Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Estudo de caso: River SightSeeing operated by DouroAzul

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
catarina_morais.pdf6.12 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O presente trabalho assume-se como uma investigação que se debruça nas estratégias de marketing utilizadas pelas empresas para renovarem a sua presença no mercado. A marca escolhida para esse estudo foi a empresa turística de renome, a Douro Azul, onde iniciei o estágio curricular. A Douro Azul dedica-se ao turismo nacional e internacional em grande escala na região do Douro e que para além do seu core-business o grupo divide-se noutras marcas que exploram diferentes produtos do turismo da cidade do Porto e região. Em concordância com a empresa, chegou-se à conclusão que o caso de estudo deveria dedicar-se ao rebranding da empresa River Sighseeing operated by DouroAzul pela necessidade iminente de criar um novo elemento verbal para a mesma, já que esta teve que alterar o seu nome inicial devido a uma imposição legal e adquirido o nome atual de forma temporária. Sabendo que as marcas, atualmente, são elementos impactantes no quotidiano das pessoas, o processo de desenvolvimento do seguinte trabalho passaria por explorar o conceito de marca e marcas em tempo de crise, tendo em conta o momento que vivemos. Num segundo ponto o trabalho incidiria apenas no branding e rebranding que se tornariam imprescindíveis para a conclusão do estudo. Após esta primeira aproximação, tornou-se imprescindível conhecer a opinião do público e dos parceiros sobre a River Sighseeing operated by DouroAzul identificar a extensão de marca, que mais benefícios traria à marca e, por fim, definir uma estratégia de processo de rebranding que iria de encontro com as suas necessidades. De forma a dar resposta aos objetivos desta investigação, aplicou-se uma metodologia mista, composta por um estudo qualitativo, com base em oito entrevistas e um estudo quantitativo, assente em 230 questionados. Os resultados obtidos através da análise dos dados permitiram a apresentação de uma proposta para a criação de um novo elemento verbal e visual, como planeado inicialmente e ainda uma proposta de implementação do processo de rebranding baseado no autor Ahonen.

Description

Keywords

Marca Branding Rebranding Identidade River SightSeeing operated by DouroAzul

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License