EN - TMI - Curso de Fuzileiros
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EN - TMI - Curso de Fuzileiros by Field of Science and Technology (FOS) "Ciências Sociais::Outras Ciências Sociais"
Now showing 1 - 10 of 17
Results Per Page
Sort Options
- Conceção e desenvolvimento de um simulador 2D para o treino de forças de baixo escalãoPublication . Duarte, Rúben Filipe Da Silva; Correia, Anacleto Cortez e; Gabriel, AlmeidaA simulação militar é uma atividade que já existe há vários anos e a sua principal função é aproximar ao máximo as situações de treino às situações de combate. A simulação para efeitos de treino tem vindo a aumentar, como alternativa ao treino real, dada a constante evolução da tecnologia e o desenvolvimento das situações de conflito associadas. Uma das missões pela qual a Marinha Portuguesa se preza é o treino e formação dos seus militares. Esta formação pode ser fornecida através da simulação em cenários 2D que replicam a realidade, promovendo a interação entre utilizador e o meio virtual no que são os procedimentos de comando de uma força de baixo escalão. A presente dissertação pretende oferecer à Marinha Portuguesa uma ferramenta capaz de apoiar o treino e formação de líderes de forças de baixo escalão através da simulação. Para isso, foi necessário identificar quais as tecnologias mais adequadas para o seu desenvolvimento, através do levantamento de requisitos e ainda do estudo dos procedimentos usados por estas forças que melhor se integram no ambiente simulado. O sistema sintético proposto permite observar o impacto que um ambiente simulado pode ter na formação e treino dos líderes de forças de baixo escalão.
- Conceptualização e Desenvolvimento de um projeto piloto para a implementação de um Sistema de Informações Operacionais na Marinha PortuguesaPublication . Fachina, Pedro Ferreira; Campos, Aldino Manuel dos Santos de; Henriques, Guida Maria Mendes; Gabriel, Joaquim AlmeidaA Marinha Portuguesa ao cumprir a sua missão para garantir que Portugal use o mar, torna-se uma organização com necessidades elevadas de informações úteis e atuais. Numa era digital como a atual, a quantidade de dados e notícias geradas pela necessidade de os seres humanos quererem informação em tempo real e a utilização de algoritmos nos nossos telemóveis que podem influenciar a forma como vemos o mundo que nos rodeia, dificulta a tarefa de qualquer organismo de informações militares em gerir e filtrar a informação disponível e importante para o elemento de tomada de decisão. Nos dias de hoje, a gestão de um sistema de informações necessita de ferramentas e tecnologias de informação para conseguir obter melhores resultados de forma eficiente. Esta investigação apresenta a conceptualização e desenvolvimento de um projeto, denominado de GISOPINT, que gere informação operacional de forma integrada, apoiada numa base de dados com a possibilidade de visualizar a informação integrada num Sistema de Informação Geográfica. Este tipo de ferramenta auxilia o comando a ter uma melhor perceção dos dados e do ambiente operacional. Para garantir uma construção do GISOPINT de forma estruturada, utilizou-se a metodologia de planeamento de sistemas de informação e uma abordagem Top-Down, que definem as necessidades para a criação de sistemas. Por fim, foram desenvolvidos questionários e entrevistas direcionados a entidades com funções atuais ou recentes na área das Informações de modo a suportar as necessidades do programa. O facto de a política de recursos humanos da Marinha Portuguesa implementar uma rotatividade de função ou unidade em média de 3 anos, pode resultar em alguma perda de conhecimento e mudança de processos que deviam estar muito bem consolidados, para um bom funcionamento do sistema. Assim, fez-se a proposta de um processo de informação que servirá de apoio aos elementos utilizadores da plataforma, relativamente à forma como devem ser geridos os dados. No final desta dissertação é disponibilizado um Manual de Procedimentos que irá auxiliar na utilização do projeto GISOPINT.
