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- O papel da inteligência emocional e a liderançaPublication . Luís, Cristela da Graça; Simões, Jorge Manuel MarquesA inteligência emocional tem suscitado bastante interesse, nomeadamente, numa visão organizacional. A diversa literatura existente tem contribuído para a construção do conceito, e também, para o estudo da sua relação com variáveis organizacionais, nomeadamente, a liderança, defendendo que a inteligência emocional desempenha um papel primordial. Tal foi concluído por Goleman, Boyatzis e McKee (2003), com base numa investigação que incluiu cerca de 500 modelos de competências de empresas globais. Este trabalho tem como objetivo geral analisar a inteligência emocional e a liderança nas organizações e compreender o uso inteligência emocional, quer do ponto de vista do líder, quer do ponto de vista dos liderados. Assim importa analisar a influência e relação da Inteligência Emocional na Liderança percecionada pelos colaboradores em relação aos líderes, assim como na Liderança auto percecionada pelos líderes. Neste estudo foi utilizado uma amostra de trabalhadores e de diretores e responsáveis de departamento/área, da empresa Crioestaminal, que operam na sua sede em Cantanhede. Os dados das variáveis Inteligência Emocional e Liderança, foram recolhidos através de metodologia qualitativa, entrevistas, e através de metodologia quantitativa, recorrendo-se à Escala de Rego e Fernandes (EIE) e na Liderança através do questionário MLQ de Bass e Avolio. Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre Inteligência Emocional e Liderança, assim como com algumas das suas dimensões, pelo que se mostraram consistentes com o defendido pela literatura. A hipótese central do estudo, relativa à existência de relação entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia foi validada quantitativamente, tendo-se encontrado uma relação estatisticamente significativa entre a inteligência emocional do colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia. De facto, constatou-se a existência de uma relação entre a inteligência emocional e a liderança, quer no âmbito das perceções vinculadas qualitativamente pelos líderes sobre si mesmos, quer nas O papel da Inteligência Emocional e a Liderança: um estudo numa organização na zona centro V análises quantitativas que vincularam a associação significativa entre a inteligência emocional dos colaboradores e as suas perceções quanto à liderança das suas chefias
- As práticas de gestão de recursos humanos aplicadas, atualmente, nas Associações de Jovens VoluntáriosPublication . Francisco, Ana Cristina Henriques; Honrado, Maria Graciete da Purificação Reis Henrique; Santos, Ana Cristina Becerra Nata dosA Gestão de Recursos Humanos (GRH) no Terceiro Setor apresenta diversos desafios. O recrutamento, a motivação, a formação e a saída dos voluntários são alguns exemplos das dificuldades da GRH. A importância de estudar o Terceiro Setor tem sido reforçada na literatura perante o seu acentuado crescimento, a sua atual dimensão e heterogeneidade, assim como pelas particularidades no que concerne à dependência da mão-de-obra e ao nível reduzido de profissionalização (Almeida, 2014, conforme citado por Nogueira, 2014). O Plano Nacional da Juventude 2018-2021 (PNJ) considera que a Juventude é uma fase do ciclo de vida que marca a transição para a vida adulta, a qual é caracterizada por transformações a nível social, económico, cultural, político, entre outras (Resolução do Conselho de Ministros n.º 114-A/2018, 2018). Por ser uma fase que sofre diversas dificuldades, os jovens podem encontrar nas Associações de Jovens Voluntários um refúgio onde poderão aprender novas competências e sentir que fazem parte de algo maior. Este sentimento de pertença motiva-os a desenvolverem-se como indivíduos e a trabalhar para uma sociedade melhor. O presente trabalho destaca a importância da aplicação das Práticas de Gestão de Recursos Humanos nas Associações de Jovens Voluntários e consequente análise dos maiores desafios que se impõe na sua concretização, no investimento no espírito de equipa e na vontade de trabalhar por uma sociedade melhor. Neste contexto, pretende-se caracterizar as práticas de GRH desenvolvidas pelas Associações de Jovens Voluntários (AJV), com o intuito de otimizar a forma de gerir os seus Voluntários. Também se pretende inferirse a caracterização do Jovem Voluntário tem influência na sua Motivação para a prática de Voluntariado e se existem diferenças da aplicação das PGRH, consoante as zonas geográficas abordadas no estudo. Para atingir estes objetivos foi realizada uma entrevista semiestruturada aos responsáveis de RH das Associações, aplicado um questionário aos Voluntários e realizada a respetiva análise estatística com recurso a software estatístico apropriado.
- Ferramenta da qualidadePublication . Augusto, Carlos Cristóvão; Gomes, AraújoA indústria está cada vez mais aprimorando a capacidade da qualidade dos seus produtos, para poder de certa forma alcançar um determinado nível de competitividade e sustentabilidade. No mundo em que temos váríos concorrentes no mercado mundial, cada vez mais dinâmico, logo para manter-se no mercado é necessário e importante o controlo dos recursos na gestão da qualidade de produção com estrategia de negócio, uma vez que os custos com o refugo e com a mão de obra na escolha sobre produtos não conforme é elevado podendo estas trazer sérias consequências negativas para a indústria. Para uma empresa conseguir manter-se no mercado de trabalho principalmente no ramo automóvel e aviação é fundamental ter vantagem sobre a concorrência, com o uso de ferramentas de gestão da qualidade nos processos de produção, possibilitando uma âmpla visão de avaliação da qualidade dos seus produtos, consequentemente o aumento da produtividade em relação a custos benefícios atendendo à satisfação de seus clientes. Esse trabalho tem como objetivo identificar o uso de metodos de gestão do controlo da qualidade sobre tudo nas ferramentas da qualidade, em busca de melhoria sobre o produto em que envolve vários fatores a serem mensionados durante o processo
- O impacto da motivação na qualidade de vida no trabalhoPublication . Nunes, Marisa Alexandra Ribeiro; Silva, Ana Luísa Junça daO presente estudo teve como principal objetivo: analisar a relação entre características do trabalho especificas (autonomia, autonomia de decisão e de métodos, variedade e identidade de tarefa e feedback) e as diferentes dimensões da motivação; e explorar a relação entre as diferentes dimensões da motivação e o desempenho, e o bem-estar. Estes objetivos serão analisados numa empresa no setor dos transportes de mercadorias. Para responder a estes objetivos, foi aplicado um questionário a 73 funcionários. Os resultados demonstraram que, dependendo da dimensão da motivação, há diferentes características do trabalho que as predizem. Os resultados mostraram que é a autonomia de métodos que parece ter uma maior influencia sobre as dimensões da motivação mais internas. Esta motivação parece predizer, significativa e positivamente, o desempenho e o bem-estar dos participantes. Assim, a motivação dos trabalhadores influencia a qualidade de vida e o seu desempenho diário, sendo que quanto mais intrínseca for a motivação, maior será o desempenho, e o bem-estar dos trabalhadores. As implicações teóricas e práticas desta investigação pode vir a beneficiar as organizações neste setor, principalmente, e contribuir para a sua capacidade de aumentar o desempenho dos colaboradores conseguindo assim atingir níveis mais altos nas suas performances e nas performances das empresas também
- Utilização das tecnologias de informação e comunicação para promover a inteligibilidade mútua entre gestores brasileiros e portuguesesPublication . Costa, Rebeca da Silva; Marques, Célio Gonçalo Cardoso; Sol, Hermínia Maria Pimenta FerreiraA globalização e a competitividade interna acirrada motivam os gestores a inovar em produtos/serviços e a procurar estratégias para superar os concorrentes, internacionalizando-se, ou seja, atuando em países diferentes como alternativa na abertura de novos mercados. O objetivo principal desta investigação é analisar termos que possuam diferentes sentidos em Portugal e no Brasil, construir um quadro comparativo e disponibilizá-lo em forma de uma aplicação. Para tanto, nesta investigação desenvolveu-se um suporte teórico, fundamentado nas atuais abordagens de referência sobre a Língua Portuguesa, normas cultas e comunicação, e na importância da comunicação na gestão num contexto internacional e multicultural. Para a recolha dos dados foi feita uma análise documental e o registro foi feito em uma grelha estruturada. Foram, posteriormente, construídos quadros comparativos por áreas administrativas, onde foram apresentados os vocábulos para a App. Esta investigação propõe uma App que seja um dicionário semântico de palavras que são iguais com significados diferentes e palavras diferentes para o mesmo significado em Portugal e no Brasil voltado a gestores destes países. Esta proposta contém a descrição e especificação da App pretendida. Esta App em uma investigação futura deverá conter as próximas etapas que são a prototipação, implementação, testes e posterior manutenção desta App. Nesta manutenção se continuará a busca por mais palavras para o enriquecimento da App, isso dentro de mais áreas, sendo a App (software) disponível para telemóveis. Também em uma investigação futura, a App deverá ter uma função que contenha instruções de gestão, empreendedorismo, marketing entre outros conhecimentos voltados para gestores dos dois países. Entretanto, espera-se que com a App haja uma melhor compreensão comunicativa e êxito no processo de internacionalização entre gestores/organizações dos países supracitados, evitando ruídos na comunicação que possam afetar tais propósitos
- Importância das capacidades dinâmicas durante a pandemiaPublication . Azevedo, Mike Lourenço; Simões, Jorge Manuel Marques; Loureiro, Ruben Joaquim PintoAtualmente as empresas devem estar preparadas para qualquer mudança inesperada, que ameace a sua posição e situação económica. Para que isso possa ser possível, as empresas devem deter e desenvolver Capacidades Dinâmicas de modo a conseguirem gerir os seus recursos da melhor forma e para que a mesma possa desenvolver e implementar estratégias, para se encontrarem aptas a competir em mercados de constantes mudanças com a finalidade de obter um bom desempenho económico. A seguinte dissertação procura reforçar a literatura existente na área da Gestão Estratégica com a investigação centrada nas Capacidades Dinâmicas, num setor prematuro e muito pouco explorado, o do Alojamento Local com o objetivo principal de identificar, caracterizar e mensurar a importância das Capacidades Dinâmicas no Alojamento Local na Região Autónoma dos Açores, numa situação pandémica. O método utilizado para a presente investigação foi o inquérito por entrevista pelas suas características, vantagens e limitações, que demonstrou ser o método de recolha de dados mais adequado. No seguinte estudo conclui-se que o impacto da pandemia foi exorbitante em todo o mundo e em todos os setores de atividade, principalmente no Alojamento Local que se encontrava imparável, numa fase de grande crescimento. No entanto, o impacto da pandemia na Região Autónoma dos Açores só não foi completamente devastador devido a todas as medidas preventivas que foram tomadas pela região logo no início da pandemia, ao isolamento geográfico do arquipélago, à distinção internacional como Coronavirus Safest Destination que permitiu que o turismo não suspendesse de todo, às três componentes das Capacidades Dinâmicas presentes nas organizações de Alojamento Local e a todos os recursos que estas adquiriram. É de extrema importância realçar que foi através destes novos recursos e das Capacidades Dinâmicas que as organizações se conseguiram adaptar a atual situação, adquirindo, assimilando e utilizando conhecimento já existente e proveniente do exterior, conseguindo implementar novas estratégias e novos processos para se manterem em atividade durante a atual crise.
- Cognitive processes in Design Thinking: Optimization of perception, processing and reasoningPublication . Weber, Heidi Marion; Mateus, Américo; Rodrigues, António da Cruz; Gancho, SaraThis dissertation documents a research endeavour into the cognitive processes in Design Thinking. The goal was to identify the optimal way to think in the various phases of a Design Thinking project. The research draws on the findings in design, positive psychology, cognitive psychology, and neuroscience to analyse the Design Thinking process and tomap and match thinking modes with the phases of the process. The fundamental literature review covers three topics: The research into Design Thinking provides a comprehensive insight into the method and its scientific fundament. Then, creativity as a social product and the cognitive processes relevant to creativity are documented. Thirdly, emotion and its relation to creativity and the Limbic® Map approach are presented. Finally, automatic emotion recognition with deep learning based artificial intelligence algorithms are introduced. The first stages of empirical research revealed that emotions and other affective states are unworkable for reliable research results. Similarly, it could be shown that “mindset” has no scientifically approved definition, making the concept unsuitable for robust research. Further research identified five pairs of cognitive functions needed in Design Thinking. Three pairs address information processing (Acquisition of Data, Alignment of Perception, and Assessment of Information and Ideas), and two address flow control of cognition (Attention to a specific task and Awareness of the Cognitive Process). The research further investigated methods to activate and guide the cognitive functions in a project. Moreover, the importance of including creative professionals in a Design Thinking process was revealed. Research in neuroscience indicates specific abilities of creative people identifiable in the very brain network connections. The research also discovered new insights into the “Groan Zone”. The findings indicate that a change in the attitude and approach to the “Groan Zone” could considerably change the outcome of a Design Thinking project.
