ESAP - Trabalhos de Projecto
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Browsing ESAP - Trabalhos de Projecto by advisor "Araújo, Nelson"
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- AMPLIFICAÇÃO DO OLHAR NO CINEMA DOCUMENTAL PORTUGUÊS EM CONTEXTO DE REALIZAÇÃOPublication . Babo, Leonor Costa; Araújo, NelsonO cinema português não teve a ambição de criar um movimento concreto com características próprias nacionais até meados dos anos 90, altura em que se viu surgir um grupo novo de cineastas que rejeitou as principais tradições do documentário clássico e se comprometeu a criar documentários. Neste texto proponho me a desenvolver uma investigação sobre este grupo, em particular sobre os casos de Catarina Mourão e Catarina Alves Costa que, por meio dos seus filmes, alcançaram essa renúncia. De facto, foi da análise das obras das cineastas que surgiu inspiração para a abordagem do documentário “Vozes e Perspetivas Visuais”, em que optei por abordar temas adjacentes de transdisciplinaridade, espaço e conceito de efemeridade. No documentário Vozes e Perspetivas Visuais” descrevo as suas diferentes fases, o processo de criação do mesmo, o desenvolvimento da sua pré-produção, bem como da sua produção, particularmente as rodagens, e pós-produção, terminando com síntese dos obstáculos e dificuldades apresentadas ao longo do projeto.
- A ARTE EM “TERRA VIL”Publication . Lia Faro Cleto; Araújo, NelsonComo objeto de avaliação final no Mestrado em Realização: Cinema e Televisão na Escola Superior Artística do Porto, estive em estágio, em 2024, na equipa de arte de uma longa-metragem portuguesa intitulada “Terra Vil”. Neste contexto, fiz um trabalho de pesquisa sobre a área da direção de arte que aprofundei com os conhecimentos obtidos em estágio, formando assim o presente relatório. Este trabalho está dividido em duas partes, uma inicial de pesquisa sobre o tema e uma segunda sobre o estágio em si. A direção de arte é um departamento importante na criação de qualquer conteúdo visual, seja em cinema ou até em marketing. É relevante perceber quais os aspetos que caracterizam este trabalho, como este se materializa e qual o seu papel no cinema em específico, uma vez que é esse o tema do Mestrado. Através do estágio numa longa-metragem consegui integrar-me totalmente nesta área e perceber as suas mais valias, as suas contribuições para o cinema, mas também as suas fragilidades.
- CALL ME REAL – CHAMA-ME REALPublication . Mendes, Gonçalo Alexandre Martins; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraA Pandemia e as doenças mentais são o grande foco deste projeto, depois como temas subjacentes, a memória e o sentido da vida, serão abordados através desta curta-metragem, projeto de mestrado no âmbito da realização cinematográfica e televisiva, que tem como objetivo dar a conhecer e desenvolver os temas presentes. A partir de uma análise da pandemia, que dificultou a vida e rotina de todos, irei relacionar os acontecimentos e os seus impactos no mundo no presente e no futuro, e como estes contribuíram para a solidão geral, principalmente nas pessoas mais velhas. Contextualizando depois as doenças mentais, com claro foco na depressão e crise de identidade na cultura contemporânea e como a sociedade as trata, através de vários estudos iremos compreender o estigma associado a estas doenças. Será apresentado uma análise entre a loucura e psicologia, onde iremos conhecer os transtornos mentais através do cinema, com ênfase no cinema de Bergman. Concluindo com os temas da memória e da vida, iremos descrever como a memória molda a nossa identidade, com exemplos do cinema de Tarkovski e Alain Resnais, e sobre o ciclo da vida, uma observação desde a juventude à velhice, e como os nossos sonhos e objetivos contribuem para a nossa felicidade. Segue-se uma abordagem em termos de influências cinematográficas. Foi feita uma análise a vários filmes, e como estes ajudaram na construção da narrativa e construção de personagens. No fim será descrito todo o processo de criação, desde a pré, produção e pós-produção, no processo geral de como tudo foi criado, passando pela especificação das gravações e termino na pós-produção e nas dificuldades gerais deste projeto.
