EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde
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Browsing EM - IUEM - Psicologia Clínica e da Saúde by advisor "Reis, Marta Sofia"
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- Assédio sexual em estudantes do ensino superior : prevalência, caracterização e impacto psicossocialPublication . Ramos, Margarida da Mota Cardoso; Cardoso, Jorge; Reis, Marta SofiaNa União Europeia, desde os 15 anos de idade, uma em cada duas mulheres experienciou assédio sexual, pelo menos uma vez ao longo da sua vida. Este fenómeno complexo, ainda que globalmente reconhecido, apresenta muitas lacunas relativamente às suas dinâmicas e diversidade de impactos, particularmente na realidade portuguesa. O presente estudo visa promover uma melhor compreensão do assédio sexual no contexto do Ensino Superior em Portugal, bem como de alguns dos fatores psicossociais que lhe estão associados, designadamente: distress, pensamentos negativos intrusivos, investimento académico e resiliência. Recorreu-se a uma amostra de 541 estudantes do Ensino Superior público e privado (M = 22,57; DP = 4,71), tendo-se utilizado os seguintes instrumentos de autorrelato: Questionário de Experiências Sexuais, Escala de Atitudes face ao Assédio Sexual, Escala de Distress, Escala de Pensamentos Negativos Intrusivos, Questionário de Investimento Académico e Escala de Resiliência. Verificaram-se correlações positivas entre as experiências sexuais não desejadas e o distress, os pensamentos negativos intrusivos e o investimento académico. Foi encontrada uma prevalência de 14,4% referente a experiências de assédio sexual, sendo 89,3% das vítimas mulheres, tendo como principal agente de perpretação colegas do sexo masculino, e destacando-se as festas no recinto da instituição e as salas de aula/laboratórios como os contextos onde mais frequentemente ocorreram estes comportamentos indesejados. Os resultados encontrados alertam para a necessidade de desenvolver políticas eficazes de prevenção do assédio sexual no contexto do Ensino Superior, bem como de implementar programas de intervenção psicológica orientados para as vítimas deste fenómeno.
- Complex realities : the impact of parental psychopathological disorders on the child-parent attachment through two case studiesPublication . Charot, Marie; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaThis dissertation addresses the complex issue of attachment in parents with psychopathology, through the analysis of two different case studies. Its main objective is to explore the impact of psychopathological disorders on the quality of parent-child attachment. A literature review was carried out focusing on the effects of a specific psychopathological disorder on the parent-child bond, highlighting the observable manifestations of the bond and the possible disturbances resulting from the psychopathological condition. The results of this analysis provided an in-depth insight into how these parents manage to establish and maintain emotional bonds with their children, despite the challenges inherent in their mental health condition. The two case studies provide a more nuanced understanding of this complex relationship and were analyzed using the systemic model. The conclusions drawn from this research contribute to a better understanding of family dynamics, guidelines for early intervention or the development of policies and support programs, useful for mental health professionals, social workers and researchers working in the field of parenting and psychopathology.
- A importância do exercício físico na saúde mental nos estudantes do ensino superiorPublication . Luís, Carlos Daniel Barroso Miranda; Reis, Marta SofiaA relação positiva entre a saúde física e a saúde mental é cada vez mais reconhecida. Estudos comprovam que a prática regular de exercício físico é eficaz na redução de sintomas relacionados com a ansiedade e a depressão, no entanto existem muitas lacunas relativamente esta temática na realidade portuguesa no contexto do ensino superior. O presente estudo tem como objetivo proporcionar um melhor conhecimento sobre a influência do exercício físico na saúde mental, no contexto do ensino superior em Portugal, analisando a sua associação com fatores como a resiliência, depressão, ansiedade e stress. A amostra é constituída por 505 estudantes do ensino superior público e privado, e utilizaram-se os seguintes instrumentos: Escala de Resiliência e escala de Ansiedade de Depressão e Stress. Observou-se uma associação positiva entre a prática de exercício físico e a resiliência, e associações negativas entre a prática de exercício com a ansiedade, depressão e stress. Verificou-se que 59,8% dos estudantes do ensino superior praticavam exercício físico e 40,2% não praticam, sendo os motivos predominantes para não praticar a falta de tempo, falta de motivação e não gostarem da prática. Os resultados encontrados alertam para a necessidade da criação de campanhas que promovam a prática de exercício físico no contexto do ensino superior, juntamente a programas de intervenção psicológica orientados para esta prática.
- Integrated literature review on the relationship between cognitive bias and depression and anxiety in adultsPublication . Poincheval, Paul; Gouveia, Patrícia; Reis, Marta SofiaCognitive psychology deals with mental processes and their impact on the knowledge and behaviour of individuals. Scientific research is the privileged instrument for observing and evaluating these processes. The main objective of this study is to present the state of the art of recent research on the relationship between cognitive biases and anxiety and depressive disorders. Twenty-four studies published between 2020 and 2024 were analysed in order to determine which psychological intervention, based on modifying cognitive biases, is most effective for an adult population suffering from depressive or anxiety symptoms. The results point to the existence of unknown factors, either in the interaction between cognitive biases or simply in the assessment of certain biases that are difficult to measure. Imagery-based group CBT proved to be as effective as individual verbal CBT in modifying the biases analysed. Image-based group CBT had a huge advantage in requiring less therapist time to achieve a result similar to verbal CBT. The intervention of CBM via the Internet still presents many uncertainties and contradictions in the literature. In conclusion, there is a need for further research into the role of cognitive biases in depressive and anxiety symptoms, as well as into the effectiveness of existing psychotherapies, as there are still grey areas in these areas. Moreover, CBT is also an effective therapy which would benefit from continuing to develop new forms or being combined with another approach.
- O papel da saúde, satisfação e prazer sexual na saúde psicológica dos estudantes do ensino superiorPublication . Mateus, Filipa de Matos Ribeiro; Reis, Marta SofiaA saúde sexual constitui-se como parte integrante do bem-estar geral e psicológico dos indivíduos. A satisfação e o prazer sexual, em particular, têm sido associados a diversos indicadores de saúde psicológica, nomeadamente à ansiedade, depressão e stress. O presente estudo versa-se na investigação na relação dessas variáveis nos estudantes do ensino superior, uma vez que se configura como um grupo frequentemente exposto a diversos desafios. O objetivo deste estudo visa a compreensão da saúde sexual, a satisfação e o prazer sexual com a saúde psicológica de estudantes do ensino superior. Especificamente, procura-se avaliar de que forma essas variáveis impactam os sintomas de ansiedade, depressão e stress. A amostra constitui um total de 254 estudantes do ensino superior público e privado, tendo sido utilizados os seguintes instrumentos: Questionário sobre Saúde Sexual e Comportamentos Sexuais, Escala de Prazer Sexual, Escala de Sensações Sexuais, Nova Escala de Satisfação Sexual, Escala de Ansiedade, Depressão e Stress. Os resultados demonstraram uma correlação significativa entre níveis mais elevados de satisfação e prazer sexual com uma menor prevalência de sintomas de ansiedade, depressão e stress. Também foram encontradas diferenças significativas entre grupos de idade e sexo no que diz respeito à saúde sexual e psicológica. Os resultados encontrados evidenciam a importância de abordar a saúde sexual e a satisfação sexual no contexto da saúde psicológica dos estudantes do ensino superior, através de intervenções direcionadas para esse âmbito.