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Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing | 3.45 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O presente trabalho apresenta como temática a intersecção da Teoria das Opções Reais, com duas Teorias de Marketing, a Teoria da Contingência e a Teoria da Aprendizagem Organizacional. O problema de estudo decorre do reconhecimento na literatura, de que face
ao crescente aumento da competitividade as decisões estratégicas são cada vez mais
importantes para a criação de valor para as empresas. Nesta investigação, propõe-se
demonstrar a validade da utilização de uma Teoria Financeira numa área específica do
Marketing decorrente da extensão de gama de uma marca reconhecida.
O objecto de estudo prende-se com a análise de dados secundários, recolhidos na organização detentora da marca, num projecto em que é lançado um novo sabor da bebida em análise.
O mercado abordado é o das bebidas Soft Drink´s em Portugal e o segmento
estudado com mais detalhe e objecto do lançamento do novo sabor, o segmento de Iced Teas.
A escolha deste campo de aplicação deve-se às tendências de consumo deste género de
bebidas e por ser o segmento que maior crescimento apresenta.
Os resultados do estudo demonstram o contraste entre a avaliação de um dado
determinado utilizando a Metodologia Tradicional de avaliação e o novo paradigma de avaliação de investimentos financeiros, a Metodologia das Opções Reais.
As conclusões finais demonstram de algum modo que a correcta avaliação de um
qualquer investimento por parte das organizações é imperativa uma vez que se corre o risco de tomar decisões menos acertadas e com consequências negativas para as empresas.
A avaliação utilizando a Metodologia Tradicional indica que o projecto em estudo devia ser rejeitado. Ao utilizar a Metodologia das Opções Reais, verifica-se contudo a viabilidade do investimento.
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Marketing estratégico Novo produto