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- Adding school to work–family balance: The role of support for Portuguese working mothers attending a master’s degreePublication . Andrade, C.; Matias, MarisaThis qualitative study examines the work, family, and study experiences of Portuguese professional women in two different career stages: early career and mid-career. Using semi-structured interviews with a sample of 22 working mothers enrolled in a master’s degree, this study explores their experiences of combining the roles of mother, worker and student and the role of support for a successful integration of work–family and school. Support from peers was found to be a critical factor for successfully integrating work–family and school responsibilities. Differences in the use of partner and family support were found between early and mid-career women. Lack of or limited support from the workplace was a barrier that emerged in both groups.
- Antecipação da conciliação dos papéis familiares e profissionais na transição para a idade adulta : estudo diferencial e intergeracionalPublication . Andrade, C.; Fontaine, Anne MarieNas últimas décadas assistiu-se a um conjunto de alterações sociais surgindo uma etapa do ciclo vital com características próprias do ponto de vista do desenvolvimento psicológico e social que se designa por adultez emergente. Esta transição para a idade adulta tende a ser vivida, cada vez mais, num contexto de coabitação com os pais, onde a influência destes ao nível das atitudes e dos modelos de actuação pode sofrer uma extensão dando lugar à transmissão intergeracional de pais para filhos de atitudes em relação aos papéis de adulto e sua conciliação. O presente estudo pretendeu analisar junto de um grupo de universitários e de jovens trabalhadores em que medida as diferenças de estatuto ocupacional e de género se traduziam nas atitudes em relação aos papéis de género, em relação à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação papéis. Pretendeu-se também observar diferenças ao nível de um conjunto de variáveis psicológicas, mais concretamente dos estatutos de identidade, do auto-conceito e da construção da autonomia em relação aos pais sendo também estudadas, as relações entre as atitudes e as variáveis psicológicas e as estratégias antecipadas de conciliação dos papéis familiares e profissionais também de acordo com o género e o estatuto dos sujeitos. Este estudo envolveu 709 universitários e trabalhadores licenciados tendo-se encontrado diferenças significativas ao nível do desenvolvimento psicológico, das atitudes e das estratégias antecipadas para a conciliação de papéis de acordo com o género e com o estatuto. Os resultados permitem, por um lado, sustentar a hipótese da presença das características da adultez emergente para o caso dos trabalhadores, sendo esta questionada para os estudantes. Destaca-se, ainda, que as variáveis em estudo e os modelos para a conciliação de papéis familiares são diferentes de acordo com o género e estatuto ocupacional e apontam para modelos de influências diferentes. O segundo estudo realizado junto de 101 famílias (pai, mãe e filho/filha) pretendeu analisar diferenças entre gerações de pais e filhos nas atitudes em relação aos papéis de género, à família, ao trabalho, ao conflito e às estratégias de conciliação de papéis e efectuar um estudo comparativo das influências das atitudes nas estratégias de conciliação da vida familiar e profissional, tanto para os pais como para os filhos de acordo género do progenitor e do descendente. Na linha de estudo da transmissão intergeracional e com base num modelo de relações entre atitudes de pais e filhos analisam-se as influências das atitudes dos progenitores nos descendentes. Os resultados permitem identificar, numa primeira fase, um conjunto de diferenças nas atitudes entre pais e filhos apontando para a existência de diferenças geracionais e diferenças de género intrageracionais. Por último, o teste do modelo de transmissão intergeracional de pais para filhos permitiu obter resultados que apoiam, em geral, a hipótese da transmissão geracional, ao nível mãe-filha, mãe-filho e paifilho, não tendo sido encontradas influencias de pais para filhas. Globalmente, os resultados obtidos são discutidos e analisados no quadro conceptual do estudo da transição para a idade adulta, da transmissão intergeracional de atitudes no contexto dos papéis de adulto e sua conciliação e dos modelos de influências de atitudes nas estratégias antecipadas de conciliação de papéis. A análise destaca ainda, em qualquer um dos estudos a importância do género enquanto variável diferenciadora destes processos. Os limites metodológicos de presente estudo bem como algumas implicações decorrentes do mesmo para a análise da transição para a idade adulta e a conciliação de papéis familiares e profissionais são apresentadas.
- ARHL and Tinnitus in Portuguese Population: what we can hear from a sample of elderly individuals.Publication . Flook, M.; Lopes, S.; Aparicio, M.; Santos, R.; Andrade, C.; Andrade, S.; Martins, J.; O'Neill, A.; Escada, P.; Argüello, Patricia; Alcântara, P.; O'Neill, J.; Villaverde Cabral, M.; Antunes, M.; Matos, T.; Fialho, G.; Caria, H.
- Citizenship Fatigue as Mediator between Compulsory Citizenship Behavior and Work-Family ConflictPublication . Costa Neves, Paula Maria; Andrade, C.Framed by the conservation of resources theory, we investigated the mediating role of citizenship fatigue in the relationship between compulsory citizenship behavior and work-family conflict. Using a sample of 171 women (M = 41.16, SD = 10.18) working in facilities for the elderly in Portugal, we examined the direct and indirect relationship between compulsory citizenship behavior and work-family conflict. The data, collected using a selfreported questionnaire, shows that compulsory citizenship behavior influences work-family conflict with citizenship fatigue as a mediator. Theoretical and practical implications are discussed.
