Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Utilização da Gamification nas pequenas, médias e grandes empresas

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Dissertação_18950_final.pdf1.8 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A gamification tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas. Surgiu o reconhecimento de que os jogos são poderosos, podem ensinar os seus utilizadores e é possível compreender os seus mecanismos e aplicar as suas técnicas de modo a alcançar resultados significativos num negócio. A gamification envolve aprendizagem e ajuda a compreender a motivação, o comportamento humano e a criação de padrões. Tendo em consideração a evolução da gamification ao longo dos anos, torna-se cada vez mais presente a necessidade de perceber a sua utilização nas empresas. É importante conhecer a forma como este recurso pode estar a influenciar as empresas e os seus colaboradores, em que departamento está a ser utilizado, com que objetivo, a tipologia de empresa que mais utiliza, entre outros fatores que possam ser relevantes para a investigação. É objetivo desta investigação o levantamento da utilização da gamification na região de Leiria. O nosso estudo surge do facto de não existe qualquer levantamento da utilização da gamification nas pequenas, médias e grandes empresas em Portugal, mesmo que esta temática apresente um interesse crescente. Com recurso a uma abordagem quantitativa, foram recolhidos dados junto das pequenas, médias e grandes empresas da Região de Leiria. Os resultados da amostra mostraram que a gamification não está a ser utilizada na região e que a maioria não conhece o conceito. Assim, surgiu a necessidade de reverter este cenário e promover a implementação de soluções de gamification nas empresas. Para isso, foram criadas propostas de implementação.

Description

Keywords

Gamification Empresas Região de Leiria Motivação Elementos de jogo

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue