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- O Marketing Mix e o Consumo Sustentável na compra de um veículo elétricoPublication . Oliveira, César Augusto Ferreira; Borges, Ana Sofia Pinheiro PintoA eletrificação dos automóveis representa uma das principais tendências da indústria automóvel nos últimos anos, isto deve-se à crescente procura de veículos energeticamente eficientes e às regulamentações cada vez mais exigentes em relação às emissões de gases poluentes. A finalidade do presente trabalho prende-se ao estudo do impacto de três variáveis na intenção de compra de um veículo elétrico: os 4Ps do marketing (produto, preço, promoção e ponto de venda), o comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores. Este trabalho académico adotou uma abordagem quantitativa através da aplicação de estatística descritiva, testes não-paramétricos, e análise fatorial, e os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário aplicado a 504 consumidores portugueses. Da análise dos resultados retira-se que a maioria dos inquiridos é do género masculino, cerca de metade dos inquiridos têm idades compreendidas entre os 18 e os 25 anos, o estado civil mais identificado é o solteiro/a e o nível de escolaridade mais frequentado é o ensino superior. Quanto aos principais resultados e conclusões do estudo realizado, salienta-se o facto das características de produto dos veículos elétricos e as condições de compra não apresentaram nível de significância quanto à intenção de compra de um veículo desta tipologia. O comportamento de consumo sustentável e as características demográficas dos consumidores influenciam a sua intenção de compra de um veículo elétrico. As principais limitações deste estudo relacionam-se com o nível de investigação e o reduzido número de trabalhos semelhantes para comparação.
- Creative Coding expanding visual possibilites in graphic designPublication . Costa, Maria; Bártolo, JoséO presente projeto foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design de Comunicação da Escola Superior de Arte e Design e tem como objectivo o desenvolvimento de uma ferramenta que possibilite a criação e exploração de propostas visuais, através da programação como parte integrante e estruturante do processo criativo, no campo do Design Gráfico, apresentando novas formas de representação e diferentes soluções visuais. O resultado final é apresentado num suporte digital, onde é possível aceder ao mesmo em computador, bem como em telemóvel. A ambição do projeto é instigar e promover uma procura pela integração do código como ferramenta para o design gráfico, bem como possibilitar resultados inesperados e assentes no conceito da aleatoriedade. Por efeito da evolução tecnológica, a prática do design gráfico expandiu-se e aproximou-se de outras fronteiras disciplinares, das engenharias às artes. A exploração de novos métodos e processos que unem o design e a tecnologia, criam espaço para diferentes soluções visuais e novas formas de representação. Enquanto designers devemos olhar de forma irreverente e crítica para as tecnologias que moldam o nosso dia-a-dia. Não só para o que se encontra visível à superfície mas também perceber a estrutura que molda exatamente essa imagem que é apresentada à nossa frente. Esta metodologia e pensamento estrutural, que aqui iremos explorar, intitula-se de Creative Coding.
- O processo de recrutamento e seleção de recursos humanos: um estudo de caso na MCPublication . Leal, Carlota Sofia Miranda Silva Mira; Reis, Ana Maria Carraco Patrão dosEste relatório refere-se ao estágio curricular do Mestrado em Gestão de Empresas do ISAG, que decorreu entre setembro e novembro de 2022 na equipa Talent Acquisition da empresa MC (Grupo Sonae). É objetivo do presente trabalho caracterizar o processo de recrutamento e seleção da MC, com utilização de estatísticas descritivas, considerando os dados relativos aos processos de recrutamento e seleção geridos entre 28 de abril e 23 de novembro de 2022, obtidos através da plataforma SharePoint. A análise estatística dos dados permite concluir que: i) a duração dos processos poderá ser mais eficiente se a divulgação dos anúncios for mais célere; ii) a principal fonte de recrutamento é o site da Sonae e a única rede social utilizada é o LinkedIn; iii) a pesquisa no LinkedIn tem uma boa taxa de retorno, embora não seja muito utilizada; iv) o número de candidatos varia muito entre processos da mesma área funcional e entre elas; v) se privilegia o recrutamento misto ou externo; vi) a eficiência do processo de recrutamento é fraca; vii) a taxa de aprovação decresce bastante entre as entrevistas telefónicas e as online/presenciais; viii) a taxa de rejeição das propostas é baixa, e é normalmente motivada pela remuneração; ix) são admitidos duas vezes mais candidatos externos do que internos, mas estes têm preferência quando concorrem. O estágio promoveu aprendizagens relevantes sobre o recrutamento e seleção, mas o estudo poderia ter sido mais abrangente e relevante se os dados fossem sistemáticos, padronizados e detalhados, permitindo uma análise estatística mais informativa.
- Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-EscolarPublication . Pires, Marina; Brito, RitaO presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.
- A importância do plano de negócios: empresas lideradas por mulheresPublication . Paiva, Ana Rita Távora de; Monteiro, Márcia Daniela da SilvaA presente dissertação tem como tema “A importância do plano de negócios: empresas lideradas por mulheres”. Tem como objetivo a obtenção do grau de mestre em gestão de empresas, sendo que as principais temáticas da revisão da literatura foram o plano de negócios, a liderança e a liderança feminina. As principais hipóteses de investigação são: liderança feminina, dificuldades em cargos de liderança, se enfrentam algum tipo de preconceito por serem mulheres em cargos de liderança, diferenças cargos de liderança feminina e masculina, compreender se o mercado de trabalho e sociedade estão preparados para mais líderes femininas. No presente documento as entrevistadas têm na maioria a sua própria empresa, pois penso que seja uma consequência do mercado de trabalho. Portanto, para demonstrar o seu valor e terem recompensas monetárias tiveram de criar a sua própria empresa. Embora depois de o demonstrarem, acreditam que conquistaram o seu valor no mercado de trabalho como nunca realizado. Cada vez mais as empresas têm cargos altos a serem representados por mulheres. É notório a empregabilidade de mulheres nos últimos anos, mas o crescimento de carreiras e de cargos de liderança é acompanhado? Pretende-se compreender como elas se sentem. A dissertação teve como fundamento o método científico, através da revisão da literatura. Para complementar, o método qualitativo teve por base as entrevistas. Foram realizadas entrevistas a treze mulheres com cargos de liderança. Para finalizar, foi feita uma apresentação da análise dos resultados das mesmas. Concluindo, nesta dissertação é possível afirmar que a presença de mulheres em cargos de liderança tem impacto positivo nas empresas.
- Reposicionamento da marca através da otimização dos canais digitaisPublication . Costa, Inês Duarte da; Monteiro, Márcia Daniela da SilvaDia após dia, a inovação tecnológica faz-se sentir. Cada vez mais as empresas devem crescer o seu negócio em contexto digital e manterem-se em constante inovação, acompanhando as tendências de mercado e o comportamento do consumidor. Com o passar dos anos, os consumidores tornaram-se pessoas mais exigentes e necessitam de soluções ágeis e rápidas. O marketing digital tem vindo a adaptar-se a todas estas transformações, fornecendo soluções inovadoras capazes de criar oportunidades que captem a confiança e a lealdade dos consumidores. Estes desafios impulsionaram as empresas a reestruturarem as suas estratégias de marketing de forma a adaptarem-se à nova realidade, adotando estratégias em contexto digital para que consigam destacar os seus produtos/serviços por meio da globalização. No seguimento do estágio curricular realizado na empresa Adclick, o presente relatório surge no objetivo de estudar, recolher informações, analisar factos e estabelecer objetivos que possibilitem o reposicionamento da marca através da otimização dos canais digitais, recorrendo a ferramentas de marketing. O presente relatório conta com o apoio de um Enquadramento Técnico, que sustenta o tema em causa, uma análise e definição de uma estratégia de marketing digital e de que forma contribuiu positivamente para a empresa, assim como, uma avaliação e reflexão do meu contributo.
- A tradição civilista da Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino:: problemáticas e dinâmicasPublication . Hernández, Luís Alejandro Baeta; Dias, Eurico José GomesA Intendência Geral da Polícia da Corte e Reino foi uma organização policial surgida em Portugal na 2.ª metade do séc. XVIII, sendo fruto da separação das funções de Justiça e Polícia que se destinavam a repor a ordem, principalmente na cidade de Lisboa. Ainda após a sua extinção, a relevância das alterações que introduziu na sociedade portuguesa influenciou a maneira como se pensava a segurança. Através da análise dos contextos que lhe deram origem e da maneira como esta organização se relacionou ideologias como o Absolutismo, o despotismo iluminado e o civilismo, pretende-se dissertar acerca da natureza civilista desta instituição policial e de como os princípios que lhe deram forma no séc. XVIII continuam vigentes, moldando a Polícia de Segurança Pública do séc. XXI.
- Segurança portuária: subsídios da Polícia Nacional de Cabo VerdePublication . Rosário, Samuel Plácido Delgado do; Correia, Eduardo PereiraDesde muito cedo que o mar assumiu um papel preponderante no desenvolvimento da economia dos países, pois é no espaço marítimo que transita e se efetua uma grande parte do comércio mundial. Cabo Verde tem sob a sua jurisdição o equivalente a cerca de 95 por cento de território marítimo e, é principalmente através do mar que se efetuam grande parte das transações económicas do país. A adoção de medidas e princípios no domínio da segurança marítima, é imprescindível para mitigar os riscos e as ameaças que impedem sobre as infraestruturas portuárias em Cabo Verde. É importante destacar que, qualquer impacto negativo neste setor tem implicações diretas e significativas, particularmente, a nível económico e social do país. Como parte da estratégia para garantir a segurança das infraestruturas do país, o Governo de Cabo Verde tem dedicado ao desenvolvimento de políticas e ações voltadas à proteção dos portos e suas dependências, bem como à gestão dos oceanos em face das mudanças climáticas. Os portos são considerados unidades essenciais na rede mundial de transporte marítimo, uma vez que são um dos atores principais no interface terra-mar o que ocorre com Cabo Verde devido à sua situação arquipelágica. A Polícia Nacional de Cabo Verde, em articulação com outras instituições do país, tem a missão de garantir a segurança portuária e zelar pelo cumprimento das leis e das disposições emanadas nas Convenções Internacionais que Cabo Verde faz parte. Neste sentido, a Polícia Nacional de Cabo Verde dispõe, no domínio da segurança portuária, de um conjunto de competências que importa analisar, designadamente a garantia da segurança das pessoas e dos seus bens, o controlo fronteiriço e aduaneiro, bem como a segurança dos portos e dos navios em águas do território nacional.