IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra by advisor "Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa"
Now showing 1 - 10 of 29
Results Per Page
Sort Options
- O administrador judicial: responsabilidades fiscaisPublication . Oliveira, João Paulo Marques de; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaCom este estudo pretende-se sistematizar e aclarar as responsabilidades fiscais inerentes à atividade profissional dos Administradores Judiciais. Trata-se de um estudo que se pretende transversal às responsabilidades fiscais inerentes a todos os impostos, porém centrado no âmbito específico das funções do Administrador Judicial aquando da sua atuação em processo de insolvência, com ou sem viabilização do património que defende. Para o efeito, leva-se a cabo uma análise dos diferentes diplomas legais, interligando-os, complementada com a revisão da jurisprudência e literatura encontrada. Com base nessa análise, identificam-se os cinco momentos marcantes que determinam as responsabilidades fiscais dos Administradores Judiciais, identificando-se as situações e os atos em que o Administrador Judicial poderá ser responsabilizado fiscalmente. No início de um processo está claro que a responsabilidade do Administrador Judicial pelo passado é nula. No entanto, até à declaração de cessação de atividade, a sua responsabilidade durante as tentativas de recuperação não é um tema pacífico. O maior constrangimento identificado é a falta de formalização e registo conservador da declaração de cessação de atividade, momento a partir do qual a responsabilidade dos Administradores Judiciais é delimitada aos atos de liquidação. Realizou-se ainda um inquérito visando conhecer as práticas habituais dos Administradores Judiciais no âmbito desta temática, comparando-as com as necessidades legais identificadas ao longo do estudo. Concluiu-se que no atual quadro legal, as responsabilidades fiscais dos Administradores Judiciais estão dispersas em pequenas referências por toda a legislação fiscal, dificultando a estes profissionais lograr uma perceção global e menosprezando, por vezes, medidas simples que as podem mitigar
- Análise das divulgações inerentes à aplicabilidade do justo valor em ativos fixos tangíveis: casos de Portugal e EspanhaPublication . Rodrigues, Luís Henrique Nogueira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaEsta investigação tem como objetivo analisar se as empresas portuguesas e espanholas cotadas em bolsa, durante o período de vigência da IFRS 13, ou seja, de 2013 a 2020, cumprem com as divulgações exigidas por este normativo para a mensuração dos ativos fixos tangíveis ao justo valor. Os resultados obtidos, através de um método de investigação quantitativo, revelam que 22% das empresas portuguesas adotam o justo valor para mensurar os seus ativos fixos, contra apenas 9% das empresas espanholas. A análise às divulgações exigidas foi realizada através de um índice de divulgação, do qual se conclui que houve uma melhoria das divulgações desde o ano em que a norma entrou em vigor até 2020 e que as empresas ibéricas, no geral, apresentam um bom nível de divulgação, apesar de estas se revelarem incompletas, o que a afeta a sua relevância para a tomada de decisão. O nível hierárquico mais utilizado é claramente o nível 3, ou seja, os dados utilizados nas estimativas são essencialmente não observáveis e quanto às técnicas de mensuração ao justo valor, apurou-se um equilíbrio entre a utilização das três técnicas sugeridas pelo normativo. Tendo em conta a complexidade do justo valor, espera-se que esta investigação contribua para analisar o nível e a evolução do conhecimento dos preparadores da informação financeira ibéricos sobre a IFRS 13.
- B Corporation: the importance of environmental, social and corporate governancePublication . Gonçalves, Margarida Gsapar Franja Franco; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaThis internship report comes in the scope of the Master’s in Management Control, at Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra. The report, developed in the context of PolyPerception, the start-up where the curricular internship took place, has the goal of proposing improvements to the ESG framework of PolyPerception, by first exploring the importance of environmental, social, and corporate governance in companies. Moreover, intends to research on B Corp Certification, and assess its viability in the context of PolyPerception. The conclusion was that the ESG framework is an important tool for companies to be compliant and demonstrate their focus on sustainable growth, and additionally shows the importance of corporate governance in start-ups, being this a big focus of PolyPerception. Furthermore, the B Corp Certification appears as a differentiator for companies which are considerate of their impact on people and the planet, revelling as a powerful tool for PolyPerception. Even though, these two approaches are promising, it wasn’t possible to analyse the aftermath of implementing these tools, since there wasn’t the space to apply them throughout the internship due to lack of resources in PolyPerception.
- Benchmarking nas Unidades Hoteleiras da Região Autónoma da MadeiraPublication . Caldeira, Mariana Gomes; Roque, Ana Filipa Marques; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO objetivo deste estudo é identificar como são estruturados os processos de benchmarking no setor hoteleiro da Região Autónoma da Madeira (RAM). O benchmarking, como ferramenta estratégica, ajuda as unidades hoteleiras a melhorar sua competitividade ao comparar suas práticas com as melhores do setor. Para isso, foram formuladas três questões: (1) Como o benchmarking é utilizado? (2) Quais são os objetivos das unidades hoteleiras ao aplicá-lo? (3) É comum a existência de parcerias entre hotéis? O estudo procura entender como o benchmarking contribui para aumentar a competitividade e eficiência, identificar melhores práticas e avaliar os desafios enfrentados, como a gestão de custos e a variabilidade na qualidade do serviço. Além disso, analisa benefícios como a otimização de processos, redução de custos e maior satisfação do cliente. A metodologia qualitativa, baseada em entrevistas com oito hotéis da RAM, revelou que o benchmarking é amplamente usado para ajustar preços, melhorar serviços e otimizar operações, embora a colaboração entre hotéis seja limitada pela competição no setor. Foi concluído que o benchmarking é uma ferramenta valiosa para o setor hoteleiro, mas a sua implementação varia de acordo com a dimensão e recursos das empresas, existindo uma grande variabilidade na sua formalização e implementação dependendo da dimensão e dos recursos das empresas. No entanto estas conclusões carecem de um estudo mais alargado, uma vez que o número de entrevistas não permite generalizar os resultados. Como principais contributos, este trabalho apresenta-se a nível académico, como um promotor do conceito de benchmarking, corroborando assim com o controlo de gestão, contribuindo ainda a nível teórico para a teoria institucional. A nível do setor hoteleiro contribui para a monitorização do controlo e para o conhecimento na prática dos benefícios da aplicação do processo de benchmarking
- As capas dos relatórios e contas como instrumento de comunicação corporativa: o caso da plural+udifarPublication . Girão, Beatriz Sofia Lapo; Alberto, Fernanda Cristina Pedrosa; Leandro, Alexandra Maria FernandesNa civilização contemporânea existe uma crescente propensão para a personalização das capas dos relatórios e contas, por parte das entidades responsáveis pela sua elaboração, com o intento de conceber a imagem organizacional desejada na mente dos utilizadores. A dissertação envolve a realização de um estudo de caso relativo à Plural – Cooperativa Farmacêutica, Crl, com a análise das capas dos relatórios e contas de 2017 a 2023. O objetivo deste trabalho é analisar a evolução da entidade e perceber o motivo pelo qual os elementos visuais e paratextuais foram incorporados nas capas dos seus relatórios e contas. Para a sua concretização, adotou-se uma abordagem qualitativa de investigação, através da metodologia de estudo de caso. A análise das capas dos relatórios e contas revela a presença de elementos paratextuais, conforme Davison (2011b), como o formato físico, o título, as epígrafes e os prefácios. Estes elementos, segundo Barthes (1982a), comunicam mensagens que podem ser interpretadas de diferentes formas, consoante o leitor. No caso da Plural Crl, os entrevistados indicam que a inclusão de tais elementos visa reforçar a identidade e os valores organizacionais, transmitir credibilidade e destacar a responsabilidade social. Assim, os paratextos assumem um papel estratégico na comunicação institucional e na construção da imagem corporativa. O tema oferece um contributo relevante para as empresas, ao ajudar na escolha consciente de imagens e cores para as capas dos seus relatórios, bem como para investigadores, profissionais da área financeira e utilizadores de relatórios corporativos, ao demonstrar como os elementos visuais podem complementar e enriquecer a informação numérica e textual. Em resumo, explora o impacto psicológico / emocional das imagens e cores no recetor, promovendo o pensamento crítico e impulsionando melhorias nas práticas de relato empresarial.
