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Authors
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Abstract(s)
A klöckner pentaplast (kp), implementou, na empresa, no ano de 2018, o centro de
serviços partilhados (SSC) klöckner pentaplast (kpBuS). Um Centro de Serviços Partilhados é
composto por um conjunto de serviços que podem ser fornecidos a uma ou mais unidades de
negócio dentro da mesma organização. Os consumidores são chamados de clientes internos
que são os colaboradores da empresa, que se encontram em outra unidade de negócio. Deste
modo, o presente estudo pretende determinar as estratégias de comunicação que permitem
aumentar a satisfação e a perceção que os clientes internos têm sobre a marca.
Neste momento, há a necessidade de reestruturar a comunicação entre os colaboradores
da kpBuS e os seus clientes. Assim, torna-se viável, que a comunicação seja fortalecida através
da transferência de conhecimento, do trabalho em equipa e de um contacto mais pessoal.
Logo, aumentar-se-á a perceção da marca kpBuS e, por extensão, a satisfação do cliente.
Partindo de um estudo de caso da empresa kpBuS, e com recurso a técnicas de
observação participante, entrevistas exploratórias (18 colaboradores e 6 clientes internos), e
análise documental, foi possível realizar a avaliação de diagnóstico da empresa no que diz
respeito às estratégias de comunicação de marketing que permitem construir a marca kpBuS,
como uma marca de sucesso; medir o nível de satisfação entre o cliente e a kpBuS; inferir
sobre os pontos fracos e fortes da kpBuS com a sua organização; compreender o valor e a
perceção da marca kpBuS e, por fim, perceber o centro de serviços partilhados da kpBuS.
Por ser unânime que os colaboradores e os clientes precisam de meios estratégicos para
a melhoria do trabalho entre as partes, são realizadas um conjunto de ações que visam
colmatar os pontos fracos evidenciados nas entrevistas. Estas ações contemplam três
estratégias de comunicação integrada de marketing como: a publicidade, os eventos e as
experiências, e o marketing digital. Assim, através da publicidade, pretende-se implementar
uma newsletter exclusiva para a KpBuS, cujo objetivo será dar a conhecer esta mesma e os
seus colaboradores. Os eventos fomentam o contacto pessoal entre as partes. A Intranet,
procura dar a conhecer o SSC e os seus colaboradores.
Por fim, foram obtidas conclusões que permitiram delinear algumas recomendações para
um futuro estudo.
Description
Keywords
Perceção da marca Centro de serviços partilhados Comunicação integrada de marketing Cliente interno Satisfação