Repository logo
 
Publication

A influĂȘncia da internet na escolha de um destino turĂ­stico

dc.contributor.advisorAlves, Gonçalo
dc.contributor.advisorDias, Francisco
dc.contributor.authorAragonez, Teresa
dc.date.accessioned2015-01-22T19:07:53Z
dc.date.available2015-01-22T19:07:53Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractO enfoque deste estudo prende-se com a influĂȘncia das TIC, especialmente da Internet, na escolha de um destino turĂ­stico, fruto das constantes inovaçÔes das TIC e alteraçÔes comportamentais que se tĂȘm registado nos consumidores, cada vez mais informados e exigentes. Nesta linha de pensamento surge o Plano EstratĂ©gico Nacional de Turismo – PENT, que assenta a sua estratĂ©gia geral, para os anos de 2006 a 2015, na forte aposta no canal de comunicação Internet, como chave de sucesso para o crescimento e desenvolvimento do sector. Neste contexto, foi definido como objecto de pesquisa, perceber como os consumidores avaliam a Internet como recurso de planeamento de fĂ©rias, nomeadamente testando a hipĂłtese da nossa dissertação de que a Internet contribuiu, de forma muito significativa, na alteração da forma dos consumidores escolherem os seus destinos turĂ­sticos. A revisĂŁo de literatura permite analisar a evolução e tendĂȘncia do uso das TIC, especialmente da Internet, no dia-a-dia dos portugueses, assumindo-se como fundamental no desenvolvimento do sector. SĂŁo igualmente abordadas as temĂĄticas do Marketing e do Turismo, nomeadamente o Marketing de Serviços aplicado ao Turismo e o papel da imagem na promoção do destino. Para tentar responder Ă s questĂ”es propostas pelo estudo, resultantes da reflexĂŁo teĂłrica, a investigação empĂ­rica recorre a uma metodologia que abrange a anĂĄlise de conteĂșdos, bem como a utilização de mĂ©todos e tĂ©cnicas de anĂĄlise estatĂ­stica dos dados recolhidos atravĂ©s da aplicação on line de um inquĂ©rito. As respostas ao inquĂ©rito (342 respostas) permitiram a caracterização de uma amostra e avaliar as suas percepçÔes relativamente Ă  importĂąncia da Internet na escolha de um destino turĂ­stico. Este trabalho apresenta resultados ao nĂ­vel dos objectivos definidos no estudo, verificando-se que a grande maioria dos inquiridos usa a Internet como principal fonte de informação para planeamento de fĂ©rias ou viagens. As principais recomendaçÔes vĂŁo para a necessidade de profissionalização do sector, e da fusĂŁo de sinergias dos intervenientes do sector, que devem encarar a Internet como uma oportunidade e nĂŁo como uma ameaça.por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/7553
dc.language.isoporpor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectTurismopor
dc.subjectMarketingpor
dc.subjectDestinopor
dc.subjectMarketing turĂ­sticopor
dc.titleA influĂȘncia da internet na escolha de um destino turĂ­sticopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.rightsopenAccess
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado em GestĂŁo de Marketingpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Teresa Aragonez protegido.pdf
Size:
3.07 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Dissertação de Mestrado em Gestão de Marketing
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.89 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: