Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A influĂȘncia da internet na escolha de um destino turĂ­stico

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Teresa Aragonez protegido.pdfDissertação de Mestrado em Gestão de Marketing3.07 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O enfoque deste estudo prende-se com a influĂȘncia das TIC, especialmente da Internet, na escolha de um destino turĂ­stico, fruto das constantes inovaçÔes das TIC e alteraçÔes comportamentais que se tĂȘm registado nos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Nesta linha de pensamento surge o Plano EstratĂ©gico Nacional de Turismo – PENT, que assenta a sua estratĂ©gia geral, para os anos de 2006 a 2015, na forte aposta no canal de comunicação Internet, como chave de sucesso para o crescimento e desenvolvimento do sector. Neste contexto, foi definido como objecto de pesquisa, perceber como os consumidores avaliam a Internet como recurso de planeamento de fĂ©rias, nomeadamente testando a hipĂłtese da nossa dissertação de que a Internet contribuiu, de forma muito significativa, na alteração da forma dos consumidores escolherem os seus destinos turĂ­sticos. A revisĂŁo de literatura permite analisar a evolução e tendĂȘncia do uso das TIC, especialmente da Internet, no dia-a-dia dos portugueses, assumindo-se como fundamental no desenvolvimento do sector. SĂŁo igualmente abordadas as temĂĄticas do Marketing e do Turismo, nomeadamente o Marketing de Serviços aplicado ao Turismo e o papel da imagem na promoção do destino. Para tentar responder Ă s questĂ”es propostas pelo estudo, resultantes da reflexĂŁo teĂłrica, a investigação empĂ­rica recorre a uma metodologia que abrange a anĂĄlise de conteĂșdos, bem como a utilização de mĂ©todos e tĂ©cnicas de anĂĄlise estatĂ­stica dos dados recolhidos atravĂ©s da aplicação on line de um inquĂ©rito. As respostas ao inquĂ©rito (342 respostas) permitiram a caracterização de uma amostra e avaliar as suas percepçÔes relativamente Ă  importĂąncia da Internet na escolha de um destino turĂ­stico. Este trabalho apresenta resultados ao nĂ­vel dos objectivos definidos no estudo, verificando-se que a grande maioria dos inquiridos usa a Internet como principal fonte de informação para planeamento de fĂ©rias ou viagens. As principais recomendaçÔes vĂŁo para a necessidade de profissionalização do sector, e da fusĂŁo de sinergias dos intervenientes do sector, que devem encarar a Internet como uma oportunidade e nĂŁo como uma ameaça.

Description

Keywords

Internet Turismo Marketing Destino Marketing turĂ­stico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License