IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing
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O IPAM - Instituto Português de Administração de Marketing - é uma instituição de ensino superior politécnico não integrado, privada, dotada de autonomia científica, pedagógica e cultural. Foi fundado em 1984 e oferece formação no 1º e 2º ciclos do Ensino Superior com Licenciatura em Gestão de Marketing, Mestrado em Gestão de Marketing e Mestrado em Design Management. São ainda lecionadas várias Pós-Graduações. Está localizado nas cidades do Porto e Lisboa.
Desde 2015, o IPAM integra a Laureate International Universities, o maior grupo mundial de ensino superior, que tem a missão de oferecer educação superior com um enfoque multicultural. Fundada em 1988, a Laureate detém mais de 80 instituições em 29 países e online, integrando mais de um milhão de estudantes e mais de 70 mil colaboradores.
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Browsing IPAM – Instituto Português de Administração de Marketing by advisor "Abreu, Ricardo"
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- Adoção de Assistentes de Voz e o Comportamento do UtilizadorPublication . Canelas, Nuno Miguel Henriques; Abreu, RicardoCom a proliferação de equipamentos com integração de tecnologia Internet of Things (IoT), tem aumentado também, em simultâneo, a quantidade de utilizadores de assistentes de voz inteligentes, um produto com sensores de processamento de linguagem natural (NLP), que permite às pessoas estarem constantemente conectadas com qualquer equipamento IoT. O presente estudo tem como objetivo avaliar a aceitação e o comportamento do utilizador em relação aos assistentes de voz inteligentes. Para o efeito, foi utilizado o Modelo de Adoção de Tecnologia (TAM), um modelo conceptual útil para analisar a aceitação de uma determinada tecnologia por parte das pessoas. Foi realizada uma Análise Fatorial Exploratória com recurso ao software IBM SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), de acordo com os objetivos propostos, onde confirma-se haver uma relação direta entre a intenção de compra face ao uso e o comportamento de uso.
- Bussiness Inteligence: o impacto da análise dos KPI para a tomada de decisão no departamento de Marketing: case study empresa Flamingo S.A.Publication . Silva, Afonso Gonçalves Aires da; Abreu, RicardoOs KPI são indicadores crucias para o desenvolvimento dos processos de tomada de decisão por parte das empresas, e cada vez mais é necessário que as empresas apostem nestes softwares se querem sobreviver neste mercado em constante mudança. Outro fator que leva para que as empresas comecem a apostar na análise destas métricas é o constante crescimento das redes sociais e um papel mais ativo por parte do consumidor. No desenvolvimento do estudo de caso que foi elaborado na marca Flamingo S.A, uma fábrica de peças ourivesarias, tendo também venda para o mercado Business como consumidor final. Dentro da empresa foram desenvolvidos relatórios com base nas métricas,do impacto das marcas nas redes sociais como Facebook e Instagram, bem como a sua relevância tanto numa perpetiva de impacto no alcance das publicações efetuadas como a sua interceção com os utilizadores.
- A Co-criação de valor nas ações de Marketing Digital: um estudo de casoPublication . Gonçalves, Érica Cristina Correia; Abreu, Ricardo; Bilro, RicardoO presente case study enquadra-se no âmbito da realização de um estágio curricular para obtenção do grau de mestre em Gestão de Marketing, pelo Instituto Português de Administração e Marketing - Lisboa. A inserção na agência de marketing digital AMA- Apart Marketing Agency, durante um período de 22 semanas, na função de gestor de projetos, permitiu a deteção de um problema organizacional: os clientes da agência, muitas vezes, desconhecem o “porquê” dos seus negócios e as características dos públicos-alvo que pretendem atingir com as ações de marketing digital, o que se traduz, geralmente, em ações mal direcionadas. Assim, considerouse pertinente investigar se uma maior abertura entre o cliente e a agência, numa fase inicial de cada projeto, traduzida num processo de co-criação de valor, poderia influenciar positivamente as ações de marketing digital. Neste sentido, lançou-se a seguinte questão: será que a co-criação de valor exerce influência nas ações de marketing digital? Assim, o intuito deste estudo de caso passa por enquadrar e justificar a pertinência do problema organizacional, tendo por base contributos teóricos na área em investigação em conjugação com os casos reais da AMA, desenvolver uma metodologia adequada ao seu aperfeiçoamento e, ainda, expor um conjunto de recomendações necessárias à sua resolução. Enquanto metodologia foram utilizados três métodos: observação, entrevista e focus group. A utilização destes três métodos qualitativos de análise permitiu, através de uma profunda análise de conteúdo, desenvolver um conjunto de conclusões-chave, sendo que, se destacam as seguintes: há um problema no que se refere ao conhecimento das características, assim como, ao acompanhamento do público-alvo nos meios digitais por partes dos clientes da agência; estas micro e pequenas empresas consideram que o marketing é o elemento maioritariamente responsável pelo sucesso das suas vendas e, por último, a compreensão da importância da co-criação de valor nas ações de marketing, traduzse em ações de marketing digital mais eficazes. Deste modo, a discussão dos resultados obtidos é exposta na parte final deste trabalho, traduzindo-se, por sua vez, num conjunto de recomendações deixadas à agência AMA, das quais emerge a descrição do processo de implementação e, seguidamente, as conclusões finais obtidas.
- Comércio de produtos e serviços financeiros nas redes sociais: intenção de compra por parte dos MillenialsPublication . Magro, Luís Manuel de Carvalho; Abreu, RicardoO surgimento das redes sociais e de uma nova geração (Millennials) trouxeram desafios e oportunidades comerciais. A adaptação dos vários sectores de atividade a este desafio tem sido clara, embora com velocidades diferentes e capacidades diferentes de adaptação. O sector financeiro, sujeito a elevados níveis de regulamentação, apertadas regras de compliance e problemas de confiança tem tentado várias abordagens de utilização das redes sociais que vão desde a utilização das mesmas para esclarecer clientes, a lançamento de plataformas dentro das redes que permitam diretamente transações e venda de produtos e serviços. Pretende-se com este trabalho avaliar o impacto de diversos fatores na intenção de compra de produtos e serviços financeiros nas redes sociais, por parte de uma nova geração criada num contexto digital, os Millennials. A metodologia utilizada baseia-se na análise de um questionário enviado por email e disponibilizado nas redes sociais Facebook e WhatsApp. O modelo conceptual utilizado é adaptado de Ali et al. (2020).
- Fatores determinantes na lealdade dos consumidores no setor das telecomunicações em PortugalPublication . Gaspar, José Miguel Estevens; Abreu, RicardoA presente investigação tem como objetivo averiguar as variáveis que afetam a lealdade e as que são afetadas por essa mesma no setor das telecomunicações em Portugal. Sendo elaborado um modelo de equações estruturais com base nas diversas investigações abordadas ao longo da revisão da literatura. Esse modelo é constituído por antecedentes da lealdade como o preço, a qualidade do serviço, o atendimento ao consumidor, os custos de mudança e a satisfação do consumidor. A lealdade que é constituída pela intenção de compra e a intenção de permanência. As consequências são abordadas a resistência à persuasão e o customer advocacy. Na vertente prática os dados foram recolhidos através de um inquérito online, obtendo uma amostra de 1.213 indivíduos. Os dados foram analisados através de uma análise fatorial confirmatória, com recorrência ao software AMOS (v.28). A utilização deste software permitiu verificar as relações causais diretas entre as diversas variáveis latentes, através da análise Monte Carlo Bootstrap. Do qual se verificou que todas as variáveis têm um efeito direto positivo e estatisticamente relevante, com a exceção dos custos de mudança, que não é estatisticamente relevante. A variável que influência mais a lealdade é a qualidade do serviço. Verificou-se também, que neste setor a variável preço tem um impacto positivo na lealdade dos consumidores.
- Fatores Determinantes para a Motivação no Trabalho dos Colaboradores: o contributo e Influência do Marketing Interno e LiderançaPublication . Almeida, Tomás Mendes de; Abreu, RicardoNuma época em que a competitividade é a palavra de ordem e onde o sucesso se discute nos pormenores, o marketing interno revela-se um importante fator para as organizações conseguirem alcançar os seus objetivos. O presente estudo irá focar nas questões de marketing interno e motivação no trabalho procurando perceber se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, bem como a relação da satisfação no trabalho com a motivação. Assim, serão analisadas as variáveis, satisfação, variável independente, o marketing interno e liderança, como variáveis moderadoras e por último a motivação, variável dependente, sendo o principal objetivo deste estudo analisar se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, tentando simultaneamente compreender quais os principais fatores que provocam a motivação. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se uma metodologia com uma abordagem quantitativa realizada por meio de um questionário online e anónimo, facilitando assim, a honestidade das respostas. Os resultados do mesmo foram analisados através do programa SPSS Statistics. Os resultados centram-se na perceção adquirida de que mantendo o colaborador satisfeito quanto a aspetos como o seu salário, oportunidades de crescimento e esquemática e estruturação de promoções, afeta positivamente a sua motivação no trabalho.
- Fatores que influenciam a intenção de compra “in-game” de jogos mobile gratuitos em PortugalPublication . Barão, Gonçalo Filipe dos Santos; Abreu, RicardoNunca foi tão fácil ter um jogo. Através de poucos cliques, o mundo pode encontrar uma fonte de entretenimento claro e imediato através, por exemplo, do seu “amigo de bolso” – smartphone. Desde o clássico jogo das “cobrinhas” que se conhece o potencial dos dispositivos móveis, essencialmente para as pessoas poderem estar entretidas em momentos oportunos, e as empresas têm reconhecido este fenómeno. Torna-se como interesse comum das mesmas entender como podem chegar a mais pessoas, e como estas podem vir a adquirir bens virtuais dentro dos jogos em troca de dinheiro – dado que o principal objetivo das desenvolvedoras de jogos surge em tornar o negócio viável e rentável. Esta visão toma outras proporções quando se pensa em jogos mobile gratuitos, onde as compras in-game ganham não só peso, mas também preocupação no que diz respeito a encontrar a melhor estratégia. Esta Dissertação nasce, portanto, com o objetivo primordial de encontrar os fatores que influenciam a intenção de compra in-game de jogos mobile gratuitos em Portugal, essencialmente devido à sua escassez de investigação na Europa, sem qualquer contributo em Portugal. Através de uma amostra de 215 inquiridos, analisadas através dos softwares SPSS e SmartPLS, foi possível criar um modelo estrutural que sustentou 6 hipóteses num total de 8 propostas, numa perspetiva inovadora de agrupamento de variáveis por Motivadores Extrínsecos e Intrínsecos na relação direta com a Intenção de Compra, Lealdade enquanto variável mediadora, e Comportamento Aditivo com o papel de moderador.
- Fatores relevantes para o sucesso das estratégias de Marketing Político: caso do Poder Local em PortugalPublication . Coutinho, Cláudia Cristina Favas Rodrigues; Abreu, RicardoA utilização dos conceitos e técnicas do marketing por organizações e líderes políticos, através de uma estratégia de promoção de relações de longo prazo, pode contribuir para reforço da democracia, e melhorar o envolvimento dos cidadãos. O Marketing político tem sido discutido e aplicado, de diversas formas, ao longo dos tempos, e embora ainda continue um pouco ligado a sentimentos negativos, como pouco benéfico e contributivo para os mecanismos de uma democracia participativa, esta disciplina deve incluir o marketing; e com lições da ciência política, e outras, criar novas direções, e diferentes perceções, para a construção de uma rede de cidadãos envolvidos, participativos e informados. O objetivo geral desta pesquisa é alcançar as combinações de alguns conceitos de marketing aplicados à política que favorecem a participação dos cidadãos, através do voto, nas eleições autárquicas (locais) de Portugal, através do método de investigação da Análise Comparativa Qualitativa (QCA). Com a aplicação desta pesquisa foi possível atingir os objetivos propostos e o que se concluiu é que no contexto dos casos complexos estudados, de alguns recandidatos autárquicos portugueses, pode-se identificar a presença de cinco condições causais, que se combinam entre si, através de sua ausência ou presença, que contribuem para a participação dos cidadãos e assim no envolvimento dos cidadãos e reforço da democracia. Este estudo lança a visão do papel do marketing político como uma disciplina emergente que precisa ser legitimada e estudada e realça a ação do marketing e a sua ampliação à política, a contrariar a lógica predominante da imagem e da angariação do voto imediato, e favorecendo a estratégia da combinação de um conjunto de condições que permitem elevar a relação duradoura e o conteúdo.
- Imersão sensorial no Metaverso: a experiência do consumidor e a relação com as marcasPublication . Batista, Daniela Filipa Mendes; Abreu, RicardoEste estudo tem como objetivo compreender os impactos da experiência sensorial e da sensibilidade ao ambiente na relação entre a experiência do consumidor e o relacionamento com as marcas no contexto do metaverso e no contexto das lojas físicas. De forma a dar resposta aos objetivos, geral e específicos, foi realizado um estudo através de uma metodologia quantitativa para a recolha de dados por meio da elaboração de um questionário. Através dos resultados obtidos é possível concluir que no contexto do metaverso, a experiência sensorial melhora a interação do consumidor, mas não impacta diretamente o relacionamento com as marcas. Nas lojas físicas, embora a experiência sensorial seja importante, também não tem um impacto direto e significativo no relacionamento com as marcas. No entanto, a sensibilidade ao ambiente mostrou ser um mediador importante no contexto das lojas físicas, confirmando que a perceção dos estímulos ambientais é um fator importante para a relação com as marcas. Este estudo permitirá que profissionais do marketing definam estratégias direcionadas e alinhadas para a criação de experiências impactantes e memoráveis. Contribui também para a compreensão do papel das experiências sensoriais e da sensibilidade ao ambiente na consolidação do relacionamento entre os consumidores e as marcas, destacando a necessidade de uma abordagem integrada e multidimensional. 5 Por fim, é importante referir que foram identificadas limitações como a amostra limitada e a falta de familiaridade dos participantes com o universo do metaverso. Em futuras pesquisas devem ser exploradas outras variáveis mediadoras e considerados impactos culturais e temporais nas experiências do consumidor.
- O impacto das crises nas organizações e o papel do Marketing na mitigação dos danos: o impacto nas organizações desportivasPublication . Barroso, Márcio Lukeni Leitão; Abreu, RicardoO presente trabalho de investigação subordinado ao tema "O Impacto das Crises nas Organizações e o Papel do Marketing na Mitigação dos Danos: O Impacto nas Organizações Desportivas" surge no âmbito da unidade curricular Dissertação, lecionada pelo docente Professor Luís Schwab, no curso de formação em Gestão de Marketing, com o propósito da obtenção do Grau de Mestre. Esta investigação procura evidenciar de que forma o marketing pode mitigar os danos provocados pelas crises. A fim de alcançar tal objetivo, adotou-se a abordagem metodológica mista uma vez que esta permite, não só analisar os resultados financeiros das organizações, mas também explorar e compreender as opiniões e as experiências dos clientes e das organizações em estudo. Esta investigação foi realizada com base em relatórios anuais de contas, entrevistas e um inquérito aos consumidores. Os resultados do estudo sugerem que as crises têm um impacto direto significativo nas receitas das equipas, que a introdução do marketing desportivo como variável moderadora tem um impacto negativo nas receitas, ou seja, quando há um maior investimento em marketing desportivo, o impacto das crises nas receitas é menor. No entanto o efeito de interação não é significativo. E também foi possível perceber que a introdução do marketing relacional como variável moderadora tem um impacto positivo extremamente fraco, quase nulo e que este impacto também não é significativo.
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