Browsing by Author "Franco, Hugo"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Aprendizagens em Contexto Simulado: Normas de Procedimento de Enfermagem: Volume VIPublication . Franco, Hugo; Freitas, António; Fernandes, Ricardo; Ferreira, Bruno; Oliveira, Miguel; Oliveira, Nuno; Mestrinho, Joana; Costa, Rita
- Melhoria da qualidade dos cuidados na área de ambulatório de oncologia: definição do RMDE e implementação do processo clínico eletrónico para a área do ambulatório de oncologiaPublication . Franco, Hugo; Ruivo, Maria AliceO presente relatório inclui-se no plano de estudos do III Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica (MEMC), da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal (ESS-IPS), surgindo como um documento elucidativo do desenvolvimento de competências durante o 2º Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica (CPLEEMC), analisando o contributo do percurso, dos projetos e dos trabalhos realizados para o desenvolvimento de competências do Enfermeiro Especialista (EE) e do MEMC. No âmbito do CPLEEMC realizámos um Projeto de Intervenção sobre a Melhoria da Qualidade dos Cuidados na área de ambulatório de Oncologia, considerado projeto-piloto na realidade institucional e nacional para o desenvolvimento do Processo Clinico Eletrónico de Enfermagem na área do ambulatório. Traçámos como objetivos: Definir o RMDE de ambulatório no serviço de Oncologia e Implementar o Processo Clínico Eletrónico para a área do ambulatório no serviço de Oncologia de um Hospital da região de Setúbal. Ainda durante o CPLEEMC desenhamos um Projeto de Aprendizagem Clínica direcionado para o desenvolvimento das competências do EE em Enfermagem Médico-Cirúrgica (EEMC). Durante o MEMC desenvolvemos um estudo exploratório e descritivo onde procuramos definir Quais os focos altamente sensíveis aos cuidados e enfermagem em ambulatório de Oncologia. Os participantes são enfermeiros. O trabalho decorreu numa unidade de ambulatório de Oncologia de um Hospital da região de Setúbal. Foram assegurados os princípios éticos aplicáveis. Utilizámos técnicas de produção de dados nomeadamente, observação participante e análise documental. Fizemos análise dos dados obtidos à luz de uma Revisão Sistemática da Literatura sobre a temática garantindo a qualidade das conclusões A aquisição de competências que visam o desempenho da função de Mestre e EE nesta área científica, encontram-se refletidas ao longo deste relatório, validando cuidados de enfermagem altamente qualificados e com base na evidência, contribuindo para a qualidade e excelência no exercício da profissão.
- Nursing Journal Club enquanto prática pedagógica em ensino clínicoPublication . Canais, Edgar; Poeira, Ana Filipa da Silva; RAMOS, Ana Lúcia; Gato, Ana Paula; Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Freitas, António; Ribeiro, Celso Pires; Marques, Fernanda Maria Gomes da Costa Teixeira; Vaz, Francisco; Batalha, Nara; Franco, Hugo; Antunes, Armandina; Nunes, Lucília; Pereira, Mariana; Fernandes, Ricardo; Costa, Rita; Duarte, Susana
- Projeto Europeu IDEUS - Implementation of Dedicated Education Units in Europe: formação de mentores clínicosPublication . RAMOS, Ana Lúcia; Vaz, Francisco; Teixeira, Vânia; Batalha, Nara; Lopes, Joaquim; Ferrito, Cândida; Franco, Hugo; Caria, Helena; Pereira, Mariana
- Projeto Europeu IDEUS – Implementation of Dedicated Education Units in Europe: Formação de Mentores ClínicosPublication . Pereira, Mariana; RAMOS, Ana Lúcia; Vaz, Francisco; Teixeira, Vânia; Batalha, Nara; Lopes, Joaquim; Caria, Helena; Ferrito, Cândida; Franco, HugoNo presente artigo apresentamos o projeto ”Implementation of Dedicated Education Units in Europe” (IDEUs_EU), projeto Erasmus+ na área da educação em enfermagem, financiado pela Comissão Europeia. O IDEUs_EU visa implementar e avaliar o modelo DEU (Unidades Dedicadas à Educação) em cinco países europeus, estando desenhado para decorrer de 2015 a 2018. Na fase de design foi conceptualizado um curso de mentores clínicos, sendo posteriormente realizado com um grupo internacional integrando membros dos diferentes parceiros no projeto. A formação de mentores clínicos, realizada em Portugal, resultou numa experiência particularmente positiva, sendo reconhecida como fundamental no processo de capacitação dos enfermeiros a desenvolverem a sua atitude como mentores de estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem na aprendizagem clínica.
- Rede de aprendizagem: saúde, família e comunidade: o perfil de competências do estudantePublication . Cerqueira, Andreia Filomena Ferreri de Gusmão Gonçalves; Gato, Ana Paula; Poeira, Ana Filipa da Silva; Canais, Edgar; RAMOS, Ana Lúcia; Franco, Hugo; Nunes, Lucília
- Teaching and learning clinical reasoning in nursing education: A student training coursePublication . Leal, Paula; Poeira, Ana; Mendes, Diana Arvelos; Batalha, Nara; Franco, Hugo; Nunes, Lucília; Marques, Fernanda; Paden, Ljubisa; Stefaniak, Malgorzata; Pérez-Perdomo, Ana; Bangels,Lore; Lemmens, Kathleen; Amaral, GuidaClinical reasoning is an essential component of nursing. It has emerged as a concept that integrates the core competencies of quality and safety education for nurses. In cooperation with five European partners, Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) realized the “Clinical Reasoning in Nursing and Midwifery Education and Practice” project as part of the Erasmus+ project. As a partner, our team designed a multiplier event—the student training course. The aim of this report is to describe the construction and development of this clinical reasoning training course for nursing students. We outline the pedagogical approach of an undergraduate training course on clinical reasoning in 2023, which we separated into four stages: (i) welcoming, (ii) knowledge exploration, (iii) pedagogical learning, and (iv) sharing experience. This paper presents the learning outcomes of the collaborative reflection on and integration of the clinical reasoning concept among nursing students. This educational experience fostered reflection and discussion within the teaching team of the nursing department regarding the concept, models, and teaching/learning methods for clinical reasoning, with the explicit inclusion of clinical reasoning content in the nursing curriculum. We highlight the importance of implementing long-term pedagogical strategies in nursing education.
- Terrorismo e violência políticaPublication . Joffé, George; Casimiro, Sofia de Vasconcelos; Pereira, Júlio; Franco, Hugo; Moniz, Paulo; Elias, LuísTerrorismo Transnacional Regenerado Agora que a construção territorial do Da’ish foi desmantelada, pode prever-se uma nova versão do extremismo islâmico violento. O autor coloca em causa as táticas sustentadas de contenção antiterrorista do Ocidente. Os erros táticos e estratégicos ocidentais têm adiado a derrota final do Da`ish.