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Fatores Determinantes para a Motivação no Trabalho dos Colaboradores: o contributo e Influência do Marketing Interno e Liderança

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Abstract(s)

Numa época em que a competitividade é a palavra de ordem e onde o sucesso se discute nos pormenores, o marketing interno revela-se um importante fator para as organizações conseguirem alcançar os seus objetivos. O presente estudo irá focar nas questões de marketing interno e motivação no trabalho procurando perceber se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, bem como a relação da satisfação no trabalho com a motivação. Assim, serão analisadas as variáveis, satisfação, variável independente, o marketing interno e liderança, como variáveis moderadoras e por último a motivação, variável dependente, sendo o principal objetivo deste estudo analisar se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, tentando simultaneamente compreender quais os principais fatores que provocam a motivação. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se uma metodologia com uma abordagem quantitativa realizada por meio de um questionário online e anónimo, facilitando assim, a honestidade das respostas. Os resultados do mesmo foram analisados através do programa SPSS Statistics. Os resultados centram-se na perceção adquirida de que mantendo o colaborador satisfeito quanto a aspetos como o seu salário, oportunidades de crescimento e esquemática e estruturação de promoções, afeta positivamente a sua motivação no trabalho.
At a time when competitiveness is the watchword and where success is discussed in detail, internal marketing proves to be an important factor for organizations to achieve their goals. The present study will focus on the issues of internal marketing and motivation at work seeking to understand whether internal marketing has an influence on the motivation of employees in an organisation, as well as the relationship of job satisfaction with motivation. Thus, it will be analyzed the variables, satisfaction, independent variable, the internal marketing and leadership, as moderator variables and finally the motivation, dependent variable, being the main objective of this study to analyze if the internal marketing exerts influence on the motivation of employees in an organization, trying simultaneously to understand which are the main factors that cause the motivation. To achieve the proposed objectives, it was used a methodology with a quantitative approach carried out by means of an online and anonymous questionnaire, thus facilitating the honesty of the answers. The results were analysed using the SPSS Statistics programme. The results focus on the perception that keeping employees satisfied with aspects such as their salary, growth opportunities and promotion scheme and structure positively affects their motivation at work.

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Motivação Satisfação Marketing Interno Liderança

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