- Desenvolvimento e Análise Robusta de Táticas - TerrestresPublication . Ricardo, Rúben Terêncio Jaime; Martins, MaiaA ideia Desenvolvimento e Análise Robusta de Táticas - Terrestres (DARTT) consiste num sistema de apoio à decisão, escrito em linguagem MATLAB, que tem vindo a ser desenvolvido nos últimos anos pela Escola Naval. Este software permite a criação de vários cenários (arborizado, segurança a 360◦ em torno de um objetivo, ocupação de um objetivo, etc.) e simulação das diferentes técnicas, táticas e procedimentos (TTP) utilizadas por uma equipa ou secção de Fuzileiros. O presente trabalho de investigação tem como objetivo a Criação, Alimentação e Implementação de um modelo de progressão para o simulador DART-T. Este tipo de sistemas necessita da observação de comportamentos de um agente, nomeadamente as características, componentes e valências dos Fuzileiros, tendo em conta a sua versatilidade, os diferentes teatros de operações onde atuam e a tipologia de missões que executam. A versão anterior considerava a progressão dos agentes somente na reação ao contacto com um agente inimigo, e não todo o seu movimento até à chegada da Área de Objetivo. Deste modo, a versão proposta pretende tornar o movimento dos agentes tão próximo quanto possível da realidade, adicionando uma 3ª dimensão ao simulador, que até ao momento era inexistente, bem como outros parâmetros. Sendo assim, recorreu-se à doutrina NATO e a entrevistas a especialistas, para a definição das dimensões de um modelo de progressão, com a criação e construção de uma matriz multidimensional, com seis dimensões, nomeadamente: Tipo de Terreno, Peso do Equipamento transportado, Declive, Postura, Modo de Progressão e Fator Luminosidade. Foram efetuadas diversas experiências, com relógios Garmin Forerunner 245, das quais se destaca a realização de um percurso de aproximadamente 5 quilómetros, na Base Naval de Lisboa, com a finalidade de entender o comportamento da velocidade com a variação das diferentes dimensões da Matriz Multidimensional.
- Desenvolvimento e Análise Robusta de Táticas – Terrestres (DART-T)Publication . Jones, Gonçalo Neves de Almeida Rosado; Martins, MaiaO projeto “Desenvolvimento e Análise Robusta de Táticas – Terrestres” (DARTT) assenta fundamentalmente num complexo simulador baseado em agentes, desenvolvido em MATLAB, com modelos de decisão criados a partir do mundo real. Os agentes modulados e incorporados no simulador, são baseados naquilo que é um Fuzileiro no terreno, em termos de equipamento, armamento, progressão no terreno e capacidade de reação. Para a Modelação dos Agentes, foram desenvolvidos modelos que permitissem criar a base daquilo que é o comportamento de um combatente no terreno, nomeadamente dentro do espetro de operações desenvolvidas por forças de Fuzileiros. Alguns modelos foram obtidos através de bibliografia diversa, enquanto outros foram obtidos por experimentação e através de testes práticos, que permitiram obter valores para determinadas situações mais específicas. Foram escolhidos os parâmetros que, quando introduzidos como modelos no simulador, permitissem obter as simulações com maior aproximação da realidade, como por exemplo para as capacidades de visão e movimento dos agentes, assim como para a componente de tiro e balística. Para ser possível obter resultados realistas e que apresentem resultados fiáveis no decorrer das simulações, tornou-se necessário desenvolver modelos adequados e atuais, que permitissem modelar aquilo que é a essência de um Fuzileiro nas suas três componentes essenciais: a sua componente Estática, Dinâmica e a componente de Interação no terreno
- Desenvolvimento e análise robusta de táticas - terrestres em cenários arborizadosPublication . Orzhekhovskiy, Yury Vladislavovich; Martins, Maia; Gabriel, AlmeidaO trabalho “Desenvolvimento e Análise Robusta d e Táticas – Terrestres (DART-T) em cenários arb orizados” assenta fundamentalmente nu m complexo simulador baseado em agentes, desenvolvi do em MATLAB, com mo delos e pro cessos criados a partir do mundo real. Este trabalho tem como ob jetivo apresentar uma ferramenta que p ermite analisar as diversas maneiras de ab ordar um problema, b em como analisar, desenvolver e comparar táticas, técnicas e pro cedimentos (TTP), p or forma a obter os resultados mais eficazes e eficientes para diferentes cenários que se pretendam simular, dentro do contexto das op eraçõ es militares, nomeadamente aquilo que é levado a cab o p elas forças de Fuzileiros. Incorp orando diversas variáveis de cariz esto cástico, como o temp o de aquisição de alvo, a probabilidade de hit em caso de tiro, e o azimute inicial para o setor de visão do agente defensor, cada simulação é corrida milhares de vezes de forma a obter uma solução robusta para cada cenário criado. O desenvolvimento do simulador tem por base métodos otimizados para o cálculo de visibilidades, caminhos mais curtos e fórmulas de tiro, permitindo ao utilizador criar a sua própria área de trabalho, podendo visualizar graficamente em tempo real as suas simulações. Foi definido um conjunto de táticas possíveis de serem empregues para determinado cenário que visam cumprir com a missão estipulada. Algumas das táticas apresentam resultados previsíveis, sendo que para outras foram obtidos resultados inesperados aquando do final da simulação. O simulador foi testado para um cenário arborizado em que uma força de escalão secção tem como missão efetuar a aproximação por um determinado eixo a um objetivo guarnecido de um agente inimigo, a fim de ocupar a posição inimiga. Calculou-se, assim, a probabilidade de sucesso de cada tática.