- Manutenção e Gestão de Ativos de Centrais Hidroelétricas – Testes de Capacidade de Baterias e Projeto de Carregadores de EVsPublication . Santos, Fábio João Esgueira dos; Coelho, Paulo; Cardoso, ManuelO presente relatório pretende descrever o trabalho realizado durante o estágio efetuado na EDP - Gestão da Produção de Energia, S.A, enquadrando as várias atividades desenvolvidas no setor da produção de energia elétrica proveniente das centrais hidroelétricas, desde a manutenção ao projeto elétrico. O estágio com duração de 9 meses mais a prorrogação de 3 meses, realizou-se na Direção do Centro de Produção Tejo-Mondego (DTM) em Castelo do Bode, na área departamental da manutenção elétrica. Durante o estágio surgiu a oportunidade de realizar algumas atividades de manutenção, nomeadamente na realização dos testes de capacidade das baterias estacionárias dos serviços auxiliares de corrente contínua (SACC) das centrais hidroelétricas. Para além desta atividade, foram realizadas tarefas mais pontuais e secundárias, tais como reuniões de intervenções de manutenção, acompanhamento de visitas a centrais para deteção de avarias e resolução das mesmas, e organização dos processos de manutenção dos transformadores e disjuntores. Sendo a mobilidade elétrica uma aposta de futuro, a EDP comprometeu-se a atingir uma frota automóvel 100% elétrica até 2030. Para o concretizar, é necessário dotar as centrais da DTM com infraestruturas adequadas ao carregamento de veículos elétricos. Assim, surgiu a possibilidade de, como gestor e executor do projeto técnico, integrar o projeto de instalação de infraestruturas de postos de carregamento de veículos elétricos nas centrais hidroelétricas da Aguieira, Alqueva, Belver, Bouça, Cabril, Fratel, Raiva, Ribeiradio, bem como no parque de estacionamento do edifício sede da DTM. Este estágio teve como objetivos principais a realização dos testes de capacidade das baterias estacionárias dos SACC das centrais hidroelétricas, e a realização do projeto técnico da instalação das infraestruturas dos postos de carregamento dos veículos elétricos das centrais hidroelétricas. No relatório, são introduzidos os conceitos teóricos necessários para a compreensão dos testes de capacidade realizados. Apresenta-se todo procedimento dos testes realizados, equipamentos utilizados e respetivo software (TDMS, FlukeView Forms). O projeto de postos de carregamento, requereu o levantamento dos materiais necessários e respetivas quantidades (cabos, caminhos de cabos, materiais de fixação, disjuntores e etc.), cálculo das instalações elétricas, cálculo económico, descrição da instalação e dos equipamentos, e a realização de esquemas elétricos unifilares e respetivo projeto em AutoCAD.
- Utilização da Gamification nas pequenas, médias e grandes empresasPublication . Neves, Cátia Antunes das; Marques, Célio Gonçalo CardosoA gamification tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas. Surgiu o reconhecimento de que os jogos são poderosos, podem ensinar os seus utilizadores e é possível compreender os seus mecanismos e aplicar as suas técnicas de modo a alcançar resultados significativos num negócio. A gamification envolve aprendizagem e ajuda a compreender a motivação, o comportamento humano e a criação de padrões. Tendo em consideração a evolução da gamification ao longo dos anos, torna-se cada vez mais presente a necessidade de perceber a sua utilização nas empresas. É importante conhecer a forma como este recurso pode estar a influenciar as empresas e os seus colaboradores, em que departamento está a ser utilizado, com que objetivo, a tipologia de empresa que mais utiliza, entre outros fatores que possam ser relevantes para a investigação. É objetivo desta investigação o levantamento da utilização da gamification na região de Leiria. O nosso estudo surge do facto de não existe qualquer levantamento da utilização da gamification nas pequenas, médias e grandes empresas em Portugal, mesmo que esta temática apresente um interesse crescente. Com recurso a uma abordagem quantitativa, foram recolhidos dados junto das pequenas, médias e grandes empresas da Região de Leiria. Os resultados da amostra mostraram que a gamification não está a ser utilizada na região e que a maioria não conhece o conceito. Assim, surgiu a necessidade de reverter este cenário e promover a implementação de soluções de gamification nas empresas. Para isso, foram criadas propostas de implementação.
- Estágio em manutenção na M.D.F. Tramagal Indústrias de Fundição S.A.Publication . Curado, Bruno Lopes; Ferreira, Carlos Alberto FarinhaO presente relatório tem como finalidade a descrição das etapas de maior relevo no processo de integração do estagiário na área da manutenção na empresa MDF TRAMAGAL – INDÚSTRIAS DE FUNDIÇÃO, S.A., a qual produz peças em aço. Este trabalho inicia-se pela descrição e fundamentação da opção por um estágio académico, decisão importante para a motivação do aluno, sendo sem dúvida a decisão mais acertada. É também realizada uma descrição da empresa, mais concretamente uma breve referência à sua área de negócios e ao seu histórico, apresentando-se ainda o processo de admissão e integração na mesma. O estágio foi realizado no departamento de manutenção, assim sendo realizaram-se tarefas/trabalhos ligados à área em causa. No decorrer do relatório, através da descrição das intervenções efetuadas, quer em termos de manutenção como de projetos de melhoria, procura-se mostrar como a aplicação dos conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado que agora se conclui, e percurso académico em geral, foi útil no desenvolvimento das funções em causa. Do ponto de vista da empresa, o estágio teve como objetivo final a integração do estagiário na equipa de manutenção.