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Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing | 1.29 MB | Adobe PDF |
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Esta tese nasce na convergência de duas ciências, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. Irá utilizar os conhecimentos fornecidos por estas duas ciências para tentar verificar experimentalmente a possibilidade de condicionar uma escolha emocional ou racional se assim o quisermos. Tem como domínio o Comportamento do Consumidor e Neuromarketing e como Foco o Processo de influenciar a decisão de compra, condicionando a dimensão racional e/ou emocional do processo de compra.
A principal metodologia empregue é a experimentação e tem por objectivo verificar se “ocupando a componente racional” os sujeitos fazem uma escolha emocional e vice versa. O Grupo A, que recebeu um estímulo racional escolheu, de forma estatisticamente significativa, mais vezes o iPOD, revelando assim um comportamento influenciado pela componente emocional da escolha. O grupo B, que recebeu um estímulo emocional, escolheu de forma estatisticamente significativa, mais vezes o MP3 de linha banca, revelando assim um comportamento influenciado pela componente racional. Assumindo que se partiu dos pressupostos correctos para este trabalho, pode afirmar-se que é possível condicionar o tipo de escolha. E uma das formas de o fazer pode ser o condicionamento cruzado.
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Keywords
Neuromarketing Comportamento do consumidor Decisão de compra Dimensão emocional Dimensão racional