- CicloPublication . Montenegro Niehues, Rafael; Araújo, NelsonO ser humano encontra-se em constante estado de evolução ao longo do seu crescimento. Devido à pluralidade de culturas existentes pelo globo, cada indivíduo molda a sua personalidade enquanto adquire as suas vivências e aprendizagens individuais, muitas delas distintas entre si. Esta diversificação de mentalidades produz pessoas com capacidades, tanto maiores como menores, de interação social. Isto torna a cooperação laboral entre, por exemplo, duas pessoas, mais produtiva quando ambas possuem visões do mundo similares, assim como também esta revela-se mais desafiante quando as visões são completamente díspares. Dependendo do modo como que os envolvidos assimilam informação e transmitem as suas emoções, esta última situação pode conduzir a um eventual conflito, verbal ou até físico. No desfecho deste evento, cada um sentirá, psicologicamente, o impacto do mesmo na sua forma particular e isto irá influenciar o modo como ordenarão a continuação das suas vidas. Segundo a crença popular, as ações positivas geram retornos positivos e as ações negativas, logicamente, geram retornos negativos. Esta ideia sugere a existência de um ciclo de eventos circunstanciais que impacta cada indivíduo conforme a sua conduta de vida, influenciando diretamente o futuro de cada um. Com base nesta sequência de ideias, decidi realizar uma curta-metragem original de ficção como trabalho de projeto final do mestrado. Utilizando os conhecimentos adquiridos ao longo do mestrado como ferramenta principal e a filmografia de renomados cineastas e guionistas norte-americanos como fonte de inspiração, criei uma história sobre dois personagens de personalidades antagónicas com diálogos e ações que provocam um ciclo de repetições de eventos entre ambos. Nesta produção, rodada nos municípios do Porto e da Trofa, tive o privilégio de exercer as funções de realizador, produtor, argumentista, operador de câmara, editor e figurante. Contando com o apoio de pessoas próximas a mim, tanto experientes como novatas no contexto da criação de conteúdo audiovisual, da loja Bikes Intemporal e de entidades como a Porto Film Commission e a Federação Académica do Porto, a realização desta curta-metragem foi bem sucedida.
- DA TEORIA À PRÁTICA: UMA IMERSÃO NO MUNDO DA TELEVISÃOPublication . Catarina Barbosa Novais; Araújo, NelsonO presente relatório advém da minha experiência no estágio curricular inserido no Mestrado de Realização em Cinema e Televisão, da Escola Artística Superior do Porto. O estágio foi realizado no Porto Canal, entre 6 de maio e 18 de julho de 2024, perfazendo um total de 450 horas. Durante o estágio, que se realizou no departamento de Produção de Informação, tendo ainda abrangido os estúdios e exteriores, participei em todas as fases de produção, desde a pré-produção até à pós-produção, adquirindo uma compreensão aprofundada dos processos e dinâmicas envolvidas na criação de conteúdos televisivos. Este relatório detalha os processos de produção televisiva, com um foco particular nos mecanismos e criações das emissões. O estudo é baseado na experiência adquirida em diversas áreas da televisão, onde foram explorados diferentes aspetos da produção e da realização televisiva. O estágio abrangeu todos os momentos da produção, desde a conceção inicial e planeamento até à execução e edição, tendo proporcionado uma visão prática sobre a importância da coordenação e da logística nas operações televisivas, bem como a utilização de tecnologias de edição e de transmissão. Uma parte significativa das horas de estágio foi ainda dedicada à realização televisiva, onde tive a oportunidade de aprender com os técnicos da régie sobre as suas funções, podendo ainda exercer as mesmas. Estive também presente no estúdio, assistindo e aprendendo, de forma a familiarizar-me com todas as tarefas e também com o equipamento técnico envolvido. Esta experiência foi crucial para entender a dinâmica e a complexidade do controlo técnico durante as transmissões ao vivo e gravadas, e ainda a interação entre a régie e o estúdio. Além disso, pude analisar e deparar-me com os desafios enfrentados durante a produção de conteúdos informativos e as soluções implementadas para superá-los. A colaboração entre os diversos profissionais envolvidos, incluindo produtores, jornalistas e técnicos, revelou-se crucial para garantir a qualidade final das emissões e, consequentemente, para a minha aprendizagem. 7 Os resultados deste relatório sublinham a complexidade da produção e da realização televisiva, e as as suas necessidades e responsabilidades, de forma que seja possível criar e entregar conteúdos de alta qualidade, dentro das limitações deste canal. Dessa forma, o estágio curricular no Porto Canal proporcionou-me uma experiência prática inestimável e uma compreensão aprofundada de todos os aspetos da produção e realização televisiva ligados à realidade na qual fui inserida. A interação direta com profissionais experientes e a oportunidade de desempenhar diversas funções na redação, na régie e no estúdio foram fundamentais para compreender a complexidade e os segredos de uma estação televisiva. Este relatório destaca ainda a importância da colaboração e da comunicação eficaz entre os diferentes departamentos e profissionais, e reforça a necessidade de uma abordagem meticulosa, ponderada e integrada para garantir a qualidade na criação de conteúdos televisivos.
- Escolha MúltiplaPublication . Pereira Marques, Carla Daniela; Araújo, NelsonTratando-se de um mestrado direcionado para a realização cinematográfica e televisiva, é a partir desta perspetiva que se dá a conhecer todo o desenvolvimento de um trabalho que tem por finalidade, a construção de uma curta-metragem de ficção. Ao longo do relatório de trabalho, exponho e descrevo o conteúdo de um argumento cinematográfico, assim como, grande parte do processo criativo desde a pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de modo a esclarecer o seu resultado final. Refiro-me, nomeadamente, ao conceito do livre-arbítrio. Neste ponto, procuro – a partir de uma investigação de caráter filosófico ou de pensamentos teorizados já existentes –, atribuir maior coerência e consistência ao tema em questão. Assim, como existem, atualmente, três teorias elementares, construídas por diferentes Filósofos que tentam definir o conceito do livre arbítrio – a teoria dos deterministas, liberalistas e compatibilistas –, apresento a visão de alguns desses autores, tais como: Espinoza, Nietzsche, Schopenhauer e Nagel, de modo a explicar e debater o tema supracitado.
- Os Habitantes: O Cinema e a Crise Espiritual dos Tempos ContemporâneosPublication . Brasão, Pedro Paulo Reis; Araújo, Nelson; Campos, Luís VieiraOs Habitantes: O Cinema e o Problema Espiritual dos Tempos Contemporâneos, é o nome da componente escrita e teórica deste projeto, sendo “Os Habitantes” o nome do filme que realizei para a obtenção do grau de mestre. A sociedade enfrenta hoje um grande problema de natureza espiritual, Nietzsche falava da morte de Deus no séc. XVIII, mas hoje em dia com uma maior liberdade de expressão, de pensamento, e com um nível de educação maior a população continuou a questionar os dogmas religiosos, instituídos previamente pela religião maioritária em Portugal, o catolicismo. Por um lado, o afastamento das pessoas destas estruturas, pré-concebidas, concedeu-lhes uma visão mais abrangente da vida, no entanto ao renegar estes valores, também as mesmas ficaram mais expostas às crises existenciais, e é no surgir destas crises que os indivíduos começam a comunicar consigo próprios e a se reaproximar do seu espírito, criando assim uma religião individual. O processo até atingir esta individualidade espiritual, nem sempre é clara, é aqui onde se nota a necessidade de um guia espiritual, recorrendo às obras de Friedrich Nietzsche e às palavras do Padre Tolentino Mendonça, apresento várias soluções, como o Amor Fati, a Recorrência Eterna e a ideia de saber habitar uma pergunta. Por fim, falo do processo de desenvolvimento, por detrás do meu filme ―Os Habitantes‖, desde a pré-produção até a pós-produção.
