ESECS - Escola Superior de Educação e Ciências Sociais
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- Desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes: perspectiva de prevenção em saúde mental na adolescênciaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA realização do presente estudo representou a concretização dum projecto profissional e um processo de realização pessoal. A perspectiva de estudar o desenvolvimento de competências nos adolescentes revelou-se desde o início aliciante; o estar próximo dos adolescentes tinha desenvolvido em nós a sensibilidade para esta temática. Além disso o fazer parte da equipa da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém havia despertado o nosso interesse para as competências dos adolescentes evidenciando-se a sua importância para a aprendizagem. A presente investigação foi realizada na Escola E. B. 2,3 de Alexandre Herculano de Santarém, pelas facilidades concedidas pelo Presidente e Professora de Apoio Educativo. Neste contexto, e porque desejamos saber os factores determinantes do desenvolvimento de competências sociais na adolescência, realizámos um estudo de caso qualitativo com o objectivo de desenvolver competências sociais nos adolescentes. Utilizámos uma amostra não probabilística, sendo a técnica a de amostragem de conveniência. Fizemos análise de conteúdo temático dos dados colhidos através de observação participante, consulta documental, registos dos adolescentes e inquérito por entrevista. As principais conclusões merecedoras de registo são as seguintes: - as atitudes e comportamentos da rede primária interferem negativamente no desenvolvimento das competências sociais dos adolescentes, uma vez que os pais não estimulam os adolescentes a desenvolver essas competências; - a ansiedade social influencia desfavoravelmente o desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - o ser aceite pelo grupo de pares influencia o desenvolvimento das suas competências sociais; - o acompanhamento familiar deficiente interfere desfavoravelmente no desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - os adolescentes, após terem feito parte do grupo de treino de competências sociais, apresentam benefícios generalizados no que respeita à competência social, ao seu comportamento dentro e fora da sala de aula e à sua capacidade de aprendizagem. Alguns resultados foram confirmados pelo referencial teórico que utilizámos e pelos resultados de estudos anteriormente realizados.
- Património rural e desenvolvimento: do discurso institucional às dinâmicas locais. O programa Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região AlentejoPublication . Alves, João EmílioTomando como suporte empírico referencial a região do Alentejo, o trabalho que aqui se desenvolve tem como principal eixo teórico a problemática do desenvolvimento local em meio rural, a partir da implicação do que, conceptualmente, aqui designamos por património rural. O estudo parte da discussão analítica em torno da emergência de uma “nova ruralidade” entendida enquanto pano de fundo de um conjunto de transformações (sociais, económicas, culturais, simbólicas) que têm vindo a ocorrer no mundo rural contemporâneo. Apresenta-se e discute-se ainda dois outros níveis de articulação conceptual: a relação tripartida entre património rural, reabilitação urbana e desenvolvimento, por um lado; e a relação, também tripartida, entre o mesmo património rural, o desenvolvimento rural e o turismo cultural/rural, por outro. O trabalho culmina com a idealização e a implementação de um modelo de avaliação «ex-ante» dirigido ao programa de “Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região Alentejo”.
- As percepções e as práticas das famílias face às competências e ao desenvolvimento das crianças: um estudo na região dos Açores e do ContinentePublication . Silva, Ana Isabel Mateus daO desenvolvimento da criança, nos seus múltiplos aspectos – físico, psicológico, afectivo, relacional, cognitivo, linguístico, perceptivo e motor – bem como as necessidades e atitudes da criança, é basilar para todo o seu percurso como ser humano. Neste estudo, partimos do desenvolvimento da criança, e das percepções da família, para a representação social da educação e práticas de cuidados, a fim de melhor compreendermos o contexto envolvente da criança na actualidade ao nível sócio-educativo e desenvolvimental. Baseamo-nos na teoria das representações sociais por considerarmos que esta teoria é um instrumento da compreensão e transformação da vida social e por consequência de captação e compreensão dos seus significados. Realizámos um estudo comparativo, para o qual seleccionámos 100 participantes em três ilhas dos Açores – São Miguel, Pico e Terceira, e 100 participantes no Continente, em várias regiões – Lisboa, Almada, Santarém, Almeirim e Portalegre, através da aplicação de Inquérito por Entrevista. Um estudo etnográfico complementar realizado na ilha de São Miguel, com a finalidade de conhecer como eram e são prestados os cuidados aos bebés nesta ilha, a partir dos anos 50 e até aos dias de hoje, possibilita comparar práticas do passado com as práticas do presente. A análise qualitativa e quantitativa da relação entre as representações sociais dos pais e cuidadores, as práticas familiares e o desenvolvimento da criança, em que se centra este estudo, permite-nos identificar os vários aspectos que contribuem para um bom desenvolvimento físico e psicológico da criança nos dois primeiros anos de vida ao nível das representações e das práticas das famílias.
- Os Processos de Auto-Avaliação nos Centros Novas Oportunidades : Metodologias, práticas e resultados. estudo de caso do CNO da ESEPPublication . Morais, Joana Francisca Roque; Ferreira, Isabel; Alves, João EmílioA pesquisa que empreendemos inscreveu-se na temática da Educação e Formação de Adultos. Direccionada para o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, incidiu sobre as práticas e as metodologias de avaliação dos Centros Novas Oportunidades. Sob a configuração metodológica de um estudo de caso, a sua finalidade consistiu em estudar, em profundidade, a implementação e a utilidade das metodologias de auto-avaliação para o desempenho global de um CNO em particular. Partindo de um enquadramento teórico transversal a várias perspectivas e conceitos, definimos uma estratégia metodológica plural, cruzando a análise qualitativa e quantitativa, por forma a produzir um conjunto de resultados em torno das potencialidades e vantagens decorrentes da implementação de processos de auto-avaliação no âmbito do trabalho desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades.
- As Bibliotecas de Castelo de Vide e a Educação Popular (1863/1899)Publication . Bruno, Filomena Maria Ferreira de Sousa; Mogarro, Maria JoãoPara o nosso estudo, escolhemos como objecto desta dissertação, as bibliotecas populares em Portugal nas últimas décadas do século XIX. Tentámos entendê-las nas suas diversas dimensões e conhecer os actores envolvidos. Estas bibliotecas populares foram importantes realidades do passado, mas não foram muito divulgadas. No caso português elas foram consideradas um fracasso. Nós focámos a nossa atenção nas bibliotecas de José Frederico Laranjo em Castelo de Vide, criadas no século XIX. Torna-se extremamente importante perceber o seu papel na educação popular. Foram um sucesso na educação popular? Foram um meio de acesso ao conhecimento para o povo de Castelo de Vide? A abordagem deste tema exigiu também um estudo de Frederico Laranjo - a sua vida, as suas ideias, os seus projectos. Introduzimos referenciais teórico-metodológicos relacionados com os conceitos de biblioteca, de leitura, de associativismo, e investigámos a história da leitura pública e das bibliotecas populares.
- Avaliação da qualidade em intervenção precoce: práticas no distrito de PortalegrePublication . Mendes, Maria Elisabete da Silva ToméO presente estudo pretende contribuir para a caracterização da realidade dos serviços de intervenção precoce, bem como avaliar o grau de implementação dos modelos internacionalmente recomendados e a adequação das práticas desenvolvidas pelos profissionais na resposta às necessidades identificadas ao nível da criança, da família e da gestão dos recursos da comunidade. Iniciámos a investigação com um processo de autoavaliação da qualidade das práticas implementadas realizado por 77 profissionais de equipas de intervenção precoce do distrito de Portalegre e da região de Lisboa. O estudo foi complementado com dados de natureza qualitativa, através de análise documental de 62 processos de famílias apoiadas e da observação participada das práticas, referentes a esses casos, num total de 92 sessões, no âmbito de diferentes programas de intervenção precoce de Portalegre. Os resultados da autoavaliação dos profissionais, confirmados pelos dados da observação naturalista, indicam que são cumpridas as práticas recomendadas e as orientações regulamentares em vigor à data da recolha de dados, no que se refere aos níveis da Comunidade, da Criança e, parcialmente, do Serviço. Ao nível da Família e do Programa há ainda lacunas na implementação de algumas práticas de qualidade. Os resultados da observação indicam que as práticas implementadas, quer no que respeita ao contexto (domicílio ou jardim de infância) quer ao foco da intervenção (directa com a criança ou mediada pelo cuidador) são influenciadas tanto pelo tipo de situação de risco como pela área disciplinar do profissional a prestar o apoio. Globalmente, as conclusões apontam para a necessidade de: (a) implementar uma supervisão das práticas, que garanta o enfoque adequado dos casos, a reflexão e a actualização contínuas; (b) impulsionar a prevenção e generalizar os programas de base comunitária; (c) formar equipas cooperativas que actuem em transdisciplinaridade; (d) sistematizar os processos de avaliação e de elaboração dos programas; e, (e) desenvolver procedimentos regulares de registo da evolução das situações, de participação da família, de avaliação dos serviços e do grau de satisfação da família.
- Parceiros em rede. Estratégias territorializadas para o desenvolvimento local nas áreas do emprego e formaçãoPublication . Alves, João EmílioA presente investigação visa produzir um conjunto de novos contributos teóricos e substantivos para o estudo das parcerias locais, entendidas enquanto estratégias territorializadas para o desenvolvimento social à escala local, com particular incidência nas áreas do emprego e da formação. O problema analítico central passa por compreender, analisar e avaliar os processos, as dinâmicas e alguns resultados que as parcerias, bem como as redes que constituem, podem ter nos processos de desenvolvimento local, quando assumem um papel importante na implementação de iniciativas que visem combater a pobreza e a exclusão social, apostando na promoção de emprego, no incentivo à formação e no estímulo ao empreendedorismo. Os conceitos e as perspectivas teóricas privilegiadas incidem nas redes, nas parcerias e no desenvolvimento local, paralelamente a outras temáticas como a pobreza, a exclusão social e as políticas sociais activas. Toma-se assim como referente empírico as parcerias locais geradas e/ou impulsionadas pelo Programa Rede Social, actualmente em vigor no território continental português. A estratégia metodológica idealizada baseou-se no que podemos designar por pluralismo metodológico, resultante da conjugação de várias metodologias e técnicas de pesquisa, ora de carácter extensivo-quantitativo, ora de índole intensivo-qualitativa, numa perspectiva articulada e empregues de forma ajustada às várias fontes de informação. Procura-se, deste modo, fornecer um conjunto de reflexões sistematizadas, apoiadas em análises teóricas aprofundadas e em resultados e dados empíricos, conseguindo-se demonstrar que as parcerias locais podem constituir, muitas vezes, estratégias de base territorial, de suporte às políticas sociais activas e especificamente às políticas de emprego, embora com impactos limitados, para o combate à pobreza e a promoção do desenvolvimento local.
- O Semeador - Grupo de Trabalho e Acção Cultural G.T.A.C. : uma história de educação popular e associativismo em Portalegre no 25 de Abril de 1974Publication . Farinha, Ilda Maria Alves; Mogarro, Maria JoãoÉ no contexto de forte movimento popular que nasce em Portalegre uma Associação, “O Semeador” – Grupo de Trabalho e Acção Cultural – GTAC. Foi escolhido este objecto de estudo pelo interesse, curiosidade e necessidade de compreensão das lógicas e das dinâmicas que deram origem à sua criação, do impacto que teve na época, do desenvolvimento que teve ao longo dos anos e da herança que deixou. Este trabalho, sustentado por um estudo de caso, tem como enfoque o associativismo, a educação popular e a alfabetização, elementos chave do contexto político-cultural em que o “O Semeador”- GTAC, associação para a promoção da democracia, foi constituído, logo após o 25 de Abril de 1974.
- S.O.I.R. Joaquim António D’Aguiar Espaço Centenário de Educação Popular e Animação Sociocultural : Novas dinâmicas e outros públicosPublication . Amaro, Carla Cristina Martins; Bento, AvelinoA presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo peculiar de experimentação de práticas mais populares de participação dos cidadãos na vida colectiva. De ressaltar que, este estudo, tem como questão central a ideia e a convicção de que as associações se estabelecem como instituições fundamentais no progresso da democracia, dado que muitas delas resultam da iniciativa popular e do seu esforço em encontrar soluções para os problemas comuns do quotidiano. Ao mesmo tempo, também, a maioria preserva ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi a de tentar perceber que métodos e que dinâmicas estão na base do processo de criação e de desenvolvimento de uma Colectividade Recreativa ao longo dos seus 109 anos de existência. Ao mesmo tempo, face às importantes transformações na sociedade portuguesa vividas nos últimos 36 anos de democracia, tentar perceber as mudanças que acompanharam a melhoria e o retrocesso do campo da educação de adultos em Portugal. O objectivo deste estudo é também tentar conhecer e compreender o modo como a Colectividade em estudo as viveu, que estratégia utilizou, e tem utilizado, para manter as suas práticas direccionadas para a educação popular. Esta dimensão pressupõe que, da nossa parte, possamos sugerir o desenvolvimento de um cenário de intervenção sociocultural que valorize o papel do animador sociocultural.
- Redes Comunitárias de Animação Sociocultural a partir dos Centros de Dia e Lares da Terceira IdadePublication . Balola, Tânia Isabel Rodrigues; Bento, AvelinoA constituição dos actores locais como protagonistas de mudanças (o protagonismo local); a articulação entre organização/cooperação e aprendizagem/conhecimento; o fomento ao trabalho integrado em redes; a inclusão de gerações mais idosas no território de novos padrões socioculturais; a criação de novos espaços públicos de decisão e gestão; finalmente, a busca de sustentabilidade dos processos locais. São todos pontos importantes a serem discutidos nesta investigação. Perceber e propor situações constitui uma referência temática para a implementação de redes. Neste sentido interessa perceber se existem redes, ou não, e qual a importância da sua existência para o desenvolvimento local integrado. Desde a segunda metade dos anos noventa desenha-se um ambiente que envolve, entre outros traços gerais, a constituição de espaços ampliados de articulação, o debate e formulação em torno do tema, o exercício de estratégias de apoio ao desenvolvimento local e a emergência de iniciativas sob o enfoque do desenvolvimento local. O que torna as redes desejáveis e possíveis, ou mesmo necessárias? Dois aspectos, aparentemente contraditórios, que podem ser identificados no período actual. Por um lado, a diversidade: realização de múltiplas iniciativas e formulações em torno do desenvolvimento local, a partir de actores diversos, com dinâmicas e características próprias. Por outro lado, o isolamento, ou seja, informações e conhecimentos que pouco se integram e se falam nas instituições. Deste modo e avaliando a situação de cada comunidade do interior alentejano podemos, por um lado, perspectivar este estudo a partir dos lares e centros de dia da terceira idade visto a população, na sua maioria, ser envelhecida e, por outro lado, serem estas instituições capazes de envolver de uma forma mais globalizada a comunidade. A proposta é a de criar redes comunitárias de Animação Sociocultural, com parcerias locais, tendo em conta o lar ou centro de dia como entidade promotora ou organizadora destas redes, promovendo estratégias e dinâmicas culturais de desenvolvimento local a partir das vontades e desejos dos idosos e através da participação activa de todos os actores locais.