Browsing by Author "Pinto, Jorge"
Now showing 1 - 10 of 65
Results Per Page
Sort Options
- Uma abordagem interdisciplinar na formação de professores: as maquetas da comunidadePublication . Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- A acção da escola na promoção das aprendizagens de todos os alunosPublication . Bettencourt, Ana Maria; Pinto, JorgeO mandato da escola pública tem evoluído ao longo das últimas décadas no sentido de proporcionar melhores aprendizagens a todos os alunos. Contudo, parece haver ainda uma diferença substantiva entre os objectivos deste seu novo mandato e a sua consecução. A luta contra o insucesso e abandono escolares não pode deixar de ser uma prioridade na agenda educativa.
- A aprendizagem da escrita e avaliação reguladaPublication . Roseta, Maria Rita; Sequeira, Ana Pires; Pinto, Jorge
- Articular a avaliação sumativa com a formativa para a aprendizagem de todos os alunosPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeDe forma a ser possível ao professor na sala de aula desenvolver práticas de avaliação formativa, potenciadoras de aprendizagem (Black & Wiliam, 2003), é necessário enquadrá-las na prática profissional institucionalmente estabelecida. Mas a articulação entre práticas de avaliação sumativa e formativa (APASF) é complexa (Bennett, 2011) e carece de ser aprofundada (Taras, 2005).
- Articulating summative and formative assessment practicesPublication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge
- Assessment for learning in first years of schoolingPublication . Pinto, Jorge; Santos, Leonor
- Assessment for learning in Norway and PortugalPublication . Nortvedt, Guri A.; Santos, Leonor; Pinto, JorgeIn this study, we aim to understand the forces driving assessment for learning (AfL) in primary school teaching. By applying a case study design, including the two cases of Norway and Portugal and using mathematics teaching as an example, available policy documents and research reports are analysed to identify the differences and similarities that might explain the assessment practices previously observed in the two countries. Many similarities are found at the school and national levels. In particular, AfL is introduced as a national policy in both countries. Still, AfL practices are not common in primary mathematics classrooms in either country, although this is true for different reasons in each country. It is suggested that the assessment culture caused by national policies, such as curriculum reforms, national professional development projects and teacher autonomy, explains the similarities in the observed outcomes.
- Auto-avaliação regulada em matemática: dizer antes de fazerPublication . Santos, Leonor; Pinto, Jorge; UNESPEsse artigo diz respeito a um estudo desenvolvido com alunos do ensino secundário em Matemática, onde se introduziu ao longo de todo um ano lectivo uma prática intencional de avaliação reguladora. Esta prática consistiu numa estratégia pedagógica em que os alunos tinham de interpretar a tarefa proposta, descreverem por escrito a estratégia de resolução e posteriormente resolverem-na. Coube ao professor dar feedback às produções dos alunos, variando ao longo do ano a sua incidência. Optou-se por uma metodologia interpretativa, recorrendo-se à observação, com registo áudio, e à análise documental das produções dos alunos, do diário de bordo e reflexões do professor. Este estudo evidencia que esta estratégia é potenciadora de aprendizagem, contribui para os alunos reformularem raciocínios erróneos e evita a persistência de erros ou incompreensões. Por ser contrária a uma prática corrente, levanta contudo dificuldades aos alunos e desafia o professor a reflectir e a interagir com outros.