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Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing | 3.07 MB | Adobe PDF |
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Abstract(s)
O enfoque deste estudo prende-se com a influĂȘncia das TIC, especialmente da Internet, na escolha de um destino turĂstico, fruto das constantes inovaçÔes das TIC e alteraçÔes comportamentais que se tĂȘm registado nos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Nesta linha de pensamento surge o Plano EstratĂ©gico Nacional de Turismo â PENT, que assenta a sua estratĂ©gia geral, para os anos de 2006 a 2015, na forte aposta no canal de comunicação Internet, como chave de sucesso para o crescimento e desenvolvimento do sector.
Neste contexto, foi definido como objecto de pesquisa, perceber como os consumidores avaliam a Internet como recurso de planeamento de fĂ©rias, nomeadamente testando a hipĂłtese da nossa dissertação de que a Internet contribuiu, de forma muito significativa, na alteração da forma dos consumidores escolherem os seus destinos turĂsticos.
A revisĂŁo de literatura permite analisar a evolução e tendĂȘncia do uso das TIC, especialmente da Internet, no dia-a-dia dos portugueses, assumindo-se como fundamental no desenvolvimento do sector. SĂŁo igualmente abordadas as temĂĄticas do Marketing e do Turismo, nomeadamente o Marketing de Serviços aplicado ao Turismo e o papel da imagem na promoção do destino.
Para tentar responder Ă s questĂ”es propostas pelo estudo, resultantes da reflexĂŁo teĂłrica, a investigação empĂrica recorre a uma metodologia que abrange a anĂĄlise de conteĂșdos, bem como a utilização de mĂ©todos e tĂ©cnicas de anĂĄlise estatĂstica dos dados recolhidos atravĂ©s da aplicação on line de um inquĂ©rito. As respostas ao inquĂ©rito (342 respostas) permitiram a caracterização de uma amostra e avaliar as suas percepçÔes relativamente Ă importĂąncia da Internet na escolha de um destino turĂstico.
Este trabalho apresenta resultados ao nĂvel dos objectivos definidos no estudo, verificando-se que a grande maioria dos inquiridos usa a Internet como principal fonte de informação para planeamento de fĂ©rias ou viagens. As principais recomendaçÔes vĂŁo para a necessidade de profissionalização do sector, e da fusĂŁo de sinergias dos intervenientes do sector, que devem encarar a Internet como uma oportunidade e nĂŁo como uma ameaça.
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Keywords
Internet Turismo Marketing Destino Marketing turĂstico