IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra
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Browsing IPC - ISCAC - Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra by advisor "Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de"
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- Como pode o marketing digital, enquanto estratégia de comunicação, auxiliar a fidelização de clientes?Publication . Duarte, Patrícia Ferreira; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deNum mundo caracterizado pela alta competitividade no mercado, a fidelização é imprescindível em todos os negócios. São diversos os precedentes que ajudam a alcançar a fidelização, no entanto, a comunicação apresenta-se como um fator chave, fundamental na construção de relacionamentos duradouros, na conquista de clientes e, por fim, na sua fidelização. Os relacionamentos nem sempre foram valorizados, contudo, e como se poderá observar na evolução do marketing, tornaram-se cada vez mais reconhecidos pelos profissionais de marketing e por todos os outros indivíduos que mantêm um negócio, surgindo um novo conceito, o marketing relacional ou de relacionamento. No presente relatório o principal foco estará na comunicação como um meio para atingir a fidelização. A mesma é essencial para todas as empresas e organizações que desejam dar-se a conhecer, incluindo os seus produtos e serviços, ao seu público-alvo e a todos os stakeholders. Com o surgimento da internet e das novas tecnologias, sucedeu-se uma transformação no mundo e no mercado, tanto a nível de comunicação como a nível de divulgação e venda de produtos ou serviços. Cabe às empresas acompanhar o ritmo e adaptarem-se à nova realidade, de forma a promoverem a sua marca, os seus produtos ou serviços e, conseguirem alcançar um maior número de pessoas num mercado marcado pela alta competitividade. Neste cenário o marketing digital age como um poderoso recurso crucial tanto para comunicar como para criar e manter um relacionamento contínuo com os clientes. É neste sentido que o marketing digital vem auxiliar o marketing de relacionamento, assim como a fidelização.
- Como trabalhar a comunicação da Ordem dos EngenheirosPublication . Morais, David André dos Santos; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Pedrosa, Isabel Maria MendesAs empresas e organizações estão ao dia de hoje inseridas num mercado saturado em que há uma procura incessante por vantagens competitivas que lhes permitam um maior fluxo de vendas que os seus concorrentes. Estamos perante um mercado saturado no que diz respeito à oferta, disputando a Economia da Atenção da parte do consumidor (Aaker, 2009; Wheeler, 2013). Assim, cabe aos profissionais de marketing procurar estratégias e ferramentas que visem ganhar uma vantagem competitiva sobre os demais concorrentes, com o objetivo de aumentar o valor da marca em relação à concorrência. Nesse sentido surge o conceito de Comunicação Integrada de Marketing que tem como objetivo assegurar que todos os contactos feitos por uma empresa junto do seu clientealvo - para divulgar produtos, serviços ou a empresa em si - são relevantes para esse público e consistentes ao longo do tempo. Assim, este relatório surge, no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Ordem dos Engenheiros – Região Centro, para abordar no plano teórico o conceito de Comunicação Integrada de Marketing e como esta pode contribuir para aproximar a Ordem dos seus objetivos de atrair e fidelizar novos membros, enquanto, simultaneamente, aumenta o valor da sua marca perante o seu público-alvo e a sociedade em geral. Este documento começará com uma revisão literária sobre os conceitos abordados anteriormente e que serviram de guia para a definição dos objetivos gerais do estágio e para os quais fui trabalhando ao longo das 960h de estágio. Este relatório pretende criar as bases teóricas para a criação, implementação e avaliação posterior de um plano de comunicação integrada de marketing que crie mais e fortaleça as já existentes relações da Ordem dos Engenheiros com os seus membros.
- A comunicação e distribuição de vinho durante a pandemia Covid 19: um estudo comparativo entre Bairrada, Beira Interior e DãoPublication . Madeira, Rafael André Ferreira; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Botelho, Goreti Maria dos AnjosO presente estudo tem como principal objetivo analisar e compreender as medidas tomadas no que concerne à comunicação e distribuição de vinhos nas regiões demarcadas da Bairrada, Beira Interior e Dão durante a pandemia Covid-19. Este trabalho centra-se nestas três regiões vitivinícolas de forma a compreender qual o impacto da pandemia no mercado vitivinícola regional e quais foram as estratégias e ações de marketing adotadas como forma a ultrapassar os possíveis problemas causados pela pandemia. Assim, foi realizada uma análise crítica ao mercado vitivinícola de Portugal, tendo como método de estudo uma análise quantitativa e qualitativa do sector vitivinícola das três regiões. Posteriormente, para a recolha de dados procedeu-se ao envio de um questionário eletrónico, contendo um total de 12 questões, dirigido a representantes das três comissões vitivinícolas das regiões alvo do estudo. As principais conclusões foram as seguintes: a) Digitalização: As três regiões vitivinícolas investiram significativamente em marketing digital, especialmente pela criação de loja online e no aumento da presença nas redes sociais; b) Enoturismo: O Dão e a Beira Interior destacaram-se na promoção do enoturismo, aproveitando a mudança das preferências das pessoas para ambientes rurais; c) Comunicação: A Bairrada focou-se na comunicação da sua resiliência e segurança, enquanto o Dão e a Beira Interior utilizaram campanhas promocionais e workshops virtuais para manter a ligação com os consumidores. Em suma, apesar das dificuldades impostas pela pandemia Covid-19, as regiões vitivinícolas da Bairrada, Beira Interior e Dão demonstraram resiliência e capacidade de adaptação. A transformação digital e a aposta no enoturismo emergiram como respostas eficazes, contribuindo para a recuperação e desenvolvimento nas três regiões vitivinícolas abordadas neste trabalho.
- Conhecer a estratégia de marketing, da comunicação e o processo de elaboração de orçamento de marketing da Bluepharma Genéricos e CuidaFarmaPublication . Mendes, Adelino Braima; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deCom os mercados cada vez mais competitivos as empresas têm uma maior necessidade de melhorar o seu marketing. A comunicação de marketing é um dos maiores problemas que as indústrias enfrentam, principalmente a indústria farmacêutica, visto que a sua legislação é muito rigorosa, tornando o processo da comunicação de marketing um exercício de gestão persistente e constante. O presente relatório surge no âmbito de um estágio curricular, integrado no 2º ano do Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, lecionado no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Coimbra (ISCAC) e visa o cumprimento de requisito obrigatório para conclusão do curso e a obtenção de grau de mestre em Marketing e Negócios Internacionais. O estágio foi realizado nas duas unidades de negócios de Bluepharma Group que se dedicam à comercialização dos medicamentos genéricos, ou seja, os medicamentos sujeitos a receita medicas e os medicamentos não sujeitos a receita médica. De modo a ir ao encontro do objectivo preconizado que foi realizado a revisão da literatura que permitiu a compreensão das atividades desenvolvidas durante os seis meses do estágio. Adicionalmente, conhecer os passos fundamentais a estratégia de uma empresa, assim como o seu orçamento, são áreas essenciais para se perceber o negócio. As principais conclusões indicaram para quem pode ser direcionado a comunicação de medicamento genéricos ou sujeitos a receita médica ou os não sujeito a receita médica. No geral, todas as tarefas e objectivos delineados, foram cumpridos. O conhecimento adquirido foi uma mais-valia, pois tenho a certeza que vai ajudar a minha inserção no mercado trabalho. Também acredito que as tarefas realizadas ao longo do estágio foram proveitosas para a empresa.
- O contributo da prospeção de cllientes em empresas B2B.Publication . Franco, Ana Filipa Africano Fernandes; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deO sucesso das empresas assenta no seu esforço para entender as necessidades dos clientes e, através da sua oferta, satisfazê-los e conquistá-los, por forma a situarem-se ao seu lado e criarem um relacionamento duradouro com base na confiança. As empresas devem ter a capacidade de manter os atuais clientes satisfeitos e conquistar novos. Para isso, têm de procurar conhecer o mercado onde atuam e aplicar as melhores técnicas de vendas para ir ao encontro das suas necessidades, conquistando o mercado Business-to-Business. Contudo, tal só será conseguido através da prospeção de clientes, etapa inicial do processo de vendas da empresa, procurando destacar um conjunto de oportunidades que terão de ser trabalhadas da melhor forma para atingir os objetivos predefinidos. Este relatório tem como principais objetivos a apresentação de um nicho de mercado específico que a empresa acolhedora identificou para conquistar novos clientes e demonstrar o processo de vendas bem como o relacionamento com um potencial cliente. Podemos afirmar que no âmbito da construção civil e obras públicas, a prospeção de novos clientes, mediante a análise dos programas de financiamento, permite conhecer as necessidades do mercado por forma a que a empresa responda assertivamente aos seus potenciais clientes, visando um melhor planeamento estratégico com o intuito de alinhar e direcionar a comunicação e o marketing para esta procura. Para a concretização destes objetivos realizou-se uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre as temáticas em estudo nomeadamente, o conceito de marketing, prospeção de clientes, vendas e respetivos processos, por forma a entender a importância do relacionamento com o cliente e o contributo destes fatores para o sucesso da empresa.
