ESAD - Escola Superior de Artes e Design
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Fundada em 1989, a ESAD, Escola Superior de Artes e Design de Matosinhos, é uma instituição de ensino superior privada que gradualmente se impôs como uma referência de qualidade ao nível da formação, investigação e dinamização no campo do design e das artes.
A ESAD desenvolve a sua ambiciosa missão – educar, melhorar, inovar – orientada por um espírito onde a valorização do design e das artes reflete um olhar atento sobre a realidade na qual a escola se integra e uma vontade de contribuir sempre para tornar essa realidade melhor.
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Browsing ESAD - Escola Superior de Artes e Design by advisor "Bártolo, José"
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- Creative Coding expanding visual possibilites in graphic designPublication . Costa, Maria; Bártolo, JoséO presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Arte e Design e tem como objectivo o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite a criação e exploração de propostas visuais, através da programação como parte integrante e estruturante do processo criativo, no campo do Design Gráfico, apresentando novas formas de representação e diferentes soluções visuais. O resultado final é apresentado num suporte digital, onde é possível aceder ao mesmo em computador, bem como em telemóvel. A ambição do projeto é instigar e promover uma procura pela integração do código como ferramenta para o design gráfico, bem como possibilitar resultados inesperados e assentes no conceito da aleatoriedade. Por efeito da evolução tecnológica, a prática do design gráfico expandiu-se e aproximou-se de outras fronteiras disciplinares, das engenharias às artes. A exploração de novos métodos e processos que unem o design e a tecnologia, criam espaço para diferentes soluções visuais e novas formas de representação. Enquanto designers devemos olhar de forma irreverente e crítica para as tecnologias que moldam o nosso dia-a-dia. Não só para o que se encontra visível à superfície mas também perceber a estrutura que molda exatamente essa imagem que é apresentada à nossa frente. Esta metodologia e pensamento estrutural, que aqui iremos explorar, intitula-se de Creative Coding.
- Ensaio visual sobre Brito CapeloPublication . Carvalho, Rute; Bártolo, José“Ensaio Visual sobre a Rua Brito Capelo” é um projeto de Mestrado em Design de Comunicação centrado no cruzamento entre a reflexão, representação e análise do espaço público urbano e a investigação em design de comunicação. O projeto toma como caso de estudo a Rua Brito Capelo, uma das mais emblemáticas artérias de Matosinhos, escolhida quer pela relevância histórica, social e económica ao longo do século XX, quer pela importância que lhe vem sendo dada na requalificação futura na Quadra Marítima (Áreas de Reabilitação Urbana – ARU’s – criada em 2006) de Matosinhos. O projeto resulta num ensaio visual e articula-se com uma breve componente teórica que visa enquadrar a investigação desenvolvida, explicitar os procedimentos metodológicos e identificar os conceitos, construídos na sequência da análise observacional da Rua, que estruturam o projeto: transeuntes; movimento; som; emoção; cor; cheiro; paladar; desabafo; quotidiano. Na sequência do processo de investigação, pareceu-nos adequado não circunscrevermos as possibilidades do design de comunicação à componente da ilustração ou representação visual da análise quantitativa operada. Assim de modo distinto, propõem-se uma articulação mais efetiva entre observação, questionário e entrevista semiestruturada, pesquisa e registo visual, conciliando métodos mais próximos da antropologia contemporânea, com ferramentas de design relacional e de design gráfico (projeto fotográfico e infografia). De forma análoga, não se contemplaram, como objeto de análise, apenas dados quantitativos, assumindo-se como parte da análise, elementos sensoriais ou subjetivos, como o paladar ou o desabafo. A intenção primordial do projeto passa por descobrir e entender os processos da cidade, levar-nos a uma aproximação conceptual e metodológica, numa convergência de múltiplas abordagens disciplinares. Deste modo, acreditamos ter ficado mais próximos do objetivo deste trabalho: o de identificar, mapear e interpretar as respostas ao questionário realizado na Rua, na tentativa de contribuir para a caracterização e compreensão de um possível ADN da cidade de Matosinhos a partir da Rua Brito Capelo.
- Esad-idea, comunicação através do Design: Estudo do departamentoPublication . Neves, Maria; Bártolo, JoséOs designers possuem uma metodologia de trabalho caracterizada pela investigação, experimentação, testes finais, produção e consequente implementação, semelhante ao método científico. Sabendo que todas as decisões tomadas no momento de dar forma à informação produzida afetam o modo como o conhecimento é transmitido e que através do Design esta transferência é entendida por um público mais abrangente, torna o conceito de designer-investigador, bem como a existência de centros de investigação em Design, importantes e necessários. Aliando Design e Investigação, o conhecimento alcança um público para além da disciplina de Design, comparativamente com outras disciplinas. Com a integração no departamento de Design e New Media, através da realização do estágio na esad—idea, centro de investigação da ESAD, foi possível presenciar o processo de tratamento de conteúdos e a sua transferência através do design. Com a participação em três projetos, um de investigação de referências numa fase inicial, outro referente à escolha de formatos adequados para inserção de material no interior e informação no exterior de uma embalagem e, o projeto com maior destaque relativo a uma proposta final de identidade gráfica expositiva, adquiriu-se um entendimento direto sobre a dinâmica entre departamentos e funcionamento de um centro de investigação de Design.
- esad.pt o processo de redesignPublication . Fonseca, Diogo; Bártolo, JoséA internet parece ser, nos dias de hoje, o meio de comunicação mais influente e eficaz da nossa sociedade. Efetivamente, a informação relevante está maioritariamente acessível através da web e cabe ao utilizador a decisão e o controlo na consulta da mesma. Assim, de um modo geral, um website é um meio crucial na comunicação global, que procura conhecer o visitante, os seus interesses, tentando responder de forma simples e clara à informação recolhida. O website da esad matosinhos, foi crescendo em função das suas necessidades, de forma fragmentada, sob a forma de diversos micro-websites, criando uma problemática na comunciação global da instituição e fragilizando a sua identidade. Por outro lado, os conteúdos estruturados de forma estática, não relacionados, dificultavam a atualização e manutenção do website. O presente projeto analisou a comunicação da esad no meio web, as suas necessidades e, com base nesses dados, construiuse um novo website capaz de comunicar de forma acessível e eficaz. Numa primeira fase foi analisada a audiência e procurouse identificar o visitante tipo do website. Numa segunda fase, elaborou-se um mapa do website, estruturaram-se os conteúdos em modelos de dados e definiu-se o design de interacção do mesmo. Numa terceira fase desenvolveu-se o look and feel, onde se fundamentam as opções ao nível do layout, da tipografia e cor. Por fim, escolheram-se e implementaram-se as linguagens, as tecnologias e os serviços inerentes ao novo website e realizou-se uma acção de formação aos gestores de conteúdo. A realização deste projeto marcou um ponto de viragem na gestão e divulgação da informação da esad no meio web em diversos níveis. Estes projetos são naturalmente faseados, demorados e contínuos. Contudo, pensamos que está consolidada uma comunicação web adaptada às necessidades da esad matosinhos.
- Mesa redonda: perspetivas sobre a educação em design gráficoPublication . Matos, Margarida; Bártolo, JoséO presente projeto tem como objetivo identifcar e enquadrar várias perspetivas sobre educação em design gráfco, pretendendo contribuir para um alargamento da discussão em torno deste tema. Procura abordar a educação, assim como a prática de design, como um processo colaborativo, criando espaços de partilha e discussão.Neste sentido, foi realizado um workshop que seguiu a organização de alguns exemplos de modelos de ensino não formal. Contou com a participação de vários alunos/as e ex-alunos/as de design que puderam interagir numa estrutura diferente daquela que normalmente está presente na generalidade das escolas e universidades ocidentais, refetindo sobre a mesma. Além disso, com o objetivo de reunir informação capaz de melhor fundamentar os argumentos e perspetiva de análise, foram convidadas três designers a realizar uma conversa.Estas componentes reúnem-se na publicação Mesa Redonda: Perspetivas Sobre Educação em Design Gráfco, que procura materializar os princípios pelos quais este projeto se rege.
- Privado/Público: colecionadores de design gráfico portuguêsPublication . Silva, Ana; Bártolo, JoséO crescente interesse e investimento na historiografia do design português leva-nos a descobrir trabalhos assinados e anónimos que sobreviveram ao tempo e são hoje um testemunho gráfico da sua época. Grande parte destes objetos de ephemera sobreviveu pelas mãos de colecionadores, essas pessoas que já fazem parte do mundo da Arte há séculos, de génio particular, sentimentais com os seus pertences, mas que não costumam ter uma lugar de destaque no universo do design gráfico português. Esta dissertação dispõe o momento atual da historiografia do design português, cruza-o com algumas noções de collection studies e procura apresentar, através de estudos de caso com recurso a entrevistas, alguns colecionadores privados de design gráfico em Portugal. Através da análise das suas características distintivas e usando outras entrevistas como suporte, procuramos abrir um tema de investigação em design gráfico português. Não se trata apenas de conhecer os colecionadores, mas antes de perceber quais são os objetos que existem em privado, como estão a ser estudados (se estão a ser estudados) e, sobretudo, como é que estes objetos são acessíveis ao público e o que poderá acontecer a estes espólios no futuro.
- White SpacePublication . Ribeiro, Gilberto; Bártolo, JoséO espaço branco é tradicionalmente entendido na sua condição simplista de inexistência que contraria a valorização quase poética de grupos particulares como arquitetos, designers e artistas. Na sua compreensão, constatamos profundas fragilidades na sua definição e enquadramento objetivo, em especial por se verificar que este termo é frequentemente empregue sobre usos metafóricos ou associado a definições inerentes ao universo especifico de um determinado autor. Intitulada de White Space no Design de Comunicação, esta dissertação procura elucidar sobre as qualidades e noções do espaço branco com especial incidência no design de comunicação. Começamos por fazer um levantamento alargado de noções que nos permita encontrar e refletir sobre o espaço branco tais como as questões de ornamento, o normal, de emptyness e o silêncio; mas também a identificação e exploração de qualidades ambivalentes como de início e fim, vida e morte, cor ou não cor, matéria e vazio, de tudo e de nada. Como estas noções raramente tem proveniência em designers de comunicação, considerou-se necessário uma contextualização histórica onde nos debruçamos sobre formulações primordiais do design tais como as de adequação do ornamento, forma segue a função e less is more, para um terceiro momento nos dirigirmos aos modelos profundamente ligados com o nosso verdadeiro campo de ação.