento de compra da geração Z em Portugal. Partindo de uma abordagem quantitativa, e com base num modelo hipotético-dedutivo, foram analisadas as perceções desta geração quanto à autenticidade, às certificações ecológicas, à preocupação ambiental e à disposição para pagar mais por produtos com atributos sustentáveis. A amostra, composta por 160 participantes da geração Z, respondeu a um questionário online, cujos dados foram analisados com recurso a testes estatísticos. A investigação oferece contributos relevantes para a ciência ao aprofundar o entendimento sobre o comportamento geracional sustentável, e para as empresas, ao propor estratégias de marketing alinhadas com os valores da geração Z, promovendo marcas mais autênticas, transparentes e responsáveis."
- A crescente utilização de ad blockers pela geração Z portuguesa e o futuro da publicidade digitalPublication . Silva, Ricardo Ferreira da; Pinto, António Manuel Gorgel CoutoO conceito da publicidade parte do pressuposto de que existe a transmissão de uma mensagem para as massas, utilizando diversos meios de comunicação para o fazer. Neste sentido, é relevante realçar a importância dos meios digitais, nos quais as marcas têm realizado elevados investimentos, por serem mais baratos e permitirem uma maior segmentação. Por outro lado, as pessoas procuram cada vez mais fugir à publicidade nos meios digitais e, como consequência, surge uma barreira entre o emissor e o remetente da mensagem. Com um estudo sobre a crescente utilização dos ad-blockers, este trabalho de investigação pretende evidenciar as causas do aumento da utilização destes, perceber a sua causalidade e, por fim, discriminar possíveis soluções que possam auxiliar os publicitários a combater este problema. A metodologia incidirá sobre uma pesquisa descritiva e explicativa bibliográfica que será validada posteriormente através de inquéritos e um focus group. Este projeto de investigação gera insights que permitem auxiliar as práticas publicitárias no mundo digital.
- À descoberta de novos espaços: paralelos entre os pré-cinemas, o cinema de atrações e os walking simulators alternativosPublication . Feltraco, Arthur Krusser; Figueiredo, Filipe; Ramalho, JoanaA dissertação busca analisar jogos alternativos do gênero walking simulator sob a luz da historiografia e teoria do cinema, especificamente a interessada nos chamados pré-cinemas e no cinema de atrações. O objetivo é resgatar termos e ideias que explicam o poder expressivo e o apelo dessas novas obras, relacionando-as com as formas artísticas que as precederam e analisando de que forma retomam temas e motivos da modernidade e traduzem-nos no ambiente virtual contemporâneo. Desta forma, serão centrais os conceitos como atração, imersão e efeito de realidade. Serão usados trabalhos teóricos de Tom Gunning, Oliver Grau, Anna Anthropy, Flávia Cesarino Costa, entre outros. O trabalho pretende contribuir para uma expansão do repertório teórico utilizado para analisar os chamados walking simulators, indicar suas potencialidades para possíveis desenvolvedores, e afirmar seu caráter de vanguarda no âmbito dos jogos digitais.
