Browsing by Issue Date, starting with "2021-03-01"
Now showing 1 - 10 of 19
Results Per Page
Sort Options
- Solid Edge® como ferramenta de projeto para fabrico de componentes por maquinagem e prototipagemPublication . Ribeiro, Flávio José Malo; Simões, Fernando António GasparO presente trabalho teve como objetivo principal explorar o software de desenho Solid Edge® e perceber quais são as principais funcionalidades e ferramentas que este software disponibiliza para o utilizador e a sua versatilidade quando se projeta um componente desde a fase de projeto até à fase de produção. Para uma demonstração de aplicação prática do Solid Edge® como ferramenta de projeto para fabrico de componentes, elegeu-se a Maquinagem e a Prototipagem para ser explorada a interligação com o Solid Edge®. Assim, além de serem exploradas as funcionalidades que foram necessárias do Solid Edge®, no que diz respeito à implementação do fabrico de componentes, foram utilizadas neste trabalho as tecnologias de fabrico assistido por computador (CAD\CAM), bem como a prototipagem rápida de Impressão 3D. Neste contexto, foi projetada no Solid Edge uma Base para uma prensa da mesa de uma máquina CNC. Para a produção deste componente recorreu-se ao software MasterCAM® para programar os ciclos de maquinagem e gerar o código CNC a ser utilizado no processo de fabrico por arranque de apara, num centro de maquinagem a 5 eixos. No que diz respeito à interligação do Solid Edge® com a impressão 3D, foram projetados com o Solid Edge® componentes com rosca e provetes, para serem produzidos pelo método de extrusão de filamento fundido (FFF), com recurso ao software e impressora 3D. Os componentes roscados foram produzidos para serem utilizados na Base fabricada, enquanto que os provetes produzidos em PLA com e sem reforço, tiveram como finalidade a análise da influência do reforço nas propriedades mecânicas do provete. Com este trabalho verificou-se que o Solid Edge® é uma ferramenta de trabalho bastante completa. Para a edição de componentes 3D ou 2D provenientes de outros softwares de desenho, o Solid Edge® demonstrou ser muito fluido e simples de utilizar, essencialmente porque trata os componentes importados como peças nativas, tornando todo o processo muito mais simples e rápido, aumentado assim a produtividade. Ao longo do trabalho de utilização do software, ficou demonstrada a capacidade de importar e manipular componentes no Solid Edge, sendo uma ferramenta versátil nas vertentes exploradas, tal como na criação de vistas 2D, vistas explodidas, etc.
- A comunicação interna ao serviço da diversidade do público alvo de uma organização: Estudo de caso da Cork Supply PortugalPublication . Castro, Joana Gomes Ribeiro de; Salomão, MiriamO presente trabalho de Projeto Profissional, desenvolvido no âmbito da conclusão dos estudos conducentes ao grau de Mestre em Gestão de Marketing pelo Instituto Português de Administração e de Marketing, apresenta uma proposta de plano de Comunicação Interna (CI) para a organização Cork Supply Portugal (CSP). Tendo sido diagnosticadas algumas lacunas resultantes de um mau fluxo de comunicação intraempresa, este projeto tem como objetivo principal implementar um plano de comunicação interna, cujo processo permita a inclusão de todos os colaboradores da organização no acesso à informação, independentemente das barreiras físicas, estruturais ou sociais. Para tal, foi desenvolvido um plano de ação que fosse ao encontro das necessidades de evolução e desenvolvimento desta área, evidenciando a importância da comunicação interna, enquanto componente estrutural, para o bom funcionamento e sucesso de qualquer organização. Através da proposta deste plano, baseado numa forte revisão de literatura, tem-se em vista a transformação deste campo dentro da organização, podendo deste modo colmatar as lacunas identificadas resultantes da falta de estruturação de um processo de CI. Embora este âmbito tenha merecido uma crescente atenção e valorização, a empresa implementou apenas em 2019 uma área estruturada para a comunicação com o público interno. A mesma apresenta grandes divergências de perfis e, portanto, surge a necessidade de se moldar a cada um e adaptar a sua comunicação.
- O impacto do green knowledge no valor percebido e na intenção de compra de vestuário sustentável de marcas de fast fashion, em PortugalPublication . Mesquita, Maria Aires; Domingos, CatarinaA sustentabilidade tem apontado os holofotes a várias, senão a todas, as indústrias e a têxtil não foi exceção. A problemática da insustentabilidade da moda e do seu consumo como o conhecemos hoje é um tópico cada vez mais recorrente e de maior urgência. Face a esta nova realidade e perante consumidores cada vez mais conscientes e exigentes para com as empresas e os seus planos de ação, uma grande parte das marcas de fast fashion de maior relevo no mercado, além de outras metas estabelecidas e projetos iniciados, disponibilizaram nas suas lojas coleções mais sustentáveis ao nível da composição e/ou do seu processo de produção. Posto isto, com esta investigação procura-se compreender o impacto que o green knowledge dos consumidores, isto é, o seu conhecimento ambiental, tem na valorização e na compra de vestuário de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion. Para isso, aplicaram-se métodos de investigação quantitativos e qualitativos que permitem uma melhor compreensão do consumidor de vestuário e das suas decisões, bem como a relação que este estabelece com as marcas em questão. Os principais resultados encontrados sugerem que a intenção de compra de coleções sustentáveis de marcas de fast fashion é diretamente influenciada pelo valor percebido das mesmas e, indiretamente, pela confiança na marca e pelo conhecimento das coleções em causa. Adicionalmente, os dados sugerem que uma comunicação educativa, clara, completa e transparente, com foco no produto e nos processos é o principal fator chave para combater o ceticismo dos consumidores.
- Perspetiva do consumidor sobre o marketing de base de dados direto segurador portuguêsPublication . Caleira, João Pedro Borrego; Ferreira, MafaldaCom o mundo cada vez mais digital é possível que a comercialização de seguros continue assente no modelo tradicional dos mediadores físicos? Para um millennial a resposta é um claro não, mas a indústria seguradora tem sido lenta na transição do modelo de negócio. Até muito recentemente, para contratar um seguro com uma das grandes seguradoras, o consumidor era obrigado a deslocar-se a um mediador físico para proceder à respetiva contratação. Todavia o mundo está a mudar e o marketing está a evoluir. Nesta dissertação será abordado o que é o marketing de base de dados direto, as suas práticas, a estrutura de uma estratégia que esteja em conformidade com o Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD) e será analisado o panorama do mercado segurador português. Esta revisão de literatura providencia uma base para o estudo desta forma de marketing no mercado segurador. Adotada uma abordagem mista, a pesquisa efetuada através de um método qualitativo de observação participante permite identificar como as seguradoras portuguesas estão a utilizar os dados dos seus potenciais clientes para finalidades de marketing e se, ao fazê-lo, respeitam as regras do RGPD. Quanto à vertente quantitativa, o questionário realizado a uma amostra da população de clientes de seguradoras portuguesas demonstra qual a perceção do consumidor relativamente ao marketing destas organizações e revela as suas preferências quanto aos canais marketing de base de dados direto.
- Plano de marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado PortuguêsPublication . Sousa, Rúben Filipe Ferreira de; Domingos, CatarinaO setor automóvel é um dos principais responsáveis pela emissão de gases nocivos para a atmosfera e, como tal, a mobilidade sustentável assume-se, cada vez mais, como a alternativa ideal para combater as alterações climáticas do nosso planeta. Para além disto, a opção por marcas ambientalmente responsáveis em detrimento de outras é um aspeto que é tido em conta pelos consumidores e, em particular, os consumidores de luxo. Posto isto, fica claro que este é o momento ideal para o lançamento do novo SUV 100% elétrico da Lexus: o UX 300e. A presente investigação pretende, então, desenvolver o Plano de Marketing para o lançamento do Lexus UX 300e no mercado português. O enquadramento teórico da investigação recai, numa primeira fase, sobre o conceito e história do luxo e o comportamento do consumidor de luxo, em particular, o comportamento do consumidor de automóveis de luxo. De seguida, é, ainda, apresentado o suporte teórico que serviu de base para a escolha da estrutura de plano de marketing a seguir na presente investigação e, tendo em conta a problemática que deu início a este estudo, foi adotado, como metodologia de investigação, o estudo de caso. Para além disso, é utilizada uma abordagem quantitativa de caráter exploratório e, de modo a alcançar os objetivos propostos neste trabalho, foi feita uma recolha de dados através de uma análise documental exaustiva a 44 documentos que forneceram dados secundários, internos e externos, fulcrais para o lançamento do Lexus UX 300e. Os resultados da investigação mostram que o lançamento do novo SUV terá presente uma forte componente comunicacional externa, através dos meios tradicionais - como televisão e imprensa – e através do contexto digital – Redes Sociais e anúncios na Rede Display da Google – para se tornar, mais facilmente, um dos EVs preferidos dos portugueses. Adicionalmente, o plano de marketing prevê, ainda, a necessidade de formar as equipas de venda e após venda da Lexus Portugal.
- A influência da estratégia de comunicação interna na perceção dos clientes internos sobre a marca e sua satisfação: o caso da KPPublication . Miranda, Maria Marques; Nogueira, MafaldaA klöckner pentaplast (kp), implementou, na empresa, no ano de 2018, o centro de serviços partilhados (SSC) klöckner pentaplast (kpBuS). Um Centro de Serviços Partilhados é composto por um conjunto de serviços que podem ser fornecidos a uma ou mais unidades de negócio dentro da mesma organização. Os consumidores são chamados de clientes internos que são os colaboradores da empresa, que se encontram em outra unidade de negócio. Deste modo, o presente estudo pretende determinar as estratégias de comunicação que permitem aumentar a satisfação e a perceção que os clientes internos têm sobre a marca. Neste momento, há a necessidade de reestruturar a comunicação entre os colaboradores da kpBuS e os seus clientes. Assim, torna-se viável, que a comunicação seja fortalecida através da transferência de conhecimento, do trabalho em equipa e de um contacto mais pessoal. Logo, aumentar-se-á a perceção da marca kpBuS e, por extensão, a satisfação do cliente. Partindo de um estudo de caso da empresa kpBuS, e com recurso a técnicas de observação participante, entrevistas exploratórias (18 colaboradores e 6 clientes internos), e análise documental, foi possível realizar a avaliação de diagnóstico da empresa no que diz respeito às estratégias de comunicação de marketing que permitem construir a marca kpBuS, como uma marca de sucesso; medir o nível de satisfação entre o cliente e a kpBuS; inferir sobre os pontos fracos e fortes da kpBuS com a sua organização; compreender o valor e a perceção da marca kpBuS e, por fim, perceber o centro de serviços partilhados da kpBuS. Por ser unânime que os colaboradores e os clientes precisam de meios estratégicos para a melhoria do trabalho entre as partes, são realizadas um conjunto de ações que visam colmatar os pontos fracos evidenciados nas entrevistas. Estas ações contemplam três estratégias de comunicação integrada de marketing como: a publicidade, os eventos e as experiências, e o marketing digital. Assim, através da publicidade, pretende-se implementar uma newsletter exclusiva para a KpBuS, cujo objetivo será dar a conhecer esta mesma e os seus colaboradores. Os eventos fomentam o contacto pessoal entre as partes. A Intranet, procura dar a conhecer o SSC e os seus colaboradores. Por fim, foram obtidas conclusões que permitiram delinear algumas recomendações para um futuro estudo.
- Estudo de caso: River SightSeeing operated by DouroAzulPublication . Morais, Catarina Lima; Neves, CidáliaO presente trabalho assume-se como uma investigação que se debruça nas estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para renovarem a sua presença no mercado. A marca escolhida para esse estudo foi a empresa turística de renome, a Douro Azul, onde iniciei o estágio curricular. A Douro Azul dedica-se ao turismo nacional e internacional em grande escala na região do Douro e que para além do seu core-business o grupo divide-se noutras marcas que exploram diferentes produtos do turismo da cidade do Porto e região. Em concordância com a empresa, chegou-se à conclusão que o caso de estudo deveria dedicar-se ao rebranding da empresa River Sighseeing operated by DouroAzul pela necessidade iminente de criar um novo elemento verbal para a mesma, já que esta teve que alterar o seu nome inicial devido a uma imposição legal e adquirido o nome atual de forma temporária. Sabendo que as marcas, atualmente, são elementos impactantes no quotidiano das pessoas, o processo de desenvolvimento do seguinte trabalho passaria por explorar o conceito de marca e marcas em tempo de crise, tendo em conta o momento que vivemos. Num segundo ponto o trabalho incidiria apenas no branding e rebranding que se tornariam imprescindíveis para a conclusão do estudo. Após esta primeira aproximação, tornou-se imprescindível conhecer a opinião do público e dos parceiros sobre a River Sighseeing operated by DouroAzul identificar a extensão de marca, que mais benefícios traria à marca e, por fim, definir uma estratégia de processo de rebranding que iria de encontro com as suas necessidades. De forma a dar resposta aos objetivos desta investigação, aplicou-se uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo, com base em oito entrevistas e um estudo quantitativo, assente em 230 questionados. Os resultados obtidos através da análise dos dados permitiram a apresentação de uma proposta para a criação de um novo elemento verbal e visual, como planeado inicialmente e ainda uma proposta de implementação do processo de rebranding baseado no autor Ahonen.
- A influência das ferramentas do marketing social na adoção de um animal de um abrigo através das redes sociais: O cão da Associação CãoViverPublication . Videira, Marta Tavares; Gomes, SandraAnualmente são abandonados milhares de animais em Portugal. As associações de abrigo, os canis e gatis associados às Camaras Municipais encontram-se num estado de sobrelotação e com condições limitadas para garantir uma boa qualidade de vida a todos os animais que abrigam, apesar do seu constante esforço. Com o crescimento das redes sociais são cada vez mais as associações que procuram estas plataformas para fomentarem adoção animal e a recolha de donativos necessários para a sua sobrevivência. Desta forma, com base na literatura de marketing social e suas ferramentas, esta dissertação propõe compreender a influência que as redes sociais têm na adoção de um animal de um abrigo, estudando o caso da Associação CãoViver. Procedeu-se à análise netnográfica das publicações da associação nas suas diversas redes sociais, foi realizada uma entrevista com a voluntária responsável da associação e ainda realizado um inquérito acerca da adoção animais e das redes sociais. Os resultados obtidos permitem identificar os elementos mais relevantes na comunicação online das associações para influenciar a ação dos seguidores e assim apresentar diversas recomendações digitais com o objetivo de promover a mudança comportamental social desejada, ou seja, a adoção animal. Desta forma, foi elaborado um guia de recomendações digitais para a Associação CãoViver, com os resultados do inquérito realizado, recomendações dos inquiridos e indicações estratégicas de comunicação digital.
- O marketing de conteúdo nas redes sociais: Um estudo sobre empresas da indústria de móveis e artigos de decoraçãoPublication . Silva, Mariana Rodrigues da; Santos, FernandoO objetivo principal deste estudo é compreender como se pode gerir o marketing de conteúdo nas redes sociais a fim de gerar mais interação com os seguidores, no contexto das empresas da indústria de móveis e artigos de decoração. Foram estudadas as empresas Tokstok Etna e Mobly pertencentes a esta indústria. A investigação foi conduzida com uma abordagem qualitativa, recorrendo à Análise das páginas de Instagram da Tokstok, Etna e Mobly, por um perı́odo total de 3 meses. Classificaramse as publicações de acordo com seus tipos de conteúdos (racionais, emocionais e mistos), seus formatos (foto/vídeo) e seus números em termos de likes, comentários e interação. Conclui-se, após a análise e discussão dos resultados que as publicações de conteúdo misto e emocional são os tipos de publicações mais frequente no Instagram das 3 empresas, sendo também as publicações de conteúdo misto e emocional as publicações que possuem maiores números em termos de likes, comentários e interações. Portanto, o marketing de conteúdo desenvolvido pelas empresas de forma emocional através de informações relevantes e entretenimento provou ser uma ferramenta de marketing eficaz e capaz de atingir maiores números de likes, comentários e interação. Da mesma forma que a frequência regular de publicações e a criatividade de contextualização dos conteúdos se mostraram fatores determinantes para maiores percentagens de interação.
- O impacto do marketing experiencial na intenção de revistar a marca: Um estudo sobre a alimentação em restaurantes de Fast FoodPublication . Santos, Mariana Alves dos; Salomão, MiriamO objetivo deste estudo é investigar o impacto do marketing experiencial na intenção do consumidor de revisitar a marca, avaliando cada etapa do seu processo de perceção nas experiências de alimentação fora de casa. Quinze hipóteses foram desenvolvidas com o intuito de identificar as práticas de marketing experiencial e da qualidade do serviço que conduzem à satisfação do cliente por via do valor experiencial, e consequentemente, a satisfação do cliente induz a um comportamento pós-compra positivo. Os dados foram coletados por meio de um questionário realizado a 442 inqueridos para diagnosticar as experiências alimentares em restaurantes de fast food. Para tal, utilizou-se a Modelagem de Equações Estruturais (MEE), estimada a partir dos Mínimos Quadrados Parciais (PLS) e executada no programa estatístico SmartPls3, que revelou que os resultados deste método foram aceitáveis em termos de confiabilidade e validade. Os resultados empíricos revelaram que, alguns dos módulos experienciais estratégicos (nomeadamente, o sensorial, o afetivo e o relacional) e as perceções de qualidade de serviço têm influências positivas no valor experiencial, e ainda, variam dependendo do grupo alimentar em causa, neste caso, se pertence a redes de restaurantes grandes e globais ou a redes de restaurantes pequenas e sem rede. Adicionalmente, estes resultados também mostraram que a satisfação dos clientes pode induzir a um comportamento pós-compra positivo. Desta forma, o presente estudo apoiará os gestores e/ou os proprietários de restaurantes, ao possibilitar que estes olhem para o marketing experiencial com uma nova visão e ao oferecer um apoio empírico para implementar estratégias de marketing experiencial, direcionadas especificamente para o seu tipo de estabelecimento.