Browsing by Issue Date, starting with "2019-05"
Now showing 1 - 10 of 160
Results Per Page
Sort Options
- Microhistorias de arquitectura y cine I: los arquitectos en los congresos cinematogrзficos en Espaдa, 1928-1931Publication . Josefina, GONZALEZ CUBEROLa historiografía de la arquitectura ha discurrido en paralelo a la del cine, pero personajes de uno y otro mundo se movieron sin la linealidad y encorsetamiento de cada círculo profesional. Estos apuntes sobre los dos primeros congresos cinematográficos españoles celebrados en Madrid, Primer Congreso Español de Cinematografía (1928) y Congreso Hispanoamericano de Cinematografía (1931), sirven de muestra acerca de la permeabilidad entre estos círculos y de contribución a la apertura de los compartimentos estancos con que la historia muestra hoy en día algunos itinerarios vitales y profesionales.
- Fatores potenciadores para o desenvolvimento do potencial empreendedorPublication . Pacheco, Ana Isabel Gaspar; Simões, Jorge Manuel MarquesO empreendedorismo, em termos de investigação científica, e mais concretamente a criação de empresas, é referida, em termos de publicações científicas como um dos principais fatores, com relevantes contributos para o crescimento económico, para a criação de emprego, para o fomento da inovação, para a renovação da estrutura económica, e para a melhoria da competitividade global das empresas e dos países. Por conseguinte, as instituições de ensino superior têm promovido, em termos de formação, o empreendedorismo, pretendendo fomentar nos alunos competências e conhecimentos entendidos como necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu espírito empreendedor. Assim, o objetivo principal desta investigação será a identificação dos fatores potenciadores para a realização de atividades empreendedoras, bem como identificar as características gerais dos empreendedores. Para a recolha de informação foi efetuado um inquérito por questionário junto de potenciais empreendedores, pertencentes a uma Escola Superior, tendo sido recolhidas 258 respostas. Podemos desta forma concluir que, no que concerne à identificação das características gerais dos empreendedores (discrepâncias de género e de idade, bem como as características gerais dos diferentes empreendedores) bem como os fatores que fomentam as atividades empreendedoras (a forma como as instituições encaram o tema da criação de empresas, o que sabem e quais as atitudes e as práticas face ao mesmo), identificamos que a Escola para fomentar e despertar novos empreendedores, deve reforçar a sua aposta na cooperação e desenvolvimento, que englobam as diversas formas de cooperação com outras organizações e consultoria, sendo entendidas como a melhor forma, bem como a prestação de serviços que desenvolve para o exterior da Instituição.
- Needs assessment of national rehabilitation priorities in JordanPublication . Khalil, Hanan; Nazzal, Mohammad; Hawamdeh, Ziad; Alghwiri, Alia A; Alnasan, Saad; Hadoush, Hikmat; Kanaan, Saddam; Almhdawi, Khader; Hawamdeh, Mohannad Mohammad; Jebril, Mohammad; Dawes, Helen; Alves Lopes, António; Karaduman, Aynur Ayşe
- Questionando as virtudes da inteligência emocional e da metacognição na seleção e formação dos Pilotos Aviadores: impacto das duas variáveis no desempenho em vooPublication . Lopes, MariaEsta investigação tem como objetivo, estudar o impacto da Inteligência Emocional (IE) e da metacognição no desempenho em voo dos Pilotos Aviadores (PILAV’s), nas fases de seleção e formação. Simultaneamente, analisou-se a evolução dos níveis de IE e metacognição na Academia da Força Aérea (AFA), e o comportamento destas variáveis no contexto de entrada dos novos membros para a organização. A amostra do presente estudo corresponde à totalidade de candidatos que frequentaram o Estágio de Seleção de Voo (ESV) de 2018 e à totalidade de alunos PILAV da AFA no ano letivo 2018/2019, perfazendo um total de 101 participantes. Foi utilizada uma metodologia quantitativa