- Deteção de alvos terrestres a partir de um UAV, em apoio a Operações AnfíbiasPublication . Pinto, André Couto Astorga Batista; Damas, Bruno Duarte; Santos, Nuno Alexandre Antunes Martins Pessanha; Rodrigues, Vitor Manuel BorgesNas últimas décadas, os confrontos militares têm dependido, a uma larga escala, de novas e avançadas tecnologias, conduzindo a uma mudança de paradigma ao que respeita as operações militares. Esta mudança deve-se, essencialmente, à tentativa de mitigar erros que se verificaram em operações passadas, otimizar recursos e salvaguardar vidas humanas, garantindo ao mesmo tempo o sucesso e estado final desejado de qualquer operação. É neste espectro que são introduzidos os Unmanned Aerial Vehicles (UAVs) e a significante vantagem que os mesmos possuem em prol de qualquer operação, desde a redução do custo de vidas humanas, ao apoio direto e indireto no campo de batalha, ao aumento do conhecimento situacional do terreno e do inimigo. Neste trabalho, é apresentado como, a partir de uma câmara integrada de um UAV, é possível fazer a deteção automática de alvos terrestres (militares) e a sua diferenciação com civis, em tempo real, usando uma rede neuronal de deteção de objetos. Partindo da aquisição de uma base de dados, grande e variada, capturada por drones comerciais e imagens extraídas da Internet. Após isto, foi necessário fazer a escolha da rede neuronal para este fim, que recaiu sobre o YOLOv4-tiny, sendo uma rede rápida na deteção de objetos em tempo real e com bons resultados de precisão. De seguida, foi necessário realizar a anotação de todos os militares em cada imagem, utilizando um programa gratuito de anotação de imagens (DarkLabel 2.4). Após isto, treinámos, validámos e testámos a rede, aferindo quais os melhores resultados e pesos a serem utilizados na deteção de militares. Por fim, olhámos para as limitações e trabalhos futuros a serem desenvolvidos na continuidade deste trabalho
- Distributed Operations– Aplicablidade do conceito em Forças de FuzileirosPublication . Guilherme, Filipe Martins; Silva, Ricardo Alexandre Pereira da; Gabriel, Joaquim AlmeidaAs Distributed Operations podem ser vistas como um complemento da doutrina da Guerra de Manobra. Esta abordagem manobrista instiga a vitória através da interrupção do ciclo de decisão do inimigo e da manobra. Distributed Operations designa um conceito em evolução que procura maximizar a capacidade do comandante de empregar unidades táticas em profundidade e amplitude no campo de batalha, a fim de alcançar um resultado favorável. Essas unidades irão usufruir da vantagem de estarem dispersas pelo espaço de batalha para reduzir a sua vulnerabilidade à observação e ao fogo do inimigo, mas apesar de serem unidades pequenas, possuirão um grande poder de combate, com capacidade de localizar e destruir o inimigo. A presente dissertação de mestrado pretende explorar se o conceito de Distributed Operations é adequado para operações urbanas, comparando e analisando resultados de várias simulações, feitas através do Map Aware Non-uniform Automata, entre um Grupo de Combate Tradicional, e um Grupo de Combate a operar segundo o conceito de Distributed Operations. A importância desta dissertação de mestrado assenta na avaliação do ajuste da doutrina dos Fuzileiros Portugueses na execução deste tipo de operações, contribuindo assim para o reempenhamento das Forças de Fuzileiros nos teatros de operações.
