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Abstract(s)
Num mundo caracterizado pela alta competitividade no mercado, a fidelização é
imprescindível em todos os negócios. São diversos os precedentes que ajudam a alcançar
a fidelização, no entanto, a comunicação apresenta-se como um fator chave, fundamental
na construção de relacionamentos duradouros, na conquista de clientes e, por fim, na sua
fidelização.
Os relacionamentos nem sempre foram valorizados, contudo, e como se poderá
observar na evolução do marketing, tornaram-se cada vez mais reconhecidos pelos
profissionais de marketing e por todos os outros indivíduos que mantêm um negócio,
surgindo um novo conceito, o marketing relacional ou de relacionamento.
No presente relatório o principal foco estará na comunicação como um meio para
atingir a fidelização. A mesma é essencial para todas as empresas e organizações que
desejam dar-se a conhecer, incluindo os seus produtos e serviços, ao seu público-alvo e a
todos os stakeholders.
Com o surgimento da internet e das novas tecnologias, sucedeu-se uma
transformação no mundo e no mercado, tanto a nível de comunicação como a nível de
divulgação e venda de produtos ou serviços. Cabe às empresas acompanhar o ritmo e
adaptarem-se à nova realidade, de forma a promoverem a sua marca, os seus produtos ou
serviços e, conseguirem alcançar um maior número de pessoas num mercado marcado
pela alta competitividade. Neste cenário o marketing digital age como um poderoso
recurso crucial tanto para comunicar como para criar e manter um relacionamento
contínuo com os clientes. É neste sentido que o marketing digital vem auxiliar o
marketing de relacionamento, assim como a fidelização.
Description
Keywords
Marketing Marketing relacional Fidelização de clientes Comunicação Marketing digital