IPS - Instituto Politécnico de Setúbal
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O Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) foi criado em 1979 e iniciou as suas atividades em 1981. Atualmente é constituído por cinco Escolas Superiores – Educação, Tecnologia de Setúbal, Ciências Empresariais, Tecnologia do Barreiro e Saúde, com uma oferta formativa muito diversificada ao nível de licenciaturas, mestrados, pós-graduações, cursos de especialização tecnológica e cursos livres. Integra ainda os Serviços de Ação Social, orientados para o apoio aos estudantes, que é responsável pela prestação de serviços como o alojamento, alimentação, serviços de saúde e apoio a atividades desportivas e culturais.
O Instituto Politécnico de Setúbal, como Instituição de Ensino Superior, procura, de forma permanente e em articulação com os parceiros sociais, contribuir para a valorização e desenvolvimento da sociedade em geral e da região de Setúbal, em particular, através de atividades de formação terciária, de investigação e de prestação de serviços, que concorram para a criação, desenvolvimento, difusão e transferência de conhecimento e para a promoção da ciência e da cultura.
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Browsing IPS - Instituto Politécnico de Setúbal by advisor "Almeida, António José"
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- Análise do processo de transferência da formação para o contexto de trabalho: um estudo de casoPublication . Mendes, Lisete Silveira Gil; Almeida, António JoséA avaliação da transferência da formação para o contexto de trabalho é um processo complexo e exigente, pois requer que as empresas possuam maturidade organizacional. Os modelos organizacionais e os métodos de avaliação da formação ainda necessitam de uma maior articulação, pois só existindo uma preocupação por parte das organizações por estes mecanismos operacionais é que, na verdade, se poderá avaliar se efetivamente os formandos conseguem colocar em prática no seu desempenho profissional as aprendizagens adquiridas durante a participação em ações de formação. Todo o processo de avaliação da transferência da formação é influenciado por três dimensões, a saber: as caraterísticas dos formandos, o design da formação e o contexto organizacional. Neste contexto, o objetivo geral desta investigação é analisar as dimensões que influenciam o processo da transferência da formação para o contexto de trabalho. A metodologia usada para a concretização deste objetivo é de natureza qualitativa. Como método de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por entrevista e à análise documental. No que respeita ao tratamento de dados foi usada a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do presente estudo conclui-se que a dimensão caraterísticas dos formandos é a barreira no processo da transferência da formação e as dimensões design da formação e contexto organizacional são potenciadores deste processo.
- Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formaçãoPublication . Calado, Andreia; Almeida, António JoséPartindo do pressuposto que os conhecimentos de uma empresa se encontram em permanente atualização e que dependem, em grande parte, das políticas que esta adota no domínio da formação profissional e no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pretende-se caracterizar as práticas de formação de uma empresa do setor portuário e identificar os fatores que influenciam o acesso dos trabalhadores à formação profissional. Para a elaboração da presente tese recorreu-se ao método do estudo de caso tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise de documentos internos da empresa em estudo, a observação direta e participante e a aplicação de inquérito por questionário, presencialmente, a cerca de 100 trabalhadores, de um universo de 176, tendo sido obtidas 72 respostas. Foram obtidos resultados relevantes como a perceção de igualdade no acesso à formação profissional na empresa, a atribuição de um duplo objetivo à formação, nomeadamente de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores e, consequentemente, contribuir para a melhoria do desempenho organizacional e a perceção da formação como um direito.
- Caracterização das trajetórias profissionais das mulheres a partir da perspetiva de género: o caso da GRHPublication . Carvalho, Melissa Pereira de; Almeida, António JoséO surgimento da família patriarcal está associado à opressão da mulher na sociedade, a qual se baseava na ideia de que o homem era responsável pelas funções laborais que asseguravam a sobrevivência económica da família e a mulher estava destinada às responsabilidades familiares e domésticas. Entretanto, com o desenvolvimento da indústria, foi necessária a entrada da mulher no mercado de trabalho devido às novas necessidades de mão-de-obra. Foi nesse momento que a presença da mulher se começou a destacar no mercado de trabalho e com isso passou a ver alguns direitos consagrados, embora se confrontassem com uma persistente discriminação. No caso do campo profissional da GRH, apesar de se verificar uma feminização desta área profissional, as mulheres continuam a sentir dificuldades em progredir na carreira quando comparadas com os homens, o que reflete as diferenças de género que continuam a existir. Neste contexto, os objetivos do presente estudo focam-se na análise da trajetória profissional das mulheres que exercem funções na área de GRH em Portugal e nas dificuldades com que se confrontam na construção das suas carreiras profissionais. A metodologia qualitativa foi a escolhida para a elaboração do estudo, visto que pretendemos atingir a compreensão deste fenómeno social, através da realização de 10 entrevistas semiestruturadas a uma amostra por conveniência, composta por mulheres com profissões na área da GRH, com uma experiência profissional mínima de 5 anos. A técnica de tratamento dos dados utilizada foi a análise de conteúdo categorial. Os resultados principais indicam que as dificuldades de progressão são motivadas pela falta de disponibilidade associada à parentalidade e pelas responsabilidades assumidas ao nível da vida familiar, bem como à divisão do trabalho doméstico, que penalizam as mulheres ao nível da sua vida profissional. Os resultados indicam também que a discriminação de género presente no mercado de trabalho, consolidada pela permanência dos estereótipos de género na sociedade atual faz com que as mulheres assumam papéis profissionais subalternos. Por outro lado, constatamos que existem mulheres a desempenhar funções de direção, com trajetórias profissionais ascendentes, mas são mulheres que têm uma experiência consistente e prolongada no mercado e com menos dificuldades em conciliar a vida profissional com a vida familiar/pessoal em virtude de terem menos responsabilidades familiares, dado já não terem dependentes a cargo.
- Caracterização do Perfil de Competências do GestorPublication . Fernandes, Vasco Luís Quaresma Simões; Almeida, António JoséAs empresas encontram-se em constante mudança devido a diversos fatores no seu meio ambiente. Nesses fatores é possível encontrar fenómenos como a globalização ou as tecnologias, que como novos desafios empresariais têm exigido a modificação das empresas, da gestão e principalmente do gestor. Para perceber como é que o gestor pode enfrentar estes desafios, é preciso compreender primeiro, qual o seu papel, as suas funções e aquilo que necessita para os desempenhar, as competências. O principal objetivo deste trabalho é caracterizar o perfil de competências que um gestor deve deter para enfrentar o dia-a-dia nas empresas, que como iremos analisar, é cada vez mais inconstante. Para cumprir os objetivos iremos utilizar como metodologia um estudo qualitativo de natureza exploratória, sendo a entrevista semi-estruturada a principal fonte de recolha de dados e a análise de conteúdos como técnica de tratamento de dados. As entrevistas foram realizadas a seis gestores de empresas, desde pequenas e médias empresas a grandes grupos de referência do respetivo setor. No fim do estudo, são elaborados e analisados os resultados da análise da informação obtida dos gestores. Conclui-se que o gestor deve possuir três tipos de competências que são, as competências técnicas, humanas e conceptuais para desempenhar as suas funções e os seus papéis, por exemplo o de líder ou o de empreendedor.
- A conciliação das esferas da vida profissional, familiar e pessoal: o caso das cuidadoras de crianças portadoras de doença crónicaPublication . Pereira, Márcia Cristina Rebelo; Almeida, António JoséCom as mudanças ocorridas na sociedade ao nível do emprego, e a crescente entrada das mulheres no mercado de trabalho, o número de casais de duplo emprego, aumentou exponencialmente. Assim, muitos dos homens trabalhadores, mas especialmente e, com o enfoque nas mulheres, muitas mulheres trabalhadoras enfrentam diariamente a árdua tarefa que é a de conciliar as esferas da sua vida profissional, familiar e pessoal. Agregado a este facto, na esfera familiar, o peso do trabalho não pago, ou seja, a sobrecarga causada pelo desequilíbrio na distribuição das tarefas domésticas, continua a cingir-se às mulheres, fazendo com que estas sintam também relativamente àquilo que é a sua esfera pessoal, um desequilíbrio, uma desarmonia, resultante deste conflito entre papéis ou spillover, termos comuns na literatura sobre esta matéria. Não obstante este enorme desafio que se coloca às mulheres, acresce uma outra labuta, que se traduz na responsabilidade destas em serem também elas cuidadoras, em matéria de doença oncológica, dos/as seus/suas filhos/as. Labuta essa que tem ganho expressão nomeadamente no que respeita à já publicada Resolução da Assembleia da República n.0 134/2016 que recomenda ao Governo a criação do Estatuto do Cuidador Informal. A importância da sensibilidade das entidades empregadoras em matéria tão delicada é crucial para que através de políticas próprias, possam oferecer um vasto número de estratégias capazes de responder eficazmente à conciliação, e atendendo à situação singular de cada trabalhador/a. No que respeita à intervenção do Estado, nomeadamente do Serviço Nacional de Saúde (SNS), as práticas adotadas, poderão também, ou não, contribuir para a conciliação destas esferas de vida. Portanto, é vestindo o fato de investigadora que é desenvolvido o presente estudo académico, no âmbito do Mestrado em Gestão Estratégica de Recursos Humanos, e que apresenta como objetivo geral, perceber de que forma e que estratégias utilizam as cuidadoras de crianças portadoras de doença crónica no âmbito da oncologia pediátrica para conciliarem a sua vida profissional, familiar e pessoal. É dado também especial enfoque às estratégias adotadas, nesta matéria, por parte das Empresas e do Estado. A metodologia utilizada no presente trabalho é de natureza qualitativa. Como método de recolha de dados recorreu-se ao inquérito por entrevista e à análise documental. No que respeita ao tratamento dos dados foi utilizado para o efeito a técnica de análise de conteúdo. Como resultados do presente estudo conclui-se que são as mães que maioritariamente desenvolvem o trabalho não pago no âmbito do cuidado a descendentes portadores de doença crónica. Como elementos facilitadores da conciliação surgem o designado apoio das redes informais dos amigos e dos familiares diretos nomeadamente do cônjuge.
- A construção da identidade profissional do enfermeiro em bloco operatórioPublication . Esteves, Ana Margarida Tavares; Almeida, António JoséA presente investigação tem por objectivo estudar o processo de construção da identidade profissional do enfermeiro em bloco operatório. Com este estudo tentamos compreender quais são as dimensões que o enfermeiro valoriza na construção da sua identidade profissional, pois o exercício de uma profissão, para além de representar uma forma de sobrevivência socialmente legítima, constituí também um meio de os indivíduos adquirirem o reconhecimento social da actividade que desenvolvem, dado que é no trabalho que está o foco da construção e reconstrução das identidades profissionais. Metodologicamente, delimitamos o nosso estudo aos enfermeiros que trabalham em bloco operatório há pelo menos dez anos, o estabelecimento deste parâmetro encontra-se relacionado com a sua maturidade e consolidação profissional. A nossa amostra por conveniência é constituída por nove enfermeiros que trabalham em dois hospitais da grande Lisboa. As técnicas de recolhas de dados que suportam o estudo foram a análise documental, entrevista semi-directiva e observação não participante. Os resultados obtidos revelam-nos as relações sociais e de poder que se estabelecem neste campo profissional e que conduzem a uma competição intra e inter-profissional, que se traduz pela reivindicação de um reconhecimento profissional, que evidencie a especificidade dos seus conhecimentos tácitos e técnico-científicos.
- A descrição e análise de funções: o caso da polícia marítimaPublication . Romano, Luís Filipe Rodrigues; Almeida, António JoséO presente projecto surge com o propósito de estudar as funções de um grupo especial da Polícia Marítima, com o propósito de construir a Descrição e Análise de Funções Assim, o projecto desenvolveu-se a partir das perspectivas teóricas desenvolvidas acerca deste tema. Em termos metodológicos, para além da análise documental, foi utilizada outra técnica de recolha de dados, a entrevista, tendo-se recorrido no tratamento de dados à análise de conteúdo. Foram realizadas 8 entrevistas, referentes a 6 funções distintas de um grupo especial da Polícia Marítima. Este projecto permitiu apurar os perfis técnicos, as valências académicas e as competências relacionais que permitirão no futuro a adoção de práticas de gestão de recursos humanos mais sustentaveis e eficazes nomeadamente ao nível do recrutamento e selecção, da formação, da gestão de carreiras e do sistema de recompensas.
