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Abstract(s)
O empreendedorismo, em termos de investigação científica, e mais concretamente a
criação de empresas, é referida, em termos de publicações científicas como um dos
principais fatores, com relevantes contributos para o crescimento económico, para a
criação de emprego, para o fomento da inovação, para a renovação da estrutura económica,
e para a melhoria da competitividade global das empresas e dos países. Por conseguinte, as
instituições de ensino superior têm promovido, em termos de formação, o
empreendedorismo, pretendendo fomentar nos alunos competências e conhecimentos
entendidos como necessários à criação de novas empresas, bem como, promover o seu
espírito empreendedor.
Assim, o objetivo principal desta investigação será a identificação dos fatores
potenciadores para a realização de atividades empreendedoras, bem como identificar as
características gerais dos empreendedores. Para a recolha de informação foi efetuado um
inquérito por questionário junto de potenciais empreendedores, pertencentes a uma Escola
Superior, tendo sido recolhidas 258 respostas. Podemos desta forma concluir que, no que
concerne à identificação das características gerais dos empreendedores (discrepâncias de
género e de idade, bem como as características gerais dos diferentes empreendedores) bem
como os fatores que fomentam as atividades empreendedoras (a forma como as instituições
encaram o tema da criação de empresas, o que sabem e quais as atitudes e as práticas face
ao mesmo), identificamos que a Escola para fomentar e despertar novos empreendedores,
deve reforçar a sua aposta na cooperação e desenvolvimento, que englobam as diversas
formas de cooperação com outras organizações e consultoria, sendo entendidas como a
melhor forma, bem como a prestação de serviços que desenvolve para o exterior da
Instituição.
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Keywords
Fatores potenciadores Empreendedorismo Empreendedor