IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
Permanent URI for this community
O IADE foi fundado, em Lisboa, em 1969, tendo sido pioneiro do ensino do design em Portugal. É, atualmente, a instituição que mais alunos forma nesta área, com uma taxa de empregabilidade de 97 por cento. Em 2012, o Conselho de Ministros reconheceu o seu interesse público e concedeu ao IADE o estatuto de Instituto Universitário, título que permitiu a criação de um moderno programa de Doutoramento em Design, com especial enfoque na criatividade e internacionalização. O IADE confere graus académicos para todos os ciclos de estudo do ensino superior, bem como CET's – Cursos de Especialização Tecnológica e Pós-Graduações, em áreas de formação relacionadas com Design, Artes e Comunicação, Marketing, Publicidade e Fotografia. O instituto académico faz parte da rede Talent que concentra a maioria da sua oferta formativa na área das indústrias criativas.
Breve descrição:
Ao longo das últimas quatro décadas, o IADE tem sido uma referência enquanto escola que desperta a criatividade, o talento e a liderança nos seus alunos. Procuramos induzir nos estudantes a ideia de não desistirem, estimulando-os a testarem o seu talento, a procurarem sempre o sucesso e a aceitarem o risco como fonte de inspiração, para que se tornem sempre melhores, quer na sua vida profissional e futura integração no mercado, quer ao nível pessoal.
O IADE foi criado em 1969 com o nome de Instituto de Arte e Decoração, e foi pioneiro do ensino de Design em Portugal. Em 2012, o IADE conquistou o estatuto de Instituto Universitário. O Conselho de Ministros aprovou um Diploma que reconhece o interesse público do IADE, atribuindo-lhe esse título, possibilitando assim que o Instituto desenhasse um moderno programa de Doutoramento em Design, que assenta em eixos como criatividade e internacionalização. O objetivo é o de posicionar esta formação como uma das opções de topo a nível mundial. É atualmente a maior e mais antiga instituição de ensino superior de design em Portugal, contando ainda com cursos nas áreas de marketing, publicidade e fotografia.
www.iade.ptBrowse
Browsing IADE-U – Instituto de Arte, Design e Empresa - Universitário by Issue Date
Results Per Page
Sort Options
- Desenho como meditação: o olhar que contemplaPublication . Santo, Carla Susana Serafim Chasse; Côrte-Real, Eduardo; Castro, AntónioO fascínio pela verdade do olhar sobre as coisas conduziu a autora à questão essencial: “Sendo o desenho a forma primordial de expressão, ferramenta materializadora da ideia e do universo que nos rodeia, por que razão existe, inexplicavelmente, um estigma de inaptidão acentuado em relação ao mesmo? ” A intenção da autora é demonstrar que o desenho, no seu estado essencial, é idêntico à meditação, e que, se for efectuado com essa postura, origina resultados bastante positivos. Através da pesquisa nas áreas da Meditação e do ensino do Desenho, bem como o testemunho da autora e de demonstrações filmadas, aquando da utilização deste método, por parte da autora e pela dos alunos, acompanhados por registos fotográficos dos mesmos, demonstra-se o resultado real e visível daquilo que foi vivenciado, e que constitui um passo em frente no ensino da disciplina e uma nova forma de aprendizagem, revelando uma abordagem ao desenho, mais natural, total e consciente.
- Construções sustentáveis: comunidade ecovillagePublication . Vasques, Rui; Rodrigues, António da CruzHaverá no futuro espaço e condições para todos vivermos? Haverá água e comida para todos? Haverá ainda energia e recursos? Haverá algum dia paz, liberdade, igualdade e cooperação entre a humanidade? Este trabalho representa um olhar sobre o mundo em que vivemos nos dias de hoje com uma perspectiva ecológica e uma atitude positiva em relação às mudanças necessárias para um novo caminho; Um olhar sobre a forma como o homem evoluiu no planeta, se expandiu e desenvolveu o seu próprio sistema de valores e crenças, organizando uma civilização que tem vindo a crescer explorando todos os recursos da Terra com um único objectivo baseado no crescimento económico e esquecendo os bens essenciais do homem e dos ecossistemas naturais; Um olhar sobre as sociedades dos dias de hoje e de que modo estas se questionam e propõem a alterar as suas estruturas; Um olhar sobre de que forma a ciência, a tecnologia e por último a consciência humana possam ser aliadas e direccionadas para o bem-estar da humanidade e do meio ambiente. Uma abordagem às catástrofes naturais e humanas do presente através do Design para um desenvolvimento sustentável no futuro.
- Blogs de moda e beleza incorporados em estratégias de comunicação: caso L'Oréal Professionel de PortugalPublication . Teixeira, Nádia Fabiana Gomes; Dutschke, GeorgAlterados os antigos paradigmas do marketing, onde o principal objectivo era a venda de produtos standard para massas de consumidores, as empresas sentiram a necessidade de construir uma relação junto do cliente. O desenvolvimento das tecnologias concedeu novos canais de informação que permitem às empresas 'falar' com o seu público de forma inovadora e criativa. A presente dissertação irá abordar um tema recente e pouco investigado: a comunicação realizada por algumas marcas em blogs de moda e beleza. Apesar do tema ser recente este está relacionado com temas já estudados de diversas formas como os social media ou electronic word-of-mouth (eWOM). Iremos a apresentar duas abordagens, uma com o ponto de vista empresarial e a outra com o ponto de vista do leitor/ consumidor. Na primeira iremos averiguar de que forma as marcas incorporam os blogs de moda e beleza e os seus autores em estratégias de comunicação, utilizando o caso da L’Oréal Professionnel Portugal. Na segunda iremos explorar o ponto de vista das leitoras/ consumidoras e verificar se esta comunicação influencia a atitude das leitoras face à marca exposta. Nesta dissertação iremos compreender que a blogosfera é uma ferramenta poderosa para comunicar com nichos de mercado.
- Projecto editorial coleção infanto-juvenilPublication . Pereira, Ornella; Cadete, CarlaA leitura é determinante no desenvolvimento cognitivo, na formação do juízo crítico, no acesso à informação, no enriquecimento cultural e em tantos outros domínios, devendo ser uma competência básica que todos os indivíduos devem adquirir. Com base num conto infantil inédito, escrito por um familiar, este projecto propõe a identidade visual de uma colecção de livros infantis em suporte audiovisual. O projecto de Ilustração de um dos livros da colecção, passa pela criação do logo da editora e posteriormente pela elaboração das ilustrações da capa e do interior da obra de acordo com a faixa etária, procurando cumprir os requisitos a que se propõe. Para além da capa referida anteriormente, outras três capas foram propostas, com o objectivo de criar o conceito gráfico da coleção. Homogeneidade nas ilustrações, na paleta cromática, na tipografia e na relação entre elementos foram criteriosamente escolhidos de forma a constituir uma identidade visual coerente e adaptada à faixa etária indicada (4-7 anos).
- Ferramentas estratégicas para incorporação do Design nas PME, no âmbito de processos de internacionalizaçãoPublication . Rodrigues, António da Cruz; Rodrigues, Fernando Carvalho; Duarte, CarlosÉ do conhecimento geral que as novas dinâmicas globais, que actualmente transitam no mundo, desencadearam mudanças profundas e complexas na sociedade e nas suas múltiplas dimensões. O presente documento, que se desenvolve no âmbito do reconhecimento e da análise da obra artística, é portanto uma exposição de conhecimentos e competências adquiridas ao longo de 30 anos de experiência profissional, que integra soluções e recomendações sobre problemas identificados no contexto das empresas nacionais. Dessa forma, o documento em questão transcende a tradicional tese de Doutoramento, demonstrando uma capacidade de investigação com base prática de projecto. Nesse âmbito, convém realçar que, apesar da componente de projecto, prática e orientada para a resolução de problemas organizacionais concretos, foi desenvolvido um enquadramento teórico e uma fundamentação metodológica alicerçada em literatura técnico-científica ratificada. Assim, integrando o domínio de conhecimentos e competências adquiridas no âmbito da actividade profissional como CEO e Director Criativo da Modus Design e Professor Associado Convidado Equiparado da Escola Superior de Design, na área científica de projecto, foi desenvolvido um conjunto de orientações, baseadas em processos de análise e reflexão, no âmbito das empresas portuguesas. Estes somados ao referencial dos fundamentos teóricos, permitiram identificar um conjunto de acções e estratégias capazes de gerar maior valor acrescentado para os clientes, integrar e orientar as unidades organizacionais, e desenvolver recursos, competências e estratégias para a conquista das finalidades propostas ao longo da dissertação. Focadas nas novas exigências do mercado, mas principalmente nas empresas nacionais que ostentam necessidades de orientação e reestruturação das suas actividades, desenvolveram-se cinco ferramentas estratégicas que evidenciam uma capacidade de investigação e de prática de projecto, orientadas para a resolução de problemas concretos e para a elaboração de planos de acção e melhorias, no âmbito do projecto, inovação e internacionalização de marcas, produtos e serviços. Na realidade, as abordagens metodológicas sugeridas, impulsionadas pelo design e gestão usufruem da intersecção dessas duas variáveis. Permitindo às empresas, implementar uma sistematização metódica e inclusiva de ferramentas e raciocínios, direccionados para princípios de multiplicidade e complementaridade que envolvem várias áreas do conhecimento. Nesse contexto, o presente documento tem por objectivo primordial demonstrar e salientar que em Portugal só haverá processos de internacionalização se houver incorporação do Design nas PME.
- A arquitectura columbófila: imagética e personificaçãoPublication . Matos, Casimira; Lemos, Aníbal; Oliveira, José AntónioO pombal, uma construção milenar que permite ao homem usufruir do que o pombo oferece, é determinado pela cultura de cada país, fazendo parte da sua identidade. O pombal columbófilo não é exceção. O presente projeto fotográfico representa a ocupação da paisagem por um desporto. A construção do pombal obedece a regras, permitindo a utilização de vários materiais de construção. O resultado, é uma multiplicidade de tipos de construções, mais simples ou mais elaboradas, sendo o objetivo primordial o mesmo, o bem estar do pombo. Através da recolha fotográfica pretende-se mostrar os pombais columbófilos, as suas características distintas, na tipologia e na arquitetura. O pombal, um dos componentes essenciais no universo deste desporto, tem ao seu lado o homem, o columbófilo, o protetor da sua colónia, o construtor que transporta para o pombal as suas próprias referências estético-construtivas, transformando-o num ícone pessoalizado deste tipo de arquitetura.
- A questão da identidade no contexto da comunicação socialPublication . Lobato, Adriana; Cunha, RodrigoO aumento da produtividade verificado no pós-revolução industrial traduziu-se na criação de novas necessidades que permitiram a continuação do ciclo capitalista, fomentado pela venda de produtos. O consumo massificado originou uma alteração de mentalidades e uma preocupação individualista com a auto-satisfação e realização. O presente trabalho tem como objetivo a análise dos comportamentos pós-modernos e o recurso ao consumo como criação de identidades, muitas vezes esta ideia é gerada no seio mediático. Para o fundamento deste estudo serão apresentadas as críticas de sociólogos, pensadores e filósofos contemporâneos, bem como a teoria capitalista marxista e a psicanálise de Freud. Simultaneamente são abordados os estudos semióticos realizados por Umberto Eco e Jean Baudrillard em confronto com as teorias de Kant e Bauman. A abordagem feita aos novos 'templos do consumo', os centros comerciais, e fundamentada com as obras de Pedro Monteiro e Ricardo Reis, permite o reforço do objeto de estudo, o consumo. A elaboração do presente estudo foi concluída com a aplicação de questionários a membros da comunidade portuguesa de ambos os géneros, com idades compreendidas entre os 15 e os 55 anos, tornando exequível a análise comportamental dos consumidores. Para reforço do estudo referido procede-se ao confronto dos dados com estudos estatísticos publicados pelo Instituto Nacional de Estatística, Eurostat e Associação Portuguesa de Centros Comerciais.
- Trick: a segunda vida da prancha de skateboardPublication . Cardelli, Marino; Rodrigues, António da CruzEste documento é uma descrição de uma viagem que vai além da experiência universitária. É a história de varias experiências de trabalho que ocorreram dentro de um ano trabalhando no campo do design. A primeira parte é uma descrição do backgroud que destaca a paixão e um certo estilo de viver perto da natureza, desporto e design. Este, em seguida, conduz à formação de um grupo de trabalho denominado Mutan Channel. O trabalho descritos abaixo são projetos encomendados por empresas em produtos industriais, gráficos e vídeos. O projeto final será o início de uma pesquisa que visa reutilizar a madeira das pranchas de skate-board. Sendo os meus pensamentos sobre o projeto particularmente próximo ao sustentabilidade e reaproveitamento de materiais. Com o projeto "trick" eu gostaria de estimular a pesquisa sobre a segunda vida dos materiais com a recuperação de skates e com a recuperação dos resíduos de produção das pranchas.
- Relatório de estágio realizado na Agência Escola IADE e na Agência Ogilvy One: comunicação e cultura visualPublication . Sousa, Adriana; Silva, Paulo; Coelho, JorgeEste relatório surge na sequência da experiência como designer da aluna durante o 2º ano do Mestrado para a obtenção do grau de mestre em Design e Cultura Visual, com especialização em Design Visual, e descreve as passagens pelo estágio realizado na Agência Escola do IADE e posteriormente pelo estágio efetuado na Agência Ogilvy One. O relatório consiste na descrição pormenorizada de todos os projetos desenvolvidos durante estes dois estágios, bem como do percurso e desempenho da aluna. A experiência em ambos os estágios permitiu consolidar e aprofundar os conhecimentos e as competências adquiridos na sua Licenciatura em Design de Comunicação e no Mestrado em Design e Cultura Visual, em especial pela sua participação em projetos reais de design colocados no mercado. Possibilitou também a passagem pelas várias áreas de formação compreendidas no Design Gráfico, até à Publicidade – esta última, dentro do Marketing Relacional – e que incidem nas várias vertentes do Design de Comunicação. Será dado especial foco também ao tema do Design Editorial, onde será descrita a experiência na criação do redesign da edição número 3 da revista Mwana Afrika – Crianças de África. A sua integração em diversas equipas multidisciplinares durante ambos os estágios foi uma mais-valia fundamental para o seu crescimento profissional e também pessoal. A participação nos projetos de design, sempre em contacto permanente com a realidade, promoveu a necessidade de coordenar as suas capacidades criativas com um ritmo de trabalho por vezes acelerado, imposto pelo cumprimento de prazos perante os clientes, compelindo-a a tornar-se mais desenvolta nas situações de rápida tomada de decisões. Estas oportunidades contribuíram também para enriquecer o portefólio da aluna.
- Utilizando o desenho para apreender o mundoPublication . Silva, Susanne; Riobom, Lourdes; Bogalho, João LuísO presente relatório elaborado no âmbito do estágio pedagógico, realizado no ano lectivo de 2012-2013, expõe o planeamento, desenvolvimento e conclusão dos conteúdos integrados nas unidades curriculares da disciplina de Educação Visual, no acompanhamento de uma turma de vinte e três alunos, do 9º ano de escolaridade, da Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira, em Rio Maior, Portugal. Tendo como objecto de estudo, a utilização do desenho para apreender o mundo, apresenta-se a análise realizada sobre a importância da arte e do desenho no processo de visualização e observação do mundo que rodeia o indivíduo. Pretende-se que este relatório não seja apenas uma exposição de conteúdos desenvolvidos com alunos e Professor, mas também o resultado de uma reflexão sobre a importância do desenho e da disciplina de Educação Visual como ferramenta de apoio no desenvolvimento do processo cognitivo do aluno e na sua sensibilização e responsabilização na preservação do seu património natural.