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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho assume-se como uma investigação que se debruça nas
estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para renovarem a sua presença
no mercado. A marca escolhida para esse estudo foi a empresa turística de renome,
a Douro Azul, onde iniciei o estágio curricular. A Douro Azul dedica-se ao turismo
nacional e internacional em grande escala na região do Douro e que para além do
seu core-business o grupo divide-se noutras marcas que exploram diferentes
produtos do turismo da cidade do Porto e região. Em concordância com a empresa,
chegou-se à conclusão que o caso de estudo deveria dedicar-se ao rebranding da
empresa River Sighseeing operated by DouroAzul pela necessidade iminente de
criar um novo elemento verbal para a mesma, já que esta teve que alterar o seu nome
inicial devido a uma imposição legal e adquirido o nome atual de forma temporária.
Sabendo que as marcas, atualmente, são elementos impactantes no
quotidiano das pessoas, o processo de desenvolvimento do seguinte trabalho
passaria por explorar o conceito de marca e marcas em tempo de crise, tendo em
conta o momento que vivemos. Num segundo ponto o trabalho incidiria apenas no
branding e rebranding que se tornariam imprescindíveis para a conclusão do estudo.
Após esta primeira aproximação, tornou-se imprescindível conhecer a opinião do
público e dos parceiros sobre a River Sighseeing operated by DouroAzul identificar
a extensão de marca, que mais benefícios traria à marca e, por fim, definir uma
estratégia de processo de rebranding que iria de encontro com as suas necessidades.
De forma a dar resposta aos objetivos desta investigação, aplicou-se uma
metodologia mista, composta por um estudo qualitativo, com base em oito
entrevistas e um estudo quantitativo, assente em 230 questionados. Os resultados
obtidos através da análise dos dados permitiram a apresentação de uma proposta
para a criação de um novo elemento verbal e visual, como planeado inicialmente e
ainda uma proposta de implementação do processo de rebranding baseado no autor
Ahonen.
Description
Keywords
Marca Branding Rebranding Identidade River SightSeeing operated by DouroAzul