- Digital Marketing in Portuguese Religious OrganizationsPublication . Figueiredo, Iúri Filipe Cardoso; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deDigital Marketing has changed how organizations communicate with their audiences. The internet has become part of every consumer’s life, as they are increasingly online. Therefore, marketers taken marketing to the digital space through several digital marketing tools. However, Non-profit organizations (NPOs), including religious organizations, have been slow to adapt to this new way of communication. NPOs characteristics cause barriers which justify this delay. Religious organizations have specific characteristics which further difficult digital marketing usage. It is interesting, therefore, to study the adoption of digital marketing in the Portuguese religious context. For the present study, 10 of the main protestant religious organizations were interviewd. This purposive sample was used after a previous analysis of the digital space of religious organizations. However, others were contacted without previous knowledge about their digital presence. The findings showed that, although not every organization prioritizes digital marketing the same way, each organization uses digital marketing tools to some extent, with social media being the main digital marketing tool. The main difference between them is their objective: member maintenance or member acquisition. Overall, this study gives insights into the development of digital marketing in protestant religious organizations in Portugal, their perspectives, the reasons for not using it more intensively, the tools are being used, the objectives they have and the targets they are addressing.
- Disrupt!Canvas: a template for sketching and assessing potentially disruptive businessPublication . Ruco, Alexandre Crespo; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães de; Barbosa, Maria de Belém da Conceição FerreiraThe capacity to predict and explore market demands is critical for the creation and surveillance of startups. In Europe, this factor is even more relevant: due to the gap between scientific production and the economic application of innovations. The main criteria adopted by Program Horizon 2020, an initiative to fight that gap, to select high potential startups, is the capacity of the new business to gain scale in demand by originating market opportunities through technology and innovative business models, creating uncontested market spaces. There is a set of business design tools available for entrepreneurs. The new design tool this project delivers has a specific value proposition: the focus on a startup potential for disruption. By studying the aspects of the disruptive potential, through literature review and analysis of existing cases, followed by collective creation, and supported by a sequence of feedback loops, this project has identified the core factors and organized than in the form of a new management tool. The Disrupt!Canvas is a template created to be used to sketch and assess new startups or startup ideas. The template is based on the core factors for disrupt potential, as follows. The relevance of the problem to be addressed; characteristics of the existing market (dispersion of the incumbents and connections between them, the inefficiency of existing solutions, and entry barriers); feasibility and scalability of a new solution (competencies of the team, potential to create value by connecting actors, and to capture portions of this value, and investment needs); and the relevance the market could achieve, thanks to the entrance of new users and producers. These are the factors to make the offer-based entry barriers irrelevant; and to address relevant problems in more efficient, inclusive, and sustainable ways.
- Eficácia de uma estratégia de Inbound MarketingPublication . Domingues, Ana Sofia Oliveira; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deA evolução do marketing tem sido, de forma inequívoca, algo que afetou diversas áreas da gestão empresarial. O foco está hoje no cliente e nas estratégias que se podem concretizar para impulsionar as vendas, tendo em conta todas as mudanças que o digital trouxe na sociedade. O comportamento do consumidor, aliado às novas tecnologias, foi o gatilho para que não tardasse a ocorrer alterações aos hábitos de consumo e, por sua vez, ao processo de decisão do consumidor. Percebe-se uma forma de estar ativa, onde a pesquisa sobre o produto ou serviço antecede sempre uma possível compra. É este o consumidor atual: informado e com vontade de participar na comunidade que envolve uma marca. O que muda? A necessidade de as empresas se adaptarem para sobreviverem neste novo contexto. É-lhes exigido que adotem novas estratégias, abram os seus horizontes, para que possam erguer-se e transformar o digital numa oportunidade. As estratégias digitais estão em constante mutação e é através do acompanhamento das tendências que se descobre como atrair o consumidor. Este é, diariamente, exposto a inúmeros estímulos sonoros, visuais, que procuram a sua atenção. Estará o consumidor saturado destas abordagens que o interrompem no seu dia-a-dia? O Inbound Marketing é uma estratégia que tenta uma abordagem diferente. Procura, acima de tudo, cativar o consumidor de forma natural, onde é ele a procurar por uma solução. Uma empresa, para responder à sua necessidade, deverá fazê-lo através de conteúdo de qualidade, para que possa estar presente no momento de pesquisa do consumidor. Tal é possível através das várias frentes do Inbound Marketing, que tentam, acima de tudo, melhorar o posicionamento orgânico das empresas nos motores de pesquisa. No presente relatório, será possível ter um contexto que esclarece o percurso desde o marketing tradicional até à implementação de uma estratégia no digital, nomeadamente, de Inbound Marketing. Seguidamente, estudam-se duas empresas onde esta estratégia será implementada, para que no fim se possa avaliar a sua eficácia.