de recolha de dados, utilizando um inquérito por questionário para obtenção destes. O instrumento utilizado para medir a IE foi o Emotional Quotient Inventory (EQ-i) de Bar-On (1997, 2000), e para medir a metacognição foi utilizado o Metacognitive Awareness Inventory (MAI), criado por Schraw e Dennison (1994) e adaptado ao contexto organizacional da população portuguesa por Bártolo-Ribeiro e Gomes (2017). Foi utilizado o programa estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) versão 22.0 para o tratamento dos dados. No contexto de seleção, a IE e a metacognição revelaram resultados significativos na predição do desempenho em voo dos candidatos na missão C1-03. No contexto de formação da AFA, em particular no Centro de Atividades Aéreas (CAA), a metacognição revelou um efeito positivo no desempenho em voo dos alunos, indicando que os participantes com maior consciência metacognitiva obtêm melhores classificações de voo. No contexto de formação dos alunos tirocinantes, na Esquadra 101, não foi possível obter resultados conclusivos, muito provavelmente, devido à reduzida dimensão da amostra. Da análise da evolução dos níveis de IE e metacognição na AFA, concluiu-se que estes não aumentam progressivamente de ano para ano. No estudo longitudinal efetuado com os novos membros da organização, concluiu-se que os níveis de IE são afetados pela tática de desinvestidura, diminuindo. Os níveis de metacognição também diminuíram, mas as diferenças verificadas não foram estatisticamente significativas. Na análise da relação entre as variáveis preditoras, a IE e a metacognição revelaram estar fortemente correlacionadas, indicando que os participantes com elevados níveis de IE também apresentam níveis superiores de metacognição, e vice-versa. As contribuições do estudo para a literatura e para a organização em que está inserido, reforçam a importância de incluir estas competências na seleção e formação dos aviadores. Por último, são apresentadas as limitações desta investigação, assim como, propostas para estudos futuros nesta área.
- Política europeia de segurança no ciberespaçoPublication . Pombo, RodrigoAtualmente a Europa e o mundo estão cada vez mais dependentes da tecnologia, e o aumento do uso da internet por parte da população fez com que fossem criadas imensas oportunidades mas ao mesmo tempo apareceram as ciberameaças e ciberataques que vieram afetar não só a privacidade e segurança dos utilizadores mas também das infraestruturas dos próprios Estados. Devido ao aumento da frequência das ciberameaças e ciberataques, a UE teve que atuar e tomar medidas para assegurar a segurança dos seus cidadãos e desenvolver medidas e políticas de cibersegurança. A emergência de ciberataques como o dos Balcãs em 1999 ou mais recentemente o da Estónia ou da Geórgia em 2007 e 2008 respetivamente, vieram demonstrar que a Europa não estava preparada a nível estratégico nem político no domínio do ciberespaço. Em consequência disso, primeiro a NATO e depois a UE vieram desenvolver políticas e estratégias de cibersegurança para conseguirem responder às ciberameaças. Em particular a UE veio realçar a importância dos Estados-Membros cooperarem com o setor privado para que seja possível superar o desafio do ciberespaço. De facto, as Parcerias Público Privadas têm vindo a tornar-se cruciais para a evolução do ciberespaço quer seja na ajuda à proteção de infraestruturas críticas, quer no acesso por parte do setor público aos recursos do setor privado bem como na possibilidade de criar sinergias entre as diversas iniciativas do setor privado com o objetivo de desenvolver o mundo do ciberespaço. Neste sentido de melhorar a segurança do ciberespaço, torna-se fundamental a criação de parcerias por parte dos Estados-Membros promovendo as medidas necessárias para a sua cibersegurança bem como das principais Organizações Internacionais, conseguindo assim superar as adversidades que o Homem criou ao desenvolver esta dependência tecnológica.
- O papel das organizações internacionais na resolução de conflitos em torno dos recursos naturais na África Subsariana: o caso da SADCPublication . Martins, DanielEm pleno século XXI, a região da África Subsaariana constitui um dos grandes desafios e ameaças para a segurança e estabilidade global. Detentora de grandes reservas de recursos naturais, a região apresenta-se, simultaneamente, como uma das mais conflituosas no panorama internacional. As Organizações Internacionais, como a SADC, parecem ter, mais que nunca, um papel crucial no sistema internacional para a atenuação destas ameaças e na solução de problemas emergentes. A governance dos recursos naturais no conflito tem atraído progressivamente a atenção internacional. A ONU define a tónica ao elaborar guias que estabelecem a ligação entre os conflitos sobre os recursos naturais e a intervenção internacional. A UA estabelece um uma arquitetura de paz e segurança e um conjunto de orgãos, enquanto a SADC implementa um conjunto de medidas e políticas para que a paz e a segurança sejam alcançadas na região. Contudo, continua a veriricar-se uma discrepância entre a influência dos recursos naturais em gerar conflitos e a literatura existente sobre a temática. A presente dissertação enquadra-se na área das Relações Internacionais e seguindo uma metodologia de estudo de cariz exploratório, efetuou-se uma investigação qualitativa. A Interdependência Complexa surge como modelo teórico subjacente à investigação efetuada, pelo papel das organizações internacionais em estabelecer as agendas de segurança e lidar com os problemas das Relações Internacionais. A multiplicidade e especificidade dos conflitos armados impede uma aproximação universal. Concluímos assim que, apesar das organizações internacionais na região africana, enfrentarem vários desafios como a falta de coordenação e financiamento, contribuem ativamente para a paz e segurança internacional, através dos vários instrumentos e políticas implementados, em colaboração com parceiros internacionais e segundo as diretrizes da ONU. Contudo, apesar destes esforços, continua a verificar-se um número elevado de conflitos na região pelo que, a sua eficácia é no mínimo questionável.
- Epilepsia focal estrutural: quando a neurofisiologia e a neurorradiologia não (a)provamPublication . Borges, Daniel Filipe; Leal, Alberto; Correia, Filipe; Coelho, PauloINTRODUÇÃO: A displasia cortical focal (FCD) é a causa mais comum de epilepsia focal estrutural farmacorresistente na infância e adolescência. No entanto, aproximadamente 45% das FCD confirmadas histologicamente permanecem indetectáveis na análise visual de rotina das RMce. Apesar das crescentes evidências em eleger a cirurgia como método eficaz no tratamento de epilepsias refractárias por FCD, esta permanece subutilizada. CASO CLÍNICO: Paciente do sexo masculino, 33 anos, seguido desde os 3 anos por episódios estereotipados de alteração sensitiva na hemiface esquerda, evoluindo para clonias desse território e envolvimento a posteriori do membro superior ipsilateral. Aos 15 anos houve remissão espontânea dos mesmos. Aos 27 anos, reinicia episódios semiologicamente sobreponíveis, de predomínio nocturno, precipitados por disrupção do ciclo circadiano por motivos laborais e assumido incumprimento terapêutico. A frequência era progressivamente mais elevada, mesmo após correcção das causas predisponentes. O histórico de investigação neurofisiológica incluiu EEG de rotina e sono e RMce, cujos resultados foram negativos. Pela persistência dos eventos, é admitido para Monitorização Vídeo-EEG, tendo sido documentadas múltiplas mioclonias faciais peribucais esquerdas isoladas com actividade paroxística frontal direita concomitante, exclusivamente após o aumento da densidade de eléctrodos nas áreas suspeitas de incluir os geradores. A RMce 3T dirigida, comprovou a existência de hipersinal em T2 e FLAIR da substância branca subcortical na profundidade do sulco pré-central direito, com perda de diferenciação córtico-subcortical e discreto espessamento do córtex, compatível com displasia cortical frontal posterior direita. CONCLUSÃO: O presente caso ilustra um quadro clínico no qual, mesmo atendendo às estereotipias das manifestações, poderíamos estar perante episódios paroxísticos de natureza não epiléptica, enfatizado pela persistente normalidade dos exames neurorradiológicos e neurofisiológicos. A resposta insatisfatória aos fármacos antiepilépticos, associado à semiologia ictal invariável, deve impelir esforço multidisciplinar ab initio de procura do mecanismo etiopatológico. Neste caso, foi possível determinar uma causa para a epilepsia refractária, logo, candidata a tratamento cirúrgico.
- Associations between quality of life and central auditory processing in seniors: preliminary resultsPublication . Amaral, Ana Paula; Silva, Carla Matos, 1975-; Alves, Ana Rita; Prata, Cláudia; Fernandes, Carolina; Simões, Paula; Nascimento, Maria; Rocha, ClaraIntroduction: Several health-related conditions have been reported to be important for quality of life (QoL) (Raggi et al., 2016). Central auditory processing (CAP) corresponds to the perceptual processing of the auditory information in the central nervous system (Musiek & Baran, 2007). With aging, alterations at the level of perception and detection of the sound in the central and peripheral system occur and have effects on the senior’s QoL. Objectives: To analyze associations between CAP and QoL, considering sociodemographic variables. Methods: This study was conducted in a cross-sectional and descriptive design. Ethical requirements are respected. Participants: 19 seniors with average age of 81.6 (SD=9.5), 68.4% are females and 68.4% live alone. Measures: Socio-demographic data survey, Portuguese version of World Health Organization Quality of Life Instrument-Older Adults and an audiological evaluation constituted by an otoscopy, a tympanogram, a pure tone audiogram and the speech in noise test. Statistical analysis was performed using software IBM SPSS version 24. Nonparametric test were used. Results: When the elderly live alone, results showed significant positive associations between CAP and QoL (total score). There was positive correlations between QoL and the speech in noise test in the relation signal/noise10dB (r=0.573; p=0.041), and total (r=0.573; p=0.040) for right ear. The same result was observed in the left ear when the relation signal/noise10dB (r=0.572; p=0.041), and total (r=0.583; p=0.037). No significant results were obtained when the seniors don’t live alone. Conclusion: The results evidenced the importance of sociodemographic factors, such as “live alone” in the relation between CAP and QoL in older adults. Probably when we live alone the discrimination of speaking in noisy ambiance is a predictor factor of quality of life in seniors. Future studies are needed in order to clarify this relation.
- Influência da hipoacúsia ligeira na aprendizagem da leituraPublication . Serrano, Margarida Maria Fernandes, 1964-; Costa, Maria Armanda; Verhaeghe, ArletteIntrodução: O saber ler implica uma aprendizagem consciente de como descodificar e compreender o que está impresso. A criança deve adquirir a capacidade de detectar os diferentes fonemas que constituem a palavra e adquirir o conhecimento das correspondências grafema-fonema que permitem a ligação entre a ortografia e o léxico auditivo presente na sua memória. A nitidez com que as crianças ouvem vai ser primordial para a qualidade das representações fonológicas adquiridas durante a aprendizagem da leitura. Esta nitidez vai depender da audição da criança e das condições acústicas da sala de aula. Objetivo: A presente investigação teve como objetivo verificar em dois grupos de crianças - normo-ouvintes e com hipoacusia ligeira - a qualidade das suas representações fonológicas e o seu impacto em habilidades envolvidas na fase inicial da aprendizagem da leitura. Metodologia: Realizou-se um estudo longitudinal. A amostra foi constituída por dois grupos de 24 crianças: o grupo de crianças com hipoacusia ligeira, cuja média dos limiares auditivos a 500, 1000, 2000 e 4000 Hz se situava entre 16 e 40 dB, e o grupo de crianças normo-ouvintes, cujos limiares auditivos a 500, 1000, 2000 e 4000 Hz estavam compreendidos entre -10 e 15 dB. As crianças de cada grupo foram emparelhadas, na turma a que pertenciam, em relação à idade, ao sexo, à inteligência não verbal, à língua materna e, sempre que possível, em relação a outras questões do questionário realizado aos pais. As crianças foram avaliadas entre a pré-primária e o 2º ano de escolaridade, em diferentes preditores da leitura, na descodificação de palavras e pseudopalavras e na compreensão na leitura. Resultados: Os resultados obtidos indicam que existe um pior desempenho das crianças com hipoacusia ligeira em relação aos seus pares normo-ouvintes especialmente nas tarefas que recrutam representações ou conhecimentos fonológicos sem suporte de informação lexical. Conclusão: A hipoacusia ligeira influencia a aprendizagem da leitura na sua fase inicial. As crianças com esse défice adquirem capacidades relacionadas com a leitura de um modo mais lento do que as crianças normo-ouvintes, nomeadamente as capacidades que de algum modo assentam na dimensão fonológica da língua. A audição não se vê, mas é uma das pedras basilares do início da aprendizagem da leitura.
- A cibersegurança à luz da criminologia modernaPublication . Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosNo presente artigo o autor desenvolve uma análise teórica sobre os desafios que se colocam aos cidadãos face a (in)segurança no ciberespaço à luz da criminologia moderna, demonstrando a relevância do conhecimento científico prospetivo e multidisciplinar, capaz de antever cenários, diminuir a probabilidade de vitimização e propor respostas de apoio à governança na sociedade de risco.