IPAM - Aveiro
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- A pesca artesanal na ria de Aveiro: uma caracterização do perfil social, económico e demográfico dos seus pescadoresPublication . Temprilho, Luís; Santos, SusanaO presente trabalho teve como grande objectivo fazer uma caracterização do perfil social, económico e demográfico dos pescadores da pesca profissional da Ria de Aveiro. A Ria de Aveiro estende-se de Ovar a Mira, sendo constituída por quatro braços principais: Ovar, Murtosa, Vagos e Mira. Os pescadores destas regiões têm uma formação escolar baixa e um baixo rendimento económico.
- Importância da relação na fidelização: caso do Colégio PortuguêsPublication . Pereira, Henrique; Alves, GonçaloA educação pode definir-se como um processo que visa o desenvolvimento harmonioso do ser humano, em vários aspectos (intelectual, moral e físico). Considerando-se ainda, como um processo de fazer saber, tendo em vista a aprendizagem do aluno, através da aquisição de conhecimentos e aptidões, para a sua inserção na sociedade, este pressupõe um serviço. Perante o cenário actual, no qual a educação atravessa uma fase negativa, é necessário, por parte da escola, uma actualização para sobreviver aos novos desafios, cada vez mais repentinos. Os clientes, pais e alunos, estão cada vez mais exigentes e têm um padrão de excelência muito elevado. Ao abordar o contexto educativo, é inevitável e imprescindível abordar a sua relação com a família, visto que esta representa, o ponto de partida para cada indivíduo e neste caso, para cada criança. Perante os cenários anteriormente abordados, o Marketing deve ajustar-se às instituições de ensino, sobretudo quando se trata de instituições de ensino privado. Conquistar a credibilidade do cliente será a chave do sucesso e, para atingir esta credibilidade, o relacionamento torna-se fundamental. O objectivo desta dissertação é contribuir para um melhor entendimento dos factores que podem melhorar a relação com os clientes, visando a fidelização e verificar se a teoria apresentada para a avaliação da qualidade dos serviços se aplica numa situação concreta. É apresentado um estudo de caso português (caso Colégio Português), onde se tenta perceber se o relacionamento e sua gestão têm implicações na avaliação do serviço prestado.
- As cores como janelas virtuais: factores de motivação na produtividade das organizaçõesPublication . Pimenta, Pedro; Alves, GonçaloGrande parte do trabalho desenvolvido está, já há cerca de dois anos, a ser estudado e, gradual e pontualmente, a ser implementado em alguns clientes da empresa onde trabalho. Seria extremamente difícil chegar a conclusões qualitativamente aceitáveis, sem nos socorrermos de entidades (personalidades e empresas) altamente cooperantes e se não tivéssemos realizado experiências concretas em organizações que, voluntariamente, se ofereceram para testarmos o estudo. O desenvolvimento do trabalho assenta na seguinte pergunta de partida – Até que ponto as cores influenciam as pessoas e poderão motivá-las na sua actividade profissional? Desta questão inicial resultou a hipótese: as cores e a sua associação racional são factores de motivação que se reflectem, necessariamente, na produtividade das organizações. Nos primeiros capítulos desenvolvemos alguns conceitos teóricos: a fundamentação teórica das cores, a importância da ergonomia, a motivação e factores de motivação, o comportamento humano nas organizações.A parte empírica, apresentada no capítulo “8 - Apresentação e desenvolvimento dos Trabalhos” assenta, principalmente, em métodos de “Investigação por Questionário”, tomando, como corolário, as normas respectivas. São utilizadas técnicas qualitativas e quantitativas. As técnicas qualitativas utilizadas têm por base observações, alterações de espaços físicos, não só através das alterações cromáticas, como de imagens; desenvolve-se, do mesmo modo, um conjunto de entrevistas, as quais, entre outras coisas, servem para definir as diversas formas a considerar na adopção dos critérios das amostragens.
- Relação entre a criança e a publicidadePublication . Ferreira, Carla; Dias, FranciscoA presente dissertação intitulada – “A Relação entre a Criança e a Publicidade” – teve como objectivo, identificar e quantificar o conteúdo publicitário retido pela criança, após o seu visionamento. Pretendemos também relacionar o número de horas de televisão vistas pela criança com as habilitações literárias da mãe; relacionar a memorização dos “slogans”, das marcas e as unidades de informação recordadas, com a idade da criança; identificar qual o factor que a criança mais evidencia num anúncio e por último, tentar saber se a criança tem percepção da finalidade da publicidade ou não e a partir de que idade isso se verifica. Para alcançar os objectivos apresentados, integramos um conjunto de cinco “spots” publicitários, direccionadas ao público infantil, com o intuito de fazer uma leitura da recepção baseada no reportório icónico da publicidade. No desenrolar do processo, numa primeira fase e como alicerce dos passos seguintes, as crianças visionam os cinco anúncios/”spots”. Numa segunda fase é feita a recolha de informação utilizando a técnica da entrevista semi-estruturada (com respectivo guião), ao mesmo tempo que as crianças (entretanto libertas da entrevista) desenhavam de forma livre o que recordavam dos anúncios.
- Factores de fidelização de clientes na mediação imobiliáriaPublication . Neves, Vítor; Dias, FramciscoNum mercado actual, altamente competitivo, exigem-se organizações adaptadas a uma nova realidade onde impera a intenção de melhor satisfazer o consumidor. O presente trabalho, apresenta resultados empíricos sobre os factores de fidelização de clientes no sector da mediação imobiliária na zona centro do país. Para tal e com base na revisão da literatura considerada relevante, elaborou-se um modelo conceptual composto por cinco variáveis (qualidade dos serviços/profissionalismo, comunicação, imagem, atendimento e marca), como condutores à satisfação de clientes. Esta, por sua vez, responsável pela fidelização e recomendação de empresas de mediação imobiliária, de comerciais, ou mesmo da marca é analisada em cada uma destas valências, consideradas hipóteses a testar. Por fim, pretende-se com este modelo analisar a importância dada à fidelização interna por parte dos mediadores imobiliários e aferir quais destes actores – clientes particulares ou clientes industriais, os empresários mais valorizam, bem como analisar a sua sensibilidade à importância da marca.
- As opções reais numa perspectiva de marketingPublication . Antunes, Manuela; Dias, JoséO presente trabalho apresenta como temática a intersecção da Teoria das Opções Reais, com duas Teorias de Marketing, a Teoria da Contingência e a Teoria da Aprendizagem Organizacional. O problema de estudo decorre do reconhecimento na literatura, de que face ao crescente aumento da competitividade as decisões estratégicas são cada vez mais importantes para a criação de valor para as empresas. Nesta investigação, propõe-se demonstrar a validade da utilização de uma Teoria Financeira numa área específica do Marketing decorrente da extensão de gama de uma marca reconhecida. O objecto de estudo prende-se com a análise de dados secundários, recolhidos na organização detentora da marca, num projecto em que é lançado um novo sabor da bebida em análise. O mercado abordado é o das bebidas Soft Drink´s em Portugal e o segmento estudado com mais detalhe e objecto do lançamento do novo sabor, o segmento de Iced Teas. A escolha deste campo de aplicação deve-se às tendências de consumo deste género de bebidas e por ser o segmento que maior crescimento apresenta. Os resultados do estudo demonstram o contraste entre a avaliação de um dado determinado utilizando a Metodologia Tradicional de avaliação e o novo paradigma de avaliação de investimentos financeiros, a Metodologia das Opções Reais. As conclusões finais demonstram de algum modo que a correcta avaliação de um qualquer investimento por parte das organizações é imperativa uma vez que se corre o risco de tomar decisões menos acertadas e com consequências negativas para as empresas. A avaliação utilizando a Metodologia Tradicional indica que o projecto em estudo devia ser rejeitado. Ao utilizar a Metodologia das Opções Reais, verifica-se contudo a viabilidade do investimento.
- A influência do balanced scorecard no desenvolvimento do value management na função de alinhamento organizacional e planeamento operacionalPublication . Machado, José; Dias, FranciscoO Execution Premium, tem ganho cada vez mais importância no panorama corporativo. Com esta tese quisemos abordar os benefícios da utilização do Balanced Scorecard nas diversas organizações ao nível da criação de valor para as próprias organizações. Focalizamo-nos em como o alinhamento organizacional e o planeamento organizacional do modelo Execution Premium, podem em conjugação com o Balanced Scorecard, gerar value management corporativo. Para o efeito socorremo-nos de um estudo de caso realizado numa unidade industrial do sector automóvel.