- Os dilemas éticos dos profissionaisPublication . Tomé, Tânia Lucas; Almeida, António JoséAs sociedades exigem nos dias de hoje uma maior atenção às questões sociais - responsabilidade social - fazendo com que as empresas deixem de ter apenas o objectivo do máximo lucro possível. Por isso, gerir pessoas - nomeadamente as suas motivações e necessidades - e responder perante uma sociedade moral e legalmente exigente enquanto se procura atingir os objectivos estratégicos da organização é um enorme desafio para o qual os profissionais de Recursos Humanos têm cada vez mais de se preparar. No cenário de pressão da sociedade, no que toca a questões de responsabilidade social das organizações, surge uma relação de conflito entre os objectivos económicos (o maior lucro possível) e os objectivos sociais da organização (responder às questões de responsabilidade social que a sociedade lhe impõe e responder às necessidades dos seus trabalhadores). Os profissionais de Recursos Humanos surgem nesse contexto como os responsáveis por arbitrar esse conflito, assumindo um papel de mediador dos diferentes interesses dentro da organização. No entanto, essa posição coloca muitas vezes aquele profissional perante situações onde os seus valores entram em conflito com as exigências com que se defronta no dia-a-dia. A complexidade das práticas de Gestão de Recursos Humanos e o paradigma de relações de poder dentro da organização vai colocar aqueles profissionais perante situações eticamente questionáveis. Assim, o objectivo central deste trabalho é a identificação dos dilemas éticos que os profissionais de Recursos Humanos enfrentam no decorrer das suas actividades e analisar a forma como esses dilemas são entendidos e resolvidos. No intuito de atingir este objectivo, o estudo debruça-se sobre o conceito de ética procurando identificar as implicações que advêm da função Recursos Humanos e que situações poderão ser consideradas dilemas de natureza ética para aqueles profissionais. O estudo tem por base uma revisão teórica desta problemática e a metodologia utilizada é a análise qualitativa. Assim, foram aplicadas entrevistas semi-directivas a seis profissionais de Recursos Humanos, as quais foram tratadas através de análise de conteúdo. Como principais resultados podemos afirmar que os dilemas éticos dos profissionais de Recursos Humanos resultam da sua dualidade de papéis e de factores como o acesso a informação privilegiada, a cultura organizacional, a gestão da comunicação e a gestão de conflitos. Recrutamento e selecção, avaliação de desempenho, separação (despedimentos), prémios e benefícios e disciplina (discriminação e assédio moral e sexual e bullying profissional) são práticas que podem também colocar dilemas éticos que os profissionais de Recursos Humanos têm de enfrentar e saber gerir. Os principais valores enunciados pelos profissionais de Recursos Humanos são o respeito, a honestidade, a integridade, a transparência, a equidade, a isenção e o profissionalismo.
- Gestão de recursos humanos em tempos de pandemia: os desafios do teletrabalhoPublication . Gomes, Cristiane de Almeida; Almeida, António JoséO teletrabalho ganhou uma dimensão inesperada devido a pandemia de Covid-19, servindo como uma solução fundamental para reduzir os efeitos da crise na economia, possibilitando a atividade das empresas e proporcionando o isolamento social necessário para proteção da saúde pública. Os impactos da pandemia no mercado de trabalho ainda estão a ser estudados, mas podem ter alterado permanentemente o número de teletrabalhadores e as relações empregador/empregado relativamente ao teletrabalho em Portugal, na UE e em todo o mundo. Tendo a área de Gestão de Recursos Humanos papel ativo na adoção e gestão do teletrabalho nas empresas, a presente dissertação parte do objetivo de analisar os principais desafios com que a área de gestão de recursos humanos se depara na adoção do teletrabalho em tempos de pandemia. Para alcançar o objetivo proposto, esta investigação baseia-se numa metodologia qualitativa através de um estudo de caso, exploratório e único numa grande empresa em Portugal. Os resultados indicaram que o cenário externo afetou a experiência de transição para o teletrabalho da empresa estudada. Durante a pandemia, o fator psicológico se tornou o grande desafio dos gestores. O cuidado com a saúde mental foi o grande protagonista na gestão das pessoas, que culminou numa transição de sucesso através da manutenção de práticas de gestão com ênfase numa cultura de confiança, proximidade, clareza nas expectativas e nos tempos de entrega das tarefas laborais. A pandemia trouxe uma nova era para as relações trabalhistas onde as empresas deverão ser capazes de adaptar-se a uma nova forma de trabalhar uma vez que os trabalhadores já experienciaram, mesmo que de forma imposta, o teletrabalho. Na continuidade da adoção de teletrabalho de forma integral ou mista as empresas devem adotar novos comportamentos e práticas de forma a conciliar a qualidade de vida para seus colaboradores com o aumento da produtividade para as empresas, dado que se demonstra ser uma das maiores vantagens que essa modalidade de trabalho proporciona.
- Gestão de voluntários numa organização sem fins lucrativos (OSFL): um estudo multi-casoPublication . Costa, Liliana Cristina Simão da; Almeida, António JoséA presente investigação teve como objectivo, estudar quais as práticas de Gestão de Recursos Humanos que as Organizações Sem Fins Lucrativos desenvolvem para gerir os seus trabalhadores voluntários. A metodologia utilizada, para o seu desenvolvimento, foi um estudo multi-caso em duas OSFL, localizadas em dois países distintos – Portugal e Espanha –, mas pertencentes à mesma rede organizacional a nível mundial. Deste modo, foram utilizadas técnicas de recolha de informação como, a entrevista a dois membros de cada organização, conhecedores e/ou responsáveis de todo o processo de entrada e permanência dos voluntários, a análise de conteúdo e a análise documental. Os resultados obtidos, deste estudo revelam que, embora as duas organizações pertençam a mesma rede a nível internacional, e se encontrem estruturadas de forma similar, o que as distingue é a forma diferente de gerir os voluntários e de aplicar a GRH, o que se verificou ao longo deste estudo.
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