Browsing by Issue Date, starting with "2023-06-23"
Now showing 1 - 9 of 9
Results Per Page
Sort Options
- Transparency and Accountability in Portuguese Public UniversitiesPublication . Marques, Maria da Conceição da CostaUniversities are one of the most important institutions in our society. They are knowledge-creating organizations that contribute to the social and economic development of society through new concepts, ideas, applications, and inventions. They play a key role in social criticism, identifying key issues and contributing to informed public debates. Governance is a relatively new concept in the approach to the literature on public management. It is related to the way in which a society or organization is governed or to the creation of conditions for the existence of a social order, triggered by collective actions. In this article we will study the models of university governance and analyze the problem of accountability in its context, with a view to assessing the transparency with which financial information is currently disseminated in Portugal, by public Higher Education Institutions.
- O ensino híbrido como ferramenta para potencializar as aprendizagens essenciais na disciplina de Formação Musical aplicado no âmbito do PAFCPublication . Margarida Ribeiro de AndradeHoje em dia, os alunos que frequentam a escola, já nasceram na era digital. Existe uma predisposição dos alunos para utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia, contudo o sistema de ensino ainda está a tentar identificar o método mais produtivo para implementar os recursos tecnológicos na sala de aula. Neste trabalho realizamos uma contextualização histórica sobre a evolução do ensino artístico de música em Portugal até à atualidade. O foco incide sobre como aplicar as aprendizagens essenciais (AE) da disciplina de Formação Musical, e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), em prol de uma aprendizagem mais envolvente e cativante. No início da Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi-nos possível identificar alguns aspetos que poderiam ser melhorados como, o desinteresse pela disciplina, que se refletia não realização ou pouca vontade de realizar tarefas propostas dentro e fora da sala de aula e um comportamento difuso. Numa tentativa de ir ao encontro da realidade tecnológica atual e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, realizámos um estudo sobre a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical, utilizando o método de Sala de Aula invertida com uma amostra de 25 alunos. Ao longo de cinco semanas analisámos a realização de tarefas, aproveitamento, motivação e comportamento dos alunos. Observámos uma evolução positiva dos alunos, nomeadamente houve um aumento no número de alunos a realizar as tarefas propostas dentro e fora da sala de aula; verificámos também que mais alunos tiveram um bom aproveitamento e melhoraram a suas motivação e comportamento na sala de aula. Com estes resultados, concluímos que a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical melhorou e levou a um aumento da motivação e do empenho dos alunos nas tarefas propostas, melhorando em geral o aproveitamento da turma. Palavras-chave: Formação Musical; Ensino híbrido
- O Impacto dos diferentes tipos de Trabalho Remoto no Desempenho dos TrabalhadoresPublication . Jesus, Maria Leonor Costa Pereira Mendonça de; Martin D'Ávila, MiguelO início da pandemia do COVID-19 marcou historicamente o ano de 2020 a vários níveis, trazendo grandes impactos para a sociedade e para cada indivíduo, para a economia e para o contexto político e constitucional a nível global. Foi então necessária a capacidade rápida e eficiente de mudança para diversas áreas e contextos, nomeadamente no mundo do trabalho. Com a exigência das autoridades para a permanência em casa, as empresas tiveram de arranjar uma solução para não perdem o seu negócio e terem o menor prejuízo possível com as consequências da pandemia. Desta forma, a presente investigação procura perceber e avaliar as mudanças que ocorreram no mundo do trabalho, nomeadamente a alteração do trabalho presencial para o trabalho remoto em muitas empresas, e como isso afetou e de que forma os diferentes trabalhadores. Esta investigação procura também, após uma análise, mostrar os diferentes tipos de trabalho remoto já existentes pré-pandemia ou que passaram a existir. Assim, para a presente dissertação foi realizada uma análise e um estudo profundo do tema, assim como, uma análise de dados quantitativos através de uma implementação de um inquérito a diversos cidadãos trabalhadores.
- Rockport Portugal: estratégias para aumentar o Engagement nas Redes SociaisPublication . Pires, Miguel Lourenço dos Santos; Abreu, RicardoO ingresso no estágio curricular na Rockport Company e a consulta da sua página portuguesa, no Instagram, permitiu detetar que a referida página não apresenta muito engagement por parte dos seus utilizadores. Por isso, o objetivo principal do presente relatório de estágio é indicar e desenvolver estratégias de marketing digital que permitam contribuir para o aumento do engagement no Instagram da Rockport Portugal. A metodologia de recolha de dados é quantitativa, neste caso, são resultados obtidos por meio de tabulação de dados retirados da plataforma Meta Business Suite, com o objetivo de poder avaliar as estratégias propostas. De acordo com a questão de partida da presente investigação e com modelo conceptual composto por sete variáveis independentes e uma variável dependente, concluiu-se que a realização de giveaways, posts com e sem emojis e a estratégia call to action “Make Your Choice” tiveram um impacto positivo no engagement total. Por fim, também foram sugeridas algumas estratégias, que poderão aumentar ainda mais o engagement da marca.
- A importância do Franchising na Equidade de Acesso à Reabilitação PediátricaPublication . Costa, Paula Cristina de Brito Cardoso da; Abreu, RicardoO franchising configura-se como um sistema de negócios estruturado que cresceu ao ponto de hoje ser considerado como uma das formas estratégicas de negócios com maior desenvolvimento no mundo, muito frequente em áreas como a restauração, a distribuição e alguns serviços, excluindo áreas de maior complexidade, como a saúde, em geral e a reabilitação pediátrica, em particular (Varotto & Silva, 2017). Com o aumento da taxa de nascimentos, a sobrevida de crianças portadoras de problemas ao nível do neuro desenvolvimento, e a consequente necessidade quer de uma intervenção cada vez mais precoce e intensiva, quer do acesso equitativo a cuidados de reabilitação pediátrica diferenciados, emerge como um problema premente e de difícil resolução. Até que ponto o franchising de serviços de saúde para gerir o acesso aos cuidados e reabilitação pediátrica é relevante? É sobretudo a esta grande pergunta que a presente investigação pretende responder, visando analisar e compreender a equidade no acesso das crianças portuguesas aos serviços de saúde pediátrica, através de soluções de franchising de saúde. Neste sentido, foi utilizada uma metodologia de carácter tipicamente qualitativo, que incluiu, como método de recolha de dados, a realização de 15 entrevistas semiestruturadas com pais de crianças portadoras de atraso no seu desenvolvimento, profissionais de franchising, e profissionais de reabilitação pediátrica. Os dados obtidos foram tratados através do software Leximancer, que permite realizar análise textual ou data mining. Os resultados obtidos relevam a importância desta forma estratégica de negócios, como meio de prestar adequados cuidados a crianças, e aproximar as pessoas – como intervenientes em um serviço de saúde – num ambiente que integra cada criança e a sua família, com os profissionais de saúde que as acompanham.
- Fatores Determinantes para a Motivação no Trabalho dos Colaboradores: o contributo e Influência do Marketing Interno e LiderançaPublication . Almeida, Tomás Mendes de; Abreu, RicardoNuma época em que a competitividade é a palavra de ordem e onde o sucesso se discute nos pormenores, o marketing interno revela-se um importante fator para as organizações conseguirem alcançar os seus objetivos. O presente estudo irá focar nas questões de marketing interno e motivação no trabalho procurando perceber se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, bem como a relação da satisfação no trabalho com a motivação. Assim, serão analisadas as variáveis, satisfação, variável independente, o marketing interno e liderança, como variáveis moderadoras e por último a motivação, variável dependente, sendo o principal objetivo deste estudo analisar se o marketing interno exerce influência sobre a motivação dos colaboradores numa organização, tentando simultaneamente compreender quais os principais fatores que provocam a motivação. Para atingir os objetivos propostos utilizou-se uma metodologia com uma abordagem quantitativa realizada por meio de um questionário online e anónimo, facilitando assim, a honestidade das respostas. Os resultados do mesmo foram analisados através do programa SPSS Statistics. Os resultados centram-se na perceção adquirida de que mantendo o colaborador satisfeito quanto a aspetos como o seu salário, oportunidades de crescimento e esquemática e estruturação de promoções, afeta positivamente a sua motivação no trabalho.
- O papel dos Influenciadores Digitais no comportamento de compra por impulso vestuárioPublication . Rosa, André Gonçalves Marques da; Martin D'Ávila, MiguelNos últimos anos, o crescimento das plataformas de redes sociais tem sido significativo, tornaram-se um fenómeno em massa e uma fonte confiável de informação. Como tal, os profissionais de marketing têm investido em estratégias de Marketing de Redes Sociais para promover os seus produtos, serviços e marcas através destas plataformas (Kemp, 2021; Evans et al., 2021). Através deste fenómeno, surgiram os influenciadores digitais, que se destacam como líderes de opinião ativos nas redes sociais, utilizando estas plataformas online para influenciar as opiniões e comportamentos dos seus seguidores (Li, 2016; Moreno et al., 2015). Ao longo dos anos, muito se tem estudado sobre o comportamento de compra por impulso, com o objetivo de compreender o seu funcionamento e os fatores que o influenciam. Este tipo de comportamento tem se mostrado responsável por gerar inúmeras vendas em diferentes categorias de produtos (Hausman, 2000). Para a realização da presente investigação foi utilizada uma metodologia quantitativa, através de um questionário online e, foi possível analisar o papel dos influenciadores digitais no comportamento de compra por impulso de vestuário através da participação de 117 inquiridos. Os resultados demonstraram que as variáveis que mais impactam o comportamento de compra por impulso são a compreensão das apresentações de produtos e serviços e a credibilidade dos influenciadores digitais. Esta investigação apresenta especial relevância para a criação e desenvolvimento de estratégias de marketing de influência ligadas ao setor de vestuário e moda.
- A utilização da APP como Estímulo de Consumo no McDonaldsPublication . Gonçalves, Tiago Gabriel Martins; Martin D'Ávila, Miguel; Melo, PedroO aumento da utilização dos meios digitais por parte da população tem sido cada vez mais uma realidade. Muitas empresas apostam nas suas aplicações móveis, como forma de informar, publicitar, comprar ou até mesmo criar uma fidelização com o seu utilizador. Mas será que as empresas conseguem realmente satisfazer os seus utilizadores nas suas aplicações, aumentar a sua frequência de compra, ou o valor gasto em cada compra? O presente projeto teve como alvo de estudo a aplicação móvel do McDonald’s. Este tem como objetivo saber se esta aplicação satisfaz os seus utilizadores, e se aumenta o seu consumo no próprio restaurante ou McDrive (aumento da sua frequência de compra, ou do valor gasto em cada compra). Foram estudadas e avaliadas algumas variáveis ligadas à aplicação móvel do McDonald’s e realizou-se uma revisão da literatura, que teve como fontes artigos científicos, revistas, livros, entre outros. De seguida realizou-se um inquérito por questionário, com vista a responder às questões iniciais e concluir assim os objetivos deste projeto. O questionário avaliou todas as variáveis relacionadas com a aplicação móvel do McDonald’s (variáveis independentes), as variáveis dependentes e por último os dados sociodemográficos. A análise deste foi feita através da análise de variância multivariada (MANOVA), que permite perceber o impacto das variáveis independentes nas variáveis dependentes. Conclui-se que a aplicação do McDonald’s satisfaz os seus utilizadores em todas as variáveis estudadas e influência o seu comportamento de compra, mas nem todas elas fazem aumentar o consumo em número médio de compras por mês (frequência) ou em valor médio por compra por mês (euros). E também alguns dos fatores sociodemográficos têm impacto no comportamento de compra do utilizador com a aplicação móvel. Esta investigação tem um grande grau de importância para a marca, uma vez que esta poderá identificar aqui alguns dos seus pontos fracos, que pode melhorar ou até mesmo deixar de utilizar (na sua aplicação).
- A Influência das Linhas ECO-Friendly de Marcas de Moda na Intenção de Compra dos ConsumidoresPublication . Cardoso, Joana Sofia Alves Coelho Dias; Borges, MónicaO elevado impacto ambiental das diversas indústrias e a preocupação com a sustentabilidade é cada vez mais uma preocupação em elevado crescimento. Neste sentido, nos últimos anos, as empresas nos diversos setores têm reinventado os seus produtos, com uma forte aposta na investigação e desenvolvimento, no sentido de responder a esta necessidade do mercado, de produtos mais conscientes e mais “verdes”, amigos do ambiente. A presente investigação decorre neste contexto, em que as marcas de moda têm demonstrado uma forte aposta no desenvolvimento do segmento das linhas eco-friendly, para responder às necessidades dos consumidores e ao aumento da procura por estes artigos. Procurou-se, com recurso a revisão bibliográfica e a metodologia quantitativa perceber de que forma os artigos de moda eco-friendly influenciam a intenção de compra dos consumidores. Através das respostas obtidas, foram efetuados testes estatísticos para análise e tratamento de dados, de forma a testar as hipóteses formuladas no modelo de investigação. Após a análise dos dados, procedemos à discussão sobre os resultados obtidos e às conclusões do nosso estudo, nomeadamente elencando as contribuições teóricas e práticas, bem como as limitações do estudo e considerações para invstigações futuras.