Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.8 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A gamification tem atraído a atenção de investigadores das mais diversas áreas.
Surgiu o reconhecimento de que os jogos são poderosos, podem ensinar os seus
utilizadores e é possível compreender os seus mecanismos e aplicar as suas técnicas de
modo a alcançar resultados significativos num negócio. A gamification envolve
aprendizagem e ajuda a compreender a motivação, o comportamento humano e a criação
de padrões.
Tendo em consideração a evolução da gamification ao longo dos anos, torna-se
cada vez mais presente a necessidade de perceber a sua utilização nas empresas. É
importante conhecer a forma como este recurso pode estar a influenciar as empresas e os
seus colaboradores, em que departamento está a ser utilizado, com que objetivo, a
tipologia de empresa que mais utiliza, entre outros fatores que possam ser relevantes para
a investigação.
É objetivo desta investigação o levantamento da utilização da gamification na
região de Leiria. O nosso estudo surge do facto de não existe qualquer levantamento da
utilização da gamification nas pequenas, médias e grandes empresas em Portugal, mesmo
que esta temática apresente um interesse crescente.
Com recurso a uma abordagem quantitativa, foram recolhidos dados junto das
pequenas, médias e grandes empresas da Região de Leiria. Os resultados da amostra
mostraram que a gamification não está a ser utilizada na região e que a maioria não
conhece o conceito.
Assim, surgiu a necessidade de reverter este cenário e promover a implementação
de soluções de gamification nas empresas. Para isso, foram criadas propostas de
implementação.
Description
Keywords
Gamification Empresas Região de Leiria Motivação Elementos de jogo