Browsing by Issue Date, starting with "2024-02"
Now showing 1 - 10 of 112
Results Per Page
Sort Options
- A importância de potenciar a participação da criança nos momentos da rotina em Educação de InfânciaPublication . Martins, Débora Maria Silva; Correia, Isabel Maria TomázioO presente relatório surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e tem como tema “A importância de potenciar a participação da criança nos momentos da rotina em Educação de Infância”. De modo a explorar o tema em questão tracei os seguintes objetivos para a investigação: i) compreender de que forma a voz da criança era ouvida; ii) promover a participação da criança nos momentos da rotina através de instrumentos de pilotagem; iii) perceber o impacto que os instrumentos de pilotagem têm na participação das crianças nos momentos da rotina. Neste sentido, através das intervenções realizadas ao longo dos momentos de estágio, em contexto de Creche e Jardim de Infância, procurei responder à seguinte questão de investigação: Qual o impacto que os instrumentos de pilotagem têm na participação das crianças ao longo dos momentos da rotina em Creche e Jardim de Infância? Relativamente à metodologia utilizada, trata-se de uma investigação com uma abordagem qualitativa, que segue os princípios de uma investigação-ação. Para a realização da mesma, recorri à utilização de diversas técnicas e instrumentos de recolha de informação, tais como a observação e entrevistas semiestruturadas, notas de campo e registos multimédia Todas estes procedimentos foram essenciais na realização e análise das intervenções que realizei em ambos os contextos. No que diz respeito às intervenções, apresento a caracterização das mesmas seguida de um balanço reflexivo em que pretendo apresentar as minhas intencionalidades, dificuldades/ constrangimentos com que me deparei e aprendizagens significativas face ao tema a que me propus investigar. Neste sentido, com a realização do estudo pude compreender a importância de potenciar a participação das crianças nos momentos da rotina, assim como na organização da mesma. De acordo com o que fui observando e refletindo ao longo de toda a vivência no ambiente educativo, compreendi que as crianças que se envolveram e participaram com maior frequência nos momentos da rotina, assim como nos momentos de organização da mesma desenvolveram um maior sentido crítico e de responsabilidade face aos acontecimentos que foram vivendo. A meu ver, ao potenciar momentos em que valorizamos a participação e o envolvimento da criança tendo por base os instrumentos de pilotagem, estamos a contribuir para um ambiente rico em aprendizagens, em que as mesmas sentem que pertencem e que são ouvidas por toda a comunidade educativa.
- A melodia do crescer: a importância da exploração de canções para o desenvolvimento da linguagem oral em Educação de InfânciaPublication . Moura, Ana Margarida Abreu; Correia, Isabel Maria TomázioO projeto que se segue tem como título “A MELODIA DO CRESCER: A importância da exploração de canções para o desenvolvimento da linguagem oral em educação de infância”. De modo a explorar o tema em questão tracei os seguintes objetivos para a investigação: i) compreender de que forma a exposição das crianças a ambientes musicais, nomeadamente a exploração de canções, contribui para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças; ii) conhecer a importância que as educadoras atribuem às canções como um recurso pedagógico no processo de desenvolvimento da linguagem oral. iii) proporcionar atividades de articulação entre os domínios da música e da linguagem. Para a sua realização, e de forma a atingir os objetivos aos quais me proponho, baseei o meu estudo nos estágios de intervenção realizados ao longo do Mestrado em Educação Pré- Escolar, tanto em jardim de infância, como em creche. O presente projeto de investigação foi realizado à luz da metodologia qualitativa, tendo como base os pressupostos da investigação-ação. A análise de todo o material recolhido ao longo dos estágios (observações realizadas e atividades dinamizadas), bem como toda a pesquisa efetuada, revelou que a realização de atividades musicais, nomeadamente a exploração de canções, são um poderoso recurso para o desenvolvimento da linguagem oral das crianças. Percecionei que estas acarretam muitos benefícios, evidenciando-se um trabalho criativo que contribui para que as crianças desenvolvam a criatividade, socialização e expressão, servindo de motivação para que aprendam de forma mais contextualizada e criativa. Participar em ditas atividades permite que a criança conheça novas palavras e ajuda-a na construção frásica; auxilia na identificação de pertença a determinada cultura e, por conseguinte, permite que conheça também novas culturas; aprimore as suas capacidades auditivas e percetivas; auxilia no funcionamento eficiente do cérebro, atendendo que promove o relaxamento e energização, o que irá apoiar na tomada de consciência e propiciar a imaginação; permite, ainda, que a criança melhore a dicção; promove a atenção e a sua expressão completa. Neste sentido, e tendo em conta todos os seus benefícios, é importante que o educador não menospreze este poderoso recurso que tem ao seu dispor e que permita o alargamento do mundo expressivo da criança, propondo atividades que promovam a educação pela música e a sua utilização nos vários momentos da rotina diária.
- Admirável mundo novo e surreal: uma pesquisa de tendências socioculturais no contexto pós-pandémicoPublication . Santos, Natália Centeno; Cantú, William AfonsoEste estudo investigou e mapeou as principais características da macrotendência cultural Surrealista Experimental Escapista, assim como delineou as microtendências por ela englobadas. A revisão de literatura contou com importantes nomes dentro do Estudo de Tendências, o que ajudou a identificar as principais estratégias e metodologias para o estudo de tendências. Essa fase foi seguida por um processo de coolhunting que se empenhou em recolher e analisar artefatos produzidos dentro das diversas áreas do design. A partir desses elementos estudados, foi possível compreender o cenário contemporâneo pós-pandêmico impulsionado pelo Cisne Negro da Pandemia de Covid-19, o que estimulou uma série de mudanças nas mentalidades, com forte impacto a nível comportamental e psicológico. Notou-se que ela surge a partir do caos, da incerteza e do medo trazidos pela Pandemia, gerando busca por escape da realidade e experimentação de novos mundos e cenários que invoquem o inconsciente, a liberdade, a expressão e a busca pela ruptura das normas socioculturais de uma realidade vigente e esmagadora. Este estudo está alinhado com a metodologia proposta por uma série de autores, em especial com o artigo de Gomes, Cohen, Cantú e Lopes (2021), que articula os trabalhos e metodologias de diversos autores da área como Henrik Vejlgaard (2008), Raymond (2010) e Powers (2019). A pesquisa foi dividida em quatro principais fases: (1) Contexto: análise cultural e coleta de dados, contando com desk research, coolhunting e clusterização dos elementos coletados; (2) Sistematização da Informação; (3) Arquitetura da Tendência e (4) Confirmação e Discussão do ADN por meio da validação de especialistas da área (método Delphi) e, por fim, o Texto da Tendência. Os resultados indicam que o período de isolamento da Pandemia Covid-19 que impulsionou a presença do mundo virtual no dia a dia, ao mesmo tempo que trouxe e despertou novos temores cotidianos. Dentre eles estão a incerteza, impotência, finitude e insegurança, que estimularam a necessidade e busca por escape e fuga em realidades e experiências paralelas. Por outro lado, o período também impulsionou discussões sobre saúde mental. Assim, a procura por refúgio, experiências que proponham disrupção, imersão e inovação passam a ter maior demanda e interesse. A combinação entre fuga e a psique fez emergir novas mentalidades, que borraram as barreiras do real e clamam por outros mundos e experiências, com especial apelo àqueles que instiguem a mente e os sentidos. A combinação entre as experiências potencializadas pela tecnologia e a exaltação da psique humana permite criar e experimentar novos mundos, ora extraordinários, ora assustadores, mas quase sempre surreais. Como conclusão, esta pesquisa indica que o Surrealismo Experimental Escapista é uma macrotendência de caráter psíquico e mental. Presente na atualidade, já vem cruzando uma série de indústrias. Dada sua conexão com a psique humana, além da característica criatividade e disrupção, possui uma infinidade de mundos a explorar que possibilitam forte conexão com o consumidor através da provocação de sentimentos e sensações, dado seu caráter psicológico. Além disso, a tendência aqui estudada permite compreender a importância e o impacto das mídias sociais como fonte de estímulo e provocação de novas ideias, convidando à experimentação de novos mundos, evidenciando uma sociedade hiperestimulada, mas também mais plural e flexível.
- Design methodology applied to the communication needs of the deaf communityPublication . Gonçalves, Cecília Lopes; Bernarda, JoãoThe purpose of this research is to create a product that facilitates the acquisition of sign language by hearing parents of deaf children using the product design methodology. The results of the research revealed a need to help hearing parents of deaf children to become more comfortable with learning sign language so they can become an active part of their child’s language development. To address this need, a support piece for sign language cards with an interactive system was developed to allow a more flexible use and two-way interaction. Because there are no Portuguese sign language cards in the market, a sample of these was also made. This project revealed that the public is open to learning sign language and introduced a product that can be part of an effort to universalize sign language and equalize it to verbal and written communication.
- Gestão da dor aguda da criança em contexto de urgênciaPublication . Francisco, Nádia Alagoinha; Rodrigues, Joana Rita Guarda da VendaA participação e a colaboração dos pais, enquanto parceiros no cuidado à criança, nomeadamente aquando da otimização de respostas inerentes à gestão diferenciada da dor aguda e à promoção do bem-estar da criança, em contexto de urgência pediátrica, são preponderantes, impactando na qualidade dos cuidados de enfermagem promovidos. Neste âmbito, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica (EEESIP) mobilizando um modelo conceptual centrado na criança e família, encarando sempre este binómio como beneficiário dos seus cuidados, encontra-se numa posição privilegiada para que a prestação de cuidados seja de nível avançado, realizada com segurança e competência. A teoria do conforto de Katharine Kolcaba, o modelo de parceria de cuidados de Anne Casey e as filosofias de cuidados centrados na família e cuidados não traumáticos são alguns dos referenciais mobilizados e que suportam o presente Relatório. O percurso metodológico, decorrente da concretização do projeto, sustenta-se no referencial da disciplina e profissão de enfermagem, bem como na aprendizagem experiencial e na reflexão na e sobre a ação, decorrente da realização dos vários estágios, com enfoque na aquisição de competências de EEESIP. Durante o estágio, foram desenvolvidas atividades de sensibilização, com enfoque na oportunidade de parceria, para a gestão eficaz da dor aguda da criança e para a utilização de estratégias não farmacológicas de controlo da dor, destacando-se, aqui, como atividades principais a atualização de uma norma de procedimento, a criação do Grupo de trabalho e de investigação da Dor em Pediatria e a criação do projeto de melhoria da qualidade. Este percurso viabilizou a obtenção de saberes, aquisição e aprimoramento das competências próprias do enfermeiro especialista, resultando na elevação da excelência nos cuidados prestados à criança e à sua família.
- Safety-promoting interventions for the older person with hip fracture on returning home: A systematic reviewPublication . Rocha, Paula; Lavareda Baixinho, Cristina; Marques, Andrea; Pereira Henriques, Maria AdrianaBackground: Older adults with a prior history of falls that results in hip fractures have difficulties in regaining pre-fracture functional capacity. Scientific evidence has shown benefits of the implementation of multidimensional rehabilitation programs, but this evidence is not systematized with regard to continuity of care after hospital discharge. Objective: To identify interventions that promote safety and functional recovery of older adults with hip fractures after hospital discharge. Method: A systematic review was carried out according to Cochrane methodology. The research strategy was predefined for the MEDLINE and CINAHL databases. The identified articles were screened according to the eligibility criteria by two independent reviewers. The articles included in the bibliographic sample were evaluated for risk of bias. Results: Of the 10,036 articles found, 10 were included in this systematic review. The safety-promoting interventions identified were: exercise training, occupational therapy/activities of daily living training, transfer and gait training, strengthening exercises, education on assistive device use, fall prevention education, nutritional assessment, environmental modifications/adjustments at home, use of an app, medication, self-care education, and support and counseling. Conclusions: In eight studies analyzed, exercise training emerged as the most effective intervention for promoting the safety of older adults after hip fractures on returning home. Three studies associated two or more interventions, which focused on exercise training, occupational therapy/training of activities of daily living, and conventional postoperative rehabilitation with transfer and gait training, strengthening exercises, education on assistive device use and discharge planning, aiming to achieve muscle strengthening and safe gait, associated with the performance of activities of daily living.
- Avaliação da assistência em saúde mental à puérpera em Cuidados de Saúde Primários:Publication . Oliveira de Almeida, Milena; Baratieri, Tatiane; Krulikowski, Iria Barbara de Oliveira; Natal, Sonia; Araújo, Marília Daniella Machado; DA SILVA MELO MALAQUIAS, TATIANAIntrodução A gravidez é um fenômeno carregado de emoções na vida de uma mulher, pois traz consigo, inúmeras alterações hormonais, físicas e psicológicas, culminando em uma série de transformações em seu organismo. Objetivo Avaliar a assistência em saúde mental prestada por profissionais de Cuidados Primários em Saúde, a mulheres no puerpério. Métodos Estudo avaliativo do tipo análise de implantação com abordagem quantitativa e qualitativa, desenvolvida por meio de um estudo de casos múltiplos. A coleta foi por meio da análise de registros clínicos e entrevistas semiestruturadas com 31 puérperas e 24 profissionais da saúde. Na análise quantitativa avaliou-se o grau de implantação (classificação: satisfatório, parcial, incipiente e crítico) determinado pela Matriz de Análise e Julgamento composta pelas dimensões gestão e execução, e respetivas subdimensões, e a qualitativa ocorreu por meio da análise de conteúdo. Resultados Constatou-se mediante os dados quantitativos, grau incipiente nos casos 1 e 3, e no caso 2, grau de implantação crítica. No critério de aplicação da escala para diagnóstico de depressão pós-parto, todos os casos obtiveram pontuação zero. A partir do conteúdo das falas, pode-se agrupá-las em duas categorias: a presença de sentimentos de abandono e tristeza nas puérperas e a falta de assistência dos profissionais da saúde às puérperas após o parto. Conclusão Conclui-se que as mulheres apresentam necessidades de saúde no pós-parto, relacionadas à saúde mental, entretanto há uma falta de assistência por parte dos profissionais da atenção primária.
- Quality Oncology Nursing Care Scale (QONCS):Publication . Gomes, Pedro; Ribeiro, Susana; Silva, Marcelle; Cruchinho, Paulo; Nunes, Elisabete; Nascimento, Carla; Lucas, PedroO QONCS-PT é uma escala de autopreenchimento traduzida e validada para o contexto português por Gomes et al. (2024), baseada no instrumento original de Charalambous e Adamakidou (2014). Tem como finalidade avaliar a perceção dos clientes sobre a qualidade dos cuidados de enfermagem em oncologia. É um instrumento adequado para aplicação em Portugal, tanto em prática clínica como em investigação. A escala é composta por 34 itens distribuídos em quatro dimensões: a) Ser Apoiado, Validado e valorizado; b) Cuidado Espiritual/Religioso; c) Sentir-se Apoiado; e d) Ser Respeitado. Utiliza um formato de resposta Likert de 5 pontos, variando de "discordo totalmente" a "concordo totalmente". A pontuação total reflete a perceção global da qualidade do cuidado, sendo que pontuações mais altas indicam uma perceção mais positiva. O QONCS-PT apresentou excelentes propriedades psicométricas, incluindo uma consistência interna global de α = 0,93. O estudo contou com uma amostra de 402 clientes de um hospital oncológico em Portugal. O modelo tetra-fatorial explica 69,8% da variância total, garantindo a validade e a confiabilidade da escala para o uso no contexto português. Este instrumento pode ser aplicado por enfermeiros, gestores de enfermagem e investigadores, contribuindo para a melhoria contínua da prática oncológica e dos resultados organizacionais e dos clientes.
- Geopolítica do ÁrticoPublication . Østhagen, Andreas; Silva, Beatriz dos Santos; Barreiros, João; Leal, João; Duarte, Paulo Afonso B.
- Constrangimento da Implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados em Municípios do Alto Alentejo, PortugalPublication . Almeida, Sara; Cameron, Helena; Carlos, HermelindaA presente investigação aborda os desafios enfrentados na implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados em Municípios localizados na região do Alto Alentejo. Inicialmente, caracteriza-se a demografia da região para compreender as condições específicas deste distrito. Desenvolveu-se um questionário aplicado aos Encarregados de Proteção de Dados (DPO) de cada município, a fim de avaliar a perceção destes quanto à implementação do Regulamento Geral de Proteção de Dados (RGPD). Os principais objetivos que nortearam este estudo são: em primeiro lugar, avaliar a implementação do RGPD em Municípios do Alto Alentejo, uma zona de baixa densidade no interior do país. Em segundo lugar, pretendeu-se identificar os fatores determinantes que podem estar a influenciar o cumprimento efetivo do regulamento. Ao investigar a perceção e as práticas adotadas pelos responsáveis pela proteção de dados nos municípios da região e as características da região do Alto Alentejo, pretende-se compreender de que forma a localização geográfica possa de alguma forma impactar a aplicação do RGPD no Alto Alentejo. Pretende-se, ainda, que os resultados esperados possam vir a ter o potencial de fornecer insights para a melhoria e aprimoramento da implementação deste regulamento ao nível municipal na região do Alto Alentejo