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- AS VIRTUALIDADES DA EDUCAÇÃO SOCIALPublication . Lopes de Azevedo, MariaVisamos com este artigo partilhar uma contextualização e fundamentação teórica sobre as virtualidades da educação social, realizada no âmbito de um doutoramento em Equidade e Inovação em Educação, com base numa plêiade autores de referência. Partimos do pressuposto que se poderá contribuir para a (re)construção da identidade profissional do educador social, demonstrando a origem da profissão e as singularidades e/ou especificidades epistemológicas que a diferenciam de outras profissões no âmbito da intervenção social, particularmente a intervenção socioeducativa. Ora, vivendo-se tempos incertos, impõem-se a implicação de todos na procura de respostas aos desafios, decorrentes destas incertezas, justificando, trazer à colação as virtualidades da educação social, enquanto possibilidade de intervenção na (re)construção de uma sociedade melhor.
- VIVÊNCIAS E PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR DE UNIVERSITÁRIOS BRASILEIROS QUE INGRESSARAM DURANTE A COVID-19Publication . Canal, Cláudia; Almeida, Leandro S.A permanência e a evasão no ensino superior envolvem diversas variáveis e tiveram outras adicionadas no decurso da pandemia por COVID-19. Neste artigo, objetivou-se analisar os motivos apresentados por universitários que ingressaram nos anos de 2020-2021 para, apesar de haverem cogitado desistir do curso, permaneceram com o intuito de concluir a sua formação. Participaram 32 universitários de uma instituição federal brasileira, respondendo individualmente a uma entrevista semiestruturada. As categorias de análise do conteúdo das entrevistas incluem fatores pessoais, sociais, econômicos e institucionais mencionados pelos estudantes, permitindo reflexões para ações das instituições de ensino superior, principalmente no período pós-pandemia, com finalidade de reduzir a evasão e ampliar a permanência nos cursos de graduação.
- METODOLOGIAS ATIVAS: UMA PROPOSTA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS LIVROS PARADIDÁTICOS PARA O ENSINO DA CIÊNCIA NO ENSINO FUNDAMENTAL IPublication . Freitas, Araci; Do Nascimento Mascarenhas, Suely Aparecida; França, AnaO modelo do ensino tradicional já não é um atrativo para essa nova geração em seu aprendizado, onde tudo é muito dinâmico, a justificativa da utilização dos livros paradidáticos são as várias possibilidades de ensinar ciências para as crianças por este instrumento e a escassa oferta de conhecimentos científicos sobre o tema, tendo como objetivo motivar os estudantes ao aprendizado de forma significativa, a aprender pela compreensão, racionalização e análise dos conteúdos ensinados, neste trabalho utilizou-se a metodologia da pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico, em que buscamos obter um resultado que contribuirá para ampliar a oferta de conhecimentos cientificamente sistematizados com os livros paradidáticos pelas metodologias ativas no ensino fundamental I. Para assim despertar cidadãos críticos e autônomos em seus aprendizados.
- Revista de Psicologia, Educação e Cultura. Vol. XXVI, Nº 3, dezembro de 2022Publication . Cerqueira De Miranda, Lúcia Do Rosário; Morais, José C.; Nunes, A.
- PARADOXOS DA GLOBALIZAÇÃO DIGITAL: COMPRESSÃO TEMPO-ESPAÇO E AUMENTO DOS FOSSOS ECONÓMICOS E SOCIAIS ENTRE O NORTE GLOBAL E O SUL GLOBALPublication . Jafar, Jafar SilvestreQuando McLuhan lançou a ideia de Aldeia Global, em 1960, criou utopia de um mundo mais igualitário e homogéneo em termos económicos e sociais através das novas tecnologias de informação e comunicação, mas o mundo tornou-se mais desigual e heterogéneo, apesar da compressão tempo-espaço entre pessoas, famílias, empresas e Estados. Este trabalho, com recurso a revisão de literatura, estudo documental, trabalho de campo e o método histórico, analisou as acções das multinacionais do Norte Global em África e encontrou que as novas tecnologias de informação e comunicação têm um papel vital na execução de projectos extractivistas, os quais contribuem para o alargamento dos fossos económicos e sociais entre o Norte Global e África, configurando continuação dos processos coloniais e neocoloniais.
- DESAFIOS PARA A PERMANÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR NA AMAZÔNIA E OS SIGNIFICADOS DE TRAJETÓRIAS ESTUDANTISPublication . Resende, Gisele Cristina; Ferreira, Isabel; Silva, Iolete; Barbato, SilvianeEste trabalho objetivou identificar os desafios enfrentados por estudantes Amazônidas para a permanência na universidade. A pesquisa foi realizada via formulário online. Participaram do levantamento 60 estudantes de diferentes cursos de graduação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). A análise ocorreu por meio de estatística de tendência central para os dados descritivos e as respostas advindas de questões abertas sobre a permanência na universidade foram categorizadas. Os resultados demonstraram desafios a serem superados como a renda, o transporte, a moradia e a falta de apoio de professores(as) e da instituição no cotidiano universitário. Conclui-se que é necessário o fortalecimento de políticas e programas de permanência na universidade de modo a contribuir para a formação democrática com qualidade humana, técnica e ética.
- CARACTERIZAÇÃO DOS ASPECTOS GERAIS DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL E AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS PARA SUA PROMOÇÃOPublication . Regina, Ellis; Ramos, Deborah; Salomao, NadiaEste estudo investiga os aspectos gerais do desenvolvimento infantil e as estratégias utilizadas para sua promoção, a partir das concepções de educadoras de creches públicas e privadas. Assim, aplicou-se uma entrevista semiestruturada a 24 educadoras. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo categorial temática. Verificou-se que, os dois grupos de educadoras caracterizaram o desenvolvimento das crianças quando inseridas na rotina da creche como sendo positivo, existindo, ainda, certo consenso entre elas sobre as Estratégias utilizadas para promover o desenvolvimento das crianças, tais como o uso de atividades recreativas, do contar e recontar histórias e das práticas de socialização, por exemplo. Almejou-se com essa pesquisa, contribuir com o planejamento de intervenções promotoras do desenvolvimento infantil.
- ESTILOS EDUCATIVOS PARENTAIS, BEM-ESTAR EMOCIONAL E AUTOESTIMA EM CRIANÇAS E ADOLESCENTESPublication . Martins, Emília; Fernandes, Rosina; Ferreira, Cristina; Mendes, F.qualidade dos cuidados parentais assume-se crucial no desenvolvimento emocional infantil. Realizou-se um estudo exploratório da relação entre estilos educativos parentais (rejeição, suporte emocional e controlo) e dimensões da QV (bem-estar emocional e autoestima), numa amostra de conveniência de 30 crianças/adolescentes. Dados recolhidos com o KID e KIDDO-KINDL e o EMBU-A e C e tratados no SPSS 27 permitem destacar, na subamostra crianças: rejeição negativamente correlacionada com a autoestima (rs=-.582, p=.011 pai e rs=-.509, p=.026 mãe) e bem-estar emocional (rs=-.597 p=.009 pai e rs=-.715, p=.001 mãe); impacto negativo da rejeição na QV (rs=-.688, p=.002 pai e rs=-.806, p=.000 mãe), esta última correlacionada com o suporte emocional (rs=.480, p=.044 pai e rs=.611, p=.005 mãe). Programas de Educação Parental assumem relevo.
- CUIDAR DE IDOSOS DEPENDENTES RIBEIRINHOS: DESAFIOS PARA O SETOR SAÚDE NA AMAZÔNIAPublication . Gutierrez, Denise; Souza Silva Nobre, Guiomar AlegriaDiante do crescimento da população idosa no Brasil, cada vez mais idosos dependentes passam a requerer cuidados especializados de saúde. O objetivo do estudo foi analisar as dinâmicas familiares de idosos dependentes em área ribeirinha a partir dos conflitos vivenciados no cotidiano. Metodologicamente a pesquisa adotou a abordagem qualitativa, com coleta de campo e utilização da Análise de Conteúdo. Participaram 10 idosos dependentes e 8 cuidadores de duas comunidades ribeirinhas amazônicas. Os Resultados apontam que a dinâmica das relações familiares de idosos dependentes se modifica e se reconstrói conforme a condição de dependência do idoso; as redes de cuidado familiares sustentadas pela cultura de residências próximas à casa do idoso facilita o acesso diário para oferecer cuidado; e pelo muito ou pouco envolvimento da família no cuidado.