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Abstract(s)
A inteligência emocional tem suscitado bastante interesse, nomeadamente, numa
visão organizacional. A diversa literatura existente tem contribuído para a construção do
conceito, e também, para o estudo da sua relação com variáveis organizacionais,
nomeadamente, a liderança, defendendo que a inteligência emocional desempenha um
papel primordial. Tal foi concluído por Goleman, Boyatzis e McKee (2003), com base
numa investigação que incluiu cerca de 500 modelos de competências de empresas
globais.
Este trabalho tem como objetivo geral analisar a inteligência emocional e a
liderança nas organizações e compreender o uso inteligência emocional, quer do ponto de
vista do líder, quer do ponto de vista dos liderados. Assim importa analisar a influência e
relação da Inteligência Emocional na Liderança percecionada pelos colaboradores em
relação aos líderes, assim como na Liderança auto percecionada pelos líderes.
Neste estudo foi utilizado uma amostra de trabalhadores e de diretores e
responsáveis de departamento/área, da empresa Crioestaminal, que operam na sua sede
em Cantanhede.
Os dados das variáveis Inteligência Emocional e Liderança, foram recolhidos
através de metodologia qualitativa, entrevistas, e através de metodologia quantitativa,
recorrendo-se à Escala de Rego e Fernandes (EIE) e na Liderança através do questionário
MLQ de Bass e Avolio.
Os resultados obtidos confirmam a existência de relação entre Inteligência
Emocional e Liderança, assim como com algumas das suas dimensões, pelo que se
mostraram consistentes com o defendido pela literatura. A hipótese central do estudo,
relativa à existência de relação entre a inteligência emocional do colaborador e a sua
perceção quanto à liderança da sua chefia foi validada quantitativamente, tendo-se
encontrado uma relação estatisticamente significativa entre a inteligência emocional do
colaborador e a sua perceção quanto à liderança da sua chefia. De facto, constatou-se a
existência de uma relação entre a inteligência emocional e a liderança, quer no âmbito
das perceções vinculadas qualitativamente pelos líderes sobre si mesmos, quer nas
O papel da Inteligência Emocional e a Liderança: um estudo numa organização na zona centro
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análises quantitativas que vincularam a associação significativa entre a inteligência
emocional dos colaboradores e as suas perceções quanto à liderança das suas chefias
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Keywords
Inteligência emocional Liderança Organização