Repository logo
 
Publication

Factores de influĂȘncia numa escolha emocional ou racional

dc.contributor.advisorAlves, Gonçalo
dc.contributor.authorMartins, AmĂ­lcar
dc.date.accessioned2015-01-24T10:59:59Z
dc.date.available2015-01-24T10:59:59Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractEsta tese nasce na convergĂȘncia de duas ciĂȘncias, Neuromarketing e Comportamento do Consumidor. IrĂĄ utilizar os conhecimentos fornecidos por estas duas ciĂȘncias para tentar verificar experimentalmente a possibilidade de condicionar uma escolha emocional ou racional se assim o quisermos. Tem como domĂ­nio o Comportamento do Consumidor e Neuromarketing e como Foco o Processo de influenciar a decisĂŁo de compra, condicionando a dimensĂŁo racional e/ou emocional do processo de compra. A principal metodologia empregue Ă© a experimentação e tem por objectivo verificar se “ocupando a componente racional” os sujeitos fazem uma escolha emocional e vice versa. O Grupo A, que recebeu um estĂ­mulo racional escolheu, de forma estatisticamente significativa, mais vezes o iPOD, revelando assim um comportamento influenciado pela componente emocional da escolha. O grupo B, que recebeu um estĂ­mulo emocional, escolheu de forma estatisticamente significativa, mais vezes o MP3 de linha banca, revelando assim um comportamento influenciado pela componente racional. Assumindo que se partiu dos pressupostos correctos para este trabalho, pode afirmar-se que Ă© possĂ­vel condicionar o tipo de escolha. E uma das formas de o fazer pode ser o condicionamento cruzado.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7565
dc.language.isoporpor
dc.subjectNeuromarketingpor
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectDecisĂŁo de comprapor
dc.subjectDimensĂŁo emocionalpor
dc.subjectDimensĂŁo racionalpor
dc.titleFactores de influĂȘncia numa escolha emocional ou racionalpor
dc.title.alternativeestudo exploratĂłriopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameDissertação de Mestrado em Gestão de Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_AmilcarMartins cod.pdf
Size:
1.29 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: