Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O ensino híbrido como ferramenta para potencializar as aprendizagens essenciais na disciplina de Formação Musical aplicado no âmbito do PAFC

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Hoje em dia, os alunos que frequentam a escola, já nasceram na era digital. Existe uma predisposição dos alunos para utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia, contudo o sistema de ensino ainda está a tentar identificar o método mais produtivo para implementar os recursos tecnológicos na sala de aula. Neste trabalho realizamos uma contextualização histórica sobre a evolução do ensino artístico de música em Portugal até à atualidade. O foco incide sobre como aplicar as aprendizagens essenciais (AE) da disciplina de Formação Musical, e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), em prol de uma aprendizagem mais envolvente e cativante. No início da Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi-nos possível identificar alguns aspetos que poderiam ser melhorados como, o desinteresse pela disciplina, que se refletia não realização ou pouca vontade de realizar tarefas propostas dentro e fora da sala de aula e um comportamento difuso. Numa tentativa de ir ao encontro da realidade tecnológica atual e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, realizámos um estudo sobre a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical, utilizando o método de Sala de Aula invertida com uma amostra de 25 alunos. Ao longo de cinco semanas analisámos a realização de tarefas, aproveitamento, motivação e comportamento dos alunos. Observámos uma evolução positiva dos alunos, nomeadamente houve um aumento no número de alunos a realizar as tarefas propostas dentro e fora da sala de aula; verificámos também que mais alunos tiveram um bom aproveitamento e melhoraram a suas motivação e comportamento na sala de aula. Com estes resultados, concluímos que a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical melhorou e levou a um aumento da motivação e do empenho dos alunos nas tarefas propostas, melhorando em geral o aproveitamento da turma. Palavras-chave: Formação Musical; Ensino híbrido

Description

Keywords

Formação Musical Ensino híbrido

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License