- A concentração empresarial das empresas familiares em Portugal: motivações e condicionantesPublication . Gonçalves, Sérgio Miguel Silveira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaA realização de processos de concentração empresarial em empresas familiares, dada a caracterização do tecido empresarial nacional, assume-se como um tema relevante de estudo ainda com certo caminho a percorrer na literatura portuguesa. Este estudo visa proporcionar um pequeno contributo para um melhor conhecimento destas empresas. O seu objetivo é compreender quais são as motivações que levam este tipo de empresas a partilharem o seu controlo, ou optarem por outra forma menos invasiva de colaboração, e as opiniões sobre os efeitos e formas de financiamento dessas operações de concentração empresarial, assim como os fatores que levam as empresas familiares a rejeitar esta forma de crescimento. Para o efeito, realizou-se uma revisão de literatura sobre o que se entende por empresas familiares e sobre as concentrações empresariais, identificando tipos e motivações de processos de concentração empresarial, formas de financiamento, efeitos e limitações à realização das mesmas. Seguidamente, foi realizado um estudo exploratório, com base em questionário dirigido às empresas, de forma a responder às questões de investigação. Os resultados obtidos evidenciaram, de um modo geral, uma baixa participação em processos de concentração, permitindo concluir que essa participação demonstra ser uma escolha prudente, optando-se principalmente por concentrações com empresas do mesmo setor de atividade.
- Consolidação de contas: potenciação do ERP na preparação das demonstrações financeiras consolidadasPublication . Garcia, Nuno Miguel Martins; Barros, Carlos Miguel Dias; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO assumir de responsabilidades pela preparação das demonstrações financeiras do grupo económico Infraventus por parte do mestrando, despoletou a necessidade de avançar para o presente projeto. Em face dos parcos conhecimentos teóricos sobre o tema e de que todo o processo operacional associado à elaboração das demonstrações financeiras consolidadas se mostrava moroso e revestido de algumas lacunas, importava por isso a busca de novas soluções. O grupo Infraventus, que se dedica principalmente ao negócio das energias renováveis, engloba um conjunto de cerca de 40 empresas, as quais se inserem numa estrutura de participações que se mostra distante das estruturas piramidais dos grupos usualmente encontradas, dificultando os trabalhos de consolidação e acarretando a produção de informação intempestiva. Deste modo, este trabalho tem como objetivo encontrar uma solução que permita tornar o processo de elaboração das contas consolidadas mais eficiente e, assim, obter-se informação tempestiva e, por conseguinte, mais útil. Para se alcançar o objetivo pretendido, começa-se por fazer um estudo teórico sobre a temática da consolidação de contas, procurando o enquadramento para as problemáticas que poderão surgir dentro daquele grupo económico. Seguidamente, efetua-se o estudo do caso, em ambiente real, procurando-se encontrar formas de potenciar, não só a informação já existente como também os recursos informáticos disponíveis. Suportando-se no ERP utilizado na empresa (software “Primavera”), juntamente com uma ferramenta informática de uso corrente, como é o Microsoft Excel, procurou-se mostrar que é possível obter as demonstrações financeiras consolidadas de forma tendencialmente automatizada. Esta automatização permite mitigar as tarefas rotineiras e de reduzido valor acrescentado, tornando o processo mais eficiente, de forma a convergir para a satisfação de um dos requisitos da informação financeira que é o da tempestividade e por conseguinte, a sua utilidade.
- O Dashboard como instrumento para monotorização e avaliação do desempenho dos centros de responsabilidadePublication . Rosa, Nelma da Graça D´Araújo; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO objetivo deste relatório de estágio é, em primeiro lugar, documentar o trabalho teórico e prático levado a cabo durante o estágio curricular realizado na Bluepharma Genéricos, no período entre fevereiro de 2020 e janeiro de 2021, com alguma interrupção, com o intuito de compreender como os instrumentos de controlo de gestão aliados às tecnologias de informação, podem ser usados para orientar o comportamento dos gestores e apoiar na tomada de decisões mais acertadas, num contexto onde a informação adquire cada vez mais relevância. Tendo como base a metodologia de investigação pesquisa-ação, e como ponto de partida a revisão de literatura relevante, mostramos os processos inerentes à implementação de uma gestão por centros de responsabilidade e, adicionalmente, como é que um dashboard, uma solução de Business Intelligence, pode ser usado como um instrumento para monitorizar o desempenho e orientar o comportamento dos responsáveis por esses centros na prossecução da estratégia. Após a análise crítica dos centros de responsabilidade definidos na Bluepharma Genéricos, implementamos um modelo de dashboard, usando como software o Microsoft Power BI, para monitorizar e avaliar o desempenho dos seus centros de responsabilidade, através de indicadores de performance, tendo em vista a orientação do comportamento dos seus responsáveis e a melhoria do processo de tomada de decisão. O desenvolvimento deste instrumento de controlo de gestão mostrou-se uma mais-valia para a empresa, uma vez que permitiu dar a conhecer o desempenho dos seus centros de responsabilidade e das principais rubricas de gastos que, outrora, ficavam camuflados na contabilidade, o que irá auxiliar no processo de tomada de decisão na empresa e, por conseguinte, na melhoria contínua do seu desempenho.