- Estágio Curricular: LOBA Customer Experience DesignPublication . Nogueira, Raquel Filipa Tavares; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deNo presente século, muitas empresas em Portugal candidatam-se a programas europeus, especialmente com o intuito de obterem fundos essenciais ao financiamento das suas ações. Para estas empresas, a Comunicação e Disseminação do desenrolar destes programas é fundamental por diferentes motivos. Com efeito, para os Projetos Europeus, a Comunicação e Disseminação é uma tarefa de bastante importância. É uma forma de expor o trabalho realizado nos projetos, ou seja, a partilha dos resultados dos mesmos, de tudo o que é feito e das suas conclusões. Para além de todas as empresas que fazem parte do consórcio dos projetos, permitirá ainda à comunidade em geral ver todo o desenrolar de um projeto financiado pela União Europeia. A definição de Comunicação e Disseminação trata-se de um processo extremamente planeado que mostra informações sobre resultados e ocorre durante um projeto. Um plano de Comunicação e Disseminação define a estratégia de comunicação a utilizar para a divulgação dos projetos que, neste caso, é primordialmente feita com uma boa gestão das redes sociais. As atividades de Disseminação e Comunicação diferem de projeto para projeto, consoante o seu tema e a sua atividade. Nos dias de hoje, a maneira como as empresas trabalham as redes sociais tem bastante impacto nos clientes, nos negócios e nos consumidores e isto refletido nos Projetos Europeus, não se torna exceção. Por de trás de toda esta Comunicação e Disseminação, tem que existir uma gestão de projeto bem-sucedida. A gestão de projeto trata-se de um conjunto de técnicas e metodologias para se conseguir atingir um determinado objetivo. Passa por um processo de planeamento, para depois executar da melhor forma e, após isto, o acompanhamento e monitorização do mesmo. Gestão de projeto passa principalmente por liderar um projeto de forma a entregar os melhores resultados possíveis às partes interessadas. Assim, surge este relatório, no seguimento do Estágio Curricular integrado na componente não letiva do Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na LOBA – Costumer Experience Design, no departamento de Projetos Europeus. Além da descrição das atividades realizadas, que começaram por ser a gestão de redes sociais e ainda, posteriormente, a gestão dos projetos, o objetivo passa por abordar as estratégias onde as tarefas acima descritas estão inseridas, na Comunicação e Disseminação dos Projetos Europeus.
- Estágio na Liminal Martech SpecialistsPublication . Costa, Jéssica Melo; Abreu, Maria Madalena Eça Guimarães deAs Tecnologias de Marketing (MarTech) vieram modificar o marketing em muitos aspetos, em especial devido à relação de proximidade e pertinência que criam no digital. Hoje, “os consumidores já não são os alvos passivos da segmentação, do direcionamento e das jogadas de posicionamento das empresas. A conetividade acelera a dinâmica do mercado (…) para vencer, [uma empresa] deve colaborar com participantes externos e até desenvolver a participação do consumidor” (Kotler, Kartajaya, & Setiawan, 2018, p. 45). Tendo em conta o poder que os consumidores dispõem, uma das maiores preocupações de qualquer marketeer, é a divulgação dos produtos e/ou serviços de forma a conseguir motivar a compra. Para atingir este objetivo, recorrem frequentemente a técnicas de marketing tradicionais, no entanto, com o aumento da informação e do acesso à oferta, em especial através do mundo digital, estas técnicas, por si só, tornaram-se menos eficientes. Para muitos marketeers acompanhar as novas tendências do consumidor, implica apostar em novas estratégias e tecnologias de marketing, que permitam diferenciar-se e alcançar vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes. Há 20 anos, enviar publicidade por correio ou a publicidade na televisão eram técnicas com grande eficácia associada, no entanto, hoje, as pessoas não querem ser interrompidas com excesso de informação, sendo que a sua maior preocupação passa a ser o valor que as marcas lhes acrescentam. Mas, como podem as empresas, em especial as B2B, acrescentar valor aos seus clientes e assim destacarem-se dos seus concorrentes? Hoje a Internet é o principal meio para recolher informação, pelo que as empresas têm que se adaptar a esta nova realidade ou arriscarão a sua extinção. Assim, surge este relatório no seguimento do Estágio Curricular integrado no Mestrado em Marketing e Negócios Internacionais, realizado na Liminal – MarTech Integrated Services, Lda, onde, tive a oportunidade de trabalhar várias estratégias de marketing. Este documento começará com uma revisão literária acerca das estratégias de marketing ao dispor das empresas, e com as quais pude contactar ao longo das 960h de estágio, nomeadamente Inbound Marketing, Account-based Marketing e Outbound Marketing, bem como as MarTech, que para além de serem a especialidade da Liminal, constituem a base de uma estratégia de tecnologias de marketing como CRM, MAP e Analytics, posteriormente será feita uma descrição das atividades desenvolvidas neste âmbito.