- A influência da internet na escolha de um destino turísticoPublication . Aragonez, Teresa; Alves, Gonçalo; Dias, FranciscoO enfoque deste estudo prende-se com a influência das TIC, especialmente da Internet, na escolha de um destino turístico, fruto das constantes inovações das TIC e alterações comportamentais que se têm registado nos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Nesta linha de pensamento surge o Plano Estratégico Nacional de Turismo – PENT, que assenta a sua estratégia geral, para os anos de 2006 a 2015, na forte aposta no canal de comunicação Internet, como chave de sucesso para o crescimento e desenvolvimento do sector. Neste contexto, foi definido como objecto de pesquisa, perceber como os consumidores avaliam a Internet como recurso de planeamento de férias, nomeadamente testando a hipótese da nossa dissertação de que a Internet contribuiu, de forma muito significativa, na alteração da forma dos consumidores escolherem os seus destinos turísticos. A revisão de literatura permite analisar a evolução e tendência do uso das TIC, especialmente da Internet, no dia-a-dia dos portugueses, assumindo-se como fundamental no desenvolvimento do sector. São igualmente abordadas as temáticas do Marketing e do Turismo, nomeadamente o Marketing de Serviços aplicado ao Turismo e o papel da imagem na promoção do destino. Para tentar responder às questões propostas pelo estudo, resultantes da reflexão teórica, a investigação empírica recorre a uma metodologia que abrange a análise de conteúdos, bem como a utilização de métodos e técnicas de análise estatística dos dados recolhidos através da aplicação on line de um inquérito. As respostas ao inquérito (342 respostas) permitiram a caracterização de uma amostra e avaliar as suas percepções relativamente à importância da Internet na escolha de um destino turístico. Este trabalho apresenta resultados ao nível dos objectivos definidos no estudo, verificando-se que a grande maioria dos inquiridos usa a Internet como principal fonte de informação para planeamento de férias ou viagens. As principais recomendações vão para a necessidade de profissionalização do sector, e da fusão de sinergias dos intervenientes do sector, que devem encarar a Internet como uma oportunidade e não como uma ameaça.
- Cooperativismo e agricultura biológicaPublication . Paiva, Antero; Alves, GonçaloA agricultura é uma das actividades humanas praticada há milhares de anos como meio de produção de alimentos para os seres humanos. O seu aparecimento tem provocado aquilo que Bill McKibben designa de “socialização da natureza” (Giddens, 2001:127). A natureza é, assim, transformada através da intervenção humana. Associado à agricultura esteve sempre o risco, risco este exterior à intervenção humana, já que tinha origem nas condições e acidentes climáticos. No século XX os riscos estão em toda a parte. Segundo os argumentos de Giddens (2001, 2002) e Beck (2000), estamos perante uma “sociedade de risco”.
- Factores de influência numa escolha emocional ou racionalPublication . Martins, Amílcar; Alves, GonçaloEsta tese nasce na convergência de duas ciências, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Irá utilizar os conhecimentos fornecidos por estas duas ciências para tentar verificar experimentalmente a possibilidade de condicionar uma escolha emocional ou racional se assim o quisermos. Tem como domínio o Comportamento do Consumidor e Neuromarketing e como Foco o Processo de influenciar a decisão de compra, condicionando a dimensão racional e/ou emocional do processo de compra. A principal metodologia empregue é a experimentação e tem por objectivo verificar se “ocupando a componente racional” os sujeitos fazem uma escolha emocional e vice versa. O Grupo A, que recebeu um estímulo racional escolheu, de forma estatisticamente significativa, mais vezes o iPOD, revelando assim um comportamento influenciado pela componente emocional da escolha. O grupo B, que recebeu um estímulo emocional, escolheu de forma estatisticamente significativa, mais vezes o MP3 de linha banca, revelando assim um comportamento influenciado pela componente racional. Assumindo que se partiu dos pressupostos correctos para este trabalho, pode afirmar-se que é possível condicionar o tipo de escolha. E uma das formas de o fazer pode ser o condicionamento cruzado.