- A comunicação organizacional em cooperação com a educação básica : uma experiência pedagógicaPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Martins, Fernando M. L.; Silveira, SusanaO processo de Bolonha veio trazer ao ensino superior a possibilidade dos conhecimentos e competências a adquirir no âmbito da formação superior serem atualizados e complementados com formação para além do contexto de sala de aula. Neste quadro, a formação inter e transdisciplinar adquire, também, um valor acrescentado numa ótica de formação integradora de saberes. A presente reflexão resulta de um modelo de formação criado em torno dos “CO meets” que juntou, no âmbito de um seminário e workshop temático, alunos da licenciatura de Comunicação Organizacional com os de outras licenciaturas da Escola Superior de Educação de Coimbra.
- Construção de uma escala de atitudes perante o trabalho e a carreira para jovens com formação universitáriaPublication . Andrade, C.O objectivo deste estudo foi realizar a construção e a validação fatorial de uma escala que avalia as atitudes perante o trabalho e a carreira de jovens com formação académica universitária. No estudo participaram 746 estudantes universitários e jovens licenciados a exercer uma atividade profissional. Com o objetivo de validar a estrutura fatorial das medidas, vários modelos foram testados recorrendo a análises fatoriais exploratórias e confirmatórias. Os resultados obtidos confirmam uma estrutura com dois fatores correlacionados: o primeiro corresponde ao nível concetual a atitudes negativas relativas ao trabalho e à carreira e o segundo a atitudes positivas perante o trabalho. Os coeficientes estatísticos ao nível das análises exploratórias, confirmatórias e consistência interna obtidos legitimam a utilização da escala servindo um primeiro nível de avaliação das atitudes perante o trabalho e a carreira de jovens adultos universitários ou com formação universitária.
- DOIS ANOS (LETIVOS) DE PANDEMIA: EXPECTATIVAS E RECEIOS DE NOVOS ESTUDANTES DO ENSINO SUPERIORPublication . Fernandes, J.L.; Andrade, C.; Ferreira, InêsA pandemia exacerbou os desafios enfrentados pelos estudantes que ingressam no ensino superior. Este estudo, de natureza qualitativa e cariz exploratório, teve como objetivo contribuir para o conhecimento das expectativas e dos receios de dois grupos de estudantes (n=90) que ingressaram no ensino superior durante a pandemia. Os dados foram recolhidos com recurso à versão portuguesa do Hopes and Fears Questionnaire. A análise dos resultados identificou diferenças ao nível das expectativas e dos receios dos estudantes inquiridos, nomeadamente nos domínios educação, global/coletivo e realização pessoal. Concluiu‐se que os estudantes expressaram mais receios do que expectativas em relação ao seu futuro. Este estudo contribui para um melhor conhecimento sobre a transição e adaptação ao Ensino Superior em contexto de pandemia COVID‐19.
- Emotional exhaustion in female health support workers in elderly care facilitiesPublication . Andrade, C.; Costa Neves, Paula MariaThe current study aims to analyze the emotional exhaustion of female health care workers working in elderly care facilities. Using structural equation modelling we tested the effects of organizational support, coworkers' support, supervisor support and work-family conflict in predicting emotional exhaustion with a sample of 171 female health support workers. Findings showed that organizational support was directly linked with coworkers' support and supervisor support, and indirectly linked, via work-family conflict with emotional exhaustion. Theoretical and practical implications are discussed.
- Epidemiology, genetics and social impact of arhl: a portuguese examplePublication . Flook, M.; Lopes, S.; Alves, L.; Aparício, M.; Martins, J. H.; Silva, E.; Murta, A.; Andrade, S.; Andrade, C.; O'Neill, A.; Matos, T.; Antunes, M.; Escada, P.; Alcântara, P.; O'Neill, J.; Villaverde Cabral, M.; Fialho, J.; Caria, H.
- Estudo qualitativo sobre a perceção de jovens do ensino superior em relação ao uso dos espaços naturais ao ar livre face à pandemia COVID-19Publication . Dias, Sandra; Fernandes, J.L.; Mendes, Rui; Andrade, C.A pandemia provocada pelo novo coronavírus SARs-CoV-2 alterou o comportamento em sociedade, impondo novas regras, como o distanciamento social e restrições na utilização de espaços fechados. A usabilidade de espaços ao ar livre e naturais aumentou. O presente estudo teve por objetivo entender a perceção das vantagens no uso dos espaços naturais ao ar livre e a intenção de manutenção de novos comportamentos adquiridos pelos estudantes do ensino superior (ES) em contexto da pandemia. Com recurso a entrevistas semiestruturadas, foram entrevistados dez estudantes de instituições ensino superior portuguesas. A temática central abordada centrouse nas alterações na usabilidade de espaços exteriores para a prática desportiva e para o lazer provocadas pelo confinamento e desconfinamento em consequência da pandemia. Os resultados permitem caracterizar a utilização e a importância atribuída aos espaços naturais ao ar livre pelos estudantes em três temáticas. Na primeira os estudantes assumem os espaços naturais ao ar livre, como espaços de liberdade, onde é possível estar seguro, ter saúde e obter evasão. A segunda refere-se à sustentabilidade e como a utilização de espaços naturais responde a esse propósito, e o terceira considera os efeitos do confinamento e desconfinamento, em particular, os impactos na valorização dos espaços naturais, locais vistos como seguros em relação aos espaços fechados e proporcionando oportunidades de convivência de acordo com as orientações de segurança. Conclui-se que, com a pandemia, a utilização dos espaços naturais ao ar livre aumentou. Esses espaços foram vistos como promotores de saúde, bem-estar físico e emocional e espaço de convivência seguro. Todos os participantes neste estudo manifestaram, ainda, a intenção de continuar a procurar os espaços naturais ao ar livre, ainda que em contexto de pandemia, por considerarem um espaço promotor de efeitos positivos no seu bem-estar. A valorização destes espaços foi, ainda, observada como inerente a uma consciência pessoal orientada para a sustentabilidade.
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