- A definição da vida útil na amortização do goodwillPublication . Pina, Inês Moreira; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaO goodwill é um dos ativos mais controversos do balanço e o debate em torno do mesmo mantém-se desde o século XVI até hoje, no que respeita ao conceito mas, principalmente, no que se refere ao seu reconhecimento e mensuração. Este tem sido objeto de profícua investigação académica e discussão pelos grupos reguladores, constituindo motivo de amplos debates, marcados pela ausência de consenso, quer no seu reconhecimento como ativo, quer na problemática da sua mensuração inicial, mas especialmente na mensuração subsequente, dada a subjetividade em qualquer uma das alternativas. Com a recente alteração imposta pela Diretiva 2013/34/UE, que foi transposta para o normativo português pelo Decreto-Lei nº 98/2015, de 2 de junho, e que produziu efeitos a partir de janeiro de 2016, o goodwill voltou a ter amortização obrigatória no âmbito do normativo contabilístico nacional. Esta dissertação tem como objetivo perceber o processo de definição da vida útil deste ativo especial, nomeadamente, se predomina uma estimativa efetiva ou se se adota o limite indicado no normativo contabilístico, para quando não existe uma estimativa fiável, quem intervém nesse processo e quais os fatores que influenciam a escolha da vida útil para o goodwill nas empresas portuguesas que aplicam o Sistema de Normalização Contabilística. Para a sua concretização, adotou-se como técnica de investigação o questionário, o qual foi remetido às entidades selecionadas, nomeadamente as empresas portuguesas dos vários distritos que possuem este ativo no seu balanço. Concluiu-se que a maior parte optou pelo limite dos 10 anos, previsto no normativo contabilístico e que quem mais intervém nesse processo é o contabilista. Entre os fatores que mais influenciam a estimativa da vida útil destacam-se o período em que esperam obter benefícios económicos, o limite estabelecido no normativo contabilístico e o período aceite para dedução em termos fiscais.
- Desenvolvimento de um sistema Business Intelligence no setor da construção civilPublication . Fernandes, Vicente Bento; Ribeiro, António Rui Trigo; Alberto, Fernanda Cristina PedrosaEste trabalho visa responder à oportunidade de implementação de um sistema de Business Intelligence numa empresa de construção civil. Esta organização detém um Enterprise Resource Planning que contém todos os dados da organização, no entanto, a obtenção da informação analítica para a tomada de decisão da Empresa não é um processo fácil e intuitivo. Através da implementação de um sistema de Bussiness Intelligence, a visualização dos dados será muito mais clara e rápida. Este tipo de leitura permite que os gestores possam tomar decisões mais informadas e de forma mais expedita dada a rapidez com que conseguem aceder à informação. De forma a auxiliar a leitura dos dados, foram construídos dashboards para os módulos da frota, alojamento e contabilidade da Empresa. Com este tipo de dados, foi possível criar uma proof of concept para confirmar a mais-valia de adicionar o Business Intelligence ao fluxo de dados da organização. Os dashboards proporcionam representações visuais dos indicadores apurados na conceção do Tableau de Bord, tornando os relatórios mais claros e eficientes. No presente trabalho são descritos todos os passos necessários para a implementação do sistema de Business Intelligence, nomeadamente, as necessidades do negócio, o levantamento de requisitos, a modelação multidimensional dos dados, o processo de extração, transformação e carregamento dos dados, e, finalmente o desenho e implementação dos dashboards e respetivos indicadores que permitem acompanhar o desenvolvimento do negócio da empresa nas áreas para os quais foram desenhados. Após a implementação foi possível verificar uma melhoria significativa na forma como os dados são lidos, uma vez que os principais indicadores para cada um dos módulos estão presentes nos dashboards, o que permite aos responsáveis aceder mais rápido à informação.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »