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O ensino híbrido como ferramenta para potencializar as aprendizagens essenciais na disciplina de Formação Musical aplicado no âmbito do PAFC
dc.contributor.author | Margarida Ribeiro de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2024-01-02T12:53:33Z | |
dc.date.available | 2024-01-02T12:53:33Z | |
dc.date.issued | 2023-06-23 | |
dc.description.abstract | Hoje em dia, os alunos que frequentam a escola, já nasceram na era digital. Existe uma predisposição dos alunos para utilizar a tecnologia no seu dia-a-dia, contudo o sistema de ensino ainda está a tentar identificar o método mais produtivo para implementar os recursos tecnológicos na sala de aula. Neste trabalho realizamos uma contextualização histórica sobre a evolução do ensino artístico de música em Portugal até à atualidade. O foco incide sobre como aplicar as aprendizagens essenciais (AE) da disciplina de Formação Musical, e o Projeto de Autonomia e Flexibilidade Curricular (PAFC), em prol de uma aprendizagem mais envolvente e cativante. No início da Prática de Ensino Supervisionada (PES) foi-nos possível identificar alguns aspetos que poderiam ser melhorados como, o desinteresse pela disciplina, que se refletia não realização ou pouca vontade de realizar tarefas propostas dentro e fora da sala de aula e um comportamento difuso. Numa tentativa de ir ao encontro da realidade tecnológica atual e melhorar o processo de ensino-aprendizagem, realizámos um estudo sobre a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical, utilizando o método de Sala de Aula invertida com uma amostra de 25 alunos. Ao longo de cinco semanas analisámos a realização de tarefas, aproveitamento, motivação e comportamento dos alunos. Observámos uma evolução positiva dos alunos, nomeadamente houve um aumento no número de alunos a realizar as tarefas propostas dentro e fora da sala de aula; verificámos também que mais alunos tiveram um bom aproveitamento e melhoraram a suas motivação e comportamento na sala de aula. Com estes resultados, concluímos que a implementação do ensino híbrido na disciplina de Formação Musical melhorou e levou a um aumento da motivação e do empenho dos alunos nas tarefas propostas, melhorando em geral o aproveitamento da turma. Palavras-chave: Formação Musical; Ensino híbrido | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203443560 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/48625 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Formação Musical | pt_PT |
dc.subject | Ensino híbrido | pt_PT |
dc.title | O ensino híbrido como ferramenta para potencializar as aprendizagens essenciais na disciplina de Formação Musical aplicado no âmbito do PAFC | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Ensino de Música | pt_PT |
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