- Gestão Digital de Recursos MateriaisPublication . Guerreiro, Patrick König; Moura, Ricardo Pinto; Frias, Armindo Dias da SilvaO presente trabalho surgiu da necessidade de melhoria do Sistema de Gestão de Stock implementado no Corpo de Fuzileiros. Tem por objetivo o desenho e edificação de um Sistema de Gestão de existências inovador, na forma de uma aplicação web, direcionado para o Armamento Portátil e seus acessórios. Este trabalho insere-se no âmbito da gestão logística de recursos, nomeadamente de armamento portátil e seus acessórios, tendo-se realizado uma Análise ABC que permitiu avaliar a relevância do material. Este procedimento faculta uma gestão mais eficiente do material existente, tendo em consideração o seu valor e criticidade operacional. O desenvolvimento do sistema informático de gestão assentou em dois softwares de base: o MongoDB, para a Base de Dados não relacional, e o Python (e as suas bibliotecas), para a edificação estrutural e gráfica, que, em conjunto, deram vida a este sistema de gestão. Foram implementadas diversas ferramentas e funcionalidades, que visam apoiar o utilizador no seu dia a dia, ao permitirem um controlo simples e eficaz dos artigos a gerir. É exemplo o conhecimento permanente da localização e estado de operacionalidade de todos os artigos, ou a possibilidade de incluir os documentos de suporte à movimentação e gestão do material. Outras ferramentas disponíveis são a emissão de fichas de inventário, essenciais no controlo de existências físicas regularmente levado a cabo nos paióis, ou o acesso a gráficos interativos que permitem adquirir, de forma rápida, a visão geral do material. Apesar da complexidade das tarefas a que dá resposta, o sistema proposto proporciona uma interface simples e intuitiva com o utilizador. Para além do caso para que foi otimizada, será possível, com os necessários ajustes, o seu alargamento a outras tipologias de material ou, implementação em outras unidades militares.
- A Guerra das FalklandsPublication . Gonçalves, Daniel Figueira; Matos, Semedo de; Gabriel, AlmeidaA Guerra das Falklands foi um dos conflitos mais marcantes da década de 80 do século passado. Protagonizado pela Argentina e pelo Reino Unido, de abril a junho de 1982, consistiu na luta pela soberania do arquipélago das Falklands. Por um lado, a vontade de os argentinos reivindicarem um arquipélago considerado seu; por outro, a necessidade estratégica britânica em recuperar o controlo de um local remoto e longínquo. Eis duas forças aqui presentes que, através de um conflito armado, originaram uma crise internacional que, consequentemente, colocou o mundo em alerta e em crescentes preocupações. Da perspetiva da comunidade internacional, a Guerra das Falklands revelou-se, em todos os aspetos, uma das campanhas mais ambiciosas e marcantes para o Reino Unido, uma vez que colocou à prova a capacidade de um país projetar, num curto espaço de tempo, uma força operacional anfíbia e sustentá-la a grandes distâncias durante um período indeterminado – um dos maiores desafios logísticos que a história militar moderna tem para nos oferecer. O Apoio de Serviços em Combate é um tema amplamente abordado e detalhado ao longo desta dissertação, revelando as razões pelas quais determinados aspetos da componente tática da guerra fracassaram. A dissertação pretende enaltecer o impacto que o planeamento logístico tem nas operações militares, em paralelo com a componente tática. Antes do início da guerra, poucos acreditavam que o Reino Unido seria capaz de contornar as dificuldades logísticas inerentes à distância que o separava das Falklands. A princípio, o próprio governo britânico pôs em causa as suas capacidades. Mas o governo de Thatcher, Primeira-Ministra britânica, veio provar precisamente o contrário.
- Impacto nos Processos de Tomada de Decisão em Operações de Abordagem para o Controlo de Fronteiras Marítimas da Aplicação de Swarms de UxV e Realidade AumentadaPublication . Gonçalves, Eduardo Filipe; Conceição, Vítor Fernando Plácido da; Silva, Ricardo Alexandre Pereira daA Marinha Portuguesa promove a proteção e o controlo das fronteiras marítimas nacionais através das constantes ações desenvolvidas pelos seus militares em cenários de suscetível complexidade e perigosidade. O recurso às operações de abordagem, no âmbito dessas ações, implica processos de tomada de decisão prévios com vista à gestão e disposição dos meios, garantindo os resultados operacionais desejáveis. Neste contexto, o problema está centrado na possível inclusão da utilização de tecnologia como os Swarms UxV e a Realidade Aumentada (RA) nos planeamentos das referidas operações com vista à aferição dos seus efeitos, quanto ao desempenho global das ações militares em curso. Assim, o estudo confere utilidade à Marinha Portuguesa e ao Corpo de Fuzileiros no sentido de sustentar a modernização tecnológica de recursos disponibilizados aos seus decisores e com isto, a potencialidade operacional. Deste modo, foram obtidas relevantes considerações, por meio de entrevistas, da experiência e conhecimento tidos de militares responsáveis por planearem e executarem ações de abordagem promotoras da segurança das fronteiras marítimas e da perspetiva destes, sobre o impacto da utilização de novos equipamentos. Como tal, é possível apurar que, para os militares envolvidos em funções de Comando e Liderança, a tecnologia resulta em fonte de apoio à decisão, por sustentar informação credível e atualizada, contudo, não substitui os meios humanos. No propósito a estudo, o impacto revelado é positivo para a melhoria da capacidade decisória através do forte aumento de recolha de informação, resultante da sua aplicação em operações militares.