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- O papel do Marketing Digital no comportamento do consumidor da moda de luxoPublication . Martins, Rita Alves; Abreu, RicardoO luxo associa-se à procura do prazer pessoal no qual o principal divulgador das marcas de luxo são os consumidores, contudo têm também a ajuda dos influenciadores que, são fundamentais pois transmitem as suas experiências, opiniões e recomendações aos seus seguidores, sendo credíveis e, possuindo de uma grande influência social. Porém, as marcas têm de acompanhar as constantes mudanças no mercado de maneira a contribuírem para o processo de decisão de compra dos seus clientes. Assim, neste tipo de mercado, os consumidores são muito mais rígidos devido ao valor que as marcas representam nas suas mentes, sendo vistas com características associadas à qualidade, exclusividade e à durabilidade. O objetivo principal desta dissertação é compreendera importância do marketing digital, e como este consegue influenciar o comportamento do consumidor.
- Metaverso e marcas de luxo: influência da transformação digital no engagement e intenção de compra do consumidorPublication . Mudava, Iasmina Gabriela; Martinez, Luísa; Ramos, FilipeAtualmente, as marcas de luxo enfrentam a complexidade do conceito de luxo e a evolução constante dos consumidores, tornando essencial a presença e comunicação digital eficaz. A interação nos canais digitais influência fortemente as decisões de compra, exigindo monitorização contínua por parte das organizações. Com o crescente interesse pelo Metaverso, as marcas de luxo exploram novas estratégias de integração neste universo digital. Baseado na teoria da transformação digital e na teoria do engagement do consumidor, este estudo tem como objetivo analisar como as estratégias de integração do Metaverso moldam a transformação digital das marcas de luxo e influenciam o engagement dos consumidores de luxo no digital. Utilizou-se uma metodologia mista, combinando uma abordagem qualitativa através de pesquisa exploratória e uma abordagem quantitativa através de questionário online, incluindo o estudo 1 (n= 248) e estudo 2 (n=198). Os resultados revelaram que as estratégias de integração no Metaverso e de transformação digital impactam positivamente a intenção de compra, mas o engagement do consumidor não modera significativamente estas relações. Este estudo destaca a importância de estratégias digitais adotadas para o sucesso das marcas de luxo no Metaverso e sugere investigações futuras sobre os fatores que afetam a eficácia do engagement no ambiente do Metaverso.
- A opção de compra e a adoção do e-commerce em Moçambique: barreiras e perceção de riscosPublication . Duarte, Jéssica Chang; Freire, JoãoA rápida e global expansão da internet, dos smartphones e dispositivos móveis em geral, conjugado com fatores demográficos como a grande taxa de população jovem em Moçambique tem tornado cada vez mais evidente e difundido o comércio eletrónico. Neste contexto procurámos analisar os principais desafios socioeconómicos e culturais que possam condicionar a opção de compra e a adoção do e-commerce em Moçambique, apesar do seu lento desenvolvimento tecnológico. Definimos para esta análise a comparação entre Portugal e Moçambique no que diz respeito à adesão ao comércio eletrónico e efetuamos entrevistas em profundidade de uma metodologia qualitativa, como procedimento de recolha de dados nos dois países de modo a avaliar o nível de aceitação dos consumidores em relação a esta modalidade de comércio. Por fim e de acordo com a análise de dados e resultados recolhidos propomos sugestões para melhorar a experiência do consumidor moçambicano digital.
- Trabalho Remoto: um estudo exploratório sobre os impactos no capital humano, engagement e commitmentPublication . Azevedo, Inês; Vieira, ElviraAtualmente, as organizações estão inseridas em ambientes muito voláteis e incertos, no qual as transformações globais acontecem a um ritmo muito acelerado, em consequência dos avanços tecnológicos. Estes avanços possibilitaram uma maior flexibilidade do trabalho, em termos da distribuição da carga horária e da localização geográfica, pelo que, o trabalho remoto tem ganho terreno e ocupa um lugar de destaque nas organizações. Neste contexto, deve-se ter em conta a perceção dos trabalhadores relativamente ao impacto que este modelo de trabalho terá na sua relação com o próprio trabalho, com a organização e até com os colegas. Desta forma, o objetivo desta investigação é compreender o impacto do trabalho remoto nas dimensões do Engagement e do Commitment e no Capital Humano. Para atingir este objetivo, adotou-se uma abordagem metodológica quantitativa, através da aplicação de um questionário online, a uma amostra de 211 participantes. Os resultados obtidos indicam que, na perspetiva dos colaboradores, o trabalho remoto contribuiu para uma melhoria na relação com as organizações devido aos benefícios percebidos a nível do envolvimento com as tarefas. Quanto à relação com os colegas, as opiniões apresentam-se mais diversificadas, embora se tenha verificado um impacto positivo nas dimensões de Engagement e Commitment analisadas. Este estudo pode apoiar a tomada de decisões estratégicas relacionadas com o regime de trabalho futuro, oferecendo uma compreensão aprofundada sobre a perceção dos colaboradores em relação ao trabalho remoto, especialmente no que diz respeito ao envolvimento e comprometimento com a organização.
- O impacto das capacidades sociais dos agentes conversacionais na experiência do consumidorPublication . Narciso, Marta Sofia Matos; Rohden, SimoniVários são os estudos recentes relativos às aplicações da inteligência artificial e, muitos deles, abordam como estas podem ter um impacto positivo na otimização de processos no contexto empresarial. Para além disso, também são apresentadas várias investigações sobre como a inteligência artificial generativa tem alterado a forma como os agentes conversacionais se liberalizaram junto dos utilizadores. Contudo, o estudo do efeito das capacidades sociais nos chatbots enquanto estímulo da experiência do consumidor continua a ser um objeto pouco explorado. Assim, a presente investigação procurou analisar a empatia enquanto uma capacidade social implementada nos agentes conversacionais dotados de inteligência artificial generativa e como esta pode afetar a experiência do consumidor. Para tal, foram criados dois cenários distintos, um em que o chatbot demonstrava altos níveis de empatia e outro com baixos níveis de empatia, que foram aplicados a uma amostra. Cada participante dessa amostra teve acesso a apenas um dos cenários criados, sendo avaliadas a satisfação, lealdade e electronic word of mouth, como variáveis dependentes, e a confiança, self-disclosure e apego afetivo, como variáveis mediadoras. O estudo foi concluído com a confirmação de duas das seis hipóteses, afirmando que a satisfação e o eWOM são impactados positivamente quando a empatia é integrada no chatbot. Algumas das limitações passaram pelo tipo de amostra escolhido, porém foi demonstrado que empresas que querem seguir os desenvolvimentos tecnológicos devem apostar na potencialização do uso da inteligência artificial nas suas ferramentas, de modo a acompanharem as necessidades dos consumidores.
- Fatores que influenciam a intenção de compra “in-game” de jogos mobile gratuitos em PortugalPublication . Barão, Gonçalo Filipe dos Santos; Abreu, RicardoNunca foi tão fácil ter um jogo. Através de poucos cliques, o mundo pode encontrar uma fonte de entretenimento claro e imediato através, por exemplo, do seu “amigo de bolso” – smartphone. Desde o clássico jogo das “cobrinhas” que se conhece o potencial dos dispositivos móveis, essencialmente para as pessoas poderem estar entretidas em momentos oportunos, e as empresas têm reconhecido este fenómeno. Torna-se como interesse comum das mesmas entender como podem chegar a mais pessoas, e como estas podem vir a adquirir bens virtuais dentro dos jogos em troca de dinheiro – dado que o principal objetivo das desenvolvedoras de jogos surge em tornar o negócio viável e rentável. Esta visão toma outras proporções quando se pensa em jogos mobile gratuitos, onde as compras in-game ganham não só peso, mas também preocupação no que diz respeito a encontrar a melhor estratégia. Esta Dissertação nasce, portanto, com o objetivo primordial de encontrar os fatores que influenciam a intenção de compra in-game de jogos mobile gratuitos em Portugal, essencialmente devido à sua escassez de investigação na Europa, sem qualquer contributo em Portugal. Através de uma amostra de 215 inquiridos, analisadas através dos softwares SPSS e SmartPLS, foi possível criar um modelo estrutural que sustentou 6 hipóteses num total de 8 propostas, numa perspetiva inovadora de agrupamento de variáveis por Motivadores Extrínsecos e Intrínsecos na relação direta com a Intenção de Compra, Lealdade enquanto variável mediadora, e Comportamento Aditivo com o papel de moderador.
- Importunação sexual nos espaços públicos em Portugal: análise das perceções das seniores portuguesas residentes na freguesia de Vila Franca de XiraPublication . Tomé, Filipe Eduardo Serrador; Poiares, Nuno Caetano Lopes de BarrosA problemática sobre a importunação sexual tem sido cada vez mais contestada ao longo dos últimos tempos. Em 2015, criminalizaram-se os piropos e ainda assim continua-se a assistir e ouvir relatos de casos de importunação sexual a ocorrerem no corrente quotidiano. As investigações revelam que a mulher continua a ser considerada como a grande vítima destes comportamentos, contudo, também há estudos que identificam vítimas do género masculino em contexto laboral. Quanto à autoria deste tipo de comportamentos, esta corresponde habitualmente ao sexo masculino. Este ano já houve quem sugerisse em canal aberto uma reforma na educação em Portugal, com enfoque num investimento emocional para os mais novos. Este aspeto revela a importância que a educação tem na prevenção destes atos e que, neste estudo, foi especialmente analisada. Com a presente investigação procurou-se explorar a importância dessa componente emocional com base nas mentalidades de idosas portuguesas residentes num lar em Vila Franca de Xira, por se tratar de uma realidade que conheço vivamente, percebendo quais as suas opiniões e sensibilidade face ao fenómeno da importunação sexual, tal como as suas noções relativas a este conceito. A pergunta de partida definida para este trabalho foi a seguinte: Quais as perceções das seniores portuguesas residentes na freguesia de Vila Franca de Xira sobre a conduta de importunação sexual nos espaços públicos? Decidiu-se conduzir um estudo de caso, ideal para analisar profundamente dados ligado a um problema num curto espaço de tempo. A pesquisa teve foco qualitativo, sem desconsiderar a análise quantitativa. Optou-se por uma abordagem qualitativa para compreender as percepções das pessoas, contudo, também foi realizada uma análise quantitativa para identificar tendências nas respostas das entrevistadas. A entrevista semidiretiva e a pesquisa documental foram os métodos de recolha de dados escolhidos para a presente investigação. As entrevistadas foram divididas em três grupos por faixa etária: 75-80 anos, 81- 85 anos e 86 anos ou mais. Além disso, foram considerados como requisitos essenciais na seleção das entrevistadas, o conforto na exposição oral e a condição psíquica.Foi possível compreender as perceções e vivências das idosas em relação a comportamentos sexualmente inapropriados, especialmente em espaços públicos, comparar a época delas com a atualidade e explorar as diferenças entre homens e mulheres como seres sociais. Para a redução e tratamento de dados, recorreu-se às sinopses e análise de conteúdo. Especificamente, realizou-se uma análise estrutural às entrevistas para identificar os princípios que organizam o discurso, independentemente do conteúdo específico. Partindo da análise dos pensamentos de indivíduos cuja instrução pessoal/social fora distinta da que é fornecida atualmente a grande parte dos jovens, foi possível verificar que a maioria das entrevistadas não compreende o conceito de "importunação sexual". Além disso, muitas não estão cientes de que a proferição de piropos foi criminalizada em Portugal. Quanto à expressão "piropo", a maioria das entrevistadas demonstrou compreensão do termo. Em relação à sua aceitabilidade, a maioria acredita que isso depende do conteúdo da frase transmitida. Concordam que é crime, assim como a importunação sexual em geral, mas ressaltam que nem todos os piropos devem ser considerados como tal. As entrevistadas relataram experiências de importunação sexual, resultando em sentimentos de descontentamento e desconforto. Os comportamentos mais comuns enfrentados quando eram jovens eram o exibicionismo e as aproximações, principalmente em transportes públicos, especialmente comboios. No entanto, muitas não sentiam a necessidade de evitar certos espaços públicos. As idosas expressam desagrado em relação aos homens que exibem tais comportamentos em relação às mulheres. Elas também apontam o homem como o género mais respeitado da sua época. Em relação ao vestuário feminino, muitas entrevistadas acreditam que o mesmo pode levar os homens a cometerem tais ações, tendo uma tendência a atribuir culpa à mulher por se vestir de forma provocativa. Além disso, algumas experientes idosas vilafranquenses caracterizam as gerações atuais como carentes de respeito e marcadas por uma alta criminalidade.
- A Case Report Of Appendicitis In A Pet Rabbit Presented With Mild Symptoms Of Gastrointestinal PathologyPublication . Le Sourd, Marine; Montezinho, Liliana Cristina PereiraA apendicite é principalmente conhecida como uma patologia humana, maioritariamente nos jovens e é caracterizada por uma inflamação do apêndice, um divertículo ligado ao ceco. No entanto, casos de apendicite espontânea em coelhos são raros e não são frequentemente referidos nos diagnósticos diferenciais. Este caso clínico tem como objetivo apresentar os sintomas inespecíficos da patologia, a dificuldade em diagnosticar a apendicite em coelhos e o facto de que a doença não é considerada no diagnóstico diferencial de coelhos com sintomas de problemas gastrointestinais. Não há uma apresentação típica da patologia que facilite o seu diagnóstico. No caso apresentado, um coelho de dois anos foi trazido à clínica para a consulta anual de vacinação. Segundo o tutor, o animal apresentava um comportamento normal, porém apresentava anorexia e diminuição da produção de fezes. O coelho também apresentava uma dilatação gástrica com conteúdo denso, mas não nenhum outro sintoma aparente foi observado. O coelho foi internado para observação e exames complementares. Radiografias, hematologia e análises bioquímicas foram feitas, mas não foram indicaram a presença de uma apendicite. Três dias após o internamento, uma laparotomia exploratória foi realizada, revelando um apêndice anormal. Uma apendicectomia foi então realizada, juntamente com o tratamento médico necessário, levando à resolução dos sintomas apresentados pelo coelho. O exame histopatológico realizado na EUVG revelou uma lesão inflamatória transmural, com ulcerações multifocais da mucosa e perda epitelial do apêndice. Foi observado um espessamento da lâmina própria causado por edema, hemorragia, heterófilos, detritos necróticos, mas sempre em associação a células inflamatórias mononucleares (linfócitos, plasmócitos e macrófagos). Observou-se ainda a presença de tecido conjuntivo laxo associado a fibroblastos reativos ao longo da submucosa e zona da camada muscular. O infiltrado inflamatório estende-se ao tecido adiposo adjacente (peritonite difusa). Hiperémia e hemorragia multifocal foram observadas. Estas lesões são compatíveis com uma apendicite subaguda, moderada a grave, transmural, necrotizante, possivelmente associada a agente infecioso. Este caso destaca a importância de considerar a apendicite como uma possível causa de sintomas gastrointestinais em coelhos, embora seja raramente mencionada na literatura veterinária.
- Early childhood development strategy for the world’s children with disabilitiesPublication . Olusanya, Bolajoko O.; Wright, Scott M.; Smythe, Tracey; Khetani, Mary A.; Moreno-Angarita, Marisol; Gulati, Sheffali; Brinkman, Sally A.; Almasri, Nihad A.; Figueiredo, Marta; Giudici, Lidia B.; Olorunmoteni, Oluwatosin; Lynch, Paul; Berman, Brad; Williams, Andrew N.; Olusanya, Jacob O.; Wertlieb, Donald; Davis, Adrian C.; Hadders-Algra, Mijna; Gladstone, Melissa J.Early childhood is foundational for optimal and inclusive lifelong learning, health and well-being. Young children with disabilities face substantial risks of sub-optimal early childhood development (ECD), requiring targeted support to ensure equitable access to lifelong learning opportunities, especially in low- and middle-income countries. Although the Sustainable Development Goals, 2015–2030 (SDGs) emphasise inclusive education for children under 5 years with disabilities, there is no global strategy for achieving this goal since the launch of the SDGs. This paper explores a global ECD framework for children with disabilities based on a review of national ECD programmes from different world regions and relevant global ECD reports published since 2015. Available evidence suggests that any ECD strategy for young children with disabilities should consists of a twin-track approach, strong legislative support, guidelines for early intervention, family involvement, designated coordinating agencies, performance indicators, workforce recruitment and training, as well as explicit funding mechanisms and monitoring systems. This approach reinforces parental rights and liberty to choose appropriate support pathway for their children. We conclude that without a global disability-focussed ECD strategy that incorporates these key features under a dedicated global leadership, the SDGs vision and commitment for the world’s children with disabilities are unlikely to be realised.