- InsanisPublication . Manuel Valente de Carvalho, Francisco; Araújo, NelsonUm projeto de mestrado direcionado para a área da realização cinematográfica e televisiva, que tem como principal objetivo dar a conhecer todo um trabalho desenvolvido durante um ano inteiro em volta do tema da doença mental e de todos os mecanismos de defesa criados pela sociedade, através do formato de curta-metragem. Ao longo do presente relatório de trabalho, apresento e pormenorizo o conteúdo de um argumento cinematográfico desenvolvido em prol do tema, bem como, todo o processo criativo por detrás, desde os primórdios da pré-produção, passando pelo período de gravações, até à pós-produção. Na memória do projeto, também apresento as principais intenções do filme, de forma a elucidar todas as questões que possam ser levantadas.
- Já que vou e vouPublication . Teresa Freitas Santos, Ana; Araújo, Nelson; Vieira Campos, LuísA presente memória acompanha o projeto de realização âmbito do Mestrado de Realização – Cinema e Televisão, que acompanha a curta metragem intitulada “Já que vou e vou”, cujo tema principal é o suicídio, pretendendo compreender o que se passa na mente de uma pessoa que toma essa decisão. O tema é contextualizado sendo feita uma sucinta introdução ao tema do suicídio, tendo como fontes artigos científicos e a página oficial da internet da Organização Mundial de Saúde, e apresentando a evolução do estudo do suicídio na sociologia, descrevendo três períodos fundamentais: pré-Durkheim, aquando Durkheim e após Durkheim. É feito um levantamento de filmes que desenvolveram a mesma temática e leva-se a cabo uma contraposição com a curta deste projeto. É também sumarizado o processo de criação da curta-metragem nomeadamente: a préprodução, produção e pós-produção.
- O Poder do Audiovisual na SociedadePublication . Vidigal, Ernesto José de Travassos; Araújo, Nelson; Vieira de Campos, LuísPartindo de uma inspiração após a conclusão da cadeira de “arquivos”, e deixando o lado jornalista guiar este projeto, foi escolhido o objeto que usaria como pilar central da fase inicial e, então, iniciado o processo investigativo. Em face do tema envolver acontecimentos antigos e, principalmente, assuntos da atualidade e de, nesse exato momento da fase de investigação, o mundo estar passando por transições geopolíticas internacionais, é preciso esclarecer que somente serão investigadas informações que ocorram até a data do fechamento da conclusão do trabalho, para que ele possa ser entregue a tempo, lembrando que a investigação consiste em um trabalho diário e, assim, permanece até o último dia do prazo de entrega. Para investigar os fatos diários que estão acontecendo, não somente foram utilizados canais televisivos de mídias locais mas, também, plataformas de redes sociais que pudessem também transmitir a informação, assim como as emissoras de televisão, em tempo real, antes de começarem a sofrer censura. Por se tratar de uma obra audiovisual de arquivos, e estes serem frutos de um trabalho de investigação de variados canais de informação, a qualidade da imagem não será como a de um documentário registrado direto pela própria câmera, pois esse processo de transmissão de dados pela Internet perde a qualidade do material original, devido à resolução que cada aplicação consiga suportar. Vale lembrar que o fator principal é a mensagem que, como realizador, se quer passar ao espectador. Essa é a magia da sétima arte: a junção do vídeo e do áudio. Para a execução do áudio, primeiramente foi utilizado, para gravação da voz, um microfone rode NT-USB associado ao software Audacity. Nesse processo, não se foi utilizando um guião principal e registrando a voz, de tempos em tempos, devido à investigação sempre apresentar novidades diárias. Após selecionar algumas imagens e filtrar as que seriam verdadeiras ou não aí, sim, era gravado o áudio, com a narração guiada pelas imagens. A banda sonora, foi composta por elementos variados e convidados especiais. O filme inicia com a canção “Meu amor foi pro Brasil” na voz de Ana Moura. Sua base narrativa é a própria voz deste autor, com a participação do músico português Lucas..., do baterista brasileiro Elieder e do artista de rua Nimay Patrocinio, convidados a contribuir com elementos que tornassem ainda melhor a banda sonora. O software utilizado para junção dos arquivos coletados e filtrados, foi o DaVinciResolve. Através dele, também foi feita a